Histórico de atualizações
  • Obrigado por ter acompanhado este liveblog de apresentação do Windows 11. Pode ler o resumo das principais novidades divulgadas esta quinta-feira através deste artigo.

    Do Android à loja para criadores. Como o Windows 11 quer “ser a base da próxima web”

  • Windows 11 chega "no início deste verão"

    O Windows 11 vai disponível para os “novos PCs e através de uma atualização gratuita para PCs elegíveis do Windows 10 no início deste verão“, diz a empresa. A Microsoft diz ainda que esta a “trabalhar com os seus parceiros retalhistas para garantir que os PCs com Windows 10 que estão hoje disponíveis para compra estão prontos para a atualização para o Windows 11”.

  • Chegou ao fim a apresentação do Windows 11

    Chegou ao fim a apresentação do Windows 11, a próxima versão do sistema operativo da Microsoft para computadores (e tablets).

    Houve promessas de um sistema operativo que se “pareça com a nossa casa”, mais rapidez a pensar em dois ecrãs e até apps do Android nos computadores. Não é ainda uma data de lançamento.

  • "A aspiração do Windows 11 é ser a base da próxima web"

    “Esta é a primeira versão de uma nova era do Window”, diz Nadella. O executivo promete ainda que o Windows 11 vai ser “uma plataforma para criadores de plataformas”.

  • "A Web nasceu e cresceu com o Windows"

    Satya Nadella, presidente executivo da Microsoft, está a falar agora na apresentação e lembra que o Windows foi o sistema operativo base para uma grande parte dos programas informáticos que conhecemos. Além disso, refere o executivo refere que, neste software, “os criadores é que mandam”

  • Apps do Android vão funcionar no Windows 11

    Outras das novidades deste novo sistema operativo é oferecer a possibilidade de os utilizadores usarem apps do Android, o software móvel da Google, nos computadores. Esta funcionalidade já existe nos Chromebooks e nos, através de programas próprios, no Windows 10. Contudo, estará disponível de origem, dando a possibilidade de aceder a estes programas através do menu iniciar.

    Para mostrar esta novidade, a Microsoft mostrou a rede social Tik Tok aberta numa janela nativamente no ambiente de trabalho de um computador.

  • Windows 11 quer pôr os utilizadores a usarem a loja oficial de apps da Microsoft

    A Microsoft Store é um dos focos do próximo Windows 11. “É a forma mais segura de instalar programas”, disse Panay.

    Com este sistema operativo, a Microsoft afirma ainda que a sua loja oficial de aplicações “é ainda mais aberta”, de forma a cativar os produtores de programas informáticos a venderem e disponibilizarem através desta plataforma os seus programas informáticos.

    A Microsoft Store do Windows 11

  • O Windows 11 está também pensado para tablets

    À semelhança do Windows 10, esta nova versão do sistema operativo está pensada para uma utilização híbrida. Ou seja, tanto é um sistema operativo a pensar em computadores de secretária, que precisam de um rato e teclado, como para tablets, que podem ser controlados através de um ecrã tátil.

  • O Microsoft Teams está integrado no Windows 11

    A ferramenta de trabalho remote da Microsoft, o Teams, que ganhou um enorme sucesso devido à pandemia de Covid-19, vai estar integrada de origem no Windows 11.

    Outra das novidades deste software está relacionada com o visual do sistema operativo. A partir do canto esquerdo dos ecrãs, é possível aceder a “ecrãs dinâmicos” com informação das principais aplicações.

  • A emissão da apresentação do Windows 11 voltou por aqui e, ironicamente, estão neste momento a falar das funcionalidades de vídeo em direto (stream) do Windows 11.

  • Falhas e pausas na apresentação oficial do Windows 11

    Se estão a notar algum atraso no anúncio das novidades do novo Windows é porque também estamos a ter o mesmo problema que inúmeros espetadores estão a ter: o vídeo oficial do evento da Microsoft está com pausas. E o problema não é só num país: está a acontecer globalmente.

  • O Windows 11 é pensado para quem utiliza mais do que um ecrã

    Uma das novidades deste novo sistema operativo é a possibilidade de, quando se liga um computador portátil a um segundo ecrã, o software abrir automaticamente as janelas que estavam abertas. Ou seja, não é preciso reorganizar as janelas cada vez que se liga o computador a um visor.

    Além disso, com o Windows 11 haverá a possibilidade de se criar mais do que um ambiente de trabalho para quem liga e desliga bastantes vezes um computador portátil de um segundo monitor.

  • Duas imagens do novo Windows. A Microsoft quer, à semelhança do macOS, que os itens mais utilizados estejam no centro do ecrã, não no canto inferior esquerdo.

  • "Tudo é mais rápido"

    À semelhança de outras apresentações de sistemas operativos, a promessa é a mesma: “O Windows 11 é mais rápido”. Até as atualizações, que vão ser “40%” mais pequenas, diz o responsável da empresa.

  • É oficial: o próximo Windows chama-se Windows 11

    Panos Panay disse o nome: Windows 11. “A equipa preocupou-se com cada pixel”, disse o responsável da Microsoft ao apresentar as primeiras imagens.

  • Está com problemas em ver a apresentação? Não é o único

    Várias pessoas que estão a assistir à apresentação queixaram-se que, no início, do evento que o vídeo está com pausas. Parece ser um problema da plataforma da Microsoft.

  • Começou o evento do Windows!

    Arrancou o Windows Event. Panos Panay, diretor de produto da Microsoft, é o primeiro a falar e lembra os espetadores, bastante emocionado, que o Windows já existe há quase quatro década.

  • A apresentação desta quinta-feira será feita por Satya Nadella, presidente executivo da Microsoft. Na sua conta oficial de Twitter, a empresa publicou um vídeo em antecipação deste evento.

  • Relembre todos os Windows até hoje

    36 anos de Windows. Do 1 ao 11, com um 95 e 98 pelo meio. Neste artigo lembramos todas as versões do sistema operativo mais utilizado em todo o mundo

    Quase quatro décadas em janelas. Lembra-se de todos os Windows que já foram lançados?

  • Mas a Microsoft não tinha dito que o Windows 10 era a última versão do Windows?

    Esta tem sido uma das principais frases que tem sido lembradas por esta altura. Em 2015, como contaram órgãos de comunicação social como o The Verge, a Microsoft disse que, para o futuro, iria atualizar o Windows 10.

    O conceito seria um “Windows como um serviço”, pelo que não se sabe se esta nova versão será uma atualização ou se, como já aconteceu no passado, a Microsoft exigirá um pagamento para quem tiver o Windows 10 e quiser esta atualização.

1 de 2