Atualizações em direto
  • Sul de Beirute sob ataque israelita pouco depois de alerta para evacuação

    Um ataque aéreo atingiu os subúrbios a sul da capital libanesa esta quinta-feira, pouco depois de um alerta israelita para evacuar Beirute.

    “Vocês estão localizados perto de instalações e interesses do Hezbollah contra os quais os (militares israelitas) operarão num futuro próximo”, disse o porta-voz do exército israelita Avichay Adraee numa publicação no X que incluía um mapa identificando edifícios nas áreas de Shouaifat al -Omrousiya e Ghobeiry.

  • Human Rights Watch acusa Israel de crimes contra a humanidade em Gaza

    A organização Human Rights Watch (HRW) acusou hoje Israel de cometer crimes contra a humanidade em Gaza, além de ter obrigado à deslocação forçada em massa e destruição generalizada no território palestiniano.

    “As autoridades israelitas provocaram deslocações forçadas maciças e deliberadas de civis palestinianos em Gaza desde outubro de 2023 e são responsáveis por crimes de guerra e crimes contra a humanidade”, escreve a HRW num relatório intitulado “Hopeless, Starving, and Besieged: Israel’s Forced Displacement of Palestinians in Gaza” (“Sem Esperança, Famintos e Sitiados: A Deslocação Forçada de Palestinianos em Gaza por Israel”).

    “Não há nenhuma razão militar imperativa plausível que justifique a deslocação em massa de quase toda a população de Gaza por parte de Israel, muitas vezes, várias vezes. Em vez de garantir a segurança dos civis, as ‘ordens de retirada’ militares têm causado graves danos”, acrescenta a organização de defesa e promoção dos direitos Humanos, com sede em Nova Iorque.

    Para a organização, a comunidade internacional, nomeadamente os governos, “devem aprovar sanções específicas e outras medidas e suspender a venda de armas a Israel”. Além disso, prossegue, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) deve investigar as deslocações forçadas de Israel e o impedimento do direito de regresso como um crime contra a humanidade.

    Com 154 páginas, o relatório é publicado na altura em que está em curso uma campanha militar israelita no norte de Gaza “que muito provavelmente criou uma nova vaga de deslocação forçada de centenas de milhares de civis”.

    No documento é examinada a forma como a conduta das autoridades israelitas levou à deslocação de mais de 90% da população de Gaza – 1,9 milhões de palestinianos – e à destruição generalizada de grande parte de Gaza nos últimos 13 meses.

  • Bom dia, vamos continuar a seguir aqui a guerra no Médio Oriente. Pode ler o que se passou ontem neste outro artigo em direto.

    Borrell apresenta proposta para UE “suspender diálogo político com Israel”

    Obrigada por nos acompanhar, até já!

1 de 1