Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Este liveblog fica por aqui. Pode acompanhar todas as notícias sobre o conflito entre Israel e o Hamas, neste novo liveblog.

    Fique connosco.

  • Israel afirma ter matado membro sénior do Hamas

    As forças israelitas afirmam ter matado um membro sénior do Hamas nos “campos centrais” da Faixa de Gaza durante a manhã deste domingo, avançou o Times of Israel.

    O exército diz que trabalhou com o Shin Bet, as agências de serviços secretos israelitas, para levar a cabo um ataque aéreo que destruiu o veículo de Mahmoud Muhammad Abed Haz.

    De acordo com Israel, o palestiniano estava envolvido na angariação de fundos para as atividades militares do Hamas e recrutava novos operacionais para o batalhão no bairro de Zeitoun, no centro de Gaza.

  • Presidente da Guiné-Bissau é o primeiro líder africano a visitar Israel desde o início da guerra

    O Presidente da Guiné-Bissau tornou-se o primeiro líder africano a visitar Israel desde o início da guerra em Gaza, avançou a Al Jazeera.

    Umaro Sissoco Embalo foi recebido pelo Presidente israelita, Isaac Herzog, como um “verdadeiro amigo de Israel”, no gabinete do governante israelita.

    “Nunca esqueceremos os nossos amigos e vocês estiveram connosco mesmo nestes tempos difíceis. Apoiou a nossa posição na União Africana e demonstrou verdadeira amizade”, disse Herzog.

    Segundo o gabinete da presidência israelita, Embalo afirmou ser um “mensageiro da paz” que gostaria de ajudar a estabelecer o diálogo e o acordo entre Israel e “os seus vizinhos”.

  • Acusado de espionagem a favor de Israel executado no Irão

    A justiça iraniana executou uma pessoa acusada de ter atacado com um drone as instalações do Ministério da Defesa, no centro do Irão, no ano passado, noticiaram hoje os meios de comunicação social estatais.

    Esta pessoa “tinha planeado fazer explodir o complexo de oficinas do Ministério da Defesa, em Isfahan, sob a orientação do oficial de inteligência da Mossad”, a agência de inteligência estrangeira de Israel, refere a televisão estatal, citada pela Agência France-Presse.

    A data da execução e a identidade do “terrorista”, como lhe chamou a televisão estatal, não foram divulgadas.

  • IDF afirmam ter atingido alvos do Hezbollah no sul do Líbano

    As Forças de Defesa de Israel afirmam ter atingido um edifícios e outras infraestruturas utilizadas pelo Hezbollah nas cidades de Ayta ash-Shab e Kafr Kila, no sul do Líbano, em resposta aos ataques de hoje contra o norte de Israel.

    “Durante o dia, foram detetados vários lançamentos de território libanês para território israelita nas áreas de Metula, Reger e Malkiyya”, escreveram numa publicação no X.

  • Hezbollah reivindica ataque contra forças israelitas

    O Hezbollah afirmou ter atingido uma unidade israelita em al-Malkiyya, no Líbano, avançou a Al Jazeera. Este é o sexto ataque contra as forças de Israel reivindicado hoje pelo grupo

  • Kamala Harris apela a cessar-fogo imediato de seis semanas

    A vice-presidente dos EUA apelou a um cessar-fogo “imediato”, acrescentando que deveria ser de seis semanas, contrastando com os apelos de líderes que pedem o fim da guerra em Gaza.

    “O que estamos a ver todos os dias em Gaza é uma tragédia”, começou por dizer Kamala Harris durante um discurso no Alabama, citada pela Al Jazeera.

    “Vimos pessoas desesperadas e esfomeadas aproximarem-se dos camiões de ajuda, tentando simplesmente garantir alimentos para as suas famílias, depois de semanas em que quase nenhuma ajuda chegou ao norte de Gaza”, disse, referindo-se ao ataque de quinta-feira, quando centenas de palestinianos morreram enquanto esperavam pela distribuição de comida.

    “O Presidente Joe Biden e eu estamos inabaláveis no nosso compromisso com a segurança de Israel”, afirmou, acrescentando que o Hamas tem de ser destruído.

  • IDF anunciam que 277 camiões com ajuda humanitária entraram em Gaza

    As Forças de Defesa de Israel anunciaram que 277 camiões com ajuda humanitária entraram hoje na Faixa de Gaza. “O maio número desde o início da guerra”, afirmam numa publicação do X.

    “As IDF continuam a facilitar o fluxo de ajuda humanitária em Gaza enquanto expandem as inspeções de saúde e capacidade de transferir pessoas”, acrescentam.

  • 10 mortos e 40 feridos em ataque israelita a campo de refugiados de Nuseirat

    As forças israelitas lançaram um ataque contra o campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza. Segundo a Al Jazeera, 10 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas.

    Os feridos foram transportados para o hospital Al Awda.

  • Não há data prevista para um acordo de tréguas, diz fonte do Hamas

    Uma fonte do Hamas revelou à Al Jazeera que não há ainda uma data prevista para um acordo de tréguas com Israel, no entanto, o grupo palestiniano está a trabalhar com esse objetivo.

    “Estamos a trabalhar para chegar a um acordo para parar a agressão e intensificar a entrada de ajuda e alívio”, afirmou.

    “Estamos também a trabalhar para que o nosso povo regresse às zonas de onde foi deslocado, especialmente no norte, e para que a ocupação se retire completamente”, acrescentou.

  • Benny Gantz reúne-se com Blinken na terça-feira

    Benny Gantz, membro do gabinete de guerra de Israel, vai encontrar-se com o secretário de Estado dos EUA na próxima terça-feira, avançou a CNN.

    Em Washington para conversações com autoridades norte-americanas, Gantz vai também reunir-se com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, na Casa Branca na segunda-feira.

  • UNICEF: "as mortes de crianças que temíamos estão aqui"

    A UNICEF alertou que nos últimos dias pelo menos 10 crianças morreram por desidratação e malnutrição no Hospital Kamal Adwan, no norte da Faixa de Gaza, e que as mortes vão continuar a aumentar se não for feita uma intervenção direta para prestar assistência.

    “Agora, as mortes de crianças que temíamos estão aqui e é provável que aumentem rapidamente, a menos que a guerra termine e os obstáculos à ajuda humanitária sejam imediatamente resolvidos”, afirmou Adele Khodr, diretora regional da UNICEF para o Médio Oriente e Norte de África.

    “As vidas de milhares de bebés e crianças dependem da adoção de medidas urgentes”, acrescentou.

  • Jihad Islâmica reivindica ataque em Gaza

    O braço armado da Jihad Islâmica, as Brigadas Al-Quds, afirmou terem atingido veículos do exército israelita com morteiros no sul da cidade de Gaza, avançou a Al Jazeera.

  • Israel afirma que foram entregues incubadoras em Gaza

    A COGAT, uma instituição israelita que coordena os assuntos civis nos territórios palestinianos ocupados, avançou no X que 50 incubadoras “entraram em Gaza esta manhã”.

    Os aparelhos serão entregues ao Hospital al-Shifa, ao Hospital Kamal Adwan, ao Hospital Europeu, ao Hospital Nasser e ao Hospital Aqsa.

  • Papa apela a "acesso seguro" à ajuda humanitária em Gaza

    O Papa Francisco afirmou hoje que o desarmamento é um “dever moral” e apelou a um “acesso seguro” à ajuda humanitária para a população da Faixa de Gaza.

    “Todos os dias trago no meu coração, com dor, o sofrimento do povo da Palestina e de Israel em resultado das hostilidades em curso”, disse na sua mensagem após a oração do Angelus dominical na praça de São Pedro, no Vaticano.

    “Encorajo a continuação das negociações para um cessar-fogo imediato em Gaza e em toda a região, para que todos os reféns [israelitas] possam ser libertados e devolvidos aos seus familiares que os esperam ansiosamente e para que a população civil [de Gaza] possa ter acesso seguro à ajuda humanitária de que necessita urgentemente”, acrescentou.

  • Forças israelitas atacam pessoas perto de camião de ajuda humanitária e fazem dezenas de mortos e feridos

    As forças israelitas lançaram um ataque contra um grupo de palestinianos que esperavam por camiões com comida na cidade de Gaza. Segundo avança a Al Jazeera, dezenas de pessoas morreram e outras ficaram feridas.

    “As forças de ocupação israelita estão a levar a cabo crimes de genocídio sistemáticos que têm como alvo centenas de milhares de estômagos famintos no norte de Gaza”, afirmou o Ministério da Saúde de Gaza em comunicado.

    É a segunda vez no espaço de uma semana que as forças israelitas disparam contra um grupo de palestinianos que esperavam pela distribuição de comida. O ataque de quinta-feira fez 118 mortos e 760 feridos.

    Exército israelita disparou contra palestinianos que correram em direção a camiões com comida

  • Hamas diz que não haverá acordo de reféns enquanto guerra continuar

    O Hamas disse hoje à CNN que não vai concordar com nenhum acordo de reféns enquanto Israel não consentir com o fim da guerra em Gaza.

    De acordo com a mesma notícia, uma “fonte diplomática altamente qualificada” do Hamas disse ser muito improvável que haja um acordo em 48 horas.

    Isto porque o Hamas recusa-se a libertar os reféns enquanto não houver acordo para cessar-fogo permanente ou, pelo menos, uma via para um cessar-fogo, e enquanto não houver uma garantia de que uma certa quantidade de ajuda chega tanto ao norte como ao sul de Gaza.

  • Hezbollah diz ter atingido forças israelitas em território ocupado no Líbano

    O Hezbollah disse que conduziu um ataque contra as forças israelitas na cidade ocupada de Wazzani, no sul do Líbano.

    Segundo a Al Jazeera, o grupo disse que as forças israelitas dispararam “projéteis de fumo para cobrir o transporte dos mortos e feridos através de um helicóptero”.

    Além disso, afirmou que tinha como alvo o local de Al-Samaqa, nas colinas de Kfar Shuba.

  • Navio italiano abate drone vindo do Iémen que se aproximava do Mar Vermelho

    O Ministério da Defesa italiano denunciou hoje que um dos seus navios abateu um drone que vinha do Iémen, onde os rebeldes houthis estão a atacar embarcações, em direção ao Mar Vermelho.

    “De acordo com o princípio da legítima defesa, o navio Dulio abateu um drone no Mar Vermelho”, disse ontem em comunicado, citado hoje pelo The Guardian.

    “O drone, que apresentava semelhanças àqueles usados em ataques anteriores, estava localizado a seis quilómetros do navio italiano e voava em direção ao mesmo”, acrescentou.

  • Gabinete de Guerra abalado por disputa entre Netanyahu e rival político

    Um importante ministro do Governo israelita está em Washington para conversações com autoridades norte-americanas, provocando uma repreensão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, indicou hoje fonte oficial.

    Segundo a fonte oficial israelita, a viagem de Benny Gantz, um rival político centrista que se juntou ao Governo “linha-dura” de Netanyahu nos primeiros dias da guerra contra o Hamas, após o ataque de 7 de outubro ao sul de Israel, é um “sinal das crescentes divergências” no Governo israelita após quase cinco meses de guerra.

    A viagem de Benny Gantz ocorre no meio de profundas divergências entre Netanyahu e o Presidente Joe Biden sobre como aliviar a situação e o sofrimento dos palestinianos na Faixa de Gaza e analisar cenários para o pós-guerra no enclave.

    Os Estados Unidos lançaram no sábado, através de carga agarrada a paraquedas, ajuda alimentar sobre a Faixa de Gaza, depois de mais de uma centena de palestinianos que procurava conseguir alimentação nos “comboios humanitários” terem sido mortos pelo exército israelita.

1 de 2