Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

O apito está dado.

Está dado e vamos começar com três toques. Começamos com orgulho nacional na NBA, o nosso orgulho nacional, Neemias Queta. Luco olímpico pago a peso de ouro num leilão, já vamos perceber por quê. E finalmente, um gol à procura do verdadeiro autor.

Então veio do nada?

Acontece.

Ou foram todos à bola? Pode ser também.

Não sabia bem. Eu acho que o problema não foi do gol, nem do autor, foi mais da árbitra.

Já conta.

Já vou contar. Vamos fechar com essa história. Começamos. Não é uma história insólita, mas é uma história que merece destaque. Neemias Queta teve uma noite absolutamente histórica ao serviço dos Boston Celtics, na NBA. A equipe ganhou aos Philadelphia 76ers e Neemias Queta assinou a melhor exibição da carreira. Marcou 27 pontos, 17 ressaltos, dentre os quais ofensivos. 27 pontos e 17 ressaltos. Isto em menos de meia hora em campo. Creio que foram 27 minutos e 27 segundos ou 17 segundos. Não foi apenas um bom jogo, foi uma afirmação. Aliás, esta época tem sido uma época de afirmação de Neemias Queta na NBA. E ele já disse que foi muito ajudado pela participação no EuroBasket, no Campeonato da Europa de Basquetebol, em que brilhou a serviço da seleção portuguesa. Ele diz que essa competição lhe deu muita confiança e que isso agora se está a traduzir também na NBA, onde, claro, a concorrência é muito forte, mesmo dentro da equipe, mas Neemias Queta tem conseguido fazer esta afirmação, sobretudo nesta época. Os adeptos gritaram MVP, o The Most Valuable Player, e também depois foi recebido no balneário com grande festa pelos companheiros de equipe, que reconheceram a grande exibição de Neemias Queta, que também teve uma palavra para o poste dos Philadelphia 76ers, Andre Drummond. Ele diz que tem pedido ajuda e conselhos ao jogador que foi adversário dele nesta noite, nos últimos dois anos, para saber em que aspectos poderá melhorar. E o próprio Drummond também reconheceu essa ajuda e diz que foi pena que ele agora tivesse concretizado essa evolução no jogo contra ele, mas que também ficou feliz, e nós também ficamos todos felizes com o nosso representante na NBA. Vamos agora do basquete para o gelo, mas já não em competição. Um leilão. A patinadora neerlandesa, Yuta Leerdam, que brilhou nos Jogos Olímpicos de Inverno, conquistou uma medalha de ouro, mas também deu nas vistas por causa daquele fato muito aerodinâmico, que ela depois abriu um bocadinho. Depois houve ali uma polêmica se abriu demais ou não. Bem, enfim. Essas polêmicas escapam-me sempre. Tenho que me atualizar.

Não podes perder estas polémicas.

Tens que tomar atenção ao Tristão.

Quando é assim, é logo para teres com o Paulo, que ele gosta para informado.

Desse dia de vida.

Quando descobres temas polêmicos, tens que procurar.

Claro, importantes, não é? Decisivos. Importantíssimos. Agora foi a leilão. Não só o fato de Yuta Leerdam- Já foi a leilão, foi nestes Olímpicos de Inverno. Exatamente. Mas não foi só o dela. Nem deve ter tempo de ir à lavandaria. Não, vale mais se não for. Enfim, não vamos por aí. É um equipamento personalizado, mas não foi o único a ir a leilão. Houve os equipamentos das outras patinadoras da seleção neerlandesa que também foram a leilão, só que houve uma diferença: este foi arrematado por um valor muito superior ao das restantes companheiras de equipe. Claro, por ser quem é, mas depois houve suspeitas. Bem, para falar, começar pelo preço. A base de licitação era 9 mil euros, mas foi arrematado o fato por 195 mil euros. 195 mil euros?

195 mil euros por um fato deles. Mas é um supermercado, não é?

O que levantou aqui suspeitas? Foi o salto da licitação que deu, é que passou mesmo dos 9 mil euros para 195 mil. Foi logo? Foi logo. Lance único? É, lá. E isto gerou algumas suspeitas. Outras representantes, atletas dos Países Baixos, vieram dizer: "Isto se calhar teve aqui interferência do namorado de Yuta Leerdam, que é nem mais nem menos do que Jake Paul. Jake Paul, conhecido pugilista e youtuber. Também não. Ele teve alguma polêmica com algum fato ou não? Não, mas teve outras polêmicas em combates que ele participa, que são mais ou menos combates de exibição, não é bem sério. Uma espécie de wrestling de boxe. É mais ou menos. Ele sai de lá um bocado machucado, ou saiu em alguns combates, mas é uma figura das redes sociais, o Jake Paul, muito célebre.

Mas achas que foi um ato romântico? Ir assim comprar por um preço extraordinário o fato do namorado.

Isso não sou eu que digo, foi a suspeita levantada pelas outras atletas.

E qual é a tua opinião?

A minha opinião sobre isso é que foi mesmo ele. Essa é a minha opinião, acho que foi ele. Acho que foi mesmo ele. E foi por uma boa causa. Se foi ele, não foi só uma demonstração de amor, mas também de solidariedade, porque parte do dinheiro, 150 mil euros, revertem para o antigo clube de patinagem de Yuta Leerdam. Portanto, seja qual tenha sido a intenção do Jake Paul, se foi ele Mas eu acho que mesmo assim, €195.000 para ele não deve ser muito, mas é um bocadinho puxado.

Acho que ganha bem no combate.

Ele ganha muito bem para ser espancado. Foi por uma boa causa, €195.000, o preço do fato, muito longe do nosso alcance, mas ninharia para Jake Paul. Se foi ele. Fechamos no Brasil, onde o futebol é paixão, mas também às vezes é alguma confusão burocrática. Neste caso, foi num jogo a envolver o Palmeiras, de Abel Ferreira, contra o São Paulo para o Campeonato Paulista, e o gol foi atribuído ao jogador errado. A bola entrou, sem dúvida nenhuma, houve o normal, festa, abraços, mas depois a árbitra Daiane Muniz escreveu no relatório do jogo que o autor do gol tinha sido Marlon Freitas. No outro dia estávamos a falar desses nomes.

Desses nomes.

Marlon. Este não é Marlon Brandão.

Exato, havia o Marlon Brandão.

Não, este é Marlon Freitas. O que é que acontece? É que o Marlon Freitas, quando o gol foi marcado, estava no meio-campo e não estava a participar na jogada. O gol foi de Maurício. É M, deve ter confundido os Ms, mas normalmente os árbitros não costumam falhar nisto. Para Abel Ferreira não deve ter sido problema nenhum, porque o Palmeiras acabou mesmo por ganhar, independentemente do jogador que tenha marcado e a quem tenha sido atribuído o gol. O Palmeiras ganhou e assim está na final do Paulistão, o campeonato estadual.

Não tem nada a ver contigo, Paulo. Desta vez.

Paulistão. Não, é o Paulão.