Atualizações em direto
  • Ucrânia atinge refinaria de petróleo na Rússia

    A Ucrânia atacou a Rússia com 75 drones nesta noite atingindo uma refinaria de petróleo, em Tuapse, na costa do Mar Negro, indicam as autoridades locais, citadas pelo jornal ucraniano Kyiv Independent.

    O Ministério da Defesa russo afirmou no Telegram que as suas forças intercetaram 47 drones sobra a região de Rostov, um sobre Belgorod, Voronezh e Smolensk, 17 sobre os mares Negro e Azov e oito sobre Krasnodar.

    No entanto, durante uma segunda vaga de ataques esta manhã sobre Krasnodar, os destroços de um drone caíram na refinaria de petróleo de Tuapse, causando danos e um incêndio que terá sido posteriormente extinto.

    Anton Gerashchenko, antigo consultor do ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, que normalmente partilha na rede social X os vídeos dos ataques em solo russo difundidos em contas russas no Telegram, e hoje não foi excepção.

    Outros utilizadores ucranianos do X fazem o mesmo, dando ainda conta de que os drones terão atingido uma base aérea em Morozovsk, embora o governador da região russa, Rostov, tenha dito, no Telegram, que apenas zonas de vegetação seca se tinham incendiado.

  • Zelensky agradece a Biden apoio consistente à Ucrânia

    O Presidente ucraniano respeita a decisão “difícil” de Joe Biden desistir da recandidatura a Presidente dos EUA, e agradece a Joe Biden o seu apoio inabalável à luta da Ucrânia pela liberdade.

    “Estaremos sempre gratos pela liderança do Presidente Biden. Ele apoiou o nosso país durante o momento mais dramático da história, ajudou-nos a impedir que Putin ocupasse o nosso país e continuou a apoiar-nos durante esta terrível guerra”, escreveu Volodymyr Zelensky no X.

    O chefe de Estado ucraniano afirmou que as decisões do Presidente Biden serão recordadas como “ações corajosas tomadas em resposta a tempos difíceis”.

    Zelensky sublinhou que a situação na Ucrânia e na Europa continua a ser difícil e que espera que os EUA continuem a apoiar a Ucrânia no futuro.

  • França recusa russos e bielorrusos suspeitos de interferência estrangeira nos Jogos Olímpicos

    Paris rejeitou dezenas de pedidos de acreditação para os Jogos Olímpicos de 2024 por suspeitas de interferência estrangeira apoiada pela Rússia ou pela Bielorrússia, disse o ministro da Administração Interna francês em entrevista ao Le Journal du Dimanche.

    No total, foram rejeitadas 4.340 candidaturas de diferentes indivíduos, incluindo atletas, voluntários e pessoal contratado, por várias razões. Destas, menos de 100 estavam relacionados com tentativas de interferência estrangeira patrocinadas pela Bielorrússia e Rússia, concretizou Gerald Darmanin.

    O governo francês instalou um sistema de verificação para todas as pessoas que participam nos Jogos Olímpicos ou pretendam aceder a zonas restritas, devido às ameaças de cibersegurança, desinformação e terrorismo que visam as olimpíadas.

  • Bom dia, vamos continuar a seguir aqui a guerra na Ucrânia. Pode ler o que se passou ontem neste outro artigo em direto.

    Zelensky acredita em fim da “fase quente” da guerra no final do ano

    Obrigada por nos acompanhar, até já!

1 de 1