Atualizações em direto
  • Ataque em Kursk foi necessário para conversações de paz “justas”, diz Kiev

    Um conselheiro presidencial ucraniano afirmou que a incursão em Kursk foi necessária para convencer Moscovo a iniciar conversações de paz “justas”, reporta a Sky News.

    Mykhailo Podolyak afirmou que a Ucrânia não tem qualquer interesse em ocupar Kursk, mas que tem de forçar a Rússia a iniciar conversações de acordo com as condições de Kiev.

    “Precisamos de infligir derrotas táticas significativas à Rússia”, disse Podolyak, citado pelo mesmo meio. “Na região de Kursk, vemos claramente como a ferramenta militar é objetivamente utilizada para convencer a Federação Russa a entrar num processo de negociação justo”.

    Altos funcionários ucranianos têm afirmado repetidamente que a soberania e a integridade territorial da Ucrânia devem ser totalmente respeitadas em qualquer acordo de paz, enquanto Vladimir Putin exigiu que a Ucrânia desistisse de um quinto do seu território e de quaisquer aspirações de aderir à NATO.

  • Ucrânia abate 14 drones russos disparados num ataque noturno

    As defesas aéreas da Ucrânia abateram todos os 14 drones russos disparados num ataque noturno, informou a força aérea ucraniana este sábado, noticia o jornal The Guardian.

    Os drones Shahed foram abatidos em seis regiões ucranianas, no sul e no centro do país, segundo um comunicado divulgado pela força aérea através da aplicação de mensagens Telegram.

  • Bom dia,

    Bem-vindo ao liveblog do Observador em que atualizamos toda a informação sobre a guerra na Ucrânia.

    Para recordar as notícias desta sexta-feira siga este link.

1 de 1