Atualizações em direto
  • Mais de 700 mil crianças de Gaza sem água, escola ou cuidados médicos

    Mais de 700 mil crianças da Faixa de Gaza vivem atualmente em abrigos ou acampamentos sem água nem comida suficientes, sem escola ou cuidados médicos, alertou hoje o porta-voz da UNICEF na região, Jonathan Crickx.

    “Embora a situação já fosse extremamente difícil nos últimos meses, o que temos testemunhado é que a situação geral das crianças quase todos os dias se agrava”, afirmou o responsável pela organização da ONU dedicada às crianças em entrevista à Lusa.

    Regressado de uma missão em Gaza, Jonathan Crickx explicou que além do número de crianças mortas neste primeiro ano do conflito — cerca de 11.000, segundo a ONU –, há muitas feridas sem ajuda médica e milhares com fome.

  • No Turquemenistão, Putin discute conflito no Médio Oriente com presidente do Irão

    Vladimir Putin visita esta sexta-feira o Turquemenistão, país da Ásia Central que faz fronteira com o Irão para participar num fórum internacional. O Kremlin disse que Putin deverá discutir a situação no Médio Oriente com o presidente iraniano Masoud Pezeshkian, que estará presente no evento.

    Segundo a agência russa Ria Novosti, o Presidente russo disse à chegada que a paz e o desenvolvimento globais só podem ser garantidos se se tiver em conta a opinião de cada estado e de cada povo, respeitando a sua soberania. Disse ainda que Moscovo tem abertura para discutir os parâmetros da nova ordem mundial com todos os parceiros na arena internacional.

    Zelensky viaja para Vaticano e Alemanha. Putin chegou ao Turquemenistão, onde se reunirá com presidente do Irão

  • Após ataque que provocou 22 mortes em Beirute, EUA pressionam Israel a proteger civis

    Os EUA estão a pressionar Israel a proteger civis, depois de um ataque aéreo israelita numa zona densamente povoada de Beirute ter provocado 22 mortes e várias dezenas de feridos, naquele que foi um dos ataques mais mortíferos desde o início da guerra.

    As imagens que chegam do local mostram vários prédios colapsados ou parcialmente destruídos.

    GettyImages-2177054362

    Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA garante que o país continua a apoiar o direito do seu aliado de se defender contra o Hezbollah, mas considera que “a forma como o faz é importante”.

    “Continuamos a pressionar Israel para que tome todas as medidas possíveis para proteger os civis durante as suas operações, em particular nas áreas densamente povoadas de Beirute”, referiu o porta-voz.

    Wafiq Safa, um alto funcionário do Hezbollah, que seria o alvo do ataque, sobreviveu, disse uma fonte do movimente xiita libanês à CNN. Safa é um responsável político que lidera a unidade de ligação do Hezbollah, encarregada de gerir os assuntos internos e internacionais do grupo apoiado pelo Irão.

    Até agora, Israel não reivindicou publicamente os ataques de quinta-feira à noite nem confirmou quaisquer alvos.

  • Bom dia,

    Bem-vindo a este novo liveblog onde iremos acompanhar, ao minuto, as atualizações relativas ao conflito no Médio Oriente. Para ver ou rever tudo o que se passou esta quinta-feira, pode aceder a este link.

    Erdogan: “A agressão conduzida pelo Governo de Netanyahu ameaça a ordem mundial para além da região”

1 de 1