Histórico de atualizações
  • Bom dia, continuamos a seguir a guerra na Ucrânia neste outro artigo em direto.

    https://observador.pt/liveblogs/presidente-chines-volta-a-europa-apos-covid-19-com-ucrania-na-agenda/

    Obrigada por nos acompanhar, até já!

  • Idosa morre em ataque russo na região de Kharkiv

    Uma idosa de 88 anos perdeu a vida depois de a casa onde vivia — na aldeia de Monachynivka, na região de Kharkiv — ter sido atingida por um míssil russo, adianta o Kyiv Independent.

    Este domingo, as forças russas bombardearam duas aldeias no distrito de Kupiansk, na região de Kharkiv. Uma outra pessoa ficou ferida em Kivsharivka, a sul de Kupiansk.

    Há várias semanas que a Rússia tem intensificado os ataques nesta região da Ucrânia.

  • Russo responsável por torturas na Ucrânia morto em explosão de carro-bomba

    Uma explosão de um carro-bomba na cidade de Berdyansk, no sul da Ucrânia, matou um funcionário russo alegadamente responsável pela criação de câmaras de tortura na região de Zaporíjia, escreve o Kyiv Independent, citando informação avançada pelos serviços secretos militares da Ucrânia.

    Aquela agência ucraniana não menciona qualquer envolvimento no assassinato. No entanto, tem reafirmado que todos os executores de crimes de guerra serão punidos.

    O funcionário, Yevgeniy Ananievsky, que ocupou um cargo na administração russa nas zonas ocupadas da região de Zaporíjia, foi morto no seu carro ao início da manhã deste domingo. Segundo os serviços secretos militares, Ananievsky montou câmaras de tortura na colónia penal de Berdyansk, cidade portuária ocupada pela Rússia praticamente desde o início da guerra.

  • Rússia diz ter conquistado mais uma aldeia ucraniana, a de Ocheretyne

    A Rússia disse ter conquistado o controlo total da aldeia ucraniana de Ocheretyne, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

    De acordo com a Sky News, a aldeia — que fica a noroeste do antigo reduto ucraniano de Avdiivka (que a Rússia conquistou em fevereiro) — tinha cerca de três mil habitantes antes do início da guerra, há mais de dois anos.

    Até ao momento, Kiev ainda não reagiu às alegações feitas pela Rússia quanto a Ocheretyne.

  • Zelensky celebra Páscoa ortodoxa com um vídeo no dia em que passam "802 dias de liberdade contra as trevas"

    A Ucrânia celebra este domingo a Páscoa ortodoxa e o Presidente fez um vídeo para assinalar a data com um discurso. Zelensky lembra que a guerra já dura há “802 dias de liberdade contra as trevas” e afirma que “os ucranianos só se ajoelham para rezar”, diz no vídeo filmado ao ar livre e publicado na sua conta da rede social X.

    “Por todos os nossos guerreiros que repelam demónios em todas as direções. Por aqueles que seguem um mandamento na vida: proteger a Ucrânia. Por todos os civis que trabalham todos os dias para fazer o país forte e eficiente contra as forças do mal”, pode ler-se na legenda da publicação.

  • Macron critica papel da Rússia como “potência desestabilizadora” na Europa

    O Presidente francês criticou o papel da Rússia como “potência desestabilizadora” na Europa e, no contexto da invasão da Ucrânia, apelou ao continente europeu para “não fechar nenhuma porta”, uma vez que Moscovo “não impõe limites”.

    “Hoje [a Rússia] decidiu resolutamente tornar-se uma potência desestabilizadora que não impõe limites estratégicos às suas ações”, defendeu Emmanuel Macron em entrevista ao La Tribune Dimanche, segundo informou no sábado o jornal Le Figaro.

    A Rússia já não tem “um objetivo estratégico declarado” na Ucrânia, como tinha no início, o de “salvar as províncias ucranianas que tinham declarado autonomia”, denunciou Macron.

    “É necessário retirar-lhe toda a visibilidade, porque é isso que cria a capacidade de dissuasão”, defendeu.

    “O entusiasmo russo demonstra que temos razão em não fechar nenhuma porta. Caso contrário, significa que aceitamos renunciar a uma ordem internacional baseada no direito e, portanto, na paz e na segurança”, acrescentou o Presidente francês.

    Macron sublinhou ainda a importância de manter o diálogo com Moscovo, argumentando que “é correto deixar a porta aberta às negociações” com o país.

    Caso contrário, acrescentou, significaria “abandonar a ordem internacional, a paz e a segurança”.

  • Bom dia!

    Abrimos aqui este liveblog onde vamos acompanhar os desenvolvimentos do dia em relação à guerra na Ucrânia, no domingo em que se celebra a Páscoa ortodoxa.

    As principais notícias deste sábado ficam agora arquivadas neste liveblog que pode ser consultado neste link.

    https://observador.pt/liveblogs/seis-feridos-em-ataques-com-drones-russos-durante-a-ultima-noite/

1 de 1