Atualizações em direto
-
Rússia dispara míssil balístico intercontinental pela primeira vez
Depois de a Ucrânia disparar, pela primeira vez, mísseis britânicos de longo alcance (Storm Shadow) contra a Rússia, Moscovo quis responder.
A Rússia disparou, na manhã desta quinta-feira, um míssil balístico intercontinental pela primeira vez desde que começou a invasão à Ucrânia há dois anos, avança o Financial Times, que cita as Forças Armadas ucranianas.
O míssil foi disparado em simultâneo com sete mísseis de cruzeiro e teve como alvo Dnipro, na região sul da Ucrânia.
Apesar de os mísseis balísticos intercontinentais terem a capacidade para transportar ogivas nucleares, aquele que foi disparado esta manhã não transportava nenhuma.
-
Coreia do Norte e Rússia concordam em expandir cooperação económica
A Coreia do Norte e a Rússia chegaram a um novo acordo para expandir a cooperação económica após conversações em Pyongyang esta semana, informou esta quinta-feira a agência de notícias oficial norte-coreana.
A KCNA não revelou detalhes do acordo assinado na quarta-feira entre dirigentes governamentais da Coreia do Norte e uma delegação liderada pelo ministro dos Recursos Naturais e Ecologia da Rússia, Alexandr Kozlov.
A agência de notícias pública russa TASS tinha dito na terça-feira que, após uma ronda anterior de negociações, os dois países concordaram em aumentar o número de voos fretados, para promover o turismo.
-
Embaixada norte-americana "retomou os serviços após uma suspensão temporária"
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev já está retomou o normal funcionamento, escreveu a responsável Bridget Brink na rede social X.
“A embaixada retomou os serviços após uma suspensão temporária. Continuamos a encorajar os cidadãos dos EUA a permanecerem vigilantes, a verificarem fontes oficiais ucranianas para se atualizarem e a estarem preparados para procurar abrigo”, lê-se na publicação.
.@USEmbassyKyiv has resumed services following a temporary shelter-in-place suspension earlier today. We continue to encourage U.S. citizens to remain vigilant, monitor official Ukrainian sources for updates, and be prepared to shelter in place if an air alert is announced.…
— Ambassador Bridget A. Brink (@USAmbKyiv) November 20, 2024
Os Estados Unidos anunciaram a decisão de encerrar temporariamente a sua embaixada em Kiev por volta das 7h da passada quarta-feira, tendo por base “informações específicas sobre um potencial ataque aéreo significativo no dia 20 de novembro” que terão recebido.
A embaixada de Portugal em Kiev, até ao momento, permanece encerrada.
-
Bom dia. Retomamos aqui a cobertura do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Pode rever todos os acontecimentos da passada quarta-feira no liveblog que agora encerramos.
Obrigada por estar connosco.
Rangel admite que embaixada portuguesa em Kiev pode reabrir amanhã