315kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Eleições EUA

Joe Biden

Biden propõe reduzir emissões de metano em 30%

Biden espera convencer líderes de outros países a aderir à iniciativa sobre a redução de metano, que está programada para ser lançada oficialmente durante a cimeira de Glasgow.
Eleições EUA

Hillary Clinton. Advogado acusado de mentir a FBI

O caso remonta à campanha eleitoral de 2016 e à alegada ligação entre a equipa de Trump e os russos. O caso não demonstra, no entanto, que o FBI tenha procedido mal, que é o objetivo do procurador.
Califórnia

Futuro do governador da Califórnia vai a votos

Apoiantes de Trump tentam afastar o governador da Califórnia, mas as sondagens dão 60% das intenções de voto a Gavin Newsom. É a segunda vez que o futuro de um governador deste estado é referendado.
Café América

Guerras de Biden: vacina obrigatória e mais Estado

Biden quer forçar vacinação de 80 milhões, mas pode afastar ainda mais os não vacinados e os eleitores moderados. Esta semana temos desfiles de moda provocadores, elogios a Bush e os VIPs do Facebook
Café América

O 11 de Setembro ainda importa?

20 anos depois, o que resta do impacto do ataque de 2001 na política norte-americana e no mundo? E como olhar para a nova — e bizarra — lei anti-aborto no Texas, que passou por cima da Constituição?
Afeganistão

Talibãs desfilam com veículos militares de EUA

Uma longa fila de Humvees, veículos todo-o-terreno norte-americanos, circula lentamente pelas estradas de Kandahar, o berço dos talibãs, como celebração da vitória sobre os EUA.
Acordo Nuclear

Negociações sobre nuclear iraniano atrasadas

As negociações sobre o acordo internacional do nuclear iraniano, e que visam reintegrar os Estados Unidos no pacto, não devem retomar nos próximos dois a três meses.
Café América

O Afeganistão é pior do que o Vietname?

O momento já era um desastre para Joe Biden. Com os atentados da semana passada, o pior cenário possível ficou ainda pior. As consequências no futuro serão maiores entre os aliados ou com os inimigos?
Café América

Americanos escorraçados, aliados zangados

Nunca como agora se ouviram críticas duras dos aliados dos EUA às suas decisões, com o caos da saída do Afeganistão a transformar-se numa tragédia. Cabul já não é só igual a Saigão — é pior.
Afeganistão

20 anos sem os talibãs: o Afeganistão em números /premium

Em duas décadas, as áreas urbanas passaram a contar com mais 4% da população e cresceu a pique o acesso à água potável — de 27% para 75%. Também o acesso à rede de saneamento é duas vezes superior.
Afeganistão

Cabul cairia rapidamente (e Biden foi avisado)

Um memorando interno do Departamento de Estado avisou a administração Biden, em 13 de julho, que as forças talibãs poderiam ter uma ascensão rápida assim que as tropas norte-americanas saíssem.
Afeganistão

Derrota dos EUA no dia da independência afegã

Os talibã celebraram a derrota dos Estados Unidos no dia da independência do Afeganistão: "Forçámos outro arrogante do poder do mundo, os Estados Unidos, a falhar e a recuar do nosso território"
Afeganistão

Estados Unidos retiraram um total de 6.000 pessoas

Os Estados Unidos querem acelerar o ritmo de evacuação do território afegão. Ficaram aquém das expectativas porque queriam ter 5.000 a 9.000 pessoas por dia a sair pelo aeroporto de Cabul.
Café América

Chegou ao fim o estado de graça de Joe Biden

A saída caótica do Afeganistão e o regresso dos Talibã são marcas — ou manchas — inequívocas no mandato de Biden. Nos prémios temos a resistência à vacina, a demissão de Cuomo e o capitalismo racista.
WikiLeaks

EUA querem avaliar saúde mental de Assange

Justiça americana defendeu esta quinta-feira a "necessidade" de avaliar a saúde mental do fundador dos WikiLeaks. A possível extradição para os EUA está a ser analisada no Supremo Tribunal britânico.
Café América

EUA e UE. Trump não era o único problema

No último episódio antes das férias, olhamos para o encontro de Merkel e Biden e temos prémios para as consequências da retirada do Afeganistão, a defesa das vacinas e Trump culpado de todos os males
Café América

Pode Joe Biden ignorar o Haiti e Cuba?

O Haiti pode “não interessar muito”, mas a responsabilidade dos EUA não desaparece. Cuba traz o fantasma de uma crise migratória, um enorme problema para Biden que a indefinição não resolve
Café América

O legado do político mais odiado (antes de Trump)

Esta semana olhamos para a história que deixa Donald Rumsfeld, marcada pelo Iraque. E para a falta de estratégia dos EUA, que está a abrir caminho à China — com a ajuda de alguns europeus.
Eleições EUA

Diretor financeiro de empresa de Trump entrega-se 

Allen Weisselberg e a Trump Organization, do ex-presidente dos EUA, conhecem esta quinta-feira a acusação formal no âmbito de um processo que investiga alegados crimes fiscais.
Café América

A América volta à guerra?

Biden ordenou o segundo ataque aéreo a bases pró-Irão no Iraque e Síria. O que esta ofensiva diz sobre a sua estratégia? E houve prémios para Eric Adams e para o pivot que insultou o general Milley.
Estados Unidos da América

Rudy Giuliani impedido de exercer advocacia

Antigo mayor de Nova Iorque foi uma das vozes mais ativas a difundir as alegações falsas de Trump sobre fraude eleitoral. Tribunal considerou que Giuliani é uma "ameaça ao interesse público".
Café América

Putin pode ser um bom camarada?

Biden e Putin não ficaram amigos para sempre, mas podem ter inaugurado um novo tom na conversa entre EUA e Rússia. Será menos negro do que o que promete a nova liderança no Irão?
Café América

A América está de volta, mas só isso não chega

Esta semana falamos do regresso dos EUA ao “clube” e do que fica para lá das intenções. E temos prémios para a nova geringonça em Israel, as declarações fiscais de milionários e os tweets sem sentido.
G7

Merkel saúda "novo impulso" com chegada de Biden

A chanceler alemã considerou, no último dia da cimeira do G7, que a eleição de Joe Biden nos Estados Unidos da América (EUA) trouxe "um novo impulso" ao trabalho do grupo das sete nações.
China

China critica exercícios no Mar do Sul

Houve exercícios de manobra, em conjunto com navios de reabastecimento, operações com helicópteros e exercícios de artilharia com fogo real. Deveria haver operações que conduzissem à paz, diz China.
Coronavírus

Cimeira entre EUA e G7 com medidas mais justas

Joe Biden e G7 concordaram em continuar as suas políticas de apoio à economia global "enquanto for necessário" para criar uma recuperação "forte e equilibrada" da pandemia de Covid-19.
Café América

Biden à procura de aliados — e de um novo G7

Joe Biden parece ter um plano para o G7 — que talvez passe a D10 —, mas ainda tem de investir na relação com aliados como a UE. Esta semana também falamos de migração, do Supremo e das calças de Trump
Donald Trump

Trump prevê ser "reposto" na presidência em agosto

O ex-Presidente dos EUA Donald Trump tem dito a várias pessoas que tem a expectativa de ser "reposto" na Casa Branca já no próximo mês de agosto, segundo uma jornalista do The New York Times.
Café América

Biden procura a origem do vírus. E se fosse Trump?

Esta semana também falamos da discussão em torno do pacote de estímulo, dos planos para a imigração e do chumbo da comissão para investigar a invasão do Capitólio. E ainda temos John Cena e yoga legal
Café América

Joe Biden quer distância do Médio Oriente

Esta semana também falamos de anti-semitismo, de vacinas como moeda de troca, da violência dentro dos Estados Unidos e de muitos disparates. E, prepare-se, temos um donut para impostos.
Fact Check

Criança de 2 anos morreu durante testes da Pfizer?

Um post do Facebook dá conta da morte de um bebé de dois anos nos Estados Unidos da América durante os testes da vacina da Pfizer contra a Covid-19, mas as datas não batem certo.
Café América

Biden tem um problema com Israel

No partido pedem-lhe que se afaste de Netanyahu, fora exigem um apoio inequívoco, mas Biden parece pouco preparado para lidar com um conflito que também é reflexo da saída dos EUA do Médio Oriente.
Café América

Biden e a decisão de fazer política com as vacinas

O apoio de Biden ao levantamento das patentes das vacinas tem mais de estratégia política do que de combate à pandemia (e pode ter poucos efeitos práticos). Nos EUA, a divisão ideológica está de volta
Café América

Biden, impostos e China. E o regresso de Trump

O primeiro discurso de Biden no Congresso não teve grande novidade, muito centrado no novo plano de infraestruturas. É difícil que os republicanos o aceitem, mas Trump pode estar a limitar as reações.
Estados Unidos da América

Rudy Giuliani alvo de buscas do FBI

O antigo mayor de Nova Iorque estará a ser investigado pela sua relação com oligarcas e altas patentes ucranianas — e pela conexão dessas relações com Trump. O seu advogado critica as buscas.
Café América

Biden. 100 dias não chegam para unir a América

Mais popular do que Trump, mas bastante menos do que outros antecessores, Biden chega aos 100 dias de mandato com vitórias na pandemia, caminho a fazer na economia e a marcar passo na imigração.
Cimeiras

Putin e Biden planeiam cimeira para junho

Os presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Joe Biden, planeiam realizar uma cimeira em junho. Será a primeira entre os dois países desde 2018, quando Trump e Putin se reuniram em Helsínquia.
Café América

Será o fim da guerra sem fim no Afeganistão?

Esta semana olhamos para a retirada do Afeganistão até 11 de setembro, contra os conselheiros militares. Na relação com a Rússia, Biden está a equilibrar o tom beligerante com ações de diplomacia.
Fórmula 1

Miami vai receber prova de Fórmula 1 em 2022

Apesar de a data ainda não ter sido avançada, o italiano Stefano Domenicali, presidente da F1, disse esperar que aconteça "no segundo trimestre de 2022".
Eleições EUA

EUA apoiam "integração euro-atlântica" da Ucrânia

Os Estados Unidos da América continuam a apoiar "a integração euro-atlântica da Ucrânia, face à agressão contínua da Rússia no Donbass e na Crimeia", afirmou o secretário de estado norte-americano.
Café América

Até onde vai a aliança Rússia/China?

Pequim e Moscovo querem acabar com a hegemonia do dólar, mas não deixam de ter interesses conflituantes. E onde se encaixa o Irão? E ainda: a pressão democrata no Supremo e mais um insulto de Trump.
Tiroteio

EUA. Tiroteio numa escola mata um aluno

O tiroteio numa escola secundária vitimou um dos alunos e deixou ferido um polícia. A vítima mortal estava armada no interior da escola e terá disparado sobre os polícias.
Café América

A América no banco dos réus e as pontes de Biden

Olhamos para os detalhes do plano de infraestruturas, com muitos apoios e pouco betão; a influência de grandes empresas na política; e o julgamento da morte de Floyd, muito mais do que um homicídio.
Estados Unidos da América

Obama e Trump em guerra política do basebol

Liga de Basebol decidiu retirar o jogo das estrelas de Atlanta depois de estado aprovar lei que cria obstáculos à participação eleitoral. Trump apelou ao boicote da modalidade, Obama aplaudiu decisão.
Coronavírus

Mais de 100 milhões de pessoas vacinadas nos EUA

Mais de 100 milhões de pessoas receberam até hoje pelo menos uma dose de uma vacina contra a Covid-19 nos EUA. Estas pessoas podem recomeçar a viajar, mantendo medidas de precaução.
Coronavírus

Pfizer. Vacina 100% eficaz em crianças 12-15 anos

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou esta quarta-feira que a sua vacina contra a Covid-19 é 100% eficaz em crianças entre 12 e 15 anos.
Café América

Na América, a maioria nem sempre manda

Esta semana temos prémios para bruxas, vacinas e almofadas e olhamos para “Biden, o influente”. E discutimos a reforma eleitoral, os direitos de voto e o filibuster, que nem sempre dá jeito.
Eleições EUA

Fox News enfrenta mais um processo de difamação

Já são duas as empresas de votações eletrónicas que processam a Fox News por difamação e desinformação na cobertura das eleições presidenciais. Agora foi a Dominion, que pede 1,4 mil milhões de euros.
Estados Unidos da América

Biden anuncia desejo de recandidatar-se em 2024

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou que planeia concorrer às eleições presidenciais em 2024 e que Kamala Harris será novamente a sua escolha para a vice-Presidência.
Café América

Está em curso a social-democratização da América?

O novo plano de Biden tem mais 3 biliões de dólares, mas os republicanos não vão ser fáceis de convencer: são precisos mais impostos para os grandes investimentos e o maior reforço é do Estado social
Donald Trump

Trump poderá voltar às redes em dois ou três meses

O ex-presidente norte-americano poderá voltar às redes sociais, mas numa plataforma própria, uma vez que considera que as redes que o baniram não são independentes.
Eleições EUA

EUA com 1.650 mortos e 62.787 casos

Os EUA são o país com mais mortes devido à covid-19 e também com mais contágios. O Presidente norte-americano, Joe Biden, estimou que a doença venha a causar mais de 600 mil mortos no país.
Racismo

Biden apela a que população denuncie racismo

Presidente dos EUA disse ter sido "dilacerante" ouvir os relatos de legisladores estaduais e de líderes da comunidade asiático-americana sobre o medo de ataques raciais. 
Coronavírus

EUA atinge meta das 100 milhões de vacinas

Joe Biden anunciou que esta sexta-feira será administrada a "dose número 100 milhões" da vacina contra a Covid-19, uma meta superada várias semanas antes do que estava previsto.
Tradução

Tradução literária: a identidade é critério? /premium

Há uma guerra cultural por causa do poema lido na tomada de posse de Joe Biden. A tradutora holandesa e o tradutor catalão foram afastados. Debatemos o tema com cinco autores-tradutores.
Resposta Pronta

Biden vs. Putin. "É estratégia de contenção"

Em entrevista, Joe Biden diz que Vladimir Putin é um "assassino". Para Diana Soller, especialista em Assuntos Internacionais, o Presidente dos EUA quer "incomodar autocracias através de alianças".
Eleições EUA

Biden diz que Putin “vai pagar” por interferência

Serviços secretos dizem que operações aprovadas pelo Kremlin visavam espalhar desinformação sobre Biden. Irão também tentou influenciar campanha, mas para prejudicar Donald Trump.
Café América

Biden responde pouco mas oferece muito

Foi uma semana de vitórias com o gigantesco pacote de estímulo e 100 milhões vacinados. Mas Biden, que tem fugido de conferências de imprensa, corre 2 riscos de inflação: de preços e de expectativas.
Café América

Primeira vitória de Biden e o fantasma da inflação

Olhamos para o pacote de estímulo de 1,9 biliões, muito virado para os apoios sociais, apesar das emendas, e para os riscos que traz. E ainda falamos da polémica made in US dos Maias racistas.
Café América

Biden fica no Médio Oriente, Trump não sai de cena

A abordagem pragmática de Biden ao Médio Oriente pode obrigar a Europa a ter o papel que nunca quis. Trump voltou e mostrou que os republicanos ainda lhe pertencem. E a dificuldade de traduzir Camões.
Literatura

Desiste de traduzir poema por não ser negra

Escritora ia traduzir poema lido no dia da tomada de posse de Joe Biden, pela jovem poetisa Amanda Gorman, mas começaram a chover críticas nas redes sociais por ela não ser negra.
Café América

Biden. A UE não é a rapariga mais bonita da cidade

No G7, Joe Biden disse o que se esperava, mas recebeu pouco entusiasmo dos aliados. No Texas, Ted Cruz teve uma semana de disparates, mas o tema da energia não vai poder sair da mesa da Sala Oval
Politicamente Correto

Tenham medo de quem tem poder /premium

Na cerimónia dos prémios Tony, em 2018, Robert de Niro gritou “fuck Trump”. Aconteceu-lhe alguma coisa? Talvez lhe tivesse acontecido, como a Gina Carano, se tivesse gritado “viva Trump”.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

EUA e Portugal querem "revitalizar relação"

Secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken, e o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, debateram "maneiras de revitalizar a relação" entre os dois países.
Café América

Trump ainda não acabou, a China mal começou

Impeachment terminou sem surpresas — mesmo com Mitch McConnell a atacar Trump. Já pode voltar a política, mas há muita incerteza. Biden já falou com Xi, mas relação com a China não é fácil de resolver
Pornografia

Morreu Larry Flint, o polémico fundador da Hustler

O magnata morreu de ataque cardíaco aos 78 anos. Além de construir um império em torno da pornografia, a vida de Larry Flint ficou marcada por vários processos judiciais.
Eleições EUA

Acusação de Trump mostra vídeos inéditos

Imagens inéditas do ataque ao Capitólio foram usadas pela acusação de Trump no Senado dos EUA que procura estabelecer relação entre o discurso do ex-Presidente e a invasão.
Presidente Trump

O que esperar do segundo impeachment de Trump /premium

O segundo julgamento de Trump no Senado começa esta terça-feira. Acusado de incitar à insurreição, defende-se com a liberdade de expressão e argumentos técnicos. O que esperar do novo impeachment?
Café América

A fúria anti-racista, o não-impeachment e a China

É uma semana cheia de disparates (até no bom e no mau): falamos de impeachment, da relação com a China, da fúria anti-racista e de um ou dois chalupas. E ainda analisamos o Super Bowl (mais ou menos).
Café América

Joe Biden não é um ditador, mas decreta muito

Biden já assinou quase tantos decretos como Roosevelt num mês. Mostra às bases que não fica paralisado, mas afasta-se da promessa de unidade — uma palavra ainda distante para o Partido Republicano
Eleições EUA

Defesa de Trump nega incitamento a ataque

Os advogados de Donald Trump recusam qualquer ligação do ex-presidente americano ao ataque do Capitólio, depois de Trump ter sido acusado de "traição de proporções históricas".
Venezuela

Relatora especial da ONU visita a Venezuela 

A relatora especial da Organização das Nações Unidas iniciou a visita de 12 dias a Caracas com o intuito de avaliar impacto das sanções internacionais no cumprimentos dos direitos humanos.
Donald Trump

Capitólio. Apoiantes de Trump financiaram protesto

Um grupo de fiéis financiadores de Trump ajudaram a promover os protestos que levaram à invasão do Capitólio, de acordo com o jornal norte-americano Wall Street Journal.
Equador

Avião presidencial do Equador sofreu avaria

O avião presidencial que transportou esta semana o chefe de Estado equatoriano numa visita aos Estados Unidos, sofreu uma avaria, aterrou de emergência e teve de atrasar o regresso ao país.
Café América

Impeachment e filibuster: dois destinos incertos

O FMI diz que os EUA vão recuperar tão bem quanto a China (mas a que custo?). No Senado, a ideia de acabar com o filibuster foi chumbada — o mesmo destino que, afinal, deverá ter o impeachment.
Até à Casa Branca

O que pode fazer um Presidente no minuto zero?

Joe Biden entrou na Casa Branca há seis dias e já decretou 31 ordens executivas, incluindo sobre a pandemia. É um gesto importante, mas nem sempre consequente — que o digam Obama e Trump.
Fact Check

Trump escreveu carta a Biden sobre as eleições?

Publicação viral partilhou suposto documento assinado pelo ex-presidente norte-americano que seria para o seu sucessor. É falso.
Eleições EUA

Biden. Investigadas tentativas de reverter vitória

O objetivo da investigação é apurar se algum atual ou antigo funcionário do Departamento de Justiça tentou de alguma forma reverter os resultados de Joe Biden nas eleições presidenciais.
Eleições EUA

Tom ao frio, Katy on fire: foi bonita a festa, Joe /premium

Hugo van der Ding viu o especial "Celebrating America", com estrelas pop a receber o novo Presidente dos EUA. O nível não foi sempre elevado, mas ninguém monta um bom show como estes americanos.
Fact Check

Biden tem ligações a empresa de voto eletrónico?

Publicação viral alega que família Biden tem ligações empresariais com a empresa que fornece software para o sistema de votação eletrónico. É falso.
Diplomacia

China felicita Biden pela tomada de posse

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China congratulou Joe Biden pela tomada de posse como novo Presidente dos Estados Unidos e pede "unidade" entre os dois países.
Eleições EUA

As primeiras 17 decisões de Joe Biden /premium

Joe Biden tinha prometido começar a trabalhar logo nas primeiras horas do mandato. No primeiro dia como Presidente assinou 17 decisões executivas, grande parte destinada a reverter políticas de Trump.
Eleições EUA

Biden nas entrelinhas: a união e a crítica a Trump /premium

Joe Biden discursou perante o Passeio Nacional vazio, sem a multidão habitual e sem referir o nome de Trump. Mas o antecessor foi o ausente mais presente do primeiro discurso do Presidente Biden.
Eleições EUA

Trump promete regressar no discurso de despedida

Primeiro de forma enigmática, depois com mais clareza. As últimas palavras de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos foram para prometer o seu regresso. Depois partiu ao som de "My Way".
Café América

A tomada de posse de um presidente normal

Com um discurso apaziguador, Biden apresentou-se como o Presidente que quer unir, assumindo até para fora que os Estados Unidos estão feridos. Kamala fez história e as estrelas voltaram a DC.
Explicador

EUA. "Vai ser uma tomada de posse atípica"

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos EUA numa cerimónia com segurança reforçada. A análise do trajeto, desafios e promessas do homem que quer mudar a América com a jornalista Cátia Bruno.
Eleições EUA

Fox despede jornalista que "deu" Arizona a Biden

Chris Stirewalt foi o "rosto" que avançou com a projeção da Fox News de que Biden iria vencer no estado do Arizona (como se confirmou depois), uma decisão que lançou o pânico na campanha Trump.
Resposta Pronta

EUA. Joe Biden toma posse em cerimónia limitada

Donald Trump não vai estar presente na cerimónia da tomada de posse de Joe Biden, que em ano de pandemia vai ter mais restrições. Evento vai contar com a participação de Lady Gaga e Tom Hanks.
Eleições EUA

O que fará Biden com o novo "Eixo do Mal"? /premium

Biden prometeu ao mundo: "A América está de volta". O compromisso passa por encarar os mesmos adversários de Trump, de maneira diferente. Como? Biden oferece poucas respostas, mas deixa pistas.
Eleições EUA

Trump. Despedida sem referências a Joe Biden

No discurso de despedida, Donald Trump não refere o nome de Joe Biden, mas deseja sorte à nova administração e elenca os feitos do seu governo — principalmente, a vacina e a ausência de guerras.
Donald Trump

Trump reabre voos para a UE, Reino Unido e Brasil

O presidente cessante dos Estados Unidos da América voltou a reabrir o espaço aéreo para a União Europeia, Reino Unido e Brasil, mas Joe Biden já disse que as quer reabrir.
Até à Casa Branca

Para que serve a tomada de posse?

Joe Biden toma posse esta quarta-feira, dia em que colocará um fim à tensão eleitoral, com o seu discurso. Não será fácil, mas tem onde se inspirar: antes dele, outros 45 presidentes já o fizeram.
Estados Unidos da América

Capitólio. Procurador afasta tese de rapto

Procurador que supervisiona a investigação garante que não há nenhuma evidência direta de ter havido esforços para sequestrar ou assassinar os membros do Congresso, no ataque de dia 6 ao Capitólio.
Eleições EUA

Vice-Presidente dos EUA oferece ajuda a Kamala

Mike Pence telefonou à sua sucessora Kamala Harris para lhe dar os parabéns pela vitória e oferecer ajuda na transição de poder. Ao invés de Trump, Pence estará presente na tomada de posse de Biden.
Eleições EUA

Detido homem que usou bandeira da Confederação

A bandeira da Confederação é um dos principais símbolos de ódio e racismo nos EUA e foi levada para dentro do Capitólio durante a invasão na última semana.
Eleições EUA

Congresso aprova 2.º impeachment contra Trump /premium

Dez republicanos ajudaram os democratas a aprovar com larga maioria a acusação de "incitamento à insurreição" contra Trump. O julgamento só arranca depois de Biden tomar posse.
Café América

Republicanos sem Trump, Presidente sem Twitter

Depois da invasão do Capitólio, apoiantes de Trump parecem decididos a afastá-lo, mas não é certo que ele ceda — e o dinheiro pode fazer diferença. E ainda o dilema complexo da luta Trump vs Twitter.
Presidente Trump

Aprovado 2.º impeachment contra Trump - como aconteceu

Donald Trump tornou-se esta quarta-feira no primeiro Presidente dos EUA a sofrer dois processos de impeachment. Acompanhe aqui o debate e a votação na Câmara dos Representantes.
União Europeia

Eurodeputadas querem que motins levem a avanços

Eurodeputadas esperam que a invasão do Capitólio dos EUA, organizada nas redes sociais e que levaram à suspensão das contas de Trump, motivem avanços na legislação comunitária para o online.
Eleições EUA

Mike Pence: "O nosso tempo acabou"

Vice-Presidente norte-americano admitiu que o tempo da Administração Trump chegou ao fim. Para Mike Pence, a "transição perfeita" é o grande objetivo, pondo a saúde dos americanos em primeiro lugar.
Estados Unidos da América

Trump. Novo processo de destituição é “ridículo"

Donald Trump declarou ser "ridículo" outro processo de impeachment e que esta possibilidade está criar uma "tremenda raiva" nos EUA. Diz ainda que o "problema real" do país foram protestos do verão.
Eleições EUA

Trump aprova estado de emergência em Washington DC

Ordem executiva quer evitar possível "catástrofe" no dia (ou perto do dia) da tomada de posse de Joe Biden. Período do estado de emergência cobre esse momento, marcado para 20 de janeiro.
Facebook

Suspensão da conta de Trump pode ser permanente

A rede social vai remover conteúdos com a frase “stop the steal”, o grito de guerra dos apoiantes de Trump que afirmam que houve fraude eleitoral. Conta de Trump permanece suspensa indefinidamente.
Até à Casa Branca

Como é que se pára uma invasão em Washington?

As invasões de edifícios governamentais por multidões não são novidade em Washington — embora não acontecessem há dois séculos. Na altura, dava para pará-las com chuva ou álcool. Agora é mais difícil.
Eleições EUA

Donald Trump enfrenta novo impeachment

O Partido Democrata norte-americano já apresentou, no Congresso, a acusação pela qual Donald Trump deverá ser julgado: incitamento à insurreição. Faltam 9 dias para o fim do mandato de Trump.
Estados Unidos da América

Biden escolhe antigo diplomata para liderar a CIA

Antigo diplomata, William Burns é o nome escolhido por Joe Biden para chefiar a agência dos serviços de informações dos EUA. Preside ao think tank Fundação Carnegie para a Paz Internacional.
Fact Check

Fact Check. George Soros foi detido em Filadélfia?

Um post alega que o empresário e filantropo norte-americano de origem húngara terá sido detido em Filadélfia por "crimes graves" cometidos antes das presidencias dos EUA, mas isso não é verdade.
Eleições EUA

Pence vai estar na tomada de posse de Biden

"Para todos aqueles que perguntaram, eu não irei à tomada de posse em 20 de janeiro", escreveu entretanto Trump no Twitter, sem dar nenhuma indicação de como passará as suas últimas horas no cargo.
Eleições EUA

EUA. Seis em 10 querem que Trump saia já

Uma sondagem feita já depois da invasão do capitólio mostra que 57% dos americanos querem que Donald Trump abandone já o cargo antes da transição para Joe Biden, a 20 de janeiro.
Eleições EUA

Twitter suspende permanentemente conta de Trump

O Twitter anunciou a suspensão permanente da conta de Donald Trump. A rede social diz que tweets de Trump incitam à violência entre os seus apoiantes. Trump ameaça lançar nova rede social.
Ensaios do Observador

Trump podia acabar de forma diferente? /premium

A invasão do Capitólio mostra o mau perder de Trump, uma característica que vem de família, num homem que nunca sentiu pertencer à elite. E confirma as suas obsessões. Ensaio de Bruno Cardoso Reis.
Atualidade

Simpsons previram o ataque ao Capitólio?

Imagens de episódios dos anos 90 e da nova temporada assemelham-se às fotos da invasão. A série já foi diversas vezes mencionada por antecipar avanços tecnológicos e acontecimentos internacionais.
Eleições EUA

EUA. Pelosi quer afastar Trump de armas nucleares

Líder da câmara baixa do parlamento americano quer "impedir que um Presidente instável dê início a hostilidades militares ou tenha acesso aos códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear".
Eleições EUA

Trump não vai à tomada de posse de Biden

Donald Trump não vai estar presente na tomada de posse de Joe Biden como novo Presidente dos Estados Unidos no próximo dia 20 de janeiro, anunciou o próprio em mensagem divulgada pelo Twitter.
Eleições EUA

Os dois cenários para destituir Donald Trump  /premium

O papel de Trump na violenta invasão do Capitólio levou o Partido Democrata a empenhar esforços para destitui-lo de imediato. Há dois cenários em cima da mesa — um deles já apoiado por um republicano.
Eleições EUA

Quem é o homem com cornos que invadiu o Capitólio?

Jake Angeli, de 32 anos, é um conhecido apoiante da extrema-direita do Arizona com ligações a um grupo de teorias da conspiração, o QAnon. Tem sido presença regular nos protestos pro-Trump na região.
Atualidade

A turbulenta confirmação de Biden. Como aconteceu

Depois de uma invasão inédita do Capitólio, que forçou os trabalhos a parar, o Congresso dos Estados Unidos declarou formalmente que Joe Biden é o vencedor das eleições. Trump continua a não aceitar.
Eleições EUA

EUA. Vitória de Biden validada após noite caótica /premium

Sem Twitter e sem apoio de muitos republicanos que o abandonaram, Trump promete transição pacífica, mas continua sem aceitar a derrota. Esta noite esgotaram-se os recursos: vitória de Biden é oficial.
Estados Unidos da América

A NBA e o Capitólio: e um ex-jogador que lá esteve

NBA criticou o que se estava a passar no Capitólio com comunicados, abraços e joelhos no chão. Mas um antigo jogador, David Wood, estava na fila da frente dos protestos e transmitiu tudo no Facebook.
Eleições EUA

Demitiu-se secretária da Educação de Trump

O ataque ao Capitólio está a desencadear uma onda de demissões no seio da administração Trump. Agora foi a vez de Betsy DeVos, secretária de Educação. O conselheiro Matt Pottinger foi o primeiro.
Eleições EUA

Capitólio. Venezuela e China reagem com ironia

As imagens da invasão do Capitólio, que correram mundo, estão a fazer as delícias dos adversários dos EUA. Líder do Irão fala em "democracia frágil" e na China fala-se numa "linda visão".
Eleições EUA

Chegou a hora de os republicanos deixarem Trump? /premium

Após ouvirem Trump a dizer "nunca desistiremos", uma turba invadiu o Capitólio e sequestrou até o vice-Presidente. Trump defendeu-os: "Amamos-vos". Já poucos falam com ele, mas nem todos o abandonam.
Senado

EUA. Democratas vão controlar o Senado

Jon Ossoff assegurou a eleição como senador pela Geórgia, derrotando David Perdue, o que significa que o Partido Democrata vai passar a deter uma maioria no Senado.
Donald Trump

Trump diz que nunca admitirá a vitória de Biden 

Pouco antes de apoiantes entrarem no Capitólio, Trump foi claro: nunca reconhecerá o resultado. Até Pence já é tratado como 'cobarde'. O presidente cessante pede que a invasão seja "pacífica".
Comentário

"Um dos mais graves ataques à Democracia nos EUA"

João de Almeida Dias, jornalista de Internacional, lembra que os protestos pró-Trump no Capitólio são inéditas e podem representar uma mudança drástica na Democracia norte-americana.
Eleições EUA

Republicanos invocam Arizona para anular eleições

Seria uma formalidade, mas Trump e apoiantes em Washington D.C. pedem anulação — um cenário improvável, mas que leva a sessão inédita. Republicanos disputam estados renhidos, a começar pelo Arizona.
Café América

Trump. Não vai ter golpe?

O golpe republicano pode não passar, mas traz prejuízos para o partido — e até para Pence. Esta semana apostamos nos disparates, temos divórcios presidenciais e memórias de infância criativas
Eleições EUA

Segunda volta na Geórgia decide controlo do Senado

Basta que um dos dois candidatos republicanos, Kelly Loeffler e David Perdue, vença a corrida para que estes mantenham o controlo do Senado e impeçam um domínio democrata completo em Washington.
Eleições EUA

Trump promete "luta dos diabos" 

O Presidente cessante dos EUA prometeu perante uma multidão na Georgia travar uma "luta dos diabos" para se manter no lugar. Trump pediu que o Congresso não confirme vitória de Joe Biden.
Eleições EUA

Guarda Nacional convocada para defender Washington

Pelo menos 340 soldados da Guarda Nacional norte-americana foram convocados face à manifestação de apoio a Donald Trump. Há informações sobre grupos armados e poderá haver recolher obrigatório
Até à Casa Branca

Para que serve o Senado dos EUA?

Sem o Senado a favor, a vida de um Presidente é difícil — a não ser que negoceie bem. Trump mal precisou, Obama quase desistiu. Esta terça-feira Biden fica a saber se terá um democrata ou republicano.
Eleições EUA

Trump pressionou responsável a "encontrar votos"

Conversa telefónica divulgada pelo Washington Post mostra Presidente norte-americano a pressionar secretário de Estado da Geórgia a não reconhecer vitória dos democratas naquele estado decisivo.
Coronavírus

Covid-19. EUA ultrapassam os 20 milhões de casos

Segundo a Johns Hopkins University, os Estados Unidos da América registaram 2.271 mortos e 160.308 casos de Covid-19 nas últimas 24h. O país duplicou o número total de infetados em menos dois meses.
Café América

Biden em 2021: uma geringonça à americana?

Entregamos os prémios de 2020 e olhamos para 2021. Biden vai saber navegar com pouca margem? Democratas fragmentam-se ou unem-se? Antigos aliados de Trump insistem: “Sr. Presidente, pare esta loucura”
Joe Biden

Biden diz que vacinação fica aquém do esperado 

Joe Biden refere que a campanha de vacinação não está a correr como o esperado, e diz que existe falta de esforços da administração do Presidente cessante, Donald Trump.
Joe Biden

Secretário da Defesa dos EUA desmente Biden

O secretário da Defesa dos Estados Unidos negou que estejam a ser colocados obstáculos à equipa do Presidente vencedor das eleições presidenciais norte-americanas em novembro, Joe Biden.
Coronavírus

EUA com 1.488 mortos e 187.392 casos em 24 horas

O estado de Nova Iorque continua a ser o mais duramente atingido pela pandemia com 37.286 mortes, seguindo-se o Texas com 26.911.
Marcelo Rebelo de Sousa

Biden lamenta ainda não ter telefonado a Marcelo

Presidente eleito dos EUA enviou carta a Marcelo onde lamentou ainda não lhe ter telefonado. Diz que espera trabalhar com Marcelo e o "seu governo" nos "problemas comuns" de Portugal e os EUA.
Eleições EUA

Trump fala em "segundo mandato" após o Natal

Este será o último Natal de Trump como presidente dos EUA e, apesar da derrota nas eleições de novembro, o presidente cessante continua a falar no "segundo mandato"
Café América

Os avisos de Joe Biden sobre o acordo UE/China

Esta semana olhamos para o (pouco avisado) acordo europeu com a China e a reação de Trump à ajuda à economia. Ainda temos edifícios “lindos” e casamentos em aeroportos que dão uma ajuda ao CV.
Eleições EUA

Barr nega convocar equipa para investigar eleições

O procurador-geral cessante dos EUA, William Barr, negou a possibilidade de nomear equipa especial para investigar eleições ou o filho de Biden. É um novo revés a Trump, deste seu ex-aliado.