Atualizações em direto
-
Irão desvaloriza eleições norte-americanas: iranianos não sentirão "impacto"
O Irão desvaloriza o resultado das eleições norte-americanas. Um porta-voz do Governo, Fatemeh Mohajerani, já veio dizer à agência Tasnim que os iranianos não serão “impactados” pelas eleições dos Estados Unidos, como cita o Haaretz.
-
Netanyahu festeja "enorme vitória" de Trump: "O maior regresso da História!"
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, já comemorou efusivamente a provável vitória (já confirmada por jornais norte-americanos) de Donald Trump, que classifica como “o maior regresso da História!”.
“O seu regresso histórico à Casa Branca proporciona um novo começo para a América e um poderoso regresso ao compromisso com a grande aliança entre Israel e a América”, disse o governante israelita.
Netanyahu acrescenta, na rede social X, que esta é uma “enorme vitória” e cumprimenta Donald e Melania Trump com “verdadeira amizade”.
Dear Donald and Melania Trump,
Congratulations on history’s greatest comeback!
Your historic return to the White House offers a new beginning for America and a powerful recommitment to the great alliance between Israel and America.
This is a huge victory!
In true friendship,… pic.twitter.com/B54NSo2BMA
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) November 6, 2024
-
Ministros israelitas celebram resultados de Trump e já assumem vitória: "Bem vindo de volta, senhor Presidente"
São, a esta hora, vários os ministros que integram o governo israelita que estão a declarar a sua satisfação com a tendência positiva a favor de Donald Trump.
Como conta o Times of Israel, ministros do partido de Benjamin Netanyahu, o Likud, já celebram a possível vitória de Trump.
“Bem vindo de volta, senhor Presidente!”, escreve o ministro da Educação, Yoav Kisch. O responsável pela pasta da Cultura, Miki Zohar, escreve: “Parabéns ao Presidente-eleito, Donald Trump. Já estamos ansiosos pelos próximos quatro anos”.
Vários ministros mais extremistas também estão a celebrar: é o caso do ministro da Segurança Nacional, Ben Gvir, escreveu “siiiimmm” no Twitter, com uma bandeira israelita e uma norte-americana, partilhando uma publicação antiga sobre Trump (“Deus o abençoe”).
Yesssss 💪🏻🇮🇱🇺🇸 https://t.co/kPqkYI3PDP
— איתמר בן גביר (@itamarbengvir) November 6, 2024
O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, não mencionou especificamente Trump mas pareceu celebrar, escrevendo na rede social X: “Deus abençoe Israel, Deus abençoe a América”.
God bless Israel🇮🇱
God bless America 🇺🇸— בצלאל סמוטריץ' (@bezalelsm) November 6, 2024
-
Bom dia,
Neste liveblog vamos estar a acompanhar todas as notícias relevantes a propósito da guerra em Gaza.
Aqui pode recordar as notícias que marcaram esta terça-feira.