532kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Eleições EUA

Eleições EUA

Elon Musk diz que apoia Ron DeSantis contra Trump

Atualizado
Novo dono do Twitter disse que apoiaria alguém "sensato e centrista" nas eleições republicanas. Pode essa pessoa ser Ron DeSantis, rival de Trump? "Sim", admitiu Elon Musk na rede social.
Eleições EUA

#YE2024. Kayne West candidata-se à presidência

O rapper norte-americano quer candidatar-se ao cargo de Presidente dos EUA e convidou Trump para ser o seu vice-presidente. Kayne West conta ainda que o ex-Presidente chamou "cabra" a Kim Kardashian.
Macroscópio

Capitalismo, clima e meninos à volta da fogueira

O activista capturado dos "okupas" climáticos, a estranha reacção a um livro esclarecedor e mais uma semana de protestos no Irão. O balanço da semana de José Manuel Fernandes neste Macroscópio.
Eleições EUA

Eleições americanas – um balanço quase final

A dita “derrota republicana” talvez não tenha existido. Em termos de doutrina e valores a agenda nacional-conservadora não foi posta em causa. O que estará em causa é a personalidade e estilo de Trump
Eleições EUA

Republicanos prometem investigar família de Biden

Republicanos dizem ter provas de que Biden mentiu no ano de 2019 sobre as atividades dos familiares. O partido considera que o candidato beneficia a sua família e escrutina as questões financeiras.
Eleições EUA

EUA. Pelosi deixa liderança Democrata no Congresso

Nancy Pelos confirmou que fica de fora da corrida à liderança Democrata no Congresso norte-americano, depois de os Republicanos terem garantido a liderança da câmara baixa.
Eleições EUA

Trump divide Republicanos e conservadores

Entre as figuras Republicanas que não veem futuro na recandidatura à Casa Branca do ex-presidente está o proeminente Jeb Bush Jr, que prontamente criticou Trump enquanto ele ainda discursava.
Eleições EUA

Trump recandidata-se para repor o "american dream"

Por "amor", Trump candidata-se à presidência em 2024 para "salvar o país" do "tempo de dor e desespero" do mandato de Biden. Promete que EUA serão "respeitados" — e que trará de volta glória perdida.
Noticiário

3h. Donald Trump é candidato à Casa Branca em 2024

"Regresso da América começa agora". É desta forma que Trump oficializa recandidatura, nas eleições presidenciais. Ainda, António Costa afirma que declarações de Carlos Costa são "falsas e ofensivas".
Eleições EUA

Câmara dos Representantes. Kevin McCarthy avança

Kevin McCarthy venceu eleição interna no Partido Republicano para liderar a bancada do partido na câmara baixa do Congresso norte-americano. Decisão final em janeiro.
Eleições EUA

Trump com nova derrota mas mantém "grande anúncio"

Grupo de candidatos apoiados por Trump derrotados nas intercalares continua a aumentar. Ex-Presidente continua a manter o “grande anúncio” em Mar-a-Lago, que pode ser a recandidatura à Casa Branca.
Eleições EUA

Controlo do Congresso dependente de 19 círculos  

Os resultados de alguns círculos, nomeadamente na costa oeste, estão a tardar devido ao grande volume de votos por correspondência registados nas eleições de 8 de novembro.
Imigrantes Ilegais

Português suspeito de roubo nos EUA é procurado

O ICE procura Daniel Mota, um cidadão de Portugal, procurado por violações administrativas de imigração por não manter o seu estatuto de estudante registado numa instituição académica.
Eleições EUA

EUA: Derrota do tribalismo revolucionário

Na terça-feira passada, acabou-se a conversa revolucionária em nome do povo. O povo derrotou a conversa revolucionária. Os eleitores votaram na moderação democrática, liberal, conservadora, republican
Resposta Pronta

"Vitória é democrata, mas não é graças a Biden"

Democratas já garantiram o controlo do Senado, mas Biden ainda está "fragilizado" na opinião pública. É uma "semi derrota republicana, graças a Trump". "Ron DeSantis foi um dos vencedores"
Eleições EUA

EUA. Democratas vencem Nevada e garantem Senado

Partido Democrata irá manter o controlo da câmara alta do Congresso, após Catherine Cortez Masto ter conquistado a última vaga no Senado em representação do Nevada. Joe Biden diz que sai "mais forte".
Macroscópio

O preço de ter como amigo um populista como Trump

Nos EUA, os republicanos não conseguiram reconquistar as duas câmaras do Congresso nas eleições intercalares, como esperavam, e devem-no a Trump. O balanço de José Manuel Fernandes neste Macroscópio.
Noticiário

8h. Ucrânia recupera 60 localidades em Kherson

Apesar da retirada de tropas de Kherson, Moscovo continua a reconhecer a cidade como russa. E, democratas conseguem controlo do congresso norte-americano, depois de vitória no Nevada.
Eleições EUA

Democratas garantem dois congressistas no Nevada

Os democratas Steven Horsford e Dina Titus conquistaram dois lugares na Câmara dos Representantes pelo estado do Nevada, onde os republicanos esperavam ganhar vantagem no Congresso.
Eleições EUA

Democratas ficam a um lugar de controlar Senado

Mark Kelly conquistou a reeleição para o Senado pelo estado do Arizona, deixando o Partido Democrata a uma vitória de manter o controlo da câmara alta do parlamento norte-americano.
Eleições EUA

Trump recebe apoio importante para presidenciais

Elise Stefanik tornou-se a responsável partidária de maior relevo a apoiar publicamente o antigo Presidente dos EUA para as eleições de 2024, pedindo aos republicanos que se unam em torno de Trump.
Eleições EUA

Estados Unidos: o dilema republicano

A crer nalguns comentadores da imprensa conservadora, Trump é o principal responsável pelo facto de a vitória republicana não ter tido a dimensão esperada.
Eleições EUA

Tudo em aberto nos EUA. Porquê o atraso?

À medida que os votos continuam a ser contados, há várias disputas eleitorais em que ainda não é possível projetar o vencedor. Não há maioria nem no Senado nem na Câmara dos Representantes.
Eleições EUA

Críticas a Trump sobem de tom entre republicanos

A vice-governadora republicana da Virgínia, Winsome Earle-Sears, que foi apoiante de Trump, disse que os eleitores enviaram, através da votação, "uma mensagem muito clara" de que "basta".
Eleições EUA

Um país numa encruzilhada

Os próximos dois anos serão muito difíceis para Biden, uma vez que, sem controlo do Congresso, poderá fazer muito pouco. Mas esse é o problema menor pois é o próprio país que chegou a uma encruzilhada
Eleições EUA

Fôlego

O Partido Republicano tem sido vítima da tomada de poder pela ala radical da sua base que está em conflito com a tradição republicana e com a elite do próprio partido.
Eleições EUA

Democratas com lugar na Câmara pelo Novo México

Os republicanos lideram a conquista de lugares na Câmara dos Representantes, com 207 mandatos, face aos 184 congressistas assegurados pelos democratas.
Noticiário

7h. Eleições EUA. Votos continuam a ser contados

Ainda é cedo para saber que partido vai controlar o congresso norte americano. Na Ucrânia, Volodymyr Zelensky reage com cautela à retirada de tropas russas da região de Kherson.
Eleições EUA

Biden: "Dia bom para a democracia e para os EUA"

Presidente eleito manifestou-se satisfeito com os resultados das intercalares, garantindo que pretende trabalhar com os colegas republicanos. Recandidatura será "decisão familiar".
Eleições EUA

Sobre a negação em política

Em política, a negação radical não é bem-vinda. A fuga pura e simples – a admissão da derrota, por mais insuportável que seja – deve ser a regra. Mas foi o desmaio que Trump escolheu quando perdeu.
Eleições EUA

Trump: deceção republicana, "triunfo" pessoal

Em declarações feitas na sua rede social, a Truth Social, Trump aproveitou ainda para lançar uma farpa a Ron DeSantis, na antecâmara de uma presumível corrida entre ambos às presidenciais de 2024.
Eleições EUA

Trump já está em luta contra DeSantis

Ron DeSantis venceu as eleições na Florida e deixou futuro em aberto: “Temos muito mais para fazer e eu só agora comecei a lutar". O antigo Presidente dos EUA quer colher os méritos do governador.
Semáforo Político

"Trump foi contraproducente" para os Republicanos

Sondagens previam onda vermelha, mas "não foram certeiras". Para a especilista em assuntos internacionais, Diana Soller, "Biden pode suspirar de alívio", mas não escapa ao "bloqueio sistemático"
Eleições EUA

EUA. Lusodescendentes eleitos nas intercalares

Nas intercalares de terça-feira, muitos luso-descendentes ou luso-americanos como Lori Loureiro Trahan ou Jack Martins saíram vitoriosos nas corridas eleitorais com cargos em vários distritos dos EUA.
Noticiário

18h. Lula da Silva vem a Portugal 

O presidente eleito do Brasil chega a Portugal de sexta-feira a oito dias e vai encontrar-se com António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda, sindicatos dos médicos deixam elogios a Manuel Pizarro.
Eleições EUA

Eleições nos EUA. Sete disputas fundamentais

Apesar de estarem centenas de lugares a votos, algumas disputas eleitorais poderão ser decisivas para o panorama político americano, no Senado e na Câmara dos Representantes — e até na Casa Branca.
Eleições EUA

Massachusetts elege primeira governadora lésbica

Pela primeira vez nos EUA apresentaram-se candidatos LGBTQ em todos os estados. Os resultados já estão a ser considerados históricos: pela primeira vez, foi eleita uma governadora assumidamente gay.
Noticiário

9h. Intercalares EUA. Decisão pode ser adiada

Tudo em aberto nas eleições intercalares nos Estados Unidos. Os votos ainda estão a ser contados e as autoridades já assumiram que os resultados podem demorar vários dias a serem conhecidos.
Eleições EUA

Vencem 130 candidatos que negaram vitória de Biden

Até agora 130 dos 300 candidatos republicanos nas eleições intercalares dos Estados Unidos que contestaram a vitória de Biden em 2020 foram agora eleitos.
Eleições EUA

Hochul é primeira mulher eleita governadora de NY

Kathy Hochul, que em agosto de 2021 substituiu o então governador Andrew Cuomo, tornou-se esta terça-feira à noite a primeira mulher eleita para o cargo no estado de Nova Iorque.
Eleições EUA

Pensilvânia. Dupla derrota republicana num estado

Meses após sofrer um AVC, e mesmo com dúvidas sobre a capacidade para desempenhar o cargo, John Fetterman bateu a concorrência republicana validada por Trump. E Shapiro segurou lugar de governador.
Resposta Pronta

EUA. "Dúvidas sobre candidato republicano em 2024"

Paulo Sande, especialista em assuntos internacionais, fala da expetativa de uma "vitória esmagadora dos republicanos". Destaca a vitória de Ron DeSantis, possível candidato presidencial, na Flórida.
Noticiário

7h. EUA. Democratas e republicanos "taco a taco"

Votos continuam a ser contados. Republicanos lideram eleições na Câmara dos Representantes, democratas conseguem virar lugar no senado. E ainda, reportagem em direto nas urgências de Lisboa e Porto.
Eleições EUA

"Democratas estão a superar expectativas" nos EUA

"Os democratas estão a superar expectativas em todo o país", afirmou o congressista Ted Lieu, que foi reeleito pelo 33º distrito da Califórnia. "Definitivamente não é uma onda vermelha, com certeza".
Eleições EUA

Intercalares mostram um país partido ao meio

Contrariamente ao que as sondagens indicavam, republicanos não conseguiram captar eleitorado e democratas conseguiram manter muitas das vitórias de 2018.
Eleições EUA

Como se saíram os adversários de Trump? Muito bem

Entre os potenciais adversários de Donald Trump pela nomeação presidencial, quatro foram a votos nas eleições intercalares. Todos conseguiram vitórias para o Partido Republicano.
Resposta Pronta

Eleições EUA. "Americanos estão a culpar Biden"

João Pedro Ferreira, professor universitário na Flórida, considera que, mesmo que democratas vençam, a noite não vai ser feliz para o partido de Joe Biden. Crise económica pode explicar resultados.
Eleições EUA

Frost, o primeiro congressista da Geração Z

Ganhou a eleição no 10º distrito da Florida por larga vantagem sobre o adversário republicano. Em janeiro, toma posse na Câmara dos Representantes.
Eleições EUA

EUA: eleitores desagradados com Biden

44% dos inquiridos mostraram-se ainda preocupados com o estado da democracia. Sondagem da Associated Press envolveu mais de 90.000 eleitores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.