Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Rei de Espanha falou com Presidente da Eslováquia

    A Presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, falou esta quinta-feira com o Rei Filipe VI, de Espanha, que lhe transmitiu apoio e solidariedade após o ataque a Robert Fico.

    De acordo com o jornal Dennikn, o monarca espanhol manifestou, durante a conversa com a líder da Eslováquia, o desejo de que o país volte o mais rapidamente possível à normalidade.

  • Ministro da Administração Interna rejeita demitir-se e recusa falhas de segurança no ataque a Fico

    O ministro da Administração Interna da Eslováquia, Matúš Šutaj Eštok, rejeita que tenham existido falhas de segurança no ataque ao primeiro-ministro do país, Robert Fico: “Todas as unidades fizeram o que deveriam fazer”, afirmou.

    “Não admito que possamos ter falhado em alguma coisa”, acrescentou o governante, dizendo que não vê razões para se demitir. De acordo com o jornal Dennikn, Matúš Šutaj Eštok salientou que, se for comprovado que existiu algum erro, não está agarrado ao poder.

    Questionado acerca de uma possível ponderação quanto a uma demissão, o ministro da Administração Interna da Eslováquia respondeu da seguinte forma: “Agora só penso em garantir a segurança de todos os responsáveis constitucionais, dos representantes da oposição, da coligação e dos meios de comunicação social e dos cidadãos”.

    Além de aparentar não ponderar a sua demissão, Matúš Šutaj Eštok recusa, segundo o Dennikn, demitir o chefe da segurança.

  • Presidente eleito da Eslováquia pede a partidos do país que suspendam campanha eleitoral para as Europeias

    O Presidente eleito da Eslováquia, Peter Pellegrini, pediu aos partidos políticos do país que suspendam ou reduzam as ações de campanha para as eleições Europeias, que se realizam no próximo dia 9 de junho, após o ataque a Robert Fico.

    “Se há uma coisa que o povo da Eslováquia precisa urgentemente hoje é, pelo menos, um acordo básico e de união entre a representação política eslovaca. Se não houver consenso então, por favor, que existam formas civilizadas de discussão entre si”, afirmou o Presidente eleito, que é citado pelo britânico Independent.

  • Primeiro-ministro polaco diz que recebeu ameaças após ataque a Robert Fico

    O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, disse que recebeu ameaças após o ataque contra Robert Fico na Eslováquia.

    “Houve muito disto ontem”, escreveu o governante polaco nas redes sociais junto a um captura de ecrã. Nessa imagem, segundo o The Guardian, lê-se o seguinte: “Hoje, os eslovacos deram-nos um exemplo do que deve ser feito a Donald Tusk” se decidir não avançar com o investimento num aeroporto no centro da Polónia.

  • Primeiro ministro húngaro leva atentado de Fico para a sua campanha eleitoral

    O primeiro ministro húngaro, Viktor Orbán, “espera a recuperação [de Robert Fico], mas agora temos de lutar pela paz sozinhos”, segundo uma mensagem do porta-voz de Órban, na rede social X.

    Viktor Orbán levou o atentado de Robert Fico para a sua campanha eleitoral, referindo que o incidente do primeiro ministro eslovaco é mais uma razão para os húngaros “votarem na paz” nas eleições para o Parlamento Europeu.

    “Temos de lutar sozinhos com esforços redobrados. É crucial acabar com a violência e votar na paz no dia 9 de junho”, rematou.

  • Peter Pellegrini, presidente eleito eslovaco, conseguiu conversar “a sós” com Robert Fico

    Peter Pellegrini conseguiu falar com o primeiro ministro eslovaco “a sós” no hospital.

    Pellegrini confessa que já conhece o primeiro ministro eslovaco há vinte anos e que lhe disse estar “muito contente por ter sobrevivido”.

    “Os médicos pediram-me para que a visita fosse rápida. Foi uma conversa muito pessoal sobre como ele se sente e que estou feliz de ele ter sobrevivido”, declarou o presidente eleito às portas do hospital.

    De acordo com a Sky News, Peter Pellegrini disse a Robert Fico que “está do seu lado” e espera que ele consiga ultrapassar esta “situação difícil”.

    E concluiu afirmando que o primeiro ministro “estava muito cansado e não conseguimos falar mais, nem sobre a situação política”.

  • Presidente eleito indica que Fico “sobreviveu por pouco”

    O presidente eleito Peter Pellegrini afirmou que o primeiro-ministro eslovaco “sobreviveu por pouco”.

    De acordo com a Sky News, segundo o Hospital Universitário de Roosevelt FD, se os “ferimentos causados pelos tiros fossem a mais uns milímetros” Robert Fico não teria sobrevivido.

    Pellegrini aferiu que o primeiro-ministro está a “viver as piores horas e dias da sua vida” e que o estado atual permanece “muito crítico”.

    Ainda assim, o presidente eleito admite que conseguiu falar com Fico no hospital e acrescenta que “espero que dentro de dias o primeiro ministro volte a exercer o cargo, mas enquanto recupera o vice-primeiro-ministro vai assumir o seu papel”, avançou.

  • Robert Kaliňák está a assumir o papel de Fico desde o tiroteio

    Robert Kaliňák, um dos membros que é do partido Smer de Robert Fico, e exerce as funções de vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa, tem assumido o papel de liderança desde o tiroteio, como avança o The Guardian.

    Kaliňák já foi ministro da administração interna entre 2006 e 2010 e entre 2012 e 2018.

  • Suspeito do tiroteio de Robert Fico agiu sozinho

    Juraj Cintula, suspeito de atirar sobre o primeiro-ministro eslovaco, agiu sozinho, tendo já estado anteriormente envolvido em protestos anti-governamentais, de acordo com o ministro da administração interna do país, Matus Sutaj Estok.

    Segundo a Reuters, citada pelo The Guardian, o ministro informou que o suspeito discorda com as políticas públicas sobre justiça e media, indicando que o ataque foi premeditado.

    De acordo com a Associated Press, citada pelo The Guardian, Matus Sutaj Estok descreveu o suspeito como um “lobo solitário”, que não pertencia a qualquer grupo político.

  • Líder da oposição progressista da Eslováquia suspende campanha ao Parlamento Europeu

    Michal Šimečka, líder da oposição progressista da Eslováquia, e ex-vice presidente do Parlamento Europeu, anunciou via “X”, antigo Twitter, que vai suspender a campanha ao Parlamento Europeu.

    “Sempre fui defensor de uma política profissional e decente. Mesmo depois de um acontecimento terrível como o de ontem, digo isso claramente: suspendemos imediatamente a campanha ao Parlamento Europeu”, informou.

    Para além disso, na mesma publicação o deputado eslovaco fez questão de frisar que “gostou do apelo à reconciliação e forte gesto político da presidente Zuzana Caputová e do presidente eleito Peter Pellegrini”.

    No comunicado, Šimečka, mostrou-se também disponível para oferecer “total cooperação e colaboração com os parceiros políticos para acalmar a situação na Eslováquia”, avançou o The Guardian.

  • Antony Blinken (EUA) "condena" ataque ao primeiro-ministro eslovaco

    Antony Blinken, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, deixou uma mensagem via “X”, antigo Twitter, para o primeiro-ministro eslovaco. Na publicação lê-se que “os Estados Unidos condenam o tiroteio ao primeiro-ministro Fico”.

    Blinken escreve ainda que os seus pensamentos estão agora com a família de e o povo eslovaco, desejando a sua “recuperação total”, como avança o The Guardian.

  • Presidente eleito Peter Pellegrini pede aos partidos políticos que “suspendam ou reduzam as campanhas” para o Parlamento Europeu

    Zuzana Caputova, presidente da Eslováquia, apelou para que a sociedade “mantenha a calma”, numa declaração feita no palácio presidencial do país.

    A Presidente revelou que vai convidar os líderes de todos os partidos políticos para uma reunião conjunta, como avança a Sky News.

    Peter Pellegrini, presidente eleito eslovaco, também marcou presença na conferência, e deixou um pedido para que os partidos políticos “suspendam ou reduzam as campanhas antes da eleição para o Parlamento Europeu”, uma vez que as mesmas podem trazer mais confrontos “que é a última coisa que a Eslováquia precisa de momento”.

  • Ex-presidente russo Dmitry Medvedev elogia Robert Fico

    Dmitry Medvedev, ex-presidente russo, deixou um elogio ao primeiro-ministro eslovaco, escrevendo que há poucos políticos como ele na Europa.

    À Reuters, citado pelo The Guardian, Dmitry Medvedev afirmou ainda que Fico tinha posições “razoáveis” relativamente à Rússia.

  • Polícia eslovaca está a analisar comentários online

    A polícia eslovaca está a analisar a atividade online, incluindo comentários que de algum modo espalharam ódio, face ao tiroteio do primeiro-ministro Robert Fico.

    Num comunicado, via Facebook, a Polícia frisou ainda que vai tomar medidas caso se verifique que estes comentários constituem crime, e apela ao respeito e tolerância.

  • Vice primeiro-ministro fala acerca da condição de Robert Fico

    Tomás Taraba, vice primeiro-ministro da Eslováquia, avançou que a condição de Robert Fico está estabilizada, mas continua “muito grave”. A informação foi noticiada pela AFP, via Twitter.

    Ontem, Taraba foi o responsável por assegurar que a operação de Fico tinha corrido bem e que o primeiro-ministro eslovaco já não corria perigo de vida.

  • Homem que disparou sobre Fico acusado de tentativa de homicídio

    De acordo com o The Guardian, citando um meio de comunicação local, o suspeito, que ontem disparou sobre Robert Fico, foi acusado por tentativa de homicídio.

    O homem chama-se Juraj Cintula e tem 71 anos.

    Juraj Cintula. Quem é o poeta e ‘pacifista’ que atingiu a tiro o primeiro-ministro eslovaco?

  • Os médicos passaram a noite a “lutar pela sua vida”, afirma o ministro da defesa eslovaco Robert Kalinak

    O ministro da defesa eslovaco Robert Kalinak avança que o Fico está num estado “complicado” devido aos ferimentos causados pela bala, de acordo com a Sky News.

    Kalinak acrescentou ainda que os médicos passaram a noite a “lutar pela sua vida”.

  • A condição de Robert Fico está "estável mas muito grave”, segundo o hospital

    Miriam Lapunikova, diretora do hospital onde Robert Fico foi operado, indicou que o estado do primeiro-ministro eslovaco “é estável, mas muito grave”, avançando que a operação durou cinco horas.

    Miriam Lapunikova informou também que Robert Fico permanece na unidade de cuidados intensivos.

    De acordo com a diretora, Fico teria vários ferimentos de bala, que dificultarão a sua recuperação, como avança o jornal eslovaco Aktuality.

  • O que sabemos sobre o atentado contra Robert Fico

    O primeiro-ministro eslovaco é tido como um amigo de Putin. Suscita ódios e esteve envolvido em várias polémicas. Quem é este homem? José Carlos Duarte, jornalista do Observador, é o nosso convidado.

    O que sabemos sobre o atentado contra Robert Fico

  • Governo e conselho de segurança eslovaco reúnem-se hoje

    A Eslováquia convoca hoje uma reunião com o conselho de segurança do estado.

    O Governo eslovaco também se reúne, esta quinta-feira, a partir das 11h00 da manhã, como avança a Reuters.

1 de 4