Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a morte da Rainha Isabel II ao longo dos últimos dias.

    Mais de seis horas depois, Rainha chegou ao Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo

    Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!

  • Carlos III terminou primeiro discurso a citar "Hamlet"

    “May ‘flights of angels sing thee to thy rest'”, que em português poderia ser traduzido como anjos cantam-te para o teu descanso, foi a forma como o novo Rei terminou o discurso ao país.

    O tributo de Carlos III à “querida mamã” foi concluído com uma frase de “Hamlet”, de Shakespeare, nota a BBC. A frase surge no final da peça do dramaturgo britânico.

  • Uma reunião com o Accession Council e nova reunião com Truss: o programa para este sábado

    O programa para este sábado, dia em que Carlos III vai ser proclamado Rei de Inglaterra, tem vários eventos.

    Durante a manhã, o Accession Council, o órgão cerimonial que se reúne após a morte de um monarca, vai reunir no Palácio de St James, em Londres, para formalizar a proclamação do novo Rei. O conselho vai proclamar formalmente o Rei Carlos como novo monarca.

    Este será o primeiro evento oficial em que o Rei vai participar. Também será a primeira vez em que a reunião vai ser transmitida na televisão, diz o Telegraph.

    A primeira proclamação do novo soberano vai ser feita a partir da varanda de Friary Court, sendo depois feitas mais proclamações noutros pontos da cidade de Londres e, mais tarde, do país.

    As bandeiras também deixarão de estar a meia haste a partir das 13 horas, ficando assim durante 24 horas, para coincidir com a proclamação. Mais tarde, regressarão a meia haste devido ao luto pela Rainha.

    Já à tarde, o Rei vai ter audiências com a primeira-ministra e o respetivo gabinete.

  • William e Kate, o Príncipe e a Princesa de Gales. Mudança já está nas contas das redes sociais

    Depois de o Rei Carlos III oficializar durante o discurso que William e Kate vão ter o título de Príncipe e Princesa de Gales, as contas nas redes sociais já estão a refletir essas mudanças.

    A conta da Casa de Kensington no Twitter já foi alterada para “O Príncipe e a Princesa de Gales”. Durante a tarde, a conta tinha os títulos que William e Kate adquiriram com as mudanças na linha de sucessão — Duque e Duquesa de Cornualha, que se juntou ao título de Duques de Cambridge.

    Kate é a primeira pessoa a ter o título de Princesa de Gales desde a morte da Princesa Diana.

  • Primeira-ministra da Escócia expressa "gratidão" pelo "serviço e dedicação da Rainha"

    Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, escreveu na entrada no livro de condolências da Rainha Isabel II, disponível em Edimburgo, um agradecimento pelo “serviço, dedicação e amor permanente pela Escócia”.

    “De várias formas, e para muitos de nós, era Isabel, a Rainha dos Escoceses”.

    “Pessoalmente, vou estimar e valorizar para o resto da minha vida as palavras de sabedoria e conselho que fui tão privilegiada em receber durante as audiências que graciosamente me concedeu.”

    “Na nossa tristeza, vamos continuar a ser guiados pelo seu exemplo e inspiração. Obrigada, Ma’am, que descanse em paz.”

  • O vídeo da primeira vez em que "God save the King" foi entoado

    Já há imagens da primeira vez em 70 anos que o hino britânico foi cantado com a letra “God save the King”. Durante o reinado de Isabel II o hino foi entoado com a expressão “God save the Queen”.

    As imagens são da cerimónia de homenagem à Rainha, na catedral de St. Paul, em Londres.

  • O elogio à mãe e a promessa de lhe seguir os passos. O vídeo do primeiro discurso de Carlos como Rei de Inglaterra, traduzido em português

    O novo monarca britânico recordou Isabel II com palavras de agradecimento e prometeu uma vida dedicada ao serviço da Coroa. Houve palavras para Camila e para os descendentes — incluindo Harry e Meghan. Reveja o primeiro discurso de Carlos III enquanto Rei, traduzido em português.

  • No pub, em casa ou no smartphone. Como os britânicos viram o discurso do novo Rei

    É a primeira vez em 70 anos em que houve um novo monarca a dirigir-se aos britânicos. O discurso foi visto em pubs ou em casa com a família.

    No pub, em casa ou no smartphone. Como os britânicos viram o discurso de um novo monarca

  • "Mulher irrepetível que serviu a coroa até ao fim", diz embaixador português

    O embaixador português José de Bouza Serrano evocou hoje, em declarações à agência Lusa, a Rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira aos 96 anos, como “uma mulher irrepetível”, que “serviu a coroa até ao fim”.

    “Ninguém é eterno, mas ela esteve bem até ao fim: cumpriu o seu juramento, serviu o seu país e a coroa até ao fim (…) Tornou-se um ícone e é uma mulher irrepetível, fez a transição entre dois séculos, em 70 anos”, declarou o diplomata, durante muitos anos chefe de Protocolo do Estado e autor de um livro intitulado “A Viúva de Windsor – Histórias da História do Longo Reinado de Isabel II”, uma edição da Oficina do Livro, chancela do grupo LeYa, que será publicado a 27 de setembro.

  • Marcelo deseja felicidades a Carlos III para reinado em condições “muito difíceis”

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desejou hoje, em nome dos portugueses, felicidades ao novo monarca do Reino Unido, Carlos III, considerando que inicia o seu reinado em condições “muito difíceis”.

    Em declarações aos jornalistas no Rio de Janeiro, onde hoje terminou uma visita oficial ao Brasil, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que “a felicidade do Reino Unido será a felicidade de Portugal e a felicidade da aliança entre Portugal e o Reino Unido”.

    Marcelo afirmou ainda querer “formular em nome de todos os portugueses as maiores felicidades naquilo que ele definiu como a dedicação integral ao Reino Unido, aos países de que também é chefe de Estado e à comunidade britânica nos anos que restam da sua vida”.

  • A imagem do encontro entre Liz Truss e Rei Carlos III

    Foram divulgadas algumas imagens do primeiro encontro entre o Rei Carlos III e a primeira-ministra britânica, Liz Truss.

    A BBC refere que a possibilidade de ter um vislumbre de alguma conversa entre um monarca e um primeiro-ministro nestes encontros é algo invulgar. Num vídeo partilhado pela BBC, é possível perceber que o Rei diz à governante que “foi comovente” ver a multidão no Palácio de Buckingham, à chegada a Londres.

    Truss deu as “mais sinceras condolências” ao Rei, algo que o monarca agradeceu.

    A morte de Isabel II era “um momento que temia”, disse Carlos III, tal como sei que muita gente também temia”.

    Liz Truss e Rei Carlos III

  • Discurso de Carlos III foi gravado na sala em que Rainha costumava gravar mensagens de Natal

    A Sky News “esmiuçou” o cenário do primeiro discurso do Rei Carlos III.

    A mensagem aos britânicos foi gravada na sala de desenho azul, no Palácio de Buckingham, onde a Rainha gravou algumas das mensagens de Natal.

    Na secretária de Carlos III estava uma mistura de ervilhas-doce com alecrim, um símbolo de lembrança. O Rei estava também próximo de um vaso que tinha três corgi na base — a raça de cães favorita da Rainha.

  • "God save the King" entoado pela primeira vez

    A mudança de monarca faz com que o hino de Inglaterra sofra alterações. Na cerimónia de homenage à Rainha Isabel II, na catedral de St. Paul, em Londres, foi a primeira vez em que foi ouvido “God save the King”.

    Há 70 anos, a duração do reinado de Isabel II, que o hino era entoado com a letra “God save the Queen”.

  • Embaixador britânico em Portugal expressa profunda tristeza

    O embaixador do Reino Unido em Portugal, Chris Sainty, expressou hoje profunda tristeza pela morte da rainha Isabel II, manifestando um “tremendo orgulho e gratidão” pela oportunidade de ter servido a monarca.

    “Durante vários dias iremos lamentar a perda da nossa adorada rainha, no meu caso com profunda tristeza, mas também com tremendo orgulho e gratidão pela oportunidade de a servir, sempre inspirado pelo seu serviço à nossa nação”, realçou Chris Sainty através da rede social Twitter.

    Numa mensagem de “sinceras condolências” à família real, o embaixador britânico em Portugal recordou que a monarca “era amada por muitos em Portugal”. Chris Sainty agradeceu ainda as “inúmeras amáveis, atenciosas e comoventes mensagens que recebemos de pessoas de todo o país”.

  • Joe Biden vai estar presente no funeral da Rainha

    A Casa Branca confirmou que Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, vai estar presente no funeral da Rainha. O funeral ainda não tem data oficial, mas vários meios britânicos mencionam a possível data de 19 de setembro.

    Esta data é assumida pelos media ingleses tendo em conta que o funeral pode ser realizado dez dias após a morte da Rainha.

    É expectável que os detalhes do funeral sejam confirmados em breve.

  • "À minha querida mamã deixo apenas obrigado", diz Carlos III

    “À minha querida mamã quero deixar apenas obrigado”, diz Carlos III no final do primeiro discurso à nação.

    O novo Rei de Inglaterra referiu ainda que a “querida mamã” junta-se agora ao pai, Filipe, o Príncipe de Edimburgo, que morreu no ano passado.

  • Carlos III fala sobre novo título de William e Kate e expressa amor a Harry e Meghan

    “Sei que vai estar à altura do seu novo papel” de Rainha consorte, diz Carlos III sobre a esposa, Camila.

    Deixa ainda uma palavra ao filho mais velho, William, que “agora assume os títulos escoceses que significaram tanto para mim, agora assume o título da Cornualha.”

    “Hoje estou orgulhoso de criar um novo Príncipe de Gales”, título que William também vai assumir.

    Além disso, deixa ainda uma palavra de “apreço” ao filho mais novo e à nora, Harry e Meghan Markle.

  • Carlos III compromete-se a ter a mesma devoção de Isabel II

    “Quando assumiu o trono, o país ainda estava a viver com os constrangimentos da Segunda Guerra Mundial”, recorda Carlos III, o novo Rei de Inglaterra.

    “Os nossos valores mantêm-se — e devem manter-se constantes Os nossos deveres também se mantêm.”

    “Nessa fé e nos valores que inspira fui inspirado a ter um sentido de serviço para com os outros.”

    “Como a Rainha fez com tanta devoção, também agora me comprometo, no tempo que Deus me conceda”, promete.

  • "Comprometeu-se a servir o seu povo", diz Carlos III

    “Comprometeu-se a servir o seu povo”, frisa o Rei Carlos III. O reinado “foi um compromisso pessoal, que marcou toda a sua vida. Fez sacríficios, dedicou-se (…) e nunca vacilou durante o seu tempo de serviço.”

    “Na sua vida de serviço, em conjunto com o abraço do progresso, que nos faz enormes enquanto nação, o afeto e respeito tornaram-se emblemáticos do seu reinado.”

  • Rei Carlos III faz o primeiro discurso à nação

    O Rei Carlos III destaca o “compromisso” da Rainha Isabel II, transmitindo à nação que é um exemplo”.

    No primeiro discurso, destaca que pretende reforçar o sentimento de “compromisso” com a Coroa britânica.

1 de 5