Atualizações em direto
  • Hamas está "à espera" de resposta de Israel a proposta de cessar-fogo

    O Hamas aguarda por uma resposta de Israel à mais recente proposta para um cessar-fogo e para a libertação de reféns, disseram duas fontes do grupo à agência Reuters.

    “Deixámos a nossa resposta com os mediadores e estamos à espera de ouvir a resposta da ocupação”, disse uma das fontes, que falou sob condição de anonimato cinco dias após o Hamas ter aceitado uma proposta dos EUA. O grupo ‘cedeu’ e, neste momento, já não exige que Israel assuma o compromisso de cessar-fogo permanente.

    A outra fonte que falou com a agência Reuters indicou que Israel está em conversações com os mediadores do Qatar. Telavive deverá enviar uma delegação a Doha esta semana: “[Os israelitas] discutiram a resposta do Hamas e prometeram dar uma resposta da parte de Israel dentro de dias”.

    O governo israelita ainda não reagiu oficialmente à mais recente proposta e à posição do Hamas.

  • Pai de refém acusa governo israelita de tentar impedir acordo com Hamas

    Yehuda Cohen, pai de Nimrod, refém do Hamas desde 7 de outubro, acusou o governo israelita de estar a tentar bloquear um acordo para a libertação daqueles que estão em cativeiro.

    “Sabemos que, após muitos esforços, o acordo está a ganhar forma. Já conseguimos ouvir os ministros a gritar ameaças e desejos de que o acordo falhe”, afirmou Yehuda Cohen, que é citado pelo Haaretz, durante uma manifestação.

    As declarações de Yehuda Cohen chegam depois de o Haaretz ter avançado que Israel fez novas exigências que podem prolongar as negociações com o Hamas para um cessar-fogo e a libertação de reféns.

  • Manifestantes contra o governo bloqueiam autoestradas para pedir eleições e libertação de reféns

    É mais um dia de protestos contra o governo israelita. Às 6h29 locais (4h29 em Lisboa), hora exata em que começou o ataque do Hamas no dia 7 de outubro, os manifestantes começaram a bloquear autoestradas, em todo o país, para pedir eleições e um acordo para a libertação de reféns.

    De acordo com o The Times of Israel, os organizadores do protesto dizem que vão bloquear estradas em vários momentos do dia em todo o país. A iniciativa faz parte daquele que descrevem como um “dia de perturbação”, em que se assinalavam nove meses desde o ataque do Hamas a um festival de música.

    O dia terminará com um protesto em frente ao quartel-general militar em Telavive. As manifestações de hoje ocorrem depois de, este sábado à noite, várias pessoas já terem sido detidas por tentarem bloquear estradas.

  • Bom dia.

    Abrimos este novo liveblog para continuar a cobrir o conflito entre Israel e o Hamas. Pode rever os acontecimentos que marcaram este sábado nesta página, que agora arquivamos.

    Fique connosco!

    Israel levantou “novas questões” à proposta de acordo com o Hamas

1 de 1