Atualizações em direto
-
O que disseram os selecionadores
“Sabemos como ele [Jesus] costuma jogar nos clubes que já orientou e vimos no jogo com o País de Gales como Portugal jogou um pouco diferente. Temos de ter isso em consideração no nosso plano de jogo. Creio que será equilibrado, é em nossa casa, temos de tentar parar as melhores unidades mas também fazer o nosso jogo e sermos leais à forma como temos jogado nos últimos anos”, afirmou Solbakken.
“É uma das equipas mais fortes da Europa. Têm jogadores que nós conhecemos. Vão criar situações muito mais difíceis para a última linha. Espero que a equipa tenha capacidade para responder. Não há muito para evoluirmos em relação ao último jogo. O que nos vai fazer evoluir é o jogo que já fizemos, mas estou confiante que a equipa vai dar resposta defensivamente e que, ofensivamente, a equipa possa ser individualmente mais criativa. É difícil pela qualidade que têm coletiva e individualmente, como demonstraram no Mundial. Têm os seus trunfos e têm qualidade, mas nós também. Acredito muito no que vamos fazer amanhã [domingo]”, disse Jesus.
-
Noruega também venceu na quinta-feira
Os vikings chegaram à Liga das Nações depois de terem alcançado a melhor prestação da sua história em Mundiais na América do Norte, tendo caído nos quartos de final, diante de Inglaterra. A estreia na nova edição da prova da UEFA não podia ter corrido melhor, com a Noruega a vencer a Dinamarca pela primeira vez desde 2000.
-
As mudanças de Portugal na estreia
Diante da formação galesa, as diferenças foram mínimas em relação ao jogo que ditou a eliminação do Campeonato do Mundo, com Jesus a optar por trocar apenas João Neves por Rúben Neves. A entrada em campo acabou por ser intermitente, embora o golo do jogador do Al Nassr tenha acalmado a equipa das quinas. O domínio desapareceu depois do intervalo e, na segunda parte, a Seleção decaiu em termos exibicionais, acabando o jogo a sofrer, com o País de Gales a ameaçar o empate. No final, o novo selecionador nacional não escondeu que é possível fazer melhor, mostrando-se satisfeito com a primeira amostra.
-
Portugal vem de vitória em casa
No Estádio José Alvalade, a nova era da Seleção Nacional começou como se competia, com a equipa agora liderada por Jorge Jesus a superar o País de Gales, fruto de um golo de João Félix ainda na primeira parte (1-0). Para lá do resultado que, naturalmente, é o principal ponto positivo a retirar da estreia na Liga das Nações, a mudança no comando técnico chegou com um ajuste no sistema tático, com Jesus a abdicar do 4x3x3 de Roberto Martínez e a partir de um 4x4x2, com Félix a juntar-se a Cristiano Ronaldo — que saiu a cerca de 25 minutos do fim — no corredor central, Pedro Neto a surgir na direita e Bruno Fernandes a partir da esquerda para terrenos interiores.
-
Jesus muda quatro peças e deixa Ronaldo no banco
Em relação à estreia frente ao País de Gales, era certo que Jorge Jesus tinha de mexer no onze da Seleção Nacional, por conta da ausência por problemas de físico de Bruno Fernandes, mas o selecionador não se fica por aí. Para o lugar do médio do Man. United entra Francisco Conceição, ao passo que João Palhinha, João Neves e Gonçalo Ramos também saltam para o onze.
Assim, Rúben Neves, Vitinha e Cristiano Ronaldo são os restantes jogadores que perdem a titularidade, com o capitão a sentar-se no banco da Seleção no início de um jogo mais de dois anos depois de ter sido lançado ao intervalo frente à Escócia, também na Liga das Nações.
Destaque, na Noruega, para as titularidades de Fredrik Aursnes e Andreas Schjelderup.
-
O onze inicial de Portugal
Onze de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nuno Mendes; João Palhinha, João Neves, Francisco Conceição, Pedro Neto; João Félix e Gonçalo Ramos
Suplentes de Portugal: Rui Silva, Samu Soares; Diogo Dalot, Tomás Araújo, Nuno Tavares, Cristiano Ronaldo, Gonçalo Inácio, Bernardo Silva, Francisco Trincão, Rafael Leão, Rúben Neves e Vitinha
Treinador: Jorge Jesus
O 𝗫𝗜 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 para o segundo capítulo 📖🫡#NationsLeague | #NORPOR pic.twitter.com/sGtn1wVUW0
— Portugal (@selecaoportugal) September 27, 2026
-
O onze inicial da Noruega
Onze da Noruega: Orjan Nyland; Julian Ryerson, Kristoffer Ajer, Torbjorn Heggem, Fredrik Aursnes; Sander Berge, Martin Odegaard, Patrick Berg; Andreas Schjelderup, Antonio Nusa e Erling Haaland
Suplentes da Noruega: Sander Tangvik, Egil Selvik; Odin Bjortuft, Leo Ostigard, Fredrik Sjovold, Jorgen Strand Larsen, Ole Blomberg, Marcus Pedersen, Kristian Thorstvedt, Thelo Aasgaard, Oscar Bobb e Erik Botheim
Treinador: Stale Solbakken
Laget mot ???????? pic.twitter.com/hO5IpRlm9N
— Fotballandslaget (@nff_landslag) September 27, 2026
-
Boa tarde! Estamos de volta à companhia dos nossos leitores aqui no Observador para seguir o segundo jogo de Portugal na Liga das Nações, com a deslocação da Seleção Nacional. O encontro terá início às 19h45, em Oslo. Fique connosco!