Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia, encerramos aqui este liveblog onde seguimos as votações republicanas em New Hampshire.

    New Hampshire. Trump perto de vencer primárias, mas Nikki Haley resiste e avisa: “Isto está apenas a começar”

    Continuamos a seguir as eleições norte-americanas no nosso jornal e na nossa rádio.

    Fique connosco, até já!

  • Boa noite,

    muito obrigado por nos terem acompanhado na divulgação dos resultados das primárias do estado do New Hampshire.

    Fique connosco!

  • Com 86% dos votos contados, Donald Trump segue na frente

    Até ao momento, foram contabilizados 86% dos votos nas primárias do estado do New Hampshire. Donald Trump está à frente com 54,8% dos votos, ao passo que Nikki Haley reúne 43,6%.

  • No discurso da vitória, Donald Trump não poupa críticas a Nikki Haley: "Teve uma noite muito má"

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, não poupou críticas à adversária, Nikki Haley. “Teve uma noite muito má. Falhou redondamente”, atirou.

    “Ela entrou com um vestido chique, que provavelmente não era tão chique assim, e disse que ganhou. Que mentira”, lamentou Donald Trump.

    “Quem era a impostora que subiu ao palco e declarou vitória? Ela saiu-se muito mal”, atirou Donald Trump, que lembrou a Carolina do Sul, onde Nikki Haley mantém alguma esperança de que será capaz de vencer.

    “Eu adoro a Carolina do Sul e nós estamos quinze pontos à frente dela”, disparou Donald Trump.

  • "Delirante." A reação intempestiva de Donald Trump ao discurso de Nikki Haley

    Na Truth Social, rede social fundada por Donald Trump, o ex-Presidente norte-americano reagiu de forma intempestiva ao discurso de Nikki Haley: “Delirante”.

  • Nikki Haley fala ao país após primárias e não desiste das primárias: "A nossa luta ainda não acabou. Temos um país para salvar"

    “A nossa luta ainda não acabou. Temos um país para salvar.” A candidata Nikki Haley não deita a toalha ao chão e reafirmou, num discurso ao país após ser conhecido que Donald Trump vencera as primárias republicanas no New Hampshire, que não vai desistir da corrida.

    Nikki Haley lembrou que “mais de 20 estados ainda vão votar”. “Devemos honrá-los e permitir que votem”, defendeu a antiga governadora da Carolina do Sul, que assinalou que “ainda falta muito” para terminar as primárias.

    “Maioria dos norte-americanos não quer um candidato tão velho”, apontou Nikki Haley, que sugeriu, no seu discurso, que Joe Biden é já o seu rival. “Teremos o tempo que necessitarmos para vencer Joe Biden.”

    Adicionalmente, Nikki Haley mandou uma farpa a Donald Trump, garantindo que o adversário enfrentará “tempos árduos” na Carolina do Sul, onde a republicana foi governadora. Mesmo assim, deu os parabéns ao seu rival. “Ele mereceu e reconheço isso.”

  • Com 24% dos votos contados, Donald Trump continua à frente com 52%. Nikki Haley tem 46,6%

    Até ao momento, com cerca de 24% dos votos contados no estado do New Hampshire, Donald Trump continua na frente com 52,5% dos votos, enquanto Nikki Haley se fica pelos 46,6%.

  • Joe Biden vence primárias democratas no New Hampshire

    Também sem surpresas, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, deverá vencer as primárias do Partido Democrata no New Hampshire, revela uma projeção da NBC News.

  • Donald Trump vence primárias do New Hampshire, diz Associated Press

    A Associated Press acaba de anunciar que Donald Trump venceu as primárias do estado do New Hampshire.

    O New York Times aponta para uma vantagem de cerca de 13 pontos percentuais por parte de Donald Trump face a Nikki Haley, mas ainda não é claro.

  • Urnas fecham definitivamente no New Hampshire

    Todos os locais de votos acabam de encerrar no estado do New Hampshire.

  • Com 18% dos votos contabilizados, Trump está à frente

    Foram apenas contabilizados 18% dos votos, mas, até ao momento, Donald Trump está em vantagem com 54,1% dos votos, ao passo que Nikki Haley contabiliza 45% nas primárias do New Hampshire.

  • Se Trump vencer com margem confortável no New Hampshire, foco passa a estar nas presidenciais

    A equipa de Donald Trump já tem uma estratégia delineada, caso o magnata vença as primárias do New Hampshire com uma margem confortável.

    Ao que apurou a CNN internacional, o magnata passar-se-á a focar nas presidenciais e não tanto nas primárias, cuja vitória passa a ser um dado adquirido após um possível triunfo no New Hampshire.

    Como parte dessa estratégia, Donald Trump estará presente nos chamados swing states — estados que mudam de cor política com frequência —, entre os quais Georgia, Arizona e Michigan. Em 2020, os democratas acabaram por triunfar naqueles três estados.

    A mensagem de Donald Trump será a de desvalorizar Nikki Haley, focando o combate político em Joe Biden e em tópicos como a inflação ou as migrações.

  • Maioria das urnas acaba de fechar no New Hampshire

    Maioria das urnas já fechou no New Hampshire, mas há algumas que permanecem abertas até às 21h00 (01h00, hora em Lisboa).

    Não obstante, é expectável que surjam as primeiras projeções dentro de momentos.

  • Biden ataca Trump devido à reversão do direito ao aborto a nível federal: "É o mais responsável por tirar esta liberdade da América"

    Num comício no estado da Virginia, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, atacou há momentos o seu antecessor, Donald Trump, pelo caso Roe v. Wade, que marcou a reversão do direito ao aborto a nível federal, passando para a tutela dos estados.

    “Deixam-me ser claro. A pessoa que mais responsável por tirar esta liberdade na América foi Donald Trump”, acusou Joe Biden, acrescentando que o magnata não tem “noção” sobre o “poder das mulheres na América”: “Mas prometo que ele em 2024 terá essa noção”.

    O Presidente dos Estados Unidos disse considerar que a reversão do direito ao aborto a nível federal é um “pesadelo” para as mulheres norte-americanas.

  • Equipa de Trump confiante, campanha de Nikki Haley recusa coroação e insiste que ainda "falta muito tempo"

    À CNN Internacional, um membro da campanha de Donald Trump mostrou-se confiante de que o ex-Presidente vencerá as primárias no New Hampshire com uma vantagem considerável.

    A equipa do magnata espera uma diferença de mais de dez pontos face a Nikki Haley, mas uma diferença de pelo menos sete pontos já seria considerada uma vitória por parte da campanha de Donald Trump.

    Por sua vez, à NBC News, um porta-voz da campanha de Nikki Haley insistiu na ideia de que as primárias do New Hampshire não são uma “coroação” de Donald Trump.

    “Ainda falta muito tempo”, comentou o porta-voz de Nikki Haley, acrescentando que apenas “dois estados decidiram”. “Deixe-se que mais decidam. As pessoas merecem escolher.”

  • Uma muito pequena localidade no New Hampshire já votou e deu a vitória a Nikki Haley

    Costuma ser um hábito nas primárias do New Hampshire. A pequena localidade de Dixville Notch, onde apenas vivem cerca de dez pessoas, já votou antes de as urnas serem encerradas — e todos os votos foram já contabilizados.

    Os seis votos registados foram Nikki Haley, tornando a republicana a vencedora naquela localidade que, tendo em conta a sua dimensão, não deverá influenciar os cálculos finais.

  • Sondagem da NBC mostra que 47% dos eleitores que votaram até agora são republicanos e 8% democratas

    Uma sondagem elaborada pelo canal de televisão NBC News mostra que, nestas primárias do New Hampshire, votaram até ao momento 47% eleitores que se identificam como republicanos e apenas 8% como democratas. Já os independentes, que não se identificam com nenhum dos dois partidos, são 45%.

    Entre os republicanos, 39% são “ligeiramente conservadores”, 31% são moderados e 24% são “muito conservadores”.

    No New Hampshire, ao contrário do que acontece com outros estados, pode votar qualquer residente em ambas as primárias.

  • Trump sugere nome do senador Tim Scott para vice-presidente

    A probabilidade de Donald Trump vencer as primárias republicanas é cada vez mais elevada e há um tema que começa a ser discutido: quem será que o magnata escolherá para ocupar o cargo de vice-presidente?

    Mike Pence, o antigo vice-presidente que também entrou nas primárias republicanas (tendo, não obstante, desistido), entrou em rota da colisão com Donald Trump após o assalto ao Capitólio e não deverá assumir aquele cargo novamente.

    Hoje, Donald Trump veio sugerir que poderá escolher o senador da Carolina do Sul, Tim Scott, que concorreu (e desistiu) das primárias republicanas, tendo declarado o seu apoio ao antigo Presidente.

    “É um tipo que eu estou a estudar”, confirmou Donald Trump.

  • Mesmo com mau resultado, Nikki Haley (e a doadores) dizem que candidata não deverá desistir — e esperará pela Carolina do Sul

    Nikki Haley já disse que não abandonará a corrida nas primárias republicanas, mesmo obtendo um mau resultado no New Hampshire, esperando pelo resultado na Carolina do Sul, estado no qual foi governadora entre 2011 e 2017.

    Também os doadores, que desempenham um papel fundamental no decorrer das campanhas, já garantiram que estão ao lado de Nikki Haley.

    “Seremos capazes de lutar até à Carolina do Sul”, disse Mark Harris, um dos estrategistas e financiadores por trás da campanha de Nikki Haley, citado pela CNN Internacional.

    As primárias na Carolina do Sul estão marcadas para dia 24 de fevereiro, o que levaria a campanha republicana a estender-se pelo menos por mais um mês.

    Não obstante, Ron DeSantis também já tinha prometido que não desistiria tão cedo — e acabou por o fazer no passado domingo.

  • Urnas no New Hampshire fecham definitivamente à 01h00 em Lisboa

    No New Hampshire, as urnas fecham quase todas às 19h00 (00h00 em Lisboa), mas algumas permanecerão abertas até às 20h00 (01h00 em Lisboa).

    Assim que encerrem, deverão ser conhecidas as primeiras projeções e, minutos mais tarde, os resultados oficiais.

1 de 2