Atualizações em direto
  • Hezbollah confirma morte de um dos seus membros num ataque feito por Israel

    O grupo Hezbollah anunciou a morte de um dos seus membros num ataque feito por Israel.

    Conforme escreve o jornal Times of Israel, o Hezbollah anunciou a morte de Mustafa Salman, da cidade de Qlaileh, em Tyre. A imprensa israelita explica que o óbito deste membro do Hamas foi anunciado como uma morte enquanto “estava no caminho para Jerusalém”, a expressão usada pelo grupo para fazer referência aos ataques israelitas.

    A confirmação do Hezbollah acontece depois de vários ataques feitos por Israel a vários locais do grupo no sul do Líbano, incluindo uma base militar (ver entrada das 7h58).

  • Exército israelita detalha que operação na cidade de Gaza afeta sede da UNRWA

    O exército israelita detalha em comunicado que a operação que está a decorrer na cidade de Gaza (ver entrada das 8h07) está a afetar também a sede da Agência de Apoio a Refugiados Palestinianos das Nações Unidas (UNRWA).

    As Forças de Defesa de Israel (IDF) explicam que estão no complexo da associação das Nações Unidas devido a informações que relatam que há atividade do Hamas e da Jihad Islâmica nas estruturas da agência das Nações Unidas.

    “As IDF vão continuar a agir de acordo com a lei internacional e contra o Hamas e as organizações terroristas, que estão sistematicamente a operar e a levar a cabo atividades terroristas a partir do interior de infraestruturas civis, incluindo complexos da UNRWA, que estão a ser usados para planear e executar atividades de terror contra o Estado de Israel”, cita o jornal Times of Israel.

  • Netanyahu "está a fazer tudo para evitar um acordo"

    Alguns membros da classe política israelita acusam Benjamin Netanyahu de tentar sabotar as negociações para o cessar-fogo em Gaza, publicando uma lista de condições inegociáveis, mesmo antes da reunião prevista para discutir o assunto. Uma das exigências do primeiro-ministro israelita é, como reportámos ontem, que o acordo de cessar-fogo tem de permitir ataques a Gaza.

    “Para que é que serve? Estamos num momento crítico das negociações, as vidas dos raptados dependem disso, porquê emitir mensagens tão provocatórias? Como é que isso contribui para o processo?”, afirmou o líder da oposição, Yair Lapid, no X.

    “É evidente que o primeiro-ministro está a fazer tudo o que está ao seu alcance para evitar um acordo”, declarou Israel Ziv, antigo chefe de operações do exército israelita, ao jornal Maariv. “Quem quer um acordo não publica as suas condições nos media, acrescenta novas condições e publica-as”, acrescentou.

    Há muito que os críticos acusam Netanyahu de tentar prolongar o conflito para a sua sobrevivência política.

  • Israel está novamente a atacar a cidade de Gaza

    Israel está novamente a atacar a cidade de Gaza, num ataque que os residentes descrevem como um dos mais agressivos desde 7 de outubro, reporta a agência Reuters esta segunda-feira.

    O serviço de emergência civil de Gaza, avança a agência, estima que dezenas de pessoas tenham sido mortas nas zonas orientais de Gaza, mas as equipas de emergência não conseguem chegar até elas devido às ofensivas em curso nos subúrbios de Tel Al-Hawa, Sabra, Daraj, Rimal e Tuffah.

    Em comunicado, as forças armadas israelitas afirmam que “no último dia, as tropas das IDF e os aviões da IAF operaram para eliminar mais de 30 terroristas que representavam uma ameaça para as tropas das IDF na área de Rafah”. “As tropas também localizaram outros túneis e confiscaram armas na área”, lê-se ainda na nota citada pelo jornal The Guardian.

  •  Forças israelitas dizem ter atingido base militar do Hezbollah no Líbano

    As forças armadas israelitas afirmam ter atingido o que designam por “uma base militar do Hezbollah” no interior do Líbano e um “armazém de armas” e vários outros locais a norte de Israel.

    O jornal The Guardian, que reporta a informação, cita ainda um comunicado das Forças de Defesa de Israel (IDF): “A artilharia das IDF disparou para eliminar uma ameaça numa série de áreas no sul do Líbano. As IDF continuarão a atuar contra a ameaça da organização terrorista Hezbollah, a fim de defender o Estado de Israel.”

  • Bom dia,

    Bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação sobre a guerra entre Israel e o Hamas.

    Para recordar os desenvolvimentos deste domingo siga este link.

    Netanyahu: acordo de cessar-fogo tem de permitir ataques a Gaza até o Hamas ser destruído

1 de 1