Histórico de atualizações
  • Fica por aqui a cobertura do conflito israelo-palestiniano desta segunda-feira. Pode continuar a seguir tudo o que de novo se passa neste novo liveblog.

    Fique connosco!

    Ataque com drone israelita atinge casa no sul do Líbano. Buscas pelos corpos dos dois reféns israelitas continua em Gaza

  • Donald Trump convida Netanyahu a visitar a Casa Branca

    O presidente dos EUA convidou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para visitar a Casa Branca “num futuro próximo”, segundo adiantou o gabinete de Netanyahu esta segunda-feira.

    O convite terá surgido no âmbito de uma chamada telefónica entre Netanyahu e Trump, que versou sobre o futuro de Gaza e o desarmamento do Hamas. “Os dois líderes salientaram a importância e o compromisso de desmantelar as capacidades militares do Hamas e desmilitarizar a Faixa de Gaza, e discutiram a expansão dos acordos de paz”, lê-se na nota divulgada.

    O convite ocorre depois de Trump ter deixado um aviso a Israel para não interferir no futuro da Síria e de um pedido de perdão por Netanyahu ao Presidente de Israel no caso de corrupção pelo qual está há meses a ser julgado. Segundo a imprensa israelita, esta seria a quinta visita do primeiro-ministro israelita desde que Donald Trump regressou à Casa Branca, em janeiro.

  • Papa apela aos líderes religiosos libaneses para combaterem a intolerância e a violência

    O Papa Leão XIV apelou hoje aos líderes religiosos libaneses para que combatam a intolerância e a violência, durante uma reunião inter-religiosa no centro de Beirute, no segundo dia da sua visita ao Líbano.

    “Vocês são chamados a ser artífices da paz: a enfrentar a intolerância, a superar a violência e a banir a exclusão”, declarou o Papa aos representantes de 16 comunidades libanesas, cristãs e muçulmanas, neste país profundamente dividido.

    Também hoje, Leão XIV lamentou que “às vezes, a humanidade olhe para o Médio Oriente com inquietação e desânimo, diante de conflitos tão complexos e prolongados”.

    “No meio dessas lutas, é possível encontrar esperança e ânimo” quando nos concentramos no que nos une: nossa humanidade comum e nossa crença em um Deus de amor e misericórdia. Numa época em que a coexistência pode parecer um sonho distante”, disse, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

  • Donald Trump avisa Israel para não interferir na Síria

    O Presidente dos EUA avisou esta segunda-feira Israel para não interferir no futuro da Síria, numa mensagem publicada na rede Truth Social dias após soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) se terem envolvido em confrontos com elementos armados no sul do território sírio.

    “Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir que o Governo da Síria continue a fazer o que se propôs, o que é substancial, a fim de construir um país verdadeiro e próspero. Uma das coisas que os ajudou muito foi o meu fim às sanções muito fortes e severas”, escreveu Donald Trump, acrescentando: “É muito importante que Israel mantenha um diálogo forte e verdadeiro com a Síria e que nada aconteça que interfira na evolução da Síria para um Estado próspero”.

    Trump deixou ainda elogios ao novo chefe de Estado da Síria, Ahmed al-Sharaa, que recebeu recentemente na Casa Branca e que considerou estar a “trabalhar diligentemente para garantir que coisas boas aconteçam e que tanto a Síria como Israel tenham uma relação longa e próspera”.

  • Ministro da Segurança Nacional defende que Netanyahu seja perdoado pelo Presidente de Israel

    O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, pediu esta segunda-feira ao Presidente de Israel, Isaac Herzog, para conceder o perdão ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e, simultaneamente, atacou ainda o departamento interno do Ministério da Justiça para investigações sobre a atuação das autoridades. Em causa está, segundo o ministro de extrema-direita, um enviesamento político contra as forças políticas de direita.

    “Nunca morreu — operou discretamente como ferramenta política da esquerda para enterrar a má conduta policial sob governos de esquerda”, afirmou Ben-Gvir, aludindo a supostas ilegalidades na investigação do processo de corrupção contra Netanyahu.

    O departamento “é apenas uma pequena parte do aparato bem oleado do Estado Profundo”, referiu Ben-Gvir, citado pelo jornal israelita Haaretz, no qual considerou que “persegue politicamente a direita”. “Eliminar a corrupção no sistema jurídico é tão importante quanto perdoar o primeiro-ministro”, concluiu o ministro israelita.

  • Herzog diz que pedido de indulto de Netanyahu é "perturbador" para muitos e decidirá com "interesses de Israel em mente"

    Após muitas críticas ao pedido de Netanyahu para obter um indulto presidencial nos casos de corrupção em que foi acusado, o Presidente israelita, Isaac Herzog, veio reagir ao pedido, garantindo que colocará o “bem do Estado de Israel” em primeiro lugar”.

    “Percebo muito bem que isto é profundamente perturbador para muitas pessoas no país e em diferentes comunidades, e que gera debate”, disse, citado pelo Haaretz. E acrescentou que terá um processo de decisão “adequado”, “considerando apenas o bem do Estado de Israel e da sociedade israelita e mantendo apenas os interesses do Estado de Israel em mente”.

    O Presidente frisou que “retórica violenta” não o influenciará, convidando os israelitas a visitarem a residência presidencial para serem ouvidos sobre o assunto.

  • Ministério da Saúde palestiniano: nove mortos e um ferido nas últimas 24 horas

    O ministério da Saúde palestiniano, controlado pelo Hamas, comunicou que ataques israelitas fizeram nove mortos e um ferido na faixa de Gaza durante as últimas 24 horas.

    Segundo as contas do Hamas, desde o cessar-fogo que se iniciou a 11 de outubro — com acusações mútuas de violação do mesmo –, foram mortos 356 palestinianos.

  • Cruz Vermelha e Hamas procuram corpo de refém israelita em campo de refugiados

    Equipas da Cruz Vermelha e do Hamas estão a conduzir uma busca pelos “restos mortais” de um refém israelita no campo de refugiados de Jabalia, em Gaza.

    O Times of Israel recorda que os corpos de dois reféns mortos logo no dia 7 de outubro de 2023 ainda estão em Gaza — o polícia israelita Ran Gvili e um cidadão tailandês, Sudthisak Rinthalak.

  • Trump deve intervir se Netanyahu não for perdoado, incluindo com sanções a magistrados israelitas

    A ministra da Proteção Ambiental israelita, Idit Silman, veio defender que se o Presidente, Isaac Herzog, não conceder o indulto que Benjamin Netanyahu pediu para os casos de corrupção em que está a ser julgado, Donald Trump deve intervir.

    Numa entrevista ao canal israelita i24, Idit Silman disse que o indulto deve acontecer “pelo bem do povo israelita” e pela “união do povo”. Se não, Trump deve mesmo intervir e Silman sugere sanções contra responsáveis pelo sistema de justiça israelita.

  • Bom dia,

    Neste liveblog vamos estar a acompanhar as notícias relativas à guerra em Gaza e aos conflitos no Médio Oriente. Neste link pode recordar as notícias que marcaram este domingo.

    Fique connosco!

1 de 1