Atualizações em direto
-
Escalada nuclear na Ucrânia seria "injustificável"
Bruno Cardoso Reis sublinha a irresponsabilidade de um cenário de escalada nuclear, sem precedentes, do conflito na Ucrânia. No Médio Oriente, nenhum sistema de armamento militar levará à paz.
Ouça aqui o novo episódio de “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.
-
Kremlin demite comandante que terá mentido sobre progressos na guerra
O regime russo demitiu um comandante muito importante na estrutura militar por, alegadamente, ter feito afirmações falsas sobre os progressos russos no terreno. A notícia foi, inicialmente, dada por bloggers ligados ao mundo militar mas também já há meios de comunicação russos a dar conta desta substituição.
O comandante em causa é Coronel-General Gennady Anashkin, que liderava o Grupo de Forças do Sul. De acordo com a informação veiculada pelas mesmas fontes, foi demitido após ter fornecido informações enganosas sobre o progresso da Rússia perto de Siversk, na região oriental de Donetsk.
À medida que o inverno se aproxima, as forças russas têm avançado ao ritmo mais rápido na Ucrânia desde o início da invasão, mas têm tido progressos muito mais lentos em algumas áreas – particularmente nessa região de Siversk.
Meios de comunicação russos como o RBC confirmaram a saída de Anashkin, citando fontes não identificadas do Ministério da Defesa russo. Ainda assim, essas fontes garantiram que Anashkin foi substituído no contexto de uma rotação normal e planeada. As autoridades russas não deram, ainda, uma confirmação oficial.
-
Bom dia.
Vamos concentrar neste artigo liveblog todas as últimas notícias relacionadas com a guerra na Ucrânia, ao longo desta segunda-feira.
Deixamos, aqui, a ligação para o liveblog de ontem, domingo, que terminou com a informação de que Zelensky pediu mais ajuda a aliados para que Rússia “perca capacidade para financiar a guerra”.
Zelensky pede mais ajuda a aliados para que Rússia “perca capacidade para financiar a guerra”
Muito obrigado por nos acompanhar.