Atualizações em direto
  • Irão faz exercícios navais com a Rússia no oceano Índico

    O Irão fez exercícios navais com a Rússia e Omã no oceano Índico este sábado, de acordo com os órgãos de comunicação estatais iranianos, citados pela Reuters.

    Os exercícios têm como objetivo reforçar a “segurança coletiva na região, expandir a cooperação multilateral e demonstrar a boa vontade e as capacidades para salvaguardar a paz, amizade e a segurança marítima”, de acordo com a Press TV.

  • Pelo menos 11 pessoas morreram no centro de Gaza após ataque israelita, avança Wafa

    A agência palestiniana Wafa está a avançar que pelo menos 11 pessoas morreram num ataque israelita no campo de refugiados de Maghazi, no centro de Gaza. Há outros feridos e ainda desaparecidos. A Wafa adianta que os mortos são civis.

    Já na noite anterior tinham morrido 33 pessoas num ataque no campo de refugiados de Jabalia.

  • Líder supremo do Irão diz que Hamas está “vivo e vai continuar a estar”

    O guia supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, disse hoje que o grupo islamita palestiniano Hamas está “vivo e vai continuar a estar”, apesar da morte do líder Yahya Sinouar numa operação militar israelita.

    A morte do chefe do Hamas “é certamente dolorosa para a frente de resistência” contra Israel, “mas não vai terminar de todo com o martírio de Sinouar’, afirmou o ayatollah em comunicado.

    Yahya Sinouar “foi uma figura brilhante da resistência e da luta” contra Israel, afirmou ainda Ali Khamenei. “Enfrentou com determinação inabalável o inimigo cruel e agressivo e bateu-lhe na cara com tato e coragem”, acrescentou.

    Yahya Sinouar é considerado o arquiteto do ataque sem precedentes do movimento islamista palestiniano a Israel em 7 de outubro de 2023, que desde então mergulhou a região num conflito sangrento.

  • IDF anunciam morte de um vice-comandante do Hezbollah

    As forças de defesa de Israel anunciaram este sábado que morreu um vice-comandante das operações do Hezbollah em Bint Jbeil, no sul do Líbano, Nasser Abd al-Aziz Rashid.

    As IDF revelam, também, que destruíram arsenais de armas no sul daquele país. O exército acrescenta que visou dois grupos de terroristas no sul de Gaza, em Rafah, e destruiu infraestruturas militares usadas pelo Hamas no centro do enclave.

  • Ataque com drone contra casa de Netanyahu mas primeiro-ministro israelita não estava no interior

    Israel confirmou hoje que um drone que atingiu Cesareia tinha como alvo a residência privada do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, nessa cidade, mas que nem ele nem nenhum membro da sua família se encontravam na casa.

    “Foi lançado um drone contra a casa do primeiro-ministro em Casareia. O primeiro-ministro e a sua mulher não se encontravam no local e não houve feridos no incidente”, refere um comunicado do gabinete de Benjamin Netanyahu, citado pela Efe.

    A AP acrescenta que o drone foi lançado a partir do Líbano.

    Um drone atribuído a uma milícia xiita libanesa do Hezbollah atingiu a cidade costeira mediterrânica no centro de Israel, tendo outros dois sido intercetados.

    “Na última hora foram detetados três veículos aéreos não tripulados a atravessar o Líbano para território israelita. Dois deles foram intercetados e um terceiro atingiu a zona de Casareia”, refere um comunicado do exército israelita.

    As sirenes também foram ativadas na base militar de Glilot durante o incidente.

    A casa de férias de Benjamin Netanyahu em Cesareia foi alvo de numerosos protestos de israelitas nos últimos dois anos.

  • Bom dia. Bem-vindo a este liveblog onde vamos acompanhar as notícias sobre a guerra no Médio Oriente. Para recordar os principais desenvolvimentos de sexta-feira pode aceder ao liveblog que agora arquivamos.

    Depois de morte de Yahya Sinwar, Israel à caça do irmão, Muhammad

1 de 1