Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Terminamos aqui a cobertura ao minuto das ocorrências do mau tempo em Espanha, que continua a provocar estragos.

    Pode acompanhar todos os desenvolvimentos desta quinta-feira no liveblog que agora iniciamos.

    Obrigado por estar connosco.

    Mau tempo em Espanha. Número de mortes sobe para pelo menos 158 mas há “dezenas e dezenas de desaparecidos”, assume governo

  • Valência e Catalunha com aviso laranja para amanhã; em Portugal, sete distritos sob aviso amarelo

    As regiões da Comunidade Valenciana e Catalunha estarão sob aviso laranja amanhã, segundo o AEMET. O risco de precipitação elevada mantém-se durante o dia inteiro especialmente nas províncias de Castéllon e Tarragona.

    Os efeitos da DANA também continuará a ser sentidos em Portugal. Amanhã, sete distritos estarão com aviso amarelo devido à probabilidade de precipitação forte, que poderá causar aguaceiros fortes e trovoada, segundo o IPMA. Os distritos em questão são Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu.

    A região da Estremadura, em Espanha, estará igualmente sob aviso amarelo.

  • Vídeo com imagens de satélite mostra o antes e depois da tempestade em Espanha

  • Guterres transmite “total solidariedade” a Espanha

    O secretário-geral das Nações Unidas transmitiu hoje a sua “total solidariedade” para com o Governo e o povo espanhóis, após as inundações que causaram pelo menos 95 mortos, manifestando a disponibilidade da ONU para “prestar todo o apoio possível”.

    “As minhas mais profundas condolências às famílias das pessoas que perderam a vida em consequência das chuvas e inundações devastadoras em Espanha, e a minha total solidariedade para com o Governo e o povo espanhóis”, escreveu António Guterres, numa mensagem publicada na rede social X.

    “Estamos prontos a prestar todo o apoio possível, se necessário”, referiu ainda.

  • Com meios aéreos, presidente da Comunidade Valenciana adianta que "não sobra ninguém" para resgatar

    O presidente da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, fez há momentos um ponto de situação sobre a situação na comunidade autonómica.

    Por agora, através de meios de aéreos, “não sobra ninguém” para resgatar: “Desde a última visualização aérea, posso comunicar que visualmente resgatáveis em telhados e terraços não sobra ninguém”.

    Até ao momento, segundo indicou Carlos Mazón, existiram “70 evacuações aéreas e 200 regastes terrestres”.

  • Sánchez falou com Von der Leyen e Guterres e agradece: "O nosso país está mais acompanhado do que nunca"

    O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, escreveu no X (antigo Twitter) que esta tarde falou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o secretário-geral da Organização ads Nações Unidas (ONU), António Guterres, assim como “outros líderes internacionais”.

    Pedro Sánchez agradece-lhes pela “solidariedade e empatia com o povo espanhol”.

    “O nosso país está hoje mais acompanhado do que nunca”, declarou Pedro Sánchez.

  • Ministra da Defesa espanhola diz que amanhã começam operações de busca e resgate. "Grande incógnita" é saber quantos desaparecidos há

    A ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, anunciou que amanhã, por causa da melhoria das condições atmosféricas, vão começar as operações de busca e resgate para tentar salvar as pessoas que se encontram entre escombros ou desaparecidas.

    Segundo o El Mundo, a governante definiu como uma “grande incógnita” saber quantas pessoas estão desaparecidas, não havendo dados sobre o assunto.

    Neste momento, estão no terreno 15 helicópteros e 18 drones da Unidade Militar de Emergência. Para além disso, adiantou a ministra, recuperaram-se 22 corpos e resgataram-se 100 pessoas. Estas operações “vão continuar toda a noite”.

    “Algumas pessoas estão presas, mas há muitas outras que não sabemos se estão desaparecidas ou não. Há uma grande incógnita neste momento: quantas pessoas desaparecidas há”, frisou Margarita Robles.

  • MNE sem informação de portugueses entre as vítimas mortais

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros diz não ter dados sobre portugueses entre as vítimas mortais do mau tempo em Espanha. A informação foi avançada ao Observador por fonte do ministério.

  • Von der Leyen falou com Sánchez e garantiu que UE está "pronta" para ajudar Espanha

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou ao telefone com o líder do governo espanhol, Pedro Sánchez.

    “As cheias em Espanha não são apenas uma tragédia nacional. Também é europeia”, escreveu a líder comunitária na sua conta pessoal do X (antigo Twitter), indicando que, por causa disso, “haverá uma resposta europeia”.

    “Estamos prontos para apoiar [Espanha] com materiais de emergências. Quando chegar o tempo, também podemos ajudar nas reconstruções”, adiantou a presidente da Comissão Europeia.

  • Agência meteorológica espanhola apela a cuidados redobrados na Catalunha, Andaluzia e Extremadura

    O porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia espanhola (AEMET), Rubén del Campo, avisou que é necessário continuar a redobrar os cuidados na Catalunha, no oeste da Andaluzia e no sul da Extremadura.

    Em declarações à Europa Press, o porta-voz alertou para as fortes chuvas que deverão cair na Catalunha, principalmente no litoral de Barcelona.

    “Na quinta e sexta-feira, haverá tempestades de novo no sul da Catalunha, localmente intensas, e outra vez chuvas abundantes na Extremadura e Andaluzia Ocidental, mas evidentemente que não terá nada a ver com o que vimos na área mediterrânea”, indicou Rubén del Campo.

  • DANA. Sobe para 95 o número total de mortos

    O número de mortos resultante da tempestade DANA na Comunidade Valenciana sobe para 92, informa o Centro de Coordenação Operativa Integrado.

    No último balanço, as autoridades valencianas estimavam 70 vítimas mortais.

    mais três mortos, dois deles em Castilla La Mancha e um na Andaluzia. Na totalidade, são 95 vítimas mortais.

    O mesmo Centro de Coordenação ainda refere que “continua o processo de levantamento e identificação da vítimas”.

  • Homem que morreu em Málaga é um cidadão britânico

    O homem de 71 anos que morreu no hospital depois de ter sido resgatado de casa era um cidadão britânico que vivia em Alhaurín de la Torre, Málaga, avançou o presidente do governo regional de Andaluzia no X. “Teve hipotermia e morreu após sofrer diversas paradas cardiorrespiratórias”, escreveu Juan Manuel Moreno Bonilla.

  • Comunidade de Madrid declara três dias de luto

    A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, decretou hoje três dias de luto na região pelas mortes causadas pela forte tempestade.

    O decreto da Comunidade de Madrid declara luto oficial “em memória e em sinal de pesar pelas vítimas da tempestade que afetou o nosso país e como testemunho da dor da Comunidade de Madrid perante o sofrimento de todos os afetados pela tragédia”, citou o El País.

  • Guardia Civil calcula que 5.000 veículos estejam bloqueados

    A Guardia Civil informou que calculam que estejam ainda 5.000 veículos bloqueados e 1.200 pessoas presas entre a A-3, que liga Madrid a Valência, e a A-7, que percorre toda a costa mediterrânica espanhola. Segundo o El Mundo, foram já efetuados 2.500 resgates e 750 agentes da Guardia Civil continuam a trabalhar na região de Valência.

  • Ministra da Administração Interna expressou solidariedade ao homólogo espanhol

    A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, contactou o homologo espanhol, Fernando Grande Marlaska, para expressar solidariedade pela situação de inundações que as regiões de Valência e Málaga enfrentam.

    Ao Observador, fonte do Ministério da Administração Interna avançou que Margarida Blasco afirmou que Portugal está disponível para apoiar o país vizinho.

    Ainda não está definido que meios vão ser enviados para Espanha.

  • Uma centena de pessoas resgatadas em Málaga

    Uma centena de pessoas já foram resgatadas em Málaga, principalmente em Álora, Cártama e Alhaurín de la Torre, avançou o El Mundo. Nas últimas 24 horas, o número de incidentes registados ascende a 450.

    No total, 13 pessoas que foram resgatadas tiveram de ser realojadas.

  • Governo espanhol aconselha a população a não conduzir em Cádiz, Sevilha, Tarragona e Barcelona

    O Ministério dos Transportes de Espanha recorreu ao X para aconselhar a população a não conduzir mais durante o dia de hoje nas regiões de Cádiz, Sevilha, Tarragona e Barcelona face ao risco que o agravamento das condições meteorológicas pode representar.

    Na publicação, deixam ainda informação sobre as estradas cortadas.

  • Presidente de Andaluzia confirma um morto e três feridos em Málaga

    O presidente do governo regional de Andaluzia, Juan Manuel Moreno Bonilla, confirmou que uma pessoa morreu e três ficaram feridas em Málaga na sequência das inundações, avança o El País.

    A vítima mortal é um homem de 71 anos que tinha sido resgatado de casa e transportado para o hospital, onde acabou por morrer.

    O número total de mortos sobe assim para 73.

  • Vídeo mostra canil inundado em Valência

    A página El Refugio de Maria, um canil situado em Sueca, Valência, publicou no Instagram um vídeo a mostrar as instalações inundadas, com os cães dentro de água. Na descrição da publicação, pedem ajuda, afirmando que ontem conseguiam resgatar as funcionárias mas não os animais e que por isso se mantiveram ali. Pedem comida, primeiros socorros e toalhas e ajuda para resgatar de lá os cães.

    “Não temos sítio para nos sentarmos, não temos sítio para dormir, não temos sítio para pôr os cães a dormir”, escrevem.

  • Macron expressa "total solidariedade" com Espanha: "França está preparada para assistir as equipas de resgate"

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, expressou hoje “solidariedade” com os “amigos espanhóis que estão a sofrer inundações terríveis”.

    “As minhas sinceras condolências às famílias das víitmas e dos seus ente queridos”, escreveu ainda o Chefe de Estado, deixando a garantia: “França está preparada para assistir as equipas de resgate”.

1 de 4