Atualizações em direto
  • Metade da artilharia russa usada na Ucrânia é fornecida pela Coreia do Norte

    Metade das peças de artilharia russas usadas na Guerra da Ucrânia são fornecidas pela Coreia da Norte, escreve o jornal britânico The Times, citando fontes dos serviços secretos dos países ocidentais.

    Em causa estão cerca de três milhões de projéteis, que são enviados por todos os anos de Pyongyang para Moscovo. Alguns têm, no entanto, defeitos.

    Apesar disso, as peças de artilharias enviadas da Coreia da Norte para a Rússia têm desempenhado um papel importante nos ganhos territoriais que as forças russas estão a conseguir no Donbass.

    Em agosto, a agência de notícias sul-coreana Yonhap noticiou que o regime de Kim Jong Un enviou para a Rússia milhões de peças de artilharia. Em troca, Moscovo forneceu à Coreia do Norte tecnologia para satélites e tanques.

  • Stoltenberg sugere que a Ucrânia poderia aderir à NATO mesmo com os territórios ocupados pela Rússia

    O antigo secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, sugere que a Ucrânia poderia potencialmente aderir à NATO mesmo que partes do seu território continuassem ocupadas pela Rússia. As declarações surgiram numa entrevista esta sexta-feira ao Financial Times.

    Um dos principais argumentos contra a adesão da Ucrânia neste momento é que a cláusula de defesa mútua do artigo 5 da NATO levaria imediatamente a aliança a uma guerra direta com a Rússia.

    Mas, em declarações ao Financial Times, Stoltenberg sugeriu que poderia haver formas de contornar esta situação se o território ucraniano considerado parte da NATO “não fosse necessariamente a fronteira reconhecida internacionalmente”.

    “Quando há vontade, há formas de encontrar uma solução. Mas é preciso uma linha que defina onde é invocado o artigo 5º e a Ucrânia tem de controlar todo o território até essa fronteira”, disse.

  • Bom dia,

    Bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação sobre a guerra na Ucrânia.

    Para recordar as notícias desta sexta-feira, siga este link.

    Moldávia revela plano russo “ao estilo da máfia” para influenciar eleições

1 de 1