Momentos-chave
- Mais de 30 mortos em ataques israelitas contra Gaza e a Cisjordânia
- Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão visita Paquistão para reforçar laços bilaterais e debater tensão no Médio Oriente
- Familiares de reféns bloqueiam principal autoestrada de Telavive
- Israel diz ter intercetado drones lançados a partir do Iraque e do Líbano
Atualizações em direto
-
Mais de 30 mortos em ataques israelitas contra Gaza e a Cisjordânia
Mais de 30 pessoas morreram em ataques israelitas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada entre a noite de segunda-feira e a manhã de hoje, de acordo com as autoridades e os meios de comunicação locais.
Os meios de comunicação palestinianos declararam que o atentado mais mortífero nas últimas horas foi contra uma residência na cidade de Beit Lahia, no norte do enclave, onde o exército mantém um cerco severo há um mês.
Pelo menos 20 pessoas morreram no ataque em Beit Lahia, segundo a agência de notícias palestiniana Wafa, afirmando ainda que palestinianos deslocados de guerra estavam a refugiar-se no edifício.
O porta-voz da Defesa Civil de Gaza, Mahmud Basal, lembrou na rede social Telegram que os serviços de ambulância do grupo não estão a funcionar no norte do enclave, uma vez que Israel deslocou a maior parte dos seus trabalhadores para o sul e deteve sete destes, assim as pessoas que ficaram presas na área não estão a receber ajuda.
-
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão visita Paquistão para reforçar laços bilaterais e debater tensão no Médio Oriente
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, chegou esta madrugada ao Paquistão para uma visita oficial de dois dias para reforçar os laços bilaterais e debater as tensões no Médio Oriente.
De acordo com o Haaretz, Abbas Araghchi vai reunir-se com o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, e com o vice-primeiro-ministro paquistanês, Ishaq Dar.
A visita do ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão ao Paquistão acontece numa altura em que a tensão entre os iranianos e os israelitas tem vindo a aumentar. E o Irão tem vindo a avisar que está a preparar uma resposta contra um ataque de Israel com armas “mais poderosas”.
-
Familiares de reféns bloqueiam principal autoestrada de Telavive
As famílias dos reféns que continuam em Gaza e manifestantes que defendem um acordo de cessar-fogo, que contemple a libertação dos que estão em cativeiro, estão esta manhã a bloquear a principal autoestrada de Telavive, a Ayalon.
Os manifestantes erguem cartazes com os rostos de alguns dos reféns que estão em Gaza há mais de um ano e tecem críticas ao governo israelita. “Netanyahu está a sacrificar a vida dos 101 reféns em Gaza, que estão em cativeiro há quase 400 dias, e a pôr repetidamente em perigo a nossa segurança”, acusa um dos manifestantes, que é citado pelo Haaretz.
“Só a assinatura de um acordo sobre os reféns e o fim da guerra em Gaza trará toda a gente para casa”, defendem os manifestantes.
פעילות מחאת הנשים ובני משפחות חטופים חוסמים כעת את איילון דרום סמוך ליצחק שדה
צילום: @tomerappelbaum pic.twitter.com/jiWQHL5aIz
— Bar Peleg (@bar_peleg) November 5, 2024
-
Israel diz ter intercetado drones lançados a partir do Iraque e do Líbano
As Forças de Defesa de Israel dizem ter intercetado dois drones, um lançado pela Resistência Islâmica no Iraque e outro pelo Hezbollah, através do Líbano.
De acordo com o The Times of Israel, a Resistência Islâmica no Iraque, apoiada pelo Irão, já disse ser responsável pelo lançamento de drones contra território israelita durante a noite. O grupo afirmou ter lançado três drones contra Haifa, as IDF disseram ter bloqueado um.
O Hezbollah ainda não se pronunciou sobre as alegações do exército israelita.
-
Bom dia.
Abrimos este liveblog para continuar a acompanhar as mais recentes notícias do conflito no Médio Oriente. Pode recordar o que aconteceu esta segunda-feira nesta página, que agora arquivamos.