Atualizações em direto
  • Rússia testa sistemas de aviso de emergência em todo o país

    O governo russo pediu à população para não entrar em pânico e manter a calma enquanto testa os sistemas de aviso de emergência em todo o país.

    Os sistemas incluem sirenes que soam durante um minuto, bem como avisos em altifalantes que dizem “Atenção a todos!” e emissões na televisão e rádios nacionais, de acordo com o Kyiv Independent.

    Os testes destes sistemas ocorrem duas vezes ao ano desde 2020 e ganharam uma importância maior desde a invasão à Ucrânia em 2022.

  • Rússia assume o controlo de Vuhledar

    As forças russas assumiram o controlo total da cidade estratégica de Vuhledar.

    Vários “bloggers” de guerra pró-russos avançaram a informação, citada pela Reuters. O ministério da Defesa da Rússia ainda não confirmou a conquista da cidade na região de Donetsk.

    Vuhledar resistiu aos ataques russos durante mais de dois anos.

  • Seis drones ucranianos destruídos em Belgorod

    Durante a noite seis drones ucranianos que sobrevoavam a região russa de Belgorod foram intercetados pelo sistema de defesa aérea, disse o Ministério da Defesa Russo, citado pela agência estatal RIA Novosti.

  • Putin afirma que relações com China estão hoje "no auge"

    O presidente russo aproveitou também para recordar nesta data que a antiga União Soviética foi o primeiro país a reconhecer a República Popular da China, um dia após a sua fundação, a 01 de outubro de 1949.

    Putin sublinhou que as relações entre a Rússia e a China “resistiram ao teste do tempo” e que hoje estão “no auge”, de acordo com a Xinhua. E que a China e a Rússia “estão empenhadas em promover uma ordem mundial mais justa e equilibrada” — manifestando confiança de que o consenso alcançado com Xi nos últimos anos “promoverá a segurança e a estabilidade no continente euro-asiático e à escala global”.

  • Xi Jinping diz a Putin estar disposto a trabalhar pela estabilidade global

    O líder da China garantiu estar disposto a trabalhar “pela paz e estabilidade globais”, numa mensagem enviada ao homólogo russo com quem trocou felicitações a propósito dos 75 anos de estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais.

    Na mensagem a Vladimir Putin, citada pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua, Xi Jinping enfatizou que a colaboração entre Pequim e Moscovo “não beneficiou apenas os povos chinês e russo”. O aniversário “é uma oportunidade” para continuar a “esforçar-se para fazer novas contribuições para a manutenção da estabilidade e da paz global”, disse o líder chinês.

    Xi destacou os progressos alcançados na última década, em que “os laços políticos e económicos entre a China e a Rússia fortaleceram a confiança mútua e alcançaram resultados concretos em diversas áreas de cooperação”. O líder chinês enfatizou ainda o papel da China e da Rússia na “promoção de um mundo multipolar mais equitativo e de uma globalização económica inclusiva”.

  • Bom dia!

    Abrimos este liveblog para acompanhar as principais notícias da guerra na Ucrânia.

    Aqui pode encontrar tudo o que aconteceu esta terça-feira.

    MNE da Ucrânia desmente “compromissos territoriais” em discussões com o Ocidente

1 de 1