Atualizações em direto
  • Houthis reivindicam ataque que fez um morto em Telavive

    Os rebeldes huthis do Iémen reivindicaram hoje a autoria de um ataque com ‘drone’ contra Telavive, que matou pelo menos uma pessoa esta madrugada.

    “A Força Aérea das Forças Armadas do Iémen [como os huthis se autodenominam] levou a cabo uma operação militar qualitativa, que consistiu em atacar um dos alvos importantes na região ocupada de Jaffa, chamada Telavive israelita”, afirmou o porta-voz militar dos Huthis, Yahya Sarea, em comunicado.

    O veículo aéreo não tripulado utilizado “é capaz de evitar os sistemas de interceção do inimigo e não ser detetado pelos radares”, acrescentou Sarea, na mesma nota, publicada na rede social X (antigo Twitter).

    “A operação atingiu com sucesso os objetivos”, disse o responsável, alertando que os huthis “declaram a região ocupada de Jaffa uma área insegura e será um alvo principal dentro do alcance das armas” do grupo.

    O ataque foi realizado “em apoio ao povo palestiniano” e “em resposta aos massacres israelitas em Gaza”, indicou.

  • Um morto em explosão em Telavive em possível ataque aéreo

    Pelo menos uma pessoa morreu e duas ficaram feridas numa explosão em Telavive, de acordo com um novo balanço das autoridades, que investigam a possibilidade de se tratar de um ataque aéreo.

    Uma investigação preliminar indica que a explosão, ouvida pelas 3h15 (1h15 em Lisboa) na área central de Telavive, “foi causada pela queda de um alvo aéreo”, disse o exército de Israel em comunicado, assegurando que as sirenes antiaéreas do sistema de defesa não foram ativadas.

    “O incidente está a ser analisado minuciosamente [mas, por enquanto] não há qualquer alteração nas orientações defensivas do Comando da Frente Interna”, acrescentou o exército, que enviou para o local soldados, peritos em desativação de bombas e equipas de resgate.

    A polícia declarou ter encontrado “o corpo de um homem sem vida num apartamento perto do local da explosão”. Agentes estão a efetuar uma “busca por objetos suspeitos e ameaças adicionais”.

    GettyImages-2161997549

    A explosão deixou ainda duas pessoas ligeiramente feridas, disse à agência de notícias France-Presse o porta-voz do Magen David Adom, o equivalente israelita à Cruz Vermelha.

    Um relatório anterior da polícia dava conta de sete feridos ligeiros, mas maioria estava em estado de choque, notou Zaki Heller.

  • Bom dia.

    Vamos concentrar neste artigo liveblog todas as últimas notícias relacionadas com o conflito no Médio Oriente, ao longo desta sexta-feira.

    Deixamos, aqui, a ligação para o liveblog de ontem, quinta-feira, que terminou com a informação de que a Amnistia Internacional denunciou a “tortura generalizada” de palestinianos em Gaza por Israel.

    Muito obrigado por nos acompanhar.

1 de 1