Histórico de atualizações
  • Depois de acompanharmos ao minuto as novidades apresentadas pela Apple, este liveblog fica por aqui. Obrigada por ter estado connosco nesta apresentação.

    Boa noite.

    • Apple com inteligência artificial em (praticamente) todo o lado. E com um trunfo contra rivais: o ChatGPT

      A Apple corre atrás de outras gigantes tecnológicas e a inteligência artificial chega aos iPhone. A empresa conta com um trunfo importante nesta corrida: a integração do ChatGPT, da OpenAI.

      Apple com inteligência artificial em (praticamente) todo o lado. E com um trunfo contra rivais: o ChatGPT

    • Feitas as apresentações das novidades, a WWDC continuará até sexta-feira, dia 14 de junho, com sessões para programadores da Apple. Tim Cook, CEO da Apple, já se despediu daqueles que estavam a ver o evento online com um desejo: “Vamos ter uma ótima WWDC”.

    • Apple anuncia parceria com OpenAI: ChatGPT vai chegar à Siri

      O ChatGPT vai chegar à Siri no final deste ano. A Apple anunciou a parceria com a OpenAI e deixou a porta aberta a novas conversações com outras empresas: “Também pretendemos suportar outros modelos de inteligência artificial”.

      Quando a Siri quiser utilizar o ChatGPT vai perguntar à pessoa se pode enviar a informação ao ChatGPT. A Apple indica que o ChatGPT é grátis sem criar uma conta e que pedidos e informações não serão registados.

    • Gravações e transcrição de áudio chegam às notas

      Nas notas será possível gravar e transcrever áudios. Quando a transcrição chega ao fim, a Apple Intelligence faz um “resumo” daquilo que foi dito.

    • Criar emojis personalizados será possível

      Com a Apple Intelligence passa a ser possível introduzir uma descrição para criar um emoji personalizado para reagir a mensagens ou enviar a amigos.

      Por outro lado, nas notas existirá um novo ‘pincel’ que analisa os rascunhos que o utilizador desenhou e cria uma imagem ‘melhor’. Também conseguirá “ler” um espaço vazio e criar uma imagem que faça sentido no contexto daquela determinada nota.

    • Nova ferramenta reescreve emails e apresenta sugestões de resposta

      Após o anúncio do “começo de uma nova era para a Siri”, com a Apple Intelligence, a tecnológica explica que, devido à inteligência artificial, passa a ser também a existir uma ferramenta que permite reescrever emails.

      A Apple mostrou ainda o “smart reply”, que apresenta sugestões de resposta a um email com base no que é questionado.

      A Apple Intelligence consegue também entender o conteúdo dos emails e, consequentemente, colocar os mais importantes — como um evento que acontece hoje — no topo do ecrã.

    • Falar com a Siri? Passará a ser possível também escrever

      Começam agora a ser anunciadas as atualizações que serão feitas à Siri. A aplicação, que a Apple diz que recebe mais de mil milhões de pedidos por dia, vai ficar mais “natural, relevante e pessoal”.

      Há a opção de escrever à Siri ao invés de ter de fazer os pedidos em voz alta. Além disso, a Siri passa a conseguir responder a questões acerca de como utilizar determinadas funcionalidades no iPhone, iPad ou Mac.

      A Siri vai conseguir realizar determinadas ações dentro das aplicações. Por exemplo, colocar mais brilho em imagens ou adicionar uma fotografia numa determinada nota.

    • Imagens personalizadas ou priorização de notificações: detalhes acerca da "Apple Intelligence"

      A nova funcionalidade “Apple Intelligence” vai permitir que o iPhone priorize notificações para evitar distrações e terá ferramentas de sumarização de texto.

      Será possível criar imagens personalizadas, por exemplo, para dar os parabéns a um amigo. Além disso, a “Apple Intelligence” também vai conseguir fazer determinadas tarefas pelos utilizadores. Por exemplo, conseguirá gerir notificações, escrever mensagens ou resumir emails.

    • Anunciado um novo sistema de inteligência: "Apple Intelligence"

      Apresentadas várias das novidades deste WWDC, Tim Cook, CEO da Apple, volta a ter a palavra para falar sobre inteligência artificial e a sua importância.

      É o “próximo grande passo para a Apple”: “Apple Intelligence”, o novo sistema de inteligência que faz com que os produtos, como o iPhone ou o iPad, sejam ainda mais “úteis”.

    • Safari com pesquisa mais inteligência: passa a conseguir "resumir" páginas web

      Também para o Safari, o browser da Apple, há novidades: passa a ter “destaques”, que utilizam machine learning para detetar conteúdos que os utilizadores podem achar interessantes.

      Com ajuda da inteligência artificial, o Safari passa também a conseguir “resumir” páginas web, nomeadamente notícias.

    • Apple anuncia aplicação para gerir passwords

      Uma nova aplicação: “Passwords”, que ficará disponível no iPad, Mac, iPhone e ainda nos óculos de realidade virtual mista. Através da aplicação os utilizadores vão conseguir as informações de autenticação, desde palavras-passe a códigos de acesso.

    • Novo macOS permite utilizar iPhone à distância

      O novo macOS chama-se Sequoia e terá as novas ferramentas também disponíveis no iOS 18, mas mais. De acordo com a Apple, em termos de “continuidade”, há uma nova ferramenta que permite ver o que tem no iPhone e controlá-lo à distância através do computador.

      Será possível utilizar qualquer aplicação que o utilizador tenha no iPhone no computador. As notificações também vão aparecer junto às do Mac e será possível responder.

      Enquanto utiliza o iPhone no computador, o ecrã do telemóvel permanece bloqueado.

    • WatchOS terá um novo "modo de treino"

      Seguem-se agora as novidades do WatchOS, o sistema operativo dos Apple Watch. Em breve, com o WatchOS 11, existirá um novo “modo de treino” que conseguirá perceber como é que a intensidade e a duração dos treinos estão a impactar o corpo da pessoa ao longo do tempo.

      O Apple Watch vai também adicionar ferramentas automaticamente quando pensar que o utilizador precisa delas: é o caso do widget da meteorologia ou ainda um de tradução.

    • Apple vai adotar protocolo de comunicação conhecido como Rich Communication Service para as mensagens

      A Apple continua a apresentar novidades trazidas pelo iOS 18. Agora para a galeria de fotografias: passará a ser mais fácil encontrar a imagem que o utilizador procura através de filtros como a data ou pessoas.

      Quanto às mensagens, a tecnológica revela ainda que vai adotar o protocolo de comunicação conhecido como Rich Communication Service (RCS) — semelhante ao SMS, mas com funcionalidades extra. Isto significa que, em breve, os utilizadores de iPhone e Android vão conseguir enviar uns aos outros mensagens de texto mais longas e fotografias com mais qualidade.

    • Será possível agendar envio de mensagens no iMessage

      Será possível agendar o envio de mensagens no iMessage e também colocar palavras determinadas palavras a negrito ou em itálico.

      Quanto à aplicação do email, a Apple criou a possibilidade de serem colocados em ‘categorias’. A nova ferramenta, que permite dividir os emails em ‘pastas’ (por exemplo, uma só para faturas de compras ou outra só para viagens), ficará disponível “no final deste ano”.

      Com o iOS 18, a Apple anuncia ainda que vai introduzir recursos de satélite ao iMessage. Na prática, significa que aqueles que não têm uma conexão tradicional de internet vão continuar a conseguir conectar-se com a sua família.

    • iOS 18 vai permitir "bloquear uma aplicação"

      A Apple quer que os utilizadores consigam “manter-se em controlo da sua privacidade”. Por isso, vai passar a permitir “bloquear uma aplicação”. Se outras pessoas tentarem aceder vão ter de se autenticar — colocando uma palavra-passe, por exemplo —para conseguir ter acesso aos dados.

      Além disso, será possível esconder uma aplicação para que os outros não vejam que está no seu telemóvel.

    • A primeira novidade do iOS18: será possível mudar a cor dos ícones das apps

      Começa a apresentação das novidades do iOS18. Os utilizadores vão passar a conseguir ‘organizar’ o ecrã da forma que quiserem. Ou seja, podem colocar as aplicações em qualquer posição no ecrã e mudar a cor dos seus ícones.

    • Apple leva óculos de realidade mista a mais oito países (Portugal não está incluído)

      Os óculos de realidade mista da Apple, que foram anunciados no ano passado, vão chegar a mais oito países, incluindo China, Japão e Singapura. Portugal não está incluído na lista.

    • Apple anuncia VisionOS 2

      O evento começa com novidades para o sistema operativo visionOS. A Apple começa por dizer que novas aplicações “chegam à App Store todos os dias” e que “já há mais de 2.000 apps criadas especificamente para o Vision Pro”.

      De seguida, revela o “primeiro grande update” do dia: vem aí o VisionOS 2 que vai permitir utilizar o ecrã inicial com um simples toque. Com um simples virar a mão será possível abrir o centro de controlo.

      Dará para utilizar nos aviões, uma vez que tem um “travel mode” (um modo de viagem).

    1 de 2