Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
18. Começa agora mais um fact-check das manhãs 360 com a jornalista Teresa Borges. Olá, Teresa, bom dia.
Olá, bom dia.
Hoje falamos do conflito no Médio Oriente.
Falamos do Médio Oriente para verificar uma publicação que anda a ser partilhada nas redes sociais e que alega que Joe Biden mandou trocar a bandeira dos Estados Unidos pela de Israel, isto, claro, na Casa Branca.
Ora, não deve ser muito difícil confirmar esta informação, Teresa. Nós estamos a falar de uma das casas mais vigiadas do mundo.
Não, não.
Se calhar há uma janela.
Aproveitar.
Alguém que queira dar um salto lá dentro.
É possível, é de facto muito vigiada, mas dando alguns dados sobre esta publicação, mostra o que parece ser um frame de uma notícia do canal CNN Internacional. O grafismo é em tudo semelhante ao desse canal norte-americano e nessa imagem vemos, como disse, a bandeira israelita bem no topo da residência oficial de Joe Biden. Lê-se também nesse alegado oráculo da CNN que Biden ordenou a remoção da bandeira dos Estados Unidos, chamando-lhe antissemita, e em troca terá içado a de Israel.
Pois, há aqui uma base, que é a relação entre esses dois países, que tem uma longa história. Os Estados Unidos são, de resto, aliás, um dos maiores aliados de Israel.
E mantiveram essa aliança mais recentemente, perante o conflito na Faixa de Gaza. Apesar das críticas, Washington tem se mantido ao lado de Tel Aviv ao longo dos últimos três meses, chegando mesmo a bloquear várias resoluções, por exemplo, na ONU, a resolução da ONU a pedir um cessar-fogo na região.
E esta seria mais uma prova dessa solidariedade. Mas qual é, afinal, o veredicto? A bandeira foi mesmo trocada?
Não foi. Na verdade, a imagem presente nas publicações é falsa, trata-se de uma montagem. A fotografia original data de 2018, foi tirada pelo fotógrafo da agência Reuters, Kevin Lamarque, e nela podemos ver a bandeira dos Estados Unidos. Não há, no entanto, qualquer referência a Israel. O grafismo também não é o mesmo do usado pela CNN. A Reuters, fonte da CNN, confirma que se trata de uma imagem falsa e fabricada e nem sequer é algo que o canal tenha alguma vez noticiado.
Portanto, Teresa, estamos perante uma clara manipulação. Já consigo adivinhar a cor do carimbo.
Vermelho. Como disseste, estamos perante uma montagem, uma manipulação. Apesar de os dois países serem aliados, não é verdade que Joe Biden tenha mandado trocar a bandeira dos Estados Unidos pela de Israel na Casa Branca.
Carimbo vermelho no fact-check das manhãs 360 com a jornalista Teresa Borges. Amanhã uma nova edição. Esta vai ficar disponível em podcast dentro de minutos.