Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos aqui o nosso liveblog diário. Pode continuar a acompanhar-nos, esta quarta-feira, aqui. Até já.

    Não é possível alcançar a imunidade de grupo, diz especialista britânico

  • Cabo Verde com 34 novos infetados em 24 horas

    Cabo Verde registou 34 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para um total de 34.112 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

    Do total de 1.435 resultados recebidos dos laboratórios de virologia, há 34 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 2,4%, avançou o ministério cabo-verdiano.

    Os novos casos na ilha de Santiago foram diagnosticados na Praia (10), Santa Catarina e Santa Cruz (três cada) e Tarrafal (um), enquanto as ilhas do Maio e Boa Vista registaram três casos cada uma, e as do Sal e São Vicente somaram dois casos cada.

    O concelho da Ribeira Brava de São Nicolau tem mais quatro casos, e Porto Novo tem um, tal como Mosteiros e São Filipe, na ilha do Fogo.

    Nas últimas 24 horas, não foram registados quaisquer óbitos por Covid-19 e as autoridades de saúde cabo-verdianas deram alta a mais 20 pessoas, de um total agora de 33.350 casos considerados recuperados

  • Guiné-Bissau regista mais um morto e 76 novos casos

    Guiné-Bissau registou mais uma vítima mortal e 76 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

    Segundo os dados, na segunda-feira foram registados 76 novos casos, elevando o total acumulado a 4.864, e realizados 584 testes.

    Mais 43 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, subindo o total acumulado para 4.228, havendo 550 casos ativos no país.

  • Madeira regista 30 novos casos e 43 recuperações

    A Madeira registou 30 novos casos de Covid-19 e 43 recuperações nas últimas 24 horas, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 249, com seis pessoas hospitalizadas.

    Entre os novos positivos, 27 são de transmissão local e três foram importados (dois do Reino Unido e um da Rússia), pelo que a região passa a contabilizar 10.543 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, já com 10.219 recuperados.

  • CDS espera que "ziguezague" da DGS sobre vacinação de crianças derive de "dados científicos"

    O CDS espera uma “súbita alteração de posição” da DGS sobre a vacinação de crianças entre 12 e 15 anos se foque em “novos dados científicos” e não por “eventuais pressões do Governo”.

    CDS espera que “ziguezague” da DGS sobre vacinação de crianças derive de “dados científicos”

  • Alemanha acaba com financiamento de testes para pessoas não vacinadas

    Angela Merkel anunciou esta terça-feira que a partir de 11 de outubro a Alemanha deixará de suportar os custos dos testes de diagnóstico à doença Covid-19 para pessoas não vacinadas.

    Alemanha acaba com financiamento de testes para pessoas não vacinadas

  • Portugal é o quarto país da União Europeia com a vacinação mais avançada

    Portugal é hoje o quarto país com a vacinação mais avançada União Europeia, segundo os dados do portal our world in data, sendo apenas superado por Malta, Bélgica e Espanha.

  • Jovens entre os 18 e os 24 anos apresentam maior subida na vacinação

    A vacinação nos jovens entre os 18 e os 24 anos foi aquela que apresentou uma maior subida percentual na vacinação — passou de 20% para 34% num espaço de uma semana.

    O número de adolescentes vacinados também mais que duplicou: passou de 5.496 para 10.178 num espaço de sete dias.

  • Norte é a região onde a vacinação mais avançou, Alentejo é a aquela que tem maior percentagem de vacinados

    A região Norte foi aquela que mais vacinas administrou na semana passada (231.106), seguindo-se de Lisboa e Vale do Tejo (222.520).

    O Alentejo é a região onde mais pessoas possuem a vacinação completa (66%), seguindo-se do Centro (65%). Quanto à primeira dose, a Madeira, o Alentejo, o Norte e o Centro já tem 72% da população inoculada.

    Em sentido inverno, a região de Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve são aqueles que estão mais atrás na vacinação com 70% da população com uma dose.

  • 71% da população portuguesa com uma dose da vacina, 62% com vacinação completa

    Mais de sete milhões de pessoas (71% da população) tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 62% já tem o esquema vacinal completo, segundo o relatório de vacinação elaborado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

  • Angola com 143 novos casos e quatro mortes nas últimas 24 horas

    Angola registou 143 novos casos de Covid-19, quatro óbitos e a recuperação de 96 pessoas da doença, nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da direção Nacional de Saúde Pública, hoje divulgado.

    O documento refere que os casos positivos foram reportados nas províncias de Luanda (37), Huíla (26), Cunene (20), Lunda Sul (17), Bié (16), Moxico (oito), Huambo (sete), Uíje (quatro), Benguela (três), Zaire (dois), Cabinda, Lunda Norte e Malanje (um cada), sendo 87 do sexo feminino e 56 do sexo masculino, com idades entre 3 e 84 anos.

    As mortes ocorridas no período em análise são referentes a três pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades entre 17 e 83 anos, sendo uma no Cunene, igual número na Huíla, Moxico e Luanda.

  • Os 31 infetados do Lar de Bemposta, em Mogadouro, foram dados como curados

    Os 31 infetados com Covid-19 no Lar de Bemposta no concelho Mogadouro foram dadas como curadas de acordo com as normas da DGS.

    Os 31 infetados do Lar de Bemposta, em Mogadouro, foram dados como curados

  • Estudo serológico: medir a quantidade de anticorpos aumenta conhecimento científico, mas nada diz sobre a perda de imunidade

    Ter menos anticorpos ao longo do tempo é normal e haver mais infeções entre os idosos (mais frágeis) também. Não significa uma perda de eficácia das vacinas, nem os anticorpos dão resposta sobre isso.

    Estudo serológico: medir a quantidade de anticorpos aumenta conhecimento científico, mas nada diz sobre a perda de imunidade

  • Nove jogadores do Santa Clara e um elemento de staff testaram positivo à Covid-19

    O Santa Clara anunciou esta terça-feira que 10 elementos do clube, incluindo nove jogadores, testaram positivo à Covid-19, “elementos infetados já foram isolados do restante grupo”.

    Nove jogadores do Santa Clara e um elemento de staff testaram positivo à Covid-19

  • 90% dos professores, profissionais de saúde e idosos tomam vacina logo que possível, mas 30% acredita que vacinação não põe fim à pandemia

    90% dos idosos, profissionais de saúde e professores acreditam que a vacinação é fiável e 75% dizem que reduz probabilidade de infeção. A maioria confia nas autoridades de saúde.

    90% dos professores, profissionais de saúde e idosos tomam vacina logo que possível, mas 30% acredita que vacinação não põe fim à pandemia

  • São Tomé e Príncipe vai receber mais 37 mil doses de vacinas de Portugal

    São Tomé e Príncipe vai receber de Portugal mais 37 mil doses de vacinas contra a Covid-19, para reforçar o plano nacional de vacinação, foi hoje anunciado, no dia em que se confirmou mais um caso de infeção.

    O segundo lote com 37 mil doses de vacinas da AstraZeneca devem chegar ao país ainda este mês e somam-se às 12 mil que Portugal já doou ao arquipélago em julho.

    O anúncio foi feito pelo ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves, durante um seminário de dois dias para a revisão das atividades do programa nacional de vacinação contra a Covid-19 que decorre no arquipélago.

  • Meca e Medina voltam a receber peregrinos estrangeiros, mas só vacinados contra a Covid-19

    Após 18 meses sem peregrinos não residentes, a Arábia Saudita já começou a aceitar que quem possua certificado de vacinação visite Meca e Medina, os dois locais mais sagrados do islamismo.

    Meca e Medina voltam a receber peregrinos estrangeiros, mas só vacinados contra a Covid-19

  • Espanha com 15.680 novos casos e 102 mortes nas últimas 24 horas

    A Espanha registou 15.680 novos casos de covid-19 e 102 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados hoje divulgados pelo Ministério da Saúde.

    O total de casos desde o início da pandemia eleva-se, assim, para 4.643.450, ao passo que o total de vítimas mortais é de 82.227, das quais 284 foram reportadas nos últimos sete dias, no âmbito do que é considerado a quinta vaga da pandemia no país.

    A maior transmissão da doença continua a registar-se na faixa etária entre os 12 e os 19 anos, embora tenha caído 49 pontos desde a véspera (1.154), e também no grupo entre 20 e 29 anos, no qual a descida foi de 63 pontos nas últimas 24 horas (1.130).

  • Itália com 5.600 novos casos e mais ocupação hospitalar em várias regiões

    Itália registou 5.636 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o maior número de mortos num mês, 31, anunciou hoje o Ministério da Saúde, enquanto aumenta a ocupação hospitalar em algumas regiões do país.

    As novas infeções, mais 800 que na terça-feira passada, elevam para 4.406.241 o total de casos detetados desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, ao passo que o total de mortos é 128.273.

    Apesar do aumento de contágios, nos últimos dias, o crescimento dos novos casos é menor, como demonstram os dados semanais.

  • Decretado fim do “estado de prevenção imediata” em Macau

    O chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, decretou hoje o fim do “estado de prevenção imediata” no território, aplicado na sequência da identificação de quatro casos da variante Delta do novo coronavírus.

    O despacho agora publicado determina “o termo do estado de prevenção imediata” a partir das 22h00 (15h00 em Lisboa) em Macau, que regressa assim ao “estado de prevenção” anteriormente em vigor, de acordo com um comunicado do centro de operações da proteção civil de Macau.

    Na passada terça-feira, as autoridades tinham afirmado que o território estava “em risco de sofrer um surto” comunitário, e desencadearam uma operação maciça de testes à população.

1 de 4