Histórico de atualizações
  • E por agora é tudo! Fechamos aqui este liveblog que acompanhou o dia do Sporting, que começou com a renúncia de Guilherme Pinheiro como administrador executivo da SAD e teve depois a conferência de imprensa de Bruno de Carvalho sobre vários assuntos do quotidiano leonino. Em paralelo, o presidente leonino continua a tentar resolver a sucessão de Jorge Jesus, chegando também notícias que dão conta de um eventual negócio pelo lateral Bruno Gaspar. Boa noite!

  • Scolari, o nome mais forte para suceder a Jorge Jesus

    Como o Observador já tinha revelado antes da conferência de Bruno de Carvalho, Luiz Felipe Scolari parece ser nesta fase a opção mais forte para suceder a Jorge Jesus no comando técnico do Sporting, tendo já existido contactos com o próprio para perceber a possibilidade de aceitar o desafio de regressar a Portugal depois da passagem com sucesso pela Seleção Nacional. Nos últimos três anos, o brasileiro teve três anos de domínio na China no comando do Guangzhou Evergrande, onde ganhou três Campeonatos, uma Taça, duas Supertaças e uma Taça dos Campeões Asiáticos. A ideia dos responsáveis verde e brancos passa por fechar o dossier treinador ainda esta semana, tendo em conta o prazo curto (pouco mais de duas semanas) até ao arranque da pré-temporada

  • Bruno Gaspar pode estar próximo de reforçar Sporting

    Bruno Gaspar, lateral direito português de 25 anos que no ano passado se transferiu do V. Guimarães para a Fiorentina, poderá estar perto de reforçar o Sporting. De acordo com informações avançadas em Itália, o jogador, que já antes tinha estado na mira dos leões, deverá deixar Florença após uma época onde fez apenas 13 jogos (11 do Campeonato, dois da Taça) e rumar a Alvalade, apesar do alegado interesse que o Benfica também terá mostrado no jogador

  • Uma manif como brunch, a promessa de processos e o tabu do treinador: a conferência de Bruno de Carvalho, nas entrelinhas

    Bruno de Carvalho voltou ao auditório Artur Agostinho, cinco dias depois. Provavelmente, e com notícias de mais buscas no Benfica, no dia menos provável que isso acontecesse. Garantidamente, e depois do que aconteceu no universo Sporting nas últimas 24 horas, no momento mais provável que isso acontecesse. E surgiu, ao contrário das últimas aparições públicas, numa versão mais próxima do que costuma ser a regra (confirmando que a postura mais “calma” foi mesmo uma exceção): mais solto, mais direto na mensagem, mais agressivo nas palavras. Em resumo, o que disse? O que muitos, ou quase todos, já tinham percebido: por mais pedidos que façam, não se demite nem vai conter disparos contra quem o visar.

    Durante cerca de 40 minutos, com uma breve interrupção para que Fernando Correia, porta-voz do presidente, pudesse ler alguns artigos de opinião ou comentários para demonstrar que quatro dos cinco elementos nomeados para a Comissão de Fiscalização (“que não existe”) “não são isentos”, o líder verde e branco abordou todos os assuntos do momento, da posição da Mesa da Assembleia Geral e de Jaime Marta Soares à demissão de Guilherme Pinheiro da SAD, passando pela saída de Jorge Jesus e pelas eventuais rescisões de jogadores, “fugindo” apenas às características que procura no novo treinador.

    Uma manif como brunch, a promessa de processos e o tabu do treinador: a conferência de Bruno de Carvalho, nas entrelinhas

  • Sporting envia email aos sócios com comunicado da Comissão Transitória

    O Sporting enviou esta tarde a todos os associados um email com o comunicado que a Comissão Transitória tinha feito na passada segunda-feira à noite

    Comissão Transitória defende que Sporting não podia parar por uma “lacuna estatutária”

  • UEFA diz que vouchers não são crime, Benfica comenta em comunicado

    “Após audiência disciplinar realizada no dia de ontem, em Nyon, na Suíça, o Comité de Apelo da UEFA veio rejeitar o recurso interposto pelo Sporting Clube de Portugal contra a decisão do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA de não instaurar qualquer processo disciplinar ao Sport Lisboa e Benfica na sequência da denúncia efetuada por aquele clube relativamente ao denominado processo “Kit Eusébio/Vouchers”.

    Esta decisão confirma também aquela que foi proferida a 21 de novembro de 2016 pelo Inspetor Disciplinar e Ético da UEFA.

    Estamos, pois, perante a terceira e última decisão da UEFA, rejeitando definitivamente a participação disciplinar do SCP sobre este tema.

    O Comité de Apelo da UEFA vem, assim, corroborar também todas as anteriores decisões tomadas pelas diversas instâncias desportivas nacionais (Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e Tribunal Arbitral do Desporto).

    Uma vez mais, sem surpresa, veio a confirmar-se a legalidade de procedimentos do Sport Lisboa e Benfica com esta prática institucionalizada de cortesia, efetuada sempre após os jogos, de forma pública e independente das vicissitudes e resultados dos jogos que o SLB disputou, quer ao nível das competições nacionais, quer ao nível das competições internacionais.”

  • "É inevitável que tenhamos eleições", diz Madeira Rodrigues

    “O Inácio que pegue e prepare a equipa. Espero que não sejam anunciados treinadores à pressa. Espero que Bruno de Carvalho vá para eleições e diga qual o treinador que vai trazer. Augusto Inácio já o fez naquele ano em que fomos campeões e fez um bom trabalho. Ele que agora aguente o barco nesta fase, até termos eleições. É inevitável que tenhamos eleições”, comentou Pedro Madeira Rodrigues, candidato derrotado nas eleições de 2017, à Rádio Renascença. “Vai ser um ano muito complicado, uma época muito complicada, uma espécie de ano zero e o Sporting não pode falhar de maneira nenhuma [na contratação do treinador]”, acrescentou

  • Daniel Oliveira já respondeu a Bruno de Carvalho no Facebook

    “Antidemocratas são todos os que têm falado até agora que não sejamos nós”. Acho que é bom resumo da 3459ª “conferência de imprensa” de Bruno de Carvalho em que os insultos a que tive direito foi o de “pessoa muito intelectual”, “pseudo-intelectual” e “arauto do pseudo-intelectualismo”. Fiquei magoado. Não havia nada de mais agreste no colorido cardápio de insultos do presidente?”, escreveu Daniel Oliveira na sua página do Facebook

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • A conferência de imprensa chegou ao fim, com Bruno de Carvalho a tocar em todos os pontos que tínhamos antecipado como a conferência de Marta Soares, a Assembleia Geral de dia 23, a demissão de Guilherme Pinheiro ou as rescisões de jogadores. Sobre o sucessor de Jesus, pouco ou nada. Mas o mesmo deverá ser anunciado em breve

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • "Treinador? Está definido o perfil, é homem!"

    “Treinador? Está definido o perfil, é homem!”, remata Bruno de Carvalho

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • "Guilherme Pinheiro? Uma coisa é clube, outra é SAD"

    “Guilherme Pinheiro? Era da SAD, não tem nada a ver com quóruns da Direção. Ponto 2: tinha três pelouros, o controler, o administrador que tinha a seu cargo a Academia e tinha a seu cargo negociações com agentes e jogadores, engraçado… Não há nada no acordo que saindo o controler acaba, têm de mostrar mais nomes para escolhermos um. Escusam de andar muito contentes, uma coisa é o clube e outra a SAD”

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • “Viu a pergunta que fez? Como confundiu sócios e adeptos? Aquilo [da manifestação] foi um brunch. Em fevereiro com 25,1% tinha saído, tive 90%! Porque é que não perguntam a Pinto da Costa e a Luís Filipe Vieira se têm medo de ir a eleições?”

  • CMVM pediu esclarecimentos sobre emissão obrigacionista

    A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu esclarecimentos à SAD do Sporting sobre a emissão obrigacionista de 15 milhões de euros prevista para este mês de junho. “A emissão do empréstimo obrigacionista encontra-se sujeita a autorização prévia da CMVM que implica também a aprovação de um prospeto. O emitente já entregou uma proposta de prospeto na CMVM. Entretanto foram pedidos esclarecimentos adicionais sobre o mesmo à SAD do Sporting”, disse à Lusa fonte oficial da CMVM.

    Em 12 de maio, a Assembleia Geral da Sporting SAD autorizou a administração da sociedade a efetuar novas emissões obrigacionistas até ao final do ano, até um máximo de 60 milhões de euros, a realizar mediante ofertas públicas de subscrição de obrigações ordinárias, com uma maturidade não superior a quatro anos e com o valor nominal unitário de cinco euros.

    “É normal que o processo conducente à aprovação de um prospeto conheça várias interações entre a CMVM e os emitentes, no caso em apreço convém ter em conta que têm ocorrido quase diariamente desenvolvimentos informativos em torno da sociedade emitente”, acrescentou a fonte da CMVM.

    Lusa

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • "Fiquei de almoçar com Jesus no Ritz quando vier a Portugal"

    “Vou lembrar o que disse a comunicação: vai ser um drama, vai ter de pagar uma grande indemnização, depois porque Jesus ia apresentar rescisão etc. Entretanto, saiu, desejo o melhor, já combinei quando vier para Portugal irmos almoçar ao Ritz, ficam já a saber. Cada um seguiu o seu rumo, é isso”

  • “A responsabilidade da operação do empréstimo obrigacionista estar parado deve-se a Jaime Marta Soares"

    “A responsabilidade da operação do empréstimo obrigacionista estar parado deve-se a Jaime Marta Soares, sendo que esta semana está numa notícia onde terá desviado dinheiro dos bombeiros. Era essa pessoa que estava à frente a Mesa? E é tão rápido a puxar do gatilho?”

  • "Não apresentei a minha demissão e nunca apresentarei"

    “Já tinha dito várias vezes que tudo isto a ser feito coloca em causa algo que também tinha a ver com questões de tesouraria. Isto que estão a fazer é um assalto! Há jogadores que nunca jogaram ainda e que vão rescindir, o Raphinha pode pedir rescisão… Estão a gozar comigo. As pessoas vão ser responsabilizadas mas cá estaremos para resolver as coisas como sempre. Nunca pedi a demissão, como é que posso ser culpado? Eles estão fartos de ameaçar as pessoas que estão à minha volta mas não perceberam que vai dar processos cíveis contra eles. Nós havemos de resolver os problemas mas vão ter processos. Nunca apresentarei a demissão”, assegura Bruno de Carvalho sobre o congelamento do empréstimo obrigacionista

  • "É um embuste! Se tem 3.500 ou 4.000 ou 20.000 assinaturas, há um preponente e que venha entregar. Vinha confirmar o quê?"

    “Jaime Marta Soares, ex-presidente da MAG, quando ainda era presidente quis marcar uma Assembleia que não previa nenhuma assinatura. E disse que era por ele porque queria preservar a identidade dos associados. Apanhou-nos em Faro e vinha reconhecer o quê? Queria afinal mudar o artigo? É um embuste! Se tem 3.500 ou 4.000 ou 20.000 assinaturas, há um preponente e que venha entregar. Vinha confirmar o quê? Utilizou uma alínea ilegal, não ia ouvir os sócios, até traiu os sócios. Já estava marcada a assembleia geral. Se tudo marcar os preceitos, marca-se e pronto. Que entregue aos sócios que defraudou e que venham cá entregar”

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • “António Paulo Santos, outro membro, diz que Bruno de Carvalho serviu os rivais e diz que levou à chacota. Mais uma isenção… Depois, Rita Garcia Pereira: Bruno de Carvalho foi o instigador do atual estado do clube. João Duque, outro, em 2012 sobre a gestão de Godinho Lopes: nada aponta para gestão danosa; depois, agora, diz que Bruno de Carvalho destruiu património que não soube preservar”, remata Fernando Correia

  • As críticas a Henrique Monteiro

    “Henrique Monteiro: num artigo publicado a 16 de maio, escreve que como sócio fica envergonhado – e devo dizer que eu, sócio 211, sei que o Sporting tem 112 e não 106 anos. Depois, o título do artigo diz ‘Bruno, és tu ou eu’. Depois diz que se não deu ordem para o ataque criou condições para tal. É este o coordenador da tal Comissão de Fiscalização”, começa Fernando Correia

  • Fernando Correia vai agora falar sobre a Comissão de Fiscalização

1 de 2