Atualizações em direto
  • Forças israelitas dizem ter assumido controlo de complexo militar do Hezbollah no sul do Líbano

    O exército israelita diz ter assumido o “controlo operacional de um complexo de combate do Hezbollah em Maroun El Ras”, no sul do Líbano, que “representa uma ameaça direta para os moradores do norte de Israel”.

    Em comunicado, citado pelo The Guardian, as Forças de Defesa de Israel (IDF) alegam que o complexo em causa incluía “um edifício residencial e um olival, onde foi encontrado um lançador [de rockets], carregado e pronto a disparar contra comunidades do norte de Israel”.

    Por outro lado, as forças israelitas indicaram que “foram identificadas infraestruturas subterrâneas, esconderijos terroristas, alojamentos e áreas de concentração utilizadas por terroristas do Hezbollah”.

  • Quase 42 mil palestinianos mortos em Gaza desde o início do conflito

    Pelo menos 41.965 palestinianos morreram e 97.590 ficaram feridos após ataques israelitas na Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, a 7 de outubro do ano passado.

    Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas, segundo a Al Jazeera.

  • Mais de 100 rockets disparados contra Israel a partir do Líbano. Uma pessoa ficou ferida

    As Forças de Defesa de Israel dizem que mais de 100 rockets foram disparados pelo Hezbollah, a partir do Líbano, contra a região de Haifa.

    O exército israelita afirma ter conseguido intercetar alguns dos rockets. Ainda assim, uma mulher de 70 anos ficou com ferimentos devido aos estilhaços e foram registados danos em várias casas.

  • Borrell diz que situação do Líbano está a "piorar de dia para dia"

    Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, afirmou que a situação no Líbano está a “piorar de dia para dia” e apelou a um cessar-fogo no Médio Oriente.

    Diante do Parlamento Europeu, indica o The Guardian, Borrell lembrou que cerca de 20% da população libanesa foi forçada a sair das suas casas devido aos ataques israelitas e às ordens das Forças de Defesa de Israel para que se retirassem do sul do país.

    Por outro lado, o chefe da diplomacia europeia alertou que o exército libanês continua a ser uma “entidade muito fraca” que não consegue ser um contrapeso ao Hezbollah, nem assegurar a integridade territorial.

  • Hezbollah lança ataque com drones contra norte de Israel

    O Hezbollah diz ter lançado drones contra uma concentração de soldados israelitas num posto militar no norte de Israel.

    De acordo com a Al Jazeera, o grupo libanês indicou que os drones atingiram os alvos com precisão. Este é o sétimo ataque que o Hezbollah lançou contra Israel hoje.

  • Israel diz que está a atacar alvos do Hezbollah nos subúrbios de Beirute

    As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que estão, esta manhã, a atacar alvos do Hezbollah nos subúrbios a sul de Beirute, capital libanesa, segundo o The Times of Israel.

  • Número dois do Hezbollah diz que capacidade militar do grupo permanece "sólida" após ataques israelitas

    Naim Qassem, número dois do Hezbollah, disse que as capacidades militares do grupo permanecem sólidas após os ataques levados a cabo ao longo dos últimos dias pelo exército israelita.

    “As nossas capacidades militares estão bem. O que os nossos inimigos dizem sobre as nossas capacidades de combate é uma ilusão. Estão a mentir”, afirmou Naim Qassem, segundo a Al Jazeera.

    O vice-líder do Hezbollah afirmou também que os combatentes do grupo na linha da frente estão “sólidos”. “O que aconteceu nos últimos 10 dias é que a dor dos israelitas está a aumentar”, acrescentou, defendendo que “o plano israelita é matar civis libaneses e esvaziar as aldeias para provocar o caos”.

  • Exército israelita diz ter matado três membros do Hamas que participaram no ataque de 7 de outubro

    As Forças de Defesa de Israel (IDF) dizem ter matado, ao longo das últimas semanas, três combatentes do Hamas que participaram no ataque de 7 de outubro.

    De acordo com o exército israelita, que é citado pelo The Times of Israel, um dos membros do Hamas, identificado como Muhammad Rafai, foi morto no final de setembro após um ataque a uma sala de comando do grupo, localizada dentro de uma escola em Gaza.

    Os outros dois comandantes, identificados como Muhammad Zanun e Bassel Akhars, foram mortos no dia 1 de outubro.

  • Emirates cancela voos de e para o Irão

    A companhia aérea Emirates cancelou, esta terça-feira, todos os voos de e para o Irão. Numa nota partilhada no seu site, a empresa escreve que os passageiros que “transitem pelo Dubai com destino final a Teerão não serão aceites para viajar no seu ponto de origem até 15 de outubro”.

  • Netanyahu é um "aliado próximo" dos EUA? Kamala evita responder

    Kamala Harris foi questionada durante uma entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS News sobre a relação dos EUA com Israel. À pergunta “os EUA têm um aliado próximo em Netanyahu?”, a vice-presidente norte-americana respondeu com outra questão.

    “Acho que, com todo o respeito, a melhor pergunta é: Temos uma aliança importante entre o povo americano e o povo israelita? E a resposta a essa pergunta é sim”, disse Kamala Harris, que contornou a questão que inicialmente lhe tinha sido colocada.

    Durante a entrevista, que foi para o ar esta segunda-feira, dia em que se assinalou um ano do ataque do Hamas contra Israel, a candidata presidencial do Partido Democrata salientou que Israel tem o direito de se defender, mas disse que “muitos palestinianos inocentes foram mortos”.

  • Pelo menos 25 palestinianos mortos, incluindo seis crianças, em Gaza durante a noite

    Pelo menos 25 palestinianos morreram, incluindo seis crianças e duas mulheres, em ataques israelitas em Gaza durante a noite.

    Desde o dia 7 de outubro de 2023, segundo o The Times of Israel, já morreram em Gaza quase 42 mil palestinianos e praticamente 100 mil ficaram feridos.

  • Israel iniciou "operação localizada" no sudoeste do Líbano (pela primeira vez com uma brigada reservista)

    Israel iniciou uma operação “limitada, localizada e direcionada contra alvos e infra-estruturas do Hezbollah no sudoeste do Líbano“, lê-se num comunicado divulgado pelas IDF no Telegram.

    Esta operação está a ser levada a cabo pela 146.ª Divisão. Trata-se da primeira brigada reservista a operar na região sul do Líbano, já que, até então, esta brigada estava destacada na zona norte do país.

  • Irão avisa Israel: haverá retaliação se forem atacadas as infra-estruturas do país

    O Irão deixou um aviso a Israel esta terça-feira. De acordo com a agência Reuters, o ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Abbas Araqchi, avisou que qualquer ataque às infra-estruturas do Irão será alvo de retaliação.

    “Exortamos Israel a não testar a vontade [do Irão]”, disse Abbas Araqchi, acrescentando que “qualquer ataque a instalações do Irão será objeto de uma resposta mais forte”.

    O aviso surge uma semana depois de Teerão ter disparado vários mísseis contra Israel.

    *Com Lusa

  • China vai enviar material médico para o Líbano

    “A pedido do governo libanês, o governo chinês decidiu fornecer material médico humanitário de emergência ao Líbano para ajudar o país a prestar assistência médica”, avança a Agência de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional da China em comunicado, citado pelo The Guardian.

    De acordo com a porta-voz da agência, Li Ming, a decisão tem que ver com o facto de se ter registado uma escalada dos combates, assim como explosões e ataques aéreos “em muitos locais do Líbano, causando um grande número de vítimas”.

  • IDF dizem ter matado comandante do Hezbollah com "papel crucial na troca de armas com o Irão"

    Na noite da passada segunda-feira, as “IDF [Forças de Defesa de Israel, na sigla inglesa] conduziram um ataque preciso na área de Beirute, matando o comandante Suhail Hussein Husseini”, anunciaram as Forças Armadas israelitas em comunicado.

    A base em que Suhail Hussein Husseini estava era responsável pela logística do Hezbollah, sendo responsável por “elaborar o orçamento e gerir as várias unidades da organização“, alegam os israelitas.

    Este chefe do Hezbollah tinha um “papel crucial na troca de armas com o Irão e era responsável pela distribuição de armamento entre as unidades do Hezbollah, supervisionando tanto o transporte como a atribuição das mesmas armas”, acrescentam as IDF. Detalhando ainda que “era membro do Conselho da Jihad, o conselho superior de liderança militar do Hezbollah”.

    Segundo os israelitas, no rol de funções de Suhail Hussein Husseini constava ainda “a organização de planos de guerra e outras operações especiais, tais como coordenar ataques terroristas contra o Estado de Israel a partir do Líbano e Síria”.

  • Bom dia. Retomamos aqui a cobertura do conflito no Médio Oriente.

    Pode recuperar tudo o que aconteceu na passada segunda-feira no liveblog que agora encerramos.

    Obrigada por estar connosco.

    IDF dizem que Hezbollah lançou 190 rockets contra Israel esta segunda-feira. Ataque terá tido como alvo o norte de Israel

1 de 1