Histórico de atualizações
  • Bom dia. Terminámos por aqui o liveblog desta segunda-feira. Pode continuar a acompanhar as principais notícias sobre a pandemia de Covid-19 aqui.

    Reino Unido prepara-se para dar terceira dose da vacina a maiores de 50 anos

  • Reino Unido vai vacinar jovens com 12 a 15 anos, mas decisão não é consensual

    O Reino Unido vai começar a administrar vacinas contra a Covid-19 a jovens entre os 12 e os 15 anos, anunciaram as autoridades de saúde britânicas esta segunda-feira. A administração das vacinas aos adolescentes vai começar “imediatamente”.

    A decisão vai ao encontro do parecer do Joint Committee on Vaccination and Immunisation (JCVI), o grupo independente de cientistas que assessora o governo nestas matérias, mas não reúne consenso entre os profissionais de saúde. A médica Caroline Johnson, que também é deputada dos conservadores, disse-se “desconfortável” com os motivos que levaram à aprovação da expansão da vacinação aos jovens: evitar problemas em ambiente escolar.

    “Nenhuma criança precisa de se isolar, segundo as regras atuais, se for um contacto — só se for um caso positivo. E o máximo nesse caso seria de oito dias de escolaridade. Isto se eles apanharem [o vírus] durante o período letivo”, disse a deputada e médica. E prosseguiu: “O ministro realmente acredita que vacinar três milhões de crianças para evitar uma média de quatro dias de falta à escola ou menos é realmente razoável?”

  • Cabo Verde com mais 52 infetados e uma morte em 24 horas

    O arquipélago regista 977 casos ativos de covid-19 e soma 35.317 casos considerados recuperados da doença.

    Cabo Verde com mais 52 infetados e uma morte em 24 horas

  • "Número significativo" de falhas da vacina Janssen detetado em França

    Dois hospitais franceses relataram um número anormalmente elevado de doentes vacinados com a Janssen entre as pessoas internadas nos cuidados intensivos, refere relatório da Agência do Medicamento.

    “Número significativo” de falhas da vacina Janssen detetado em França

  • Angola anuncia 292 casos novos e seis óbitos

    Registaram-se, nas últimas 24 horas, seis óbitos, de quatro homens e duas mulheres, entre 28 e 76 anos, e 182 recuperações da doença.

    Angola anuncia 292 casos novos e seis óbitos

  • Madeira com 18 novos casos e 176 situações ativas

    O número total de casos confirmados na Madeira passa para 11.536, dos quais, 176 estão ativos. Seis pessoas encontram-se hospitalizadas.

    Madeira com 18 novos casos e 176 situações ativas

  • São Tomé e Príncipe regista mais nove infeções e 17 recuperações

    O arquipélago conta agora com 2.825 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 39 óbitos e 2.521 recuperações da doença.

    São Tomé e Príncipe regista mais nove infeções e 17 recuperações

  • Moçambique regista duas mortes e 52 novos casos

    Moçambique tem um total acumulado de 1.894 mortes e 149.259 casos de Covid-19, dos quais 95% recuperados da doença e 63 internados.

    Moçambique regista duas mortes e 52 novos casos

  • Espanha regista 7.804 novos casos e 103 mortes desde sexta-feira

    Nas últimas 24 horas deram entrada nos hospitais de todo o país 352 pessoas com Covid-19, das quais 83 na Andaluzia, 52 na Catalunha e 41 em Madrid.

    Espanha regista 7.804 novos casos e 103 mortes desde sexta-feira

  • Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado"

    A redução do ritmo atual de vacinação, assim como a flexibilização das condições para a toma da vacina, como a modalidade casa aberta, vão levar à desativação de vários centros de vacinação.

    Plano para desativar centros de vacinação “está a ser desenhado”

  • Governo e especialistas reúnem quinta-feira no Infarmed

    A reunião no Infarmed realiza-se esta quinta-feira, dia 16, às 15h, avança o jornal Público.

    O encontro entre os representantes do Governo e especialistas em saúde pública vai decorrer no Infarmed, mas com alguns participantes à distância. Em cima da mesa estará a última fase de desconfinamento e as regras a adotar.

  • Universidade de Évora realiza testes à Covid-19 para "garantir regresso seguro"

    Para garantir um regresso seguro a toda a comunidade académica, a Universidade de Évora realizará um rastreio ao vírus da Covid-19, gratuito a “toda a comunidade académica”.

    Universidade de Évora realiza testes à Covid-19 para “garantir regresso seguro”

  • Especialistas não aconselham doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 nesta fase

    Especialistas da OMS e da FDA não aconselham dose de reforço nesta fase de pandemia já que eficácia das vacinas disponíveis atualmente são “seguras, eficazes e salvam vidas”.

    Especialistas não aconselham doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 nesta fase

  • Graça Freitas diz que boletim deixará de ser diário, isolamento de vacinados será repensado e imunodeprimidos já estão a tomar nova dose

    A diretora-geral da saúde Graça Freitas anunciou esta segunda-feira que as pessoas imunodeprimidas já estão a receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo as declarações da dirigente da DGS ao Público, os médicos assistentes, responsáveis por analisar se estes doentes estão “competentes para gerar imunidade”, já “começaram a emitir as indicações para que as pessoas sejam vacinadas”.

    Graça Freitas também assumiu ao Público que a DGS está a repensar o esquema de publicação diária de relatórios de situação com o número de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2. “O foco vai tender a ser na doença propriamente dita e não tanto na infeção”, avançou a diretora-geral da saúde, dizendo também que a periodicidade do documento está a ser “equacionada” para “aumentar o intervalo desta publicação”.

    “Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida”, considerou Graça Freitas.

    Equacionados também estão a ser os critérios de isolamento profilático para as pessoas que já foram completamente vacinadas contra a Covid-19, garantiu a diretora-geral da saúde. “Essa é uma das medidas que vai ser tornada diferente”, disse Graça Freitas ao Público.

  • Reino Unido regista 61 mortes e quase 31 mil novos contágios

    Nos últimos sete dias, entre 7 e 13 de setembro, a média diária foi de 141 mortes e 34.521 casos de infeção. Atualmente, 81% da população britânica com mais de 16 anos tem a vacinação completa.

    Reino Unido regista 61 mortes e quase 31 mil novos contágios

  • Portugal ultrapassa um milhão de recuperados da Covid-19

    Com mais 907 recuperados, o número de casos ativos diminuiu para 37.365, menos 454 que no domingo. Portugal ultrapassa esta segunda-feira o milhão de infetados dados como recuperados da Covid-19 (1.000.811). O total de casos confirmados ascende aos 1.056.042 infetados, com 17.886 a perderem a vida por causa da Covid-19.

  • 68% dos novos casos estão no Norte e Lisboa e Vale do Tejo

    O Norte e Lisboa e Vale do Tejo são as únicas regiões cujo número de novos casos está acima dos 100, revela também o relatório de situação. A região capital registou 164 novos casos, enquanto o Norte teve mais 149. Ambas perfazem mais de 68% de todos os novos casos detetados pelas autoridades de saúde.

    O Algarve registou mais 58 casos, o Centro mais 45 e o Alentejo mais 29 anos. Fora de Portugal Continental, os Açores registaram mais sete casos e a Madeira outros tantos.

    As faixas etárias onde se registaram os cinco óbitos são aquelas que menos novos casos tiveram nas últimas 24 horas: foram mais 16 infetados com 80 anos ou mais, 22 na casa dos 70 anos e 45 com 60-69 anos. Aquela que mais casos registou foi a dos 30-39 anos, com mais 76 casos.

    Seguem-se as faixas etárias dos 20-29 anos (68 casos), 40-49 anos (65 casos), crianças até aos nove anos (62 casos), jovens entre os 10 e os 19 anos (55 casos) e, por fim, a faixa etária dos 50 anos (49 casos).

  • Vítimas mortais da Covid-19 nas últimas 24 horas tinham mais de 60 anos

    Duas das mortes por Covid-19 foram registadas na região Centro, outras duas no Norte e uma em Lisboa e Vale do Tejo. Todas as vítimas estavam nas faixas etárias a partir dos 60 anos: três tinham 80 anos ou mais, uma entre 70 e 79 anos e outra entre 60 e 69 anos. Tratam-se de três homens e duas mulheres.

  • R(t) tem o valor mais baixo desde março e incidência também está a descer

    A incidência de casos de Covid-19 em Portugal foi atualizada para 208,3 infetados por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, mas é maior se se analisar apenas o Continente: 214 casos por 100 mil habitantes em 14 dias. O R(t) nacional localiza-se agora em 0,85, mas é ligeiramente inferior no Continente: 0,84.

    Ambos os parâmetros continuam, portanto, em queda. Aliás, o R(t) assume esta segunda-feira o valor mais baixo desde março, quando a situação epidemiológica estava sob controlo graças ao segundo confinamento.

  • Número de internados sobe para 586, mas há menos uma pessoa em UCI

    A última contagem das autoridades de saúde dava conta de 586 internados por Covid-19 nos hospitais portugueses, mais 17 do que o apontado no boletim de domingo. Nas unidades de cuidados intensivos, há menos uma pessoa internada, reduzido para 119 os doentes em UCI.

1 de 2