Atualizações em direto
  • Rússia aperta o cerco a Pokrovsk e está a oito quilómetros da estratégica cidade do Donbass

    As forças russas estão cada vez mais próximas da cidade de Pokrovsk — um dos últimos bastiões da Ucrânia na região de Donetsk e uma cidade considerada estratégica na defesa dos territórios ainda sob controlo ucraniano no Donbass.

    Segundo o Instituto para o Estudo da Guerra, nos últimos dois dias, os militares russos ganharam terreno a sudeste de Pokrovsk, e estão já a apenas oito quilómetros daquela cidade, que, antes da guerra, tinha cerca de 60 mil habitantes.

    As forças russas avançaram a oeste da vila de Novohrodivka e estão agora a escassos quilómetros da periferia de Pokrovsk.

  • Putin diz que a "verdade está do lado" da Rússia e que todos os objetivos na Ucrânia serão atingidos

    O presidente russo, Vladimir Putin, disse que, num mensagem em vídeo, que a Rússia tem “a verdade” do seu lado e que todos os objetivos que o país delineou para a guerra na Ucrânia serão atingidos.

    “A verdade está do nosso lado! Todos os objetivos vão ser alcançados”, garantiu o chefe de estado russo, citado pela TASS, numa mensagem em vídeo gravada a propósito do Dia da Reunificação das regiões ucranianas que a Rússia declarou como parte integrantes do seu território (Donestsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson).

  • Kiev atacada por vagas de drones durante madrugada

    A capital ucraniana foi atacada nas últimas horas por vagas de drones.

    As sirenes começaram a tocar perto das 1h (hora local, menos duas horas em Lisboa), tendo o autarca de Kiev, Vitalii Klitschko, pedido à população para que não saísse dos abrigos. Segundo a Reuters e o The Kyiv Independent ouviram-se explosões em vários pontos da capital.

    Entretanto, as autoridades fizeram saber que, até ao momento, não há registo de vítimas.

    No Telegram, Serhii Popko, chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, explicou que “todos os drones russos que ameaçaram Kiev foram neutralizados pelas forças e meios de defesa aérea”.

    No total, segundo as autoridades ucranianas, a Rússia lançou 73 drones do tipo Shahed em direção a vários pontos do território ucraniano esta madrugada, sendo que 67 acabaram intercetados.

  • Bom dia!

    Vamos acompanhar neste liveblog as principais notícias sobre o que se passa na guerra da Ucrânia, após uma madrugada de ataques de drones a Kiev.

    Aqui pode recuperar tudo o que se passou este domingo.

    Rússia diz ter identificado e destruído mais de 100 drones ucranianos

1 de 1