Atualizações em direto
  • Leitão Amaro diz que descida do IRS já este ano é "clara e flagrantemente diferente do que diz a lei-travão"

    O ministro da Presidência disse, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, que a ideia de Pedro Nuno Santos de que o Governo está obrigado a fazer a alteração das retenções na fonte de IRS já este ano seria inconstitucional.

    António Leitão Amaro diz que o que o líder do PS classifica de “birra” é na verdade a “confirmação de que o Parlamento aprovou uma redução de receita no ano económico em curso e isso é uma clara e flagrantemente diferente que diz a lei travão.”

    O ministro da Presidência recusa-se a dizer se o Governo planeia enviar o diploma das taxas do IRS aprovado na Assembleia da República se o Presidente da República não o fizer. “Este é o tempo do Presidente”, diz.

  • Governo avisa PS e Chega que quem não aprovar OE2025 "será responsável por impedir a governação"

    O ministro da Presidência, na mesma entrevista ao Negócios e à Antena 1 pressiona ainda o PS e Chega a aprovarem do Orçamento do Estado para 2025 em outubro, dizendo que “quem o chumbar será responsável por impedir a governação e o Programa de Governo que viabilizou”.

    Nessa mesma pressão tenta contrariar o argumento da oposição para não o fazer, ao dizer que “quem viabilizar o Orçamento do Estado não está a responsabilizar-se pelo resultado da governação”.

  • Rui Rocha acompanha preocupações na justiça mas defende visão “mais ampla”

    O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que acompanha as preocupações com a credibilidade da justiça, mas entende que é necessário uma visão “mais ampla” sobre o setor.

    “Nós acompanhamos as preocupações com a justiça, mas não temos da justiça uma visão parcial que é aquela que temos visto nos últimos tempos, que é a visão daqueles que só se preocupam com a justiça, quando, de alguma maneira, a justiça não lhes agrada”, disse Rui Rocha, que falava à agência Lusa à margem da celebração do aniversário do Núcleo Territorial de Coimbra da IL, na Figueira da Foz.

    Questionado sobre a crise de credibilidade da justiça portuguesa, o presidente da IL admitiu que há problemas, como a violação do segredo da justiça ou a detenção de pessoas para lá do tempo que é legal, mas disse que a preocupação não surge quando “determinados quadrantes políticos são questionados pela justiça”.

    “A justiça de facto funciona de forma não eficiente em Portugal e, portanto, as nossas preocupações são mais globais”, salientou, apontando para os atrasos nos processos ou a falta de meios de investigação.

    Segundo Rui Rocha, “aquilo que tem havido nos últimos tempos é uma reação de um determinado quadrante político porque, de alguma maneira, foi visado por investigações”. “Isso nós não subscrevemos. Nós preocupamo-nos com a justiça, diga ela respeito a quem disser”, assegurou.

  • PS/Açores diz que Governo Regional escolheu “protagonista político” para liderar a SATA

    O novo líder do PS/Açores considerou que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) ao nomear o antigo diretor regional dos Transportes Aéreos Rui Coutinho para presidente da SATA, escolheu um “protagonista político” para a liderança da companhia área.

    “O que nós tivemos ontem [sexta-feira] foi a escolha de um protagonista político para a SATA, com um currículo que nós conhecemos, pelo facto de ter feito parte de um governo, sem que o PS tivesse sido consultado, ou que tivesse sido ouvido”, afirmou Francisco César aos jornalistas, após a sua eleição como presidente dos socialistas açorianos.

    Como o PS não foi ouvido sobre a escolha do executivo regional, o presidente do PS/Açores disse que não se pronuncia “concretamente sobre a pessoa” que foi indicada para a presidência do conselho de administração da companhia aérea.

    Francisco César, que anteriormente tinha manifestado disponibilidade para dialogar com o PSD sobre o futuro da empresa, admitiu que o partido gostava de ter sido ouvido, mas assegurou que a disponibilidade mantém-se.

    “Mas, para haver diálogo, o PSD tem que perceber que tem 23 deputados e o PS também tem 23 deputados. E, portanto, para haver diálogo, tem que haver conversa e tem que haver respeito”, alertou.

    E acrescentou: “Até agora não houve qualquer tipo de diálogo. Eu gostava que houvesse, continuo disponível e continuarei praticamente até ao fim do meu mandato, para que isso aconteça. A bola não está deste lado, a bola agora está do outro lado”.

  • Mendes anuncia que Governo vai lançar "pacotão" de 60 medidas para a economia

    Luís Marques Mendes anunciou este sábado no comentário semanal na SIC que o Governo vai apresentar um “pacotão” de 60 medidas para a economia”, que se encontram a ser “ultimadas” e que serão apresentadas pelo ministro Pedro Reis já na próxima semana.

    As medidas, diz o antigo líder do PSD, são em áreas como “a inovação, sustentabilidade, comércio, turismo”, num plano que inclui “incentivos para que as empresas em Portugal ganhem escala.”

  • JPP/Açores diz que Governo Regional quer “pilotar” SATA com nomeação de Rui Coutinho

    O JPP/Açores considerou hoje que com a nomeação do antigo diretor regional dos Transportes Aéreos Rui Coutinho para presidente da SATA, o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) “quer pilotar a companhia aérea”.

    Em comunicado hoje divulgado, o coordenador regional do JPP/Açores, Carlos Furtado, diz não ter dúvidas “de que a indicação de Rui Coutinho para presidente do conselho de administração da SATA Holding SA, é a formalização de que o Governo Regional dos Açores quer indiscutivelmente ‘pilotar’ a companhia aérea”.

    Para o partido, “não está em causa a pessoa indicada, nem sequer a forma clara como o Governo Regional dos Açores assume agora esta condição, mas sim que o Governo Regional dos Açores clarifique aos açorianos qual o rumo que pretende para a companhia e consequentemente para a mobilidade aérea regional porque, isso sim, é o que interessa à região”.

    Na nota, o JPP/Açores congratula-se porque “finalmente a companhia aérea vai ter um novo conselho de administração”, no entanto, aponta que “o futuro da SATA passa pela gestão quotidiana a partir do Governo Regional dos Açores, sendo que este futuro continua comprometido”.

    O Governo Regional “não poderá doravante se desresponsabilizar de todos os acontecimentos e procedimentos que a companhia [aérea] levar a efeito, principalmente aqueles que não correrem bem”, lê-se.

  • Basílio Horta fez a entrega ao SNS do edíficio do novo hospital de Sintra

    O presidente da Câmara Municipal de Sintra e a secretária de Estado da Gestão da Saúde realçaram hoje a importância da construção do novo hospital de Sintra para um melhor acesso à saúde dos habitantes daquele populoso concelho.

    Basílio Horta e Cristina Vaz Tomé falavam no final da cerimónia de transferência para a Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra o direito de superfície do novo hospital de Sintra, assinalando assim o início da entrega do edifício ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

    O novo hospital, que deverá entrar em funcionamento em outubro, está situado no Casal da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins, com a área coberta de 10.500 metros quadrados e descoberta de 49.000 m2, representando um investimento de cerca de 60 milhões de euros por parte do município sintrense, dos quais 52 milhões foram já pagos, conforme adiantou Basílio Horta no evento.

    Em declarações aos jornalistas, Cristina Vaz Tomé salientou a “parceria virtuosa entre o Governo e a autarquia” de Sintra e apontou agora a necessidade de “criar condições para captar profissionais” de saúde para esta unidade que, disse, “está muito bem equipada” e que se estima que possa servir mais de meios milhão de pessoas do concelho.

  • Deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro recandidata-se à concelhia do PS/Porto

    O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro recandidata-se à liderança da concelhia do PS/Porto nas eleições de 6 de julho, às quais é o único candidato.

    Em comunicado, Tiago Barbosa Ribeiro avança que se recandidata à presidência da concelhia com o lema “Pelo Porto, Ganhar 2025!”.

    Tiago Barbosa Ribeiro é o único candidato a estas eleições, que decorrem em 6 de julho.

    Deputado na Assembleia da República desde 2015 e vereador na Câmara do Porto sem pelouro desde 2021, Tiago Barbosa Ribeiro afirma que esta candidatura “tem como foco preparar o PS Porto para uma vitória nas eleições autárquicas de 2025”.

    “O PS Porto quer vencer as eleições autárquicas em 2025 e esta candidatura vai garantir as condições para nos prepararmos para esse desafio na cidade”, acrescenta o socialista, que concorreu à liderança do município do Porto nas últimas autárquicas.

  • XXII Congresso do PCP será em Almada em "contexto de prolongada ofensiva reacionária anticomunista".

    O Congresso vai realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. Paulo Raimundo revela que será em Almada, num “contexto de prolongada ofensiva reacionária anticomunista”.

    XXII Congresso do PCP será em Almada em “contexto de prolongada ofensiva reacionária anticomunista”.

  • Mortágua condena papel de Portugal no tráfico de escravos no passado. "É nossa responsabilidade histórica na formação do racismo atual"

    Para a líder do Bloco de Esquerda, há uma responsabilidade “histórica” de Portugal na “formação do racismo atual”.

    Mortágua condena papel de Portugal no tráfico de escravos no passado. “É nossa responsabilidade histórica na formação do racismo atual”

  • Albuquerque critica irresponsabilidade do PS e do JPP ao recusarem dialogar

    O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, acusou hoje o PS e o JPP de “total irresponsabilidade”, por se recusarem a dialogar para consensualizar um programa de governo para a região.

    “Queria sublinhar é a circunstância do Chega, ao contrário do PS e do JPP que tiveram uma atitude de total irresponsabilidade, os tais que falavam tanto do diálogo, que as maiorias absolutas eram nefastas (…), quando o resultado eleitoral transforma o quadro político numa necessidade de diálogo, são os primeiros a recusar o diálogo ao nem sequer se sentarem com o partido vencedor para discutir um conjunto de propostas de interesse público”, disse o chefe do executivo madeirense.

    Miguel Albuquerque falava aos jornalistas à margem da visita que efetuou ao campo de golfe da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta, que representa um investimento de 12ME, um espaço que, disse, “coloca na zona oeste como polo de grande atratividade” e será “uma dos mais atrativos da Europa”, porque se localiza junto a uma falésia e “irá trazer milhares e milhares de praticantes à Madeira”.

    Questionado sobre as reuniões que decorrem ainda entre o Governo Regional e o Chega para consensualizar um programa de governo, visto que o partido insiste no afastamento de Miguel Albuquerque do cargo, o governante madeirense reforçou que estão “concentrados na resolução deste problema”.

    “Eu tenho que sublinhar que quer o CDS, quer a IL, quer o PAN, quer o Chega tiveram uma atitude de responsabilidade democrática, de humildade democrática, para se sentarem à mesa das negociações e conversarem relativamente a um programa que é de interesse público”, opinou.

  • Orbán critica grupos políticos que ignoram resultados das eleições europeias

    O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, criticou hoje os grupos políticos do Parlamento Europeu que ignoram os resultados das eleições europeias, notando que a direita continuará a construir colaborações na Europa.

    “O Partido Popular Europeu e os outros partidos de esquerda ignoraram a escolha dos europeus e chegaram a um pacto vergonhoso, uma distribuição de poder”, afirmou Orbán, citado pelo jornal da Hungria Magyar Nemzet.

    Para o primeiro-ministro da Hungria, os socialistas e os liberais “abusaram” ao acordarem o segundo mandato da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, bem como ao elegerem António Costa como presidente do Conselho Europeu, e Kaja Kallas como chefe da política externa da União Europeia.

    Contudo, Orbán prometeu que os partidos de direita da Europa vão continuar a cooperar.

  • António Costa na Europa é bom para Portugal?

    Tiago Antunes considera a eleição de António Costa uma “vitória” para o Governo. Lídia Pereira sublinha a falta de apoio do PS à candidatura de Von der Leyen à presidência da Comissão Europeia.

    [Ouça aqui o Causa Própria com Tiago Antunes e Lídia Pereira]

    António Costa na Europa é bom para Portugal?

  • PCP aceita reunir com Livre mas lembra que tem projeto autárquico diferente de todos os partidos

    O secretário-geral do PCP anunciou hoje que o partido aceitou o pedido de reunião do Livre para pensar acordos à esquerda para as autárquicas, mas sublinhou que os comunistas têm um projeto autárquico “distinto de todos os outros”.

    Em conferência de imprensa após uma reunião do comité central, Paulo Raimundo afirmou que este encontro com o Livre será uma “reunião normal”, mas sublinhou as atuais “responsabilidades autárquicas do PCP” e que o partido está “numa disputa pela afirmação desse projeto distintivo”.

    “Já respondemos afirmativamente no sentido de fazer essa reunião, uma reunião normal, até no seguimento das próprias eleições do Parlamento Europeu é uma reunião normal, vamos aceitar, estamos ainda em fase de agendamento de data, porque estes calendários às vezes não permitem mais cedo”, declarou o líder do PCP.

    Paulo Raimundo evitou dar uma resposta definitiva sobre a possibilidade de vir a existir uma aliança à esquerda nas próximas autárquicas, reiterando apenas as diferenças das propostas comunistas para as restantes forças e que esta é uma questão que depende dos projetos políticos que forem apresentados.

  • Sindicatos lamentam que Governo e CP não tenham feito esforço para acordo conjunto

    As organizações sindicais que organizaram a greve dos trabalhadores da CP que decorreu esta sexta-feira, lamentaram hoje que o Governo e a empresa não tenham feito “qualquer esforço” para alcançar um acordo conjunto.

    “Lamentamos que a CP e a tutela setorial não tenham feito qualquer esforço para alcançar um acordo conjunto de sindicatos”, lê-se num comunicado hoje divulgado.

    Na sexta-feira, o Governo anunciou, em comunicado, que a greve que decorria desde 27 de junho e até 14 de julho foi suspensa, após ter sido alcançado um acordo com o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ).

    A par desta greve, mais de 10 estruturais sindicais também organizaram uma paralisação que decorreu na sexta-feira e que contou com perto de 100% de adesão.

    Contudo, o Governo e a CP não voltaram a negociar com estes sindicatos. A última reunião tinha ocorrido na quarta-feira.

  • Luís Montenegro vai encontrar-se com António Costa na próxima 2.ª feira

    Luís Montenegro vai estar com António Costa na próxima segunda-feira.

    Numa nota de agenda, o gabinete do primeiro-ministro informa que dia 1 de julho vai às 13 horas ter um “almoço com o presidente eleito do Conselho Europeu, António Costa”, na residência oficial.

    Depois, Montenegro parte para Frankfurt para assistir ao jogo entre Portugal e Eslovénia, que disputam um lugar nos quartos de final do Euro 2024.

  • António Costa foi o nome acordado para chegar à Presidência do Conselho Europeu.

    António Costa chega à cadeira de sonho e vai ser presidente do Conselho Europeu

    Depois dessa escolha, já esteve com Ursula von der Leyen, que ficará presidente da Comissão Europeia, e com Kaja Kallas na que será chefe da diplomacia europeia, num aeroporto em Bruxelas.

  • Bom dia

    Abrimos aqui novo liveblog para acompanhar a atualidade política. Isto depois de António Costa ter sido escolhido para próximo presidente do Conselho Europeu.

    Para ver o que aconteceu na sexta-feira pode ver o liveblog que agora arquivamos.

    Chegar ao Conselho Europeu após demissão? “Se fosse crente porventura diria que era um milagre”, diz Costa

    Continue connosco.

1 de 1