Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Guardia Civil encontrou mais dois corpos num laranjal em Quart de Poblet

    A Guardia Civil localizou mais dois corpos num laranjal Quart de Poblet, que tem 25.600 habitantes. Esta informação é avançada pelo jornal El País, que cita fontes ligadas às buscas.

    A descoberta foi feita depois de um alerta sobre suspeita de um cadáver no laranjal. Quando a patrulha foi verificar a informação encontrou o segundo corpo.

  • Mazón elogia trabalho do governo de Valencia

    O presidente do governo de Valência, Carlos Mazón, defendeu as medidas tomadas pelo seu executivo nas operações relacionadas com a DANA.

    “O governo regional tem estado à altura da tarefa desde o início, com as informações que nos foram fornecidas”, afirmou Mazón, em entrevista ao canal espanhol Trece, citado pelo El Mundo. “Todos os avisos apropriados foram transmitidos à população, alguns em minutos”, sublinhou.

    Questionado sobre um sentimento de responsabilidade, especialmente nas primeiras horas da tragédia, Mazón disse que “alguns erros foram cometidos, mas é impossível interpretar informação que não temos”, mencionando a falta de dados das várias agências meteorológicas nos primeiros momentos da DANA na região.

  • Equipas forenses já fizeram 195 autópsias a vítimas do temporal

    Segundo o governo espanhol, as equipas forenses enviadas para os lugares afetados pela DANA já fizeram 195 autópsias a 215 corpos de vítimas mortais.

    O balanço mais recente é de 211 mortes confirmadas na Comunidade Valenciana; 3 em Castilla-La Mancha e uma na Andaluzia.

    Há 44 médicos forenses enviados para as zonas afetadas pela tempestade.

  • 89 desaparecidos e 62 corpos não identificados em Valência

    A Polícia Nacional e a Guarda Civil de Espanha confirmaram que 89 pessoas estão desaparecidas em Valência, devido aos efeitos da DANA na região, noticia o El Mundo. As autoridades advertem, no entanto, que este número não é o final, uma vez que podem existir casos de desaparecimentos não denunciados.

    Adicionalmente, existem 62 cadáveres que ainda não foram identificados, depois de terem sido autopsiados no Instituto de Medicina Legal.

  • Ministério da Saúde descarta campanha de vacinação em massa para os afetados

    O diretor-geral do departamento de Saúde Pública do Ministério da Saúde de Espanha, Pedro Gullón, anunciou que não consideram necessário iniciar uma campanha de vacinação em massa devido à emergência de saúde resultante dos efeitos da DANA. A informação é avançada pelo El Mundo.

    “O que recomendamos para qualquer ferimento, caso tenham sintomas como inflamação, devem dirigir-se aos serviços de saúde e aí será avaliada a condição, se for necessário algum tipo de vacinação contra o tétano”, afirmou Gullón, ao mesmo tempo que confirma a ativação de um protocolo de vigilância epidemiológica diária.

  • Encontrado mais um corpo em Letur. É o segundo esta terça-feira

    Foi encontrado mais um corpo em Letur, segundo Pedro Antonio Ruiz Santos, da Junta de Castilla-La Mancha em Albacete. Este é o segundo corpo encontrado em Letur esta terça-feira.

    Segundo o jornal El Mundo, já foram encontrados quatro dos seis desaparecidos em Letur.

    Os dois corpos encontrados esta terça-feira eram de homens.

  • Foram detidas 186 pessoas por pilhagem nas regiões afetadas pela DANA

    A Polícia Nacional e a Guarda Civil espanhola confirmaram a detenção de 186 pessoas por pilhagem nas regiões afetadas pela DANA, ao longo da última semana, noticia o El Mundo.

    Francisco Pardo, diretor-geral da Polícia Nacional, já tinha anunciado os 87 detidos em Valência, mas os restantes 99 caíram sobre a jurisdição da Guarda Civil, de acordo com a diretora-geral, Mercedes González.

    As pessoas que “se aproveitaram da situação de emergência” para roubar e pilhar foram colocadas sob prisão preventiva, revela González.

  • Polícia Nacional confirma que não foram encontrados corpos no estacionamento de Bonaire

    Francisco Pardo, o diretor-geral da Polícia Nacional Espanhola, confirma que não foram encontrados mortos no estacionamento de Bonaire.

    “Felizmente não apareceram vítimas mortais”, declara. “Espalhou-se uma informação falsa de que havia muitos cadáveres. Não era verdade.”

  • No total, foram detidas 87 pessoas em Valência, a maioria por pilhagem

    O diretor da Polícia Nacional, Francisco Pardo, concretiza que foram detidas 87 pessoas em Valência nos últimos dias.

    Deste total, 77 pessoas foram detidas por pilhagem, duas por roubo violento em domicílio, quatro por roubo no interior de carros e quatro por furto.

    O diretor-geral da Polícia explica ainda que foi reforçado o sistema de vigilância em zonas comerciais, farmácias e infraestruturas críticas ou serviços essenciais, refere o El País.

  • Diretor-geral da Polícia Nacional diz que as autoridades estavam prontas a responder a emergências "desde o minuto zero"

    Franciso Pardo, o diretor-geral da Polícia Nacional, defende que as autoridades reagiram de “forma imediata” ao desastre causado pela DANA em Valência.

    Os responsáveis do comité de crise estão reunidos na Moncloa, para uma reunião sobre os efeitos da DANA.

    “Desde o minuto zero, a Polícia Nacional foi ativada para auxiliar e proporcionar segura”, declara Francisco Pardo, citado pelo jornal El País. Segundo este responsável, foram enviados para Valência 1800 polícias a 30 de outubro, o dia em que a tempestade atingiu este ponto de Espanha.

    Atualmente, estão no terrenos quase 4 mil agentes vindos de Málaga, Zaragoza, Pamplona, Sevilha, Oviedo e Madrid.

  • Já foram distribuídas 150 toneladas de alimentos às populações afetada pela DANA

    A Mercavalência, um mercado grossista de alimentos, tornou-se num ponto de distribuição de alimentos às populações afetadas pela DANA.

    Segundo dados revelados pelo Ajuntamento de Valência, já foram distribuídas 150 toneladas de alimentos a 29 municípios.

  • Decretada prisão para 15 dos 45 detidos por pilhagem na região de Valência

    O Tribunal Superior de Justiça da Comunidade Valência decretou a prisão de 15 das 45 pessoas detidas por pilhagem nas zonas de Valência afetadas pela DANA, noticia o jornal El Mundo.

    Os atos de pilhagem e roubos a lojas e casas têm sido noticiados desde o início do fenómeno meteorológico.

  • Pedro Sánchez não vai participar na reunião do Conselho Europeu devido à DANA

    O primeiro-ministro espanhol não vai participar no encontro informal do Conselho Europeu, que acontece esta quinta e sexta-feira em Budapeste.

    Numa mensagem no X, indicou que “comunicou aos colegas europeus Ursula von der Leyen, Charles Michel e Viktor Órban que não assistirá ao Conselho Europeu Informal de Budapeste para poder responder à emergência causada pela DANA”.

    “Quero agradecer o seu compromisso e solidariedade”, acrescentou.

  • Rei altera agenda para dar prioridade à DANA. Felipe VI vai encontrar-se com confederações e sindicatos 

    O Rei de Espanha, Felipe VI, continua a alterar a sua agenda para dar prioridade à DANA. Esta quarta-feira, o monarca vai receber no Palácio da Zarzuela representantes das confederações empresariais, de seguros e financeiras, bem como das principais organizações sindicais espanholas.

    De acordo com o El Mundo, as reuniões têm como objetivo analisar as consequências da DANA nas diversas comunidades autónomas afetadas.

  • La Liga. Valência e Levante pedem adiamento dos seus próximos jogos

    O Valência, que defronta o Espanyol no sábado, e o Levante, que joga contra o Tenerife no domingo, pediram hoje à liga espanhola de futebol (La Liga) que adie os seus jogos devido à DANA.

    Em comunicado, os clubes lembram que “passou apenas uma semana desde a catástrofe da DANA” e dizem que a “situação continua a ser muito grave”. Por isso, embora agradeçam a “compreensão e empatia” demonstradas, pedem para não jogar no fim de semana.

    “Mantemos o nosso firme compromisso de continuar a ajudar todos os municípios afetados na província de Valência”, afirmam.

    A La Liga já fez o pedido chegar à Federação Espanhola (RFEF). O Valência e o Levante já não disputaram a última jornada, tendo visto os jogos contra o Real Madrid e o Málaga, respetivamente, a serem adiados.

  • Polícia não encontra corpos no estacionamento do centro comercial Bonaire após revistar todos os carros

    A Polícia Nacional não encontrou vítimas mortais no estacionamento subterrâneo do centro comercial Bonaire, em Valência, depois de revistar todos os carros e “99% das instalações”. A informação foi avançada por fontes policiais à agência EFE, que é citada pelo El Mundo.

    O jornal espanhol escreve que os operacionais especializados na busca de vítimas já começaram a deixar o parque de estacionamento, sendo que se mantêm no local as autoridades para evitar roubos e pilhagens.

    A descida do nível da água permitiu que hoje fossem realizadas buscas mais minuciosas depois de vários dias em que as autoridades utilizaram drones e caiaques para revistar o local, onde temiam que existissem várias vítimas mortais.

  • Deputados do Compromís e Podemos pedem demissão do presidente do governo valenciano: "Não sabe gerir uma crise"

    O Compromís e o Podemos exigiram hoje a demissão de Carlos Mazón, líder do governo regional valenciano, por considerarem que é “incapaz” de gerir a crise provocada pela DANA.

    “Não soube dar ajuda, gerir a ajuda, nem coordenar a situação de emergência […] Uma pessoa incompetente não pode ser responsável pela reconstrução. Mazón não pode liderar a reconstrução da área afetada porque é uma pessoa incapaz, não sabe gerir uma crise”, afirmou Águeda Micó, deputada do Compromís.

    A opinião é partilhada por Javier Sánchez, deputado do Podemos, que descreve a gestão de Mazón como “absolutamente negligente, se não assassina”, segundo o El Español.

  • Autoridades encontram três corpos em Valência

    A Guardia Civil encontrou hoje mais três corpos em duas localidades de Valência, dois em Albal e outro em Paiporta. A informação foi avançada ao jornal El País por fontes das Forças Armadas espanholas, que trabalham para recuperar corpos e/ou encontrar pessoas desaparecidas nas zonas afetadas pela DANA.

  • Autoridades continuam sem encontrar corpos no estacionamento do centro comercial Bonaire. Quase todos os carros já foram revistados

    Finalizada mais uma ronda de buscas, a Polícia Nacional espanhola continua sem encontrar vítimas mortais no parque de estacionamento subterrâneo do centro comercial Bonaire, em Valência. Fontes policiais dizem à agência EFE que quase todos os carros já foram revistados.

    Os trabalhos prosseguem esta terça-feira, dia em que o nível da água no parque de estacionamento já está mais baixo, o que permite verificar “alguns cantos e recantos”.

  • "Espanha sempre ajudou a UE e agora é o momento de a UE nos ajudar"

    Sánchez diz que já foi pedido formalmente à União Europeia ajuda do fundo europeu de solidariedade. E foi pedido ainda que sejam reprogramados fundos europeus, como o FEDER, de forma a que possam ser usados para resposta à catástrofe de Valência.

    “Espanha sempre foi um país construtivo, que sempre ajudou a UE e agora é o momento de a UE nos ajudar”

1 de 2