Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Jornal do Meio-Dia, edição com Miguel Cordeiro. Em destaque a esta hora, Miguel, as críticas de Ana Gomes. A antiga eurodeputada alerta que o SNS está a ser destruído.
E a socialista acredita que tanto o PS como o PSD estão a ceder a interesses dos privados na área da saúde. Esta manhã, no programa Comissão de Inquérito, Ana Gomes foi confrontada com as atuais dificuldades no Serviço Nacional de Saúde e a antiga eurodeputada e candidata presidencial quis apontar para esses interesses infiltrados.
Há interesses e esses interesses infiltram-se nos partidos de poder. E sendo o PS um partido de poder e um partido que esteve no poder nos últimos oito anos, é evidente que essas tensões também foram sentidas na governação PS.
Ao ponto de ceder ao setor privado?
Claro! O PS também tem elementos que sempre procuraram infiltrar os partidos de poder. E não é por acaso que, por exemplo, um elemento que é presidente da Associação dos Prestadores de Cuidados Privados de Saúde é um elemento que foi, por exemplo, do governo de José Sócrates. Não é por acaso.
Ana Gomes diz que nos últimos oito anos da governação de António Costa, o SNS continuou a ceder aos interesses de grupos privados no setor da saúde.
A antiga eurodeputada insiste que o PS não está isento de responsabilidades.
Acusa o atual governo de Montenegro de piorar ainda mais a situação na área da saúde, mas não esconde essas responsabilidades do Partido Socialista.
Em que o governo atual se empenhou em dizer que faria a diferença, tinha um plano de 60 dias, medidas de emergência e, afinal, não resolve nada, pelo contrário. E assustador para mim, politicamente, porque eu penso que o Serviço Nacional de Saúde é uma das grandes realizações da democracia, até em termos organizativos, e é isso que está a ser destruído. Não é um problema só de agora.
Mas essa degradação não é responsabilidade também do PS que esteve nos últimos oito anos no governo?
Claro que é. E eu fui eu dizendo.
Ana Gomes, esta manhã aqui na Rádio Observador, no programa Comissão de Inquérito.
E precisamente a esta hora, os deputados do Partido Socialista estão reunidos com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, no Barreiro.
Durante esta semana, os deputados socialistas estão a promover uma série de reuniões com responsáveis de hospitais com constrangimentos nas urgências. Ontem, os socialistas visitaram o Hospital de Santa Maria. A esta hora estão no Hospital do Barreiro, o único com urgência de obstetrícia e ginecologia aberta na margem sul. Por lá está a repórter Inês Batista. Inês, já terminou a reunião com os deputados do Partido Socialista?
Ainda não, ainda está a decorrer o encontro entre o Conselho de Administração do Hospital do Barreiro e os deputados. Quem está aqui presente são o coordenador da área da saúde, João Paulo Correia, também António Mendonça Mendes, André Pinotes Batista e Miguel Costa Matos. Uma visita que acontece depois de ontem o PS ter visitado o Hospital de Santa Maria. Escolhe hoje o Hospital do Barreiro, a única urgência de obstetrícia aberta na margem sul. Ontem, Mariana Vieira da Silva falou em caos significativo, disse que a situação nas urgências está pior do que no verão passado, responsabilizou o atual governo. O PS tem estado durante esta semana a fazer visitas a hospitais. Defendem que os constantes encerramentos dos serviços de ginecologia e obstetrícia e instabilidade generalizada no SNS são prova de que o plano de emergência e transformação na saúde, anunciado pelo governo da Aliança Democrática, está a falhar. É o que defendeu os deputados do PS, que estão agora de visita ao Hospital do Barreiro. Vamos aguardar pela saída dos deputados.
Reunião a decorrer no Hospital do Barreiro com deputados do Partido Socialista.
Em julho, ainda mais de 1500 doentes oncológicos esperavam por uma cirurgia e bem já fora do tempo recomendado.
Dados que estão disponíveis no portal do Serviço Nacional de Saúde. A 26 de julho estavam a aguardar por cirurgia mais de 1500 doentes oncológicos. A lista está a diminuir. Entre abril e julho, foram operados 98 doentes, já fora do tempo recomendado. No total, no final do mês passado, estavam inscritos para cirurgia oncológica mais de 8 mil doentes. São menos 1200 do que quando as medidas do plano de emergência foram divulgadas. Entre maio e o final de julho, foram operados quase 19 mil doentes oncológicos. Amanhã, o primeiro-ministro e o presidente da República, acompanhados pela ministra da Saúde, vão visitar o serviço de oncologia e as instalações renovadas da Maternidade Luís Mendes da Graça, no Hospital de Santa Maria.
Vamos aos Jogos Olímpicos. Há portugueses em prova num dia, para já, marcado pela superioridade de Fernando Pimenta na canoagem.
É um dia marcado por esse resultado na canoagem, mas o português Tomás Augusto discute agora a qualificação para a final de Skate Park em Paris. Dentro de momentos, Mafalda Pires Lima entra em competição para as últimas regatas dos Jogos Olímpicos na vela. A atleta portuguesa é a 14ª na classificação geral. De manhã, Fernando Pimenta garantiu o acesso direto às meias-finais de K1 1000 metros na canoagem. O canoísta dominou a primeira ronda das eliminatórias, apurou-se diretamente para as meias-finais. Pimenta volta agora a competir no sábado para tentar o acesso à final. Recordo que o canoísta pode ser o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
Também na canoagem, mas com sorte diferente, tivemos Teresa Portela.
A atleta portuguesa ficou em terceiro lugar na categoria K1 500 metros, por isso vai ter de lutar por uma vaga nos quartos de final. Teresa Portela volta a entrar em prova dentro de instantes. Ainda nos Jogos Olímpicos, o dia de hoje é marcado pela estreia de Pedro Pablo Pichardo em Paris. Depois do ouro em Tóquio, em 2021. Nos Jogos de 2020, Pichardo volta a ser um dos grandes favoritos à final do triplo salto, onde também está outro português, Tiago Pereira, bronze nos Mundiais de pista coberta deste ano. A prova de qualificação está agendada para pouco depois das 18h. Antes disso, os portugueses Carolina João e Diogo Costa discutem uma medalha na vela mista. Os atletas vão estar na Medal Race, que está agendada para pouco depois das 14h40. Dar também destaque de uma informação de última hora. Vasco Vilaça está com uma infecção gastrointestinal depois de nadar no rio Sena. Estamos a falar do atleta português do triatlo, que esteve nos Jogos Olímpicos, desenvolveu sintomas compatíveis com uma infecção gastrointestinal no decorrer da estadia nos Jogos Olímpicos de Paris. Isto foi informado hoje pelo Comité Olímpico de Portugal em comunicado, sendo que também a atleta Melanie Santos desenvolveu sintomatologia idêntica, mas de forma menos aguda. Neste caso, não estamos a falar dos primeiros casos de sintomas de infecção de atletas nos Jogos Olímpicos depois de nadarem no rio Sena. Já aconteceu com outros atletas de outras seleções, mas divulga agora o Comité Olímpico Português e comunica o Comité Olímpico através da Direção de Medicina Desportiva, que Vasco Vilaça desenvolveu nas últimas horas sintomas compatíveis com infecção gastrointestinal no decorrer da estadia nos Jogos Olímpicos de Paris.
Na Rússia, os ataques ucranianos em Kursk continuam, os habitantes estão a ser retirados daquela zona.
De acordo com Alexei Smirnov, governador local, um primeiro grupo de pessoas já foi realojado em Oryol. Diz também que as tropas russas continuam a lutar contra o que dizem ser ataques russos do inimigo. Moscovo já está a responder a estes ataques. O ministro da Defesa russo afirma que matou 260 soldados ucranianos em Kursk e que impediu o avanço dentro do território russo. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, a Agência de Notícias RIA, este ataque é mais um gesto terrorista da Ucrânia, que está obviamente a ser dirigido contra uma população pacífica, é o que diz o ministro dos Negócios Estrangeiros russo. Os ataques ucranianos na região fronteiriça de Kursk começaram ontem. Uma ambulância foi atingida, cinco civis morreram, outros 20 ficaram feridos em confrontos com forças ucranianas. No entanto, estes ataques da Ucrânia não estão só a acontecer em Kursk. Na rede social Telegram, o Ministério da Defesa russo afirma que o regime de Kiev também atacou durante a noite as regiões fronteiriças de Belgorod, Rostov e Voronezh.
O diretor do Centro de Sondagens da Universidade Católica esteve esta manhã na Rádio Observador, analisou a escolha de Kamala Harris para candidato a vice-presidente. Fala de Tim Walz como uma opção estranha.
Nomeia Tim Walz, atual governador do estado da Minnesota, como um radical à esquerda. Ricardo Ferreira Reis afirma que foi essa a estratégia de Kamala Harris. O diretor deste centro de sondagens da Universidade Católica reflete que é uma decisão que está ligada a questões demográficas e com a polarização do eleitorado.
É uma opção pessoal e é uma opção estranha, mas tem três ou quatro dimensões que têm que ser tidas em conta. Uma é uma dimensão ideológica e aqui Josh Shapiro estava muito mais ao centro e portanto seria um candidato mais aproximado do tal eleitorado de centro que poderá ter dúvidas entre um e outro, mas eu acho que eles fazem uma aposta muito clara numa coisa que também nos parece mais ou menos evidente nesta altura. Os campos estão de tal forma polarizados que não há um grande grupo ao centro nesta altura. O que há é gente que se mobiliza e desmobiliza.
Ricardo Ferreira Reis, no explicador desta manhã, acrescenta que existe uma preocupação de Kamala Harris em não levantar problemas. Esta é uma das outras razões para a não escolha de Shapiro, que aos olhos do especialista podia levantar diálogos sobre a Palestina que os democratas querem evitar. Kamala Harris apresentou Tim Walz ontem à noite, afirma que vê nele um parceiro para construir um futuro melhor.
Olhamos ainda neste jornal para outras notícias que estão a marcar a atualidade.
No Algarve está a ser executado um projeto-piloto que tem como objetivo reduzir ignições com origem em causa humana. Estamos a falar de incêndios. O projeto acontece depois de hoje ter sido anunciado pelo Instituto Público Nacional que os incêndios que aconteceram nos últimos anos foram na maioria causados por comportamentos humanos. Este projeto-piloto tem, por isso, como objetivo consciencializar para o risco de incêndio. O projeto vai ter como base um modelo de investigação desenvolvido na Serra de Monchique em 2022, que conseguiu, de acordo com a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, reduzir o risco de catástrofes de base comunitária. O novo projeto-piloto vai ser coordenado pela AGIF, Agência da Gestão Integrada de Fogos Rurais, juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Algarve e conta com investimento de €130 mil. Para fechar, o furacão Debby continua a causar estragos nos Estados Unidos da América. Já muitas casas foram destruídas, mas o furacão também acabou por ajudar a polícia.
Não é muito costume. Como é que isso aconteceu?
Na Flórida, depois da passagem do furacão Debby, foram encontradas embalagens de cocaína na praia da Flórida, Florida Keys. A droga foi encontrada por uma pessoa que entrou em contacto depois com as autoridades locais.
Há uma história parecida nos Açores, não é? Que até deu origem a uma série.
É parecida. Essa estava escondida dentro das serras, dentro das grutas. Deu à costa depois. Aqui estamos a falar de 25 pacotes, cada um com mais de 30 quilos. A polícia diz que confiscou as drogas num valor superior a €1 milhão.
Atualizamos as notícias ao meio-dia e meia com o Miguel Cordeiro.