Momentos-chave
- Três pessoas morreram em ataque israelita no sul da Faixa de Gaza
- Forças de Israel atingiram locais do Hezbollah no sul do Líbano
- Israel em "alto nível de prontidão" para responder ao Irão
- IDF mataram três pessoas durante operação na Cisjordânia
- Foguetes disparados do Líbano matam sete pessoas em Israel
Atualizações em direto
-
Três pessoas morreram em ataque israelita no sul da Faixa de Gaza
Segundo a Al Jazeera, pelo menos três morreram e outras ficaram feridas num ataque aéreo israelita na área Mawasi, a oeste de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.
O mesmo órgão de comunicação revela que nas últimas 24 horas morreram pelo menos 55 pessoas e 186 ficaram feridas em Gaza.
-
Forças de Israel atingiram locais do Hezbollah no sul do Líbano
O exército israelita atingiu vários locais pertencentes ao Hezbollah em Beirute e em Nabatieh, no sul do Líbano, segundo revelam as Forças de Defesa de Israel (IDF), citadas pelo The Times of Israel.
Em causa estão ataques a fábricas de armas, centros de comando e outras infraestruturas em Beirute e também centros de comando e infraestruturas dos serviços secretos em Nabatieh.
As IDF reportaram que os alvos do Hezbollah atingidos estavam localizados “no coração da população civil”, acusando o grupo de usar civis como escudos humanos.
-
Israel em "alto nível de prontidão" para responder ao Irão
Uma fonte do exército israelita revelou à CNN que Israel está num “alto nível de prontidão” para responder ao Irão após os ataques aéreos da semana passada.
Segundo a CNN, as Forças de Defesa de Israel ainda estão a avaliar o que fará o Irão para determinar se haverá ou não uma retaliação e quando.
Além disso, os ataques israelitas, dos últimos dias, às instalações de produção de mísseis poderão, segundo a mesma fonte, ter criado um “dilema” a Teerão, devido à possível incapacidade de defesa e ataque, pelo que Israel aguarda movimentações para agir.
-
IDF mataram três pessoas durante operação na Cisjordânia
As Forças de Defesa de Israel (IDF) dão conta do fim de uma operação de um dia no campo de Nur Shams, na Cisjordânia, perto de Tulkarem, na qual morreram três homens armados num ataque aéreo e em confrontos com soldados.
O exército israelita revelou, segundo o The Times of Israel, que o ataque com drones ocorreu contra dois homens armados que estariam a disparar contra soldados.
-
Foguetes disparados do Líbano matam sete pessoas em Israel
Foguetes disparados do Líbano para o norte de Israel mataram sete pessoas, incluindo quatro trabalhadores estrangeiros, segundo um novo balanço feito esta sexta-feira pelas autoridades israelitas, que voltaram a bombardear Beirute, pela primeira vez numa semana.
Projéteis vindos do Líbano atingiram na quinta-feira uma zona agrícola em Metula, a cidade mais a norte de Israel, matando quatro trabalhadores tailandeses e um agricultor israelita, de acordo com um balanço inicial.
Horas depois, os militares israelitas reportaram outro ataque, de cerca de 25 foguetes vindos do Líbano, atingindo um olival num subúrbio da cidade portuária de Haifa, também no norte de Israel.
Este ataque matou um homem de 30 anos e uma mulher de 60 e feriu outras duas pessoas, disse a Magen David Adom, a principal organização de emergência médica de Israel.
Os militares de Israel disseram que 90 projéteis foram disparados do Líbano na quinta-feira. O movimento xiita libanês Hezbollah não assumiu até ao momento a responsabilidade pelo lançamento deste foguetes.
Há mais de um ano que o Hezbollah tem vindo a disparar foguetes, mísseis e drones contra o norte de Israel, provocando ataques de retaliação. Pelo menos 68 pessoas foram mortas em ataques com foguetes no norte de Israel desde o início do conflito, em outubro de 2023.
-
Bom dia.
Neste liveblog vamos continuar a acompanhar toda a atualidade sobre o conflito no Médio Oriente. Pode recordar o que se passou na quinta-feira através deste link.
Israel “não deixará ataques mortíferos do Hezbollah sem resposta”, garante Telavive