Atualizações em direto
  • IDF atacam zona perto de aeroporto em Beirute

    As Forças de Defesa Israelita continuam a lançar ataques contra o Líbano, com uma zona perto do aeroporto de Beirute a ser agora alvo, avançou o Haaretz.

  • Líder da oposição israelita apoia Israel Katz sobre recrutamento de judeus ultraortodoxos

    O líder da oposição israelita, Yair Lapid, apoiou a decisão do ministro da Defesa, Israel Katz, de aprovar o envio de 7 mil ordens de recrutamento militar para jovens judeus ultraortodoxos.

    “Eu disse no Knesset [parlamento israelita] que se fossem enviadas 7 mil ordens para os ultraortodoxos, os soldados e os reservistas vão saber que estás lá para eles”, escreveu Lapid numa publicação no X direcionada a Katz. “Fizeste-o sem hesitar. Respeito”.

  • Katz aprova o envio de 7 mil ordens de recrutamento militar para judeus ultraortodoxos

    O novo ministro da Defesa israelita, Israel Katz, aprovou o envio de 7 mil ordens de recrutamento militar para os jovens judeus ultraortodoxos, decisão tomada pelo antigo ministro da Defesa Yoav Gallant. As primeiras mil ordens serão enviadas este domingo.

    “Katz pretende manter um diálogo aprofundado com todas as partes para tentar avançar com uma solução acordada, que permita uma verdadeira integração dos ultraortodoxos nas IDF para aliviar a carga sobre os soldados recrutas, de carreira e de reserva”, avançou o Ministério da Defesa israelita citado no Times of Israel.

    Katz acrescentou que “as IDF farão tudo para permitir aos [soldados] ultraortodoxos um ambiente de apoio que assegure a sua capacidade de cumprir as suas tarefas, mantendo simultaneamente o seu estilo de vida religioso”.

    Historicamente, os ultraortodoxos estavam isentos do serviço militar obrigatório em Israel se se dedicassem ao estudo dos textos sagrados do judaísmo, de acordo com uma norma introduzida por David Ben Gurion, fundador do Estado de Israel, em 1948.

    Mas, em junho deste ano, o Supremo Tribunal ordenou o recrutamento dos estudantes das escolas talmúdicas, considerando que o governo não tinha o direito de continuar a dispensá-los do cumprimento do serviço militar “na ausência de um quadro jurídico adequado”. Desde então, multiplicaram-se em Israel as manifestações de opositores a qualquer forma de serviço militar desse segmento da população do país.

    Judeus ultraortodoxos contra serviço militar obrigatório invadem base militar israelita

  • IDF dizem ter matado vários combatentes da Jihad Islâmica

    Várias combatentes da Jihad Islâmica foram mortos num ataque israelita contra a cidade de Gaza, afirmaram as IDF. Segundo a agência de segurança nacional israelita, Shin Bet, o ataque aéreo matou Alkaman Abd as-Salam Khalil Anbar, responsável pelo sistema de lançamento de mísseis da Jihad Islâmica em Gaza e por ataques contra Israel.

    Citadas no Times of Israel, as IDF afirmam ainda que mataram outros membros do grupo.

  • Cinco paramédicos mortos num ataque no sul do Líbano

    Cinco paramédicos morreram num ataque israelita contra um centro de defesa civil na aldeia de Arabsalim, no sul do Líbano, avançou o Ministério da Saúde libanês citado na Al Jazeera.

  • Dois mortos em ataque israelita perto da cidade de Gaza

    Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas num ataque de drones israelita perto do bairro de Sheikh Radwan, na cidade de Gaza, avançou a Al Jazeera.

  • Forças israelitas atacam o Líbano durante a noite. Zonas de Beirute focam evacuadas e centro de comandos do Hezbollah terá sido atingido

    O exército israelita tem estado a atacar ao longo da madrugada o subúrbio de Ghobeiry, no sul de Beirute, no Líbano, depois de ter pedido a evacuação imediata da zona. Segundo a Al Jazeera, dois edifícios residenciais foram destruídos mas o número de vítimas ainda não é conhecido.

    Já no sul do país, as forças israelitas continuaram “as operações com alvos específicos”, onde afirmam ter atingido um centro de comando do Hezbollah na província de Nabatieh.

    Afirmam ainda que no último dia atingiram mais de 120 alvos do Hezbollah em todo o Líbano, incluindo instalações de armazenamento de armas.

  • Bom dia,

    Iniciamos aqui um novo dia de cobertura jornalística da guerra no Médio Oriente. Pode ver o que se passou ontem neste artigo em direto.

    Musk reuniu-se de forma privada com embaixador do Irão na ONU

1 de 1