Atualizações em direto
-
Israel atinge "alvos militares" no Iémen, ao mesmo tempo que rebeldes disparam míssil contra centro do país
As forças armadas israelitas atacaram a capital do Iémen, tentando atingir estruturas controladas pelos rebeldes huthis, numa investida que também envolveu o bombardeamento de uma cidade portuária. A operação, que se garante que já estava planeada, coincidiu com o disparo de um míssil contra o centro de Israel, por parte desses mesmos rebeldes.
Esse projétil, que foi intercetado, não causou quaisquer feridos, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF). O míssil terá sido abatido fora do espaço aéreo israelita pelo sistema de defesa aérea de longo alcance Arrow. A queda dos destroços causou estragos num edifício em Ramat Gan mas não fez vítimas.
Sobre os ataques israelitas no Iémen, que aconteceram quase em simultâneo, dezenas de aeronaves da Força Aérea israelita terão participado nos ataques no Iémen, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF).
Breaking: New FAFO sighting from Israeli airstrikes in Houthi-controlled Sana'a, Hodeidah and Ras Isa Port pic.twitter.com/IKtPm1YaXo
— Eitan Fischberger (@EFischberger) December 19, 2024
De acordo com a mesma fonte, os “alvos militares” dos huthis foram atingidos no porto de Hodeidah – que Israel já tinha atacado duas vezes, no passado. Também foram atingidos alvos na capital controlada pelos rebeldes, Sana’a, o que aconteceu pela primeira vez, segundo as IDF.
Segundo as IDF, estes bombardeamentos mataram nove pessoas.
-
Human Rights Watch acusa Israel de "atos de genocídio"
A Human Rights Watch, uma organização não-governamental sediada em Nova Iorque, acusa Israel de cometer “atos de genocídio” por ter destruído a infraestrutura de abastecimento de água potável em Gaza.
Num relatório divulgado nesta quinta-feira, que se debruça especificamente sobre o tema da água, a organização defende que a comunidade internacional deve aplicar sanções a Israel pelas iniciativas “de natureza sistémica” que têm como resultado privar os habitantes de Gaza de água potável.
-
Bom dia.
Vamos concentrar neste artigo liveblog todas as últimas notícias relacionadas com o conflito no Médio Oriente, ao longo desta quinta-feira.
Deixamos, aqui, a ligação para o liveblog de ontem, quarta-feira, que terminou com a informação de que Benjamin Netanyahu deverá discutir um cessar-fogo com os seus ministros esta quinta-feira.
Netanyahu deverá discutir cessar-fogo com ministros esta quinta-feira
Muito obrigado por nos acompanhar.