Momentos-chave
- Mazón sobre apoio de 10 mil milhões do governo: "Precisamos da ajuda agora"
- Detidas oito pessoas suspeitas de saques em Valência
- Há 217 mortes confirmadas
- Governo espanhol espera publicação lista oficial de desaparecidos nas próximas horas
- Chuva por vezes forte em Valência, Alicante e Castellón
- Valência. Felipe VI recebe organizações empresariais e sindicatos no Palácio da Zarzuela
Atualizações em direto
-
Mazón sobre apoio de 10 mil milhões do governo: "Precisamos da ajuda agora"
Carlos Mazón, que governa a Generalitat Valenciana, alertou que a região precisa de ajuda com urgência. E sublinhou que este apoio deve ser no valor de 30 mil milhões (e não de 10 mil milhões, conforme anunciou o governo espanhol).
A ajuda de 30.000 milhões “de que a minha terra precisa, no mínimo, não é negociável. Tem que ser feito fora de qualquer vínculo político, mesmo orçamental. Precisamos da ajuda agora”, disse num vídeo publicado na rede social X.
E sublinhou que o apoio financeiro deve chegar, esteja ou não dentro do orçamento.
El dolor no puede ser moneda de cambio. Con presupuestos o no, la ayuda la necesitamos ya. pic.twitter.com/cVCH1Jd23C
— Carlos Mazón (@carlos_mazon_) November 5, 2024
-
Detidas oito pessoas suspeitas de saques em Valência
A Guardia Civil deteve ontem oito pessoas na região de Valência suspeitas de saques nas áreas mais afetadas pelas cheias. São já 194 os detidos por este tipo de crime.
🔴 DIRECTO | La Guardia Civil detiene a varias personas con historial delictivo, que saqueaban almacenes del polígono industrial de L'Alcúdia, aprovechando los destrozos de la dana https://t.co/rk1aAxQRWc pic.twitter.com/hfYtBfDtdL
— EL PAÍS (@el_pais) November 6, 2024
-
Há 217 mortes confirmadas
O Ministério da Administração Interna confirmou que o número de mortes confirmadas na sequência das cheias é 217 — sendo que 211 foram na região de Valência, cinco em Castilla-La Mancha e uma na Andaluzia –, noticia o El País.
-
Governo espanhol espera publicação lista oficial de desaparecidos nas próximas horas
O ministro da Administração Interna de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, disse esta quarta-feira que nas próximas horas deverá ser publicada uma lista oficial das pessoas desaparecidas.
Dizendo ser um processo “complexo”, o governante disse numa entrevista ao canal Telecinco, citada pelo El País, que estão a ser recolhidas amostras de ADN dos familiares dos desaparecidos e estão a ser formalizadas as denúncias — agilizando a identificação dos corpos, quando as pessoas dadas como desaparecidas são encontradas sem vida.
O último balanço das autoridades dão conta de 89 pessoas desaparecidas e 62 corpos que ainda não foram identificados em Valência.
-
Chuva por vezes forte em Valência, Alicante e Castellón
Esta quarta-feira, estão previstas chuvas, que podem ser fortes em alguns períodos, no litoral sul de Valência e no norte de Alicante e em algumas zonas de Castellón, segundo divulgado pela Agência Meteorológica de Espanha.
-
Valência. Felipe VI recebe organizações empresariais e sindicatos no Palácio da Zarzuela
Felipe VI vai receber hoje organizações empresariais, incluindo seguradoras, e sindicatos para se inteirar dos reais impactos das grandes inundações nas regiões mais afetadas, sobretudo em Valência.
A primeira organização a ser recebida é a CEOE, a Confederação Empresarial da Comunidade Valenciana, às 11h30 (10h30 em Lisboa).
-
Bom dia, abrimos este liveblog para acompanhar as principais notícias sobre as consequências das inundações repentinas em Espanha — numa altura em que as autoridades confirmam que há ainda 89 pessoas desaparecidas e 62 corpos que ainda não foram identificados em Valência.
Neste outro artigo pode recuperar tudo o que aconteceu ontem.
DANA. Autoridades confirmam 89 desaparecidos e 62 corpos não identificados em Valência