Momentos-chave
- Cerimónias religiosas do Natal Ortodoxo suspensas em Belgorod, na fronteira russa
- Explosões e alarme aéreo soam na região de Dnipro
- Novidades do ataque russo a Donetsk. Há pelo menos 8 feridos a registar
- Ataque russo mata 11 no leste da Ucrânia, incluindo cinco crianças
- F-16 dinamarqueses para a Ucrânia devem chegar na primavera
- Mais de 500 mil soldados russos podem morrer só este ano, diz Defesa britânica
- Rússia pode voltar a tentar conquistar Kharkiv
Histórico de atualizações
-
Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a guerra na Ucrânia ao longo do dia de ontem, sábado.
Putin garante que não irá faltar apoio aos “guerreiros russos”. Nem às suas famílias
Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!
-
Cerimónias religiosas do Natal Ortodoxo suspensas em Belgorod, na fronteira russa
Na véspera de se celebrar o Natal Ortodoxo russo, a 7 de janeiro, as cerimónias religiosas em Belgorod, no lado russo da fronteira, foram suspensos, diz o Kyiv Independent.
A confirmação surgiu por parte do presidente da câmara de Belgorod, Valentin Demidov, que justificou a decisão com “a situação operacional” que advém da guerra. Tal acontece dias depois de um ataque à cidade, a 40 quilómetros da fronteira, ter morto 25 pessoas e ferido mais de 100.
A Ucrânia não reivindicou o ataque, mas presume-se que Kiev tenha sido responsável. Em retaliação, a Rússia lançou uma grande campanha de bombardeamentos, matando mais de 50 ucranianos e ferindo 160.
-
Explosões e alarme aéreo soam na região de Dnipro
Pelo menos quatro explosões foram registadas na cidade de Dnipro. A informação foi avançada pela agência estatal russa Tass, que cita a publicação ucraniana Strana.
Há um alerta de ataque aéreo a soar nas regiões de Dnipropetrovsk e Mykolaiv e as pessoas estão a ser direcionadas para os abrigos anti-bomba.
-
Novidades do ataque russo a Donetsk. Há pelo menos 8 feridos a registar
Há novas informações sobre o mais recente ataque russo no leste da Ucrânia. De acordo com o Kyiv Independent, que cita o governador da região de Donetsk, além dos 11 mortos (cinco dos quais crianças), há ainda a registar oito feridos civis.
O ataque russo, com recurso a mísseis S-300, atingiu as cidades de Pokrovsk e Myrnohrad, destruindo pelo menos seis casas. Uma pessoa foi resgatada dos escombros pelas equipas de emergência.
-
Ataque russo mata 11 no leste da Ucrânia, incluindo cinco crianças
Um ataque russo na zona leste da Ucrânia matou 11 pessoas, incluindo cinco crianças, confirmou o governador local.
A informação está a ser avançada pela Agence France Presse (AFP).
#BREAKING Russian strike in east Ukraine kills 11, including five children: governor pic.twitter.com/mIn43W1lge
— AFP News Agency (@AFP) January 6, 2024
-
F-16 dinamarqueses para a Ucrânia devem chegar na primavera
Os dezanove F-16 que a Dinamarca vai doar à Ucrânia devem chegar na primavera, assim que os pilotos concluírem a formação necessária para os utilizar na guerra com a Rússia.
A confirmação da data foi dada pelo Ministério da Defesa da Dinamarca, que apontou para o “segundo trimestre de 2024”. “Trata-se apenas de terminar a formação dos militares ucranianos que irão pilotar estas aeronaves”, pode ler-se no comunicado.
-
Mais de 500 mil soldados russos podem morrer só este ano, diz Defesa britânica
A Rússia pode perder mais de 500 mil soldados só até ao final do ano, diz o relatório diário publicado pelo Ministério da Defesa britânica.
“O número médio de mortes entre militares da Rússia aumentou em quase 300 por dia, ao longo de 2023”, pode ler-se no relatório. “Se os números continuarem a este ritmo, ao longo do próximo ano, a Rússia terá perdido mais de meio milhão de efetivos na Ucrânia”, acrescenta o mesmo relatório.
-
Rússia pode voltar a tentar conquistar Kharkiv
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla por que é mais conhecido) afirma que a Rússia pode em breve retomar o seu esforço ofensivo na região de Kharkiv, tentando ganhar o controlo da cidade de Kupiansk.
No mais recente relatório deste think tank, o ISW salienta que as forças russas naquela zona estão numa situação de degradação menor do que em outros locais. Além disso, a Ucrânia já disse publicamente que antecipa que a Rússia irá tentar capturar Kupiansk e Borova neste inverno.
“A captura dessas cidades por parte da Rússia obrigaria as forças ucranianas a saírem da margem direita do rio Oskill, na província de Kharkiv, criando condições para futuras operações ofensivas da Rússia no eixo Kupyansk-Svatove-Kreminna”, diz o ISW.
-
Bom dia.
Vamos concentrar neste artigo liveblog todas as últimas notícias relacionadas com a guerra na Ucrânia, ao longo deste sábado.
Deixamos, aqui, a ligação para o liveblog de ontem, sexta-feira, que terminou com a informação de que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, considera que a UE deve tomar urgentemente uma decisão sobre o apoio financeiro à Ucrânia.
Muito obrigado por nos acompanhar.