Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Boa moeda, má moeda das manhãs 360. Paulo, já se sabe quantas casas foram compradas com a isenção de IMT e de imposto de selo.
É verdade, ainda estamos naquela altura de balanços estatísticos 2025. Foram 41 mil casas que os jovens compraram com a isenção desses dois impostos, isto está em vigor desde 2024, se não erro, esta isenção de impostos. O preço médio destas compras, destas 41 mil casas, foi 205 mil euros. Atenção, foram 41 mil casas, mas foram abrangidos 61 mil jovens. Por quê? Porque ou alguém andou a comprar duas, ou então compram a meias. Isto é, uma compra, várias pessoas envolvidas. É muito comum quando se começa a vida, basicamente a dois, portanto, comprar-se a casa também em nome dos dois. E feitas as contas a este valor médio das casas compradas, os tais 205 mil euros, o benefício médio, isto é, quanto é que estas pessoas pouparam em média. Pouparam 6.300 euros nestes dois impostos que deixaram de pagar ao Estado, é dinheiro. Este é aquele apoio que está em vigor para os jovens até aos 35 anos, que comprem a primeira casa para habitação própria, ficam isentos de IMT e de imposto de selo. Não está definido qualquer teto máximo para rendimentos das pessoas que compram, a partir do qual deixam de ter benefício, é independentemente dos rendimentos. Os imóveis é que têm um teto, o preço só pode ir até aos 324 mil euros e mais uns pozinhos. E, portanto, muita gente a aproveitar este benefício fiscal.
Paulo, e quanto a comissões de banco?
Comissões de banco.
Ao banco, aquilo que pagamos ao banco.
Deixa-me devolver a pergunta. Vocês sabem quanto é que pagaram ao vosso banco de comissões por terem lá a conta?
Sabes que eu tento não ver.
Tentas não ver, ok. Não sei se é uma boa coisa.
Todos os meses são uns quatro euros.
Certo. Assim, há uma forma muito fácil de ver isso. Os bancos são obrigados, no mês de janeiro, que está quase a chegar ao fim, a enviar para todos os clientes o extrato das comissões do ano anterior. Portanto, se vocês procurarem no vosso e-mail estará lá e há uma característica interessante desta obrigação imposta pelo Banco de Portugal, que é o assunto do e-mail, da mensagem, tem que ter a expressão "extrato de comissões", que é para as pessoas perceberem, no meio de tantos e-mails que vamos recebendo.
Que aquele é mesmo só sobre as comissões.
É só sobre as comissões, porque seguramente vamos recebendo muita coisa dos bancos e diria que a maior parte até, mais do que informação tipo extratos, são promoções. É da área comercial alertar-nos para mais um cartão que nós devíamos ter ou mais um crédito que podemos pedir. E portanto, este tem mesmo extrato de comissões. Se vocês virem no vosso e-mail, provavelmente agora em janeiro, já receberam esse e-mail. Eu já recebi esse e-mail e é um documento que está tipificado.
Eu não.
Não? Tens que ver no home banking, então. Se lá tens na área de documentos. Não sei se o teu banco te envia muitos e-mails.
Não.
Pronto, então é porque se calhar não tens muito ativado esse canal de comunicação, mas no home banking, na página dos documentos também está lá, eles são obrigados também a colocar lá. E portanto, este extrato, que diz respeito ao ano anterior completo, tem indicado, de facto, as comissões cobradas pela entidade bancária. Tem também a quantidade de vezes que cada serviço foi utilizado e também a informação sobre os juros que foram pagos e recebidos. Por exemplo, se a conta estiver a descoberto durante algum tempo e isso implicar o pagamento de juros, obviamente que está lá também. E se a conta render juros por alguma razão, também está lá esse recebimento de juros. E é esta informação, olhando agora para o ano todo, que provavelmente deve permitir a muita gente fazer contas e perceber se acha que está a pagar demasiado para manutenção de conta e ir às compras, entre aspas.
E procurar melhores condições.
O Banco de Portugal tem comparadores sobre comissões e ver se há outros bancos que possam oferecer melhores condições.