Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Notícias. Jornal das 7 da Rádio Observador, edição do jornalista Martim Madeira. E Martim, começamos com a final da Liga dos Campeões, Arsenal e PSG empatados um igual.

1x1 na final da Liga dos Campeões entre os parisienses e os Gunners. O primeiro gol foi marcado por Kai Havertz, aos seis minutos de jogo. Já o PSG empatou aos 65, com um gol de grande penalidade por Dembélé. Relembrar que nesta equipa do PSG há a confirmação de ter estes titulares portugueses, Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, também Gonçalo Ramos vai entrar daqui a pouco, o jogo ainda decorre, vai nos 90 mais seis e, ao que tudo indica, Rita, vai provavelmente para prolongamento.

Faltam poucos segundos para apitar. E Afonso Eulálio é o melhor jovem do Giro d'Italia. O ciclista português vai terminar no sexto lugar da competição.

Conquistou a camisola branca e venceu a classificação da juventude no Giro de Itália. Afonso Eulálio garante o prêmio de melhor jovem do Giro. É o segundo ciclista português a subir ao pódio, depois de João Almeida, em 2023. Torna-se também no quarto ciclista nacional a terminar no top 10 do Giro, juntando-se a um lote que já tinha João Almeida, Acácio da Silva e o lendário Joaquim Agostinho. Depois da prova de hoje, em que fechou esse sexto lugar na Volta à Itália, Afonso Eulálio reage assim.

"We suffered so much during these three weeks, but we arrive in the final and we have something is so good".

Semanas de longo sofrimento, mas chegar à etapa final do Giro d'Italia é muito especial. É o que diz o ciclista Afonso Eulálio.

É uma notícia Observador. Há dois vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Lisboa arguidos na Operação Emergente. Sérgio Cintra e Carla Madeira.

Sérgio Cintra, que foi presidente da Assembleia da Freguesia da Junta de Santa Maria Maior, a junta que está no centro desta investigação. O presidente desta autarquia, nesse mesmo período, era Miguel Coelho, um dos principais visados na investigação. Em declarações ao Observador, Sérgio Cintra mostra-se disponível para colaborar com as autoridades na investigação. Disse também desconhecer o teor das suspeitas que estão na base da constituição como arguida. Outra vereadora arguida, Carla Madeira, foi questionada diversas vezes pelo Observador, mas não respondeu. Nenhum dos dois pretende suspender as funções na Câmara Municipal de Lisboa. Esta tarde, também, o secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, diz que é evidente que as buscas no Largo do Rato e também nas várias autarquias visam o Partido Socialista e admite que a imagem do PS fica manchada.

Naturalmente que estas notícias, estas informações, prejudicam a imagem do partido. Ninguém desconhece isso. É por isso que nós temos que ter consciência de que quem representa o Partido Socialista, quem é militante, quem é dirigente, tem especiais responsabilidades éticas. E por isso é que eu levei ao Congresso o estabelecimento de um código ético e a criação de uma comissão ética no Partido Socialista.

O assessor de José Luís Carneiro, Duarte Moral, foi um dos detidos entre os 37 arguidos deste inquérito, que investiga o favorecimento de empresas por parte de autarquias e juntas de freguesia ligadas ao Partido Socialista. Entretanto, acabou por ser libertado, assim como os restantes quatro. Duarte Moral foi suspenso de funções que tem no PS por decisão do juiz de instituição criminal. Foi o que anunciou o secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro.

E Luís Montenegro ignora as críticas de Pedro Passos Coelho à governação da AD. Fala de um ruído imperturbável e garante que o PSD está bem e recomenda-se.

As palavras do antigo primeiro-ministro não passam de um ruído menor e de um epifenómeno, diz Luís Montenegro.

O partido está, mais uma vez o digo, coeso, unido, focado e imperturbável face a ruídos, que são ruídos menores, face àquilo que é a grandeza da nossa missão. Eu assumo a responsabilidade. Eu estou aqui para governar o país, eu estou aqui para conduzir este partido a ser um partido liderante, majoritário, a ser um partido com vocação de servir o povo português. Eu sei que faz parte das regras do jogo a comunicação social querer desviar as atenções para epifenómenos, mas eu acho que, sinceramente, é preciso centrarmo-nos e a vocês também cabe esse papel.

Luís Montenegro ignora as críticas do antigo primeiro-ministro Passos Coelho, que disse esta semana, em conversa com André Ventura, que a governação da AD precisa de mais ritmo e utilizou expressões como políticos postiços que se tornam em prostitutos sem caráter.

Declarações do presidente do PSD que surgem depois de ontem Hugo Soares ter desafiado Pedro Passos Coelho a apresentar as divergências com a atual direção num congresso do partido.

Congresso do PSD que se realiza a 20 e 21 de junho em Anadia. Na Sic Notícias, o líder parlamentar social-democrata diz que as críticas têm de ser feitas no local próprio.

Se tivesse alguma divergência com alguém interna no partido, como de resto já aconteceu no passado, preferiria fazê-lo no local próprio. Acho que é assim que deve ser. É para isso que existem os conselhos nacionais, os congressos nacionais. Eu preferia fazê-lo do que fazê-lo constantemente em apresentações de livros ou noutros momentos públicos. Se é essa a pergunta das divergências, se é que as divergências são aquelas que os jornais falam, no lugar do doutor Pedro Passos Coelho, se fosse eu, se tivesse alguma coisa a dizer ao partido, fazia-o nesse momento.

Declarações de Hugo Soares na Sic Notícias a desafiar Pedro Passos Coelho.

A ministra da Saúde está em rota de colisão com o médico que a própria nomeou para acompanhar o plano de emergência e transformação do SNS.

Ana Paula Martins desmente o médico Carlos Rubalo Cordeiro, que ao Observador tinha acusado a tutela de inércia, de ter deixado de fornecer dados à equipa de acompanhamento do plano. O médico acusou ainda o ministério de não se reunir com este órgão há mais de um ano. Ora, o Ministério da Saúde enviou entretanto um comunicado às redações em que fica visível a rutura com Carlos Rubalo Cordeiro. A tutela garante que Ana Paula Martins reuniu-se com o coordenador do plano de emergência para a saúde no dia 14 de janeiro deste ano, há pouco mais de cinco meses. O ministério realça ainda que Carlos Rubalo Cordeiro manifestou disponibilidade para apresentar um segundo plano para o Serviço Nacional de Saúde, mas nunca o fez, sendo que, Miguel, o Observador também noticiou que esta semana estão ainda por cumprir 40% das medidas que constam no plano de emergência e transformação do SNS. Só que na noite de ontem o site do SNS acabou por ser atualizado, passando o Ministério da Saúde a considerar concluídas 88% das medidas, ou seja, 46 em 52.

Seguimos com as notícias. Figuras da extrema-direita de vários países reúnem-se hoje em Portugal para uma cimeira anti-imigração. Nas últimas horas, foi anunciada a presença de um dos principais rostos da política de deportações em massa da administração Trump.

Trata-se do comandante-geral da Polícia de Fronteiras dos Estados Unidos, afastado em janeiro deste ano, na sequência da morte de uma manifestante em Minneapolis. É ele o convidado surpresa desta segunda edição do encontro, que terá lugar na Figueira da Foz hoje. A Reimmigration Summit promove o conceito de remigração, a expulsão de imigrantes para travar uma alegada teoria da substituição demográfica em curso dos europeus brancos. Por cá, a organização está a cargo de Afonso Alves, o líder do movimento da extrema-direita Reconquista, aliado do Chega, como disse o vice-presidente e deputado do partido, Pedro Frazão, numa mensagem que enviou por ocasião no congresso do grupo.

Ainda temos tempo para irmos à atualidade internacional. A Estónia instalou os primeiros sistemas fixos de vigilância anti-drone no país, na fronteira com a Rússia.

A decisão foi anunciada hoje pelo governo da Estónia, após incidentes recentes na nação báltica, que envolveram drones ucranianos alegadamente desviados pela Rússia. É o que avança a agência Lusa. O primeiro equipamento já está instalado e operacional, mas o governo da Estónia ambiciona, até ao final do ano, ter uma rede anti-drone que cubra todo o país. E também agora dar conta, Rita, da final da Liga dos Campeões. Começou agora a primeira parte do prolongamento. Por agora está tudo empatado. Também seria um bocadinho difícil marcarem nos primeiros 40 segundos do prolongamento.

Está tudo em aberto ainda.

Está tudo em aberto nesta final da Liga dos Campeões.

Veremos se na síntese informativa já haverá mais. Haverá, com certeza. E é assim que fechamos o jornal das 19h, edição do jornalista Martim Madeira. Está de regresso às 19h30. Até já.