Organização Mundial de Saúde
Doenças

OMS alerta para aumento de casos de sarampo

Organização Mundial de Saúde atribui o aumento dos casos de sarampo a falhas nos programas nacionais de vacinação e a crenças falsas.
Ébola

RDCongo. Epidemia ébola confinada a pequena região

Epidemia do Ébola na República Democrática do Congo está cingida a uma área de difícil acesso e de grande insegurança devido à atividade de milícias.
Ébola

Ébola. OMS acusa Tanzânia de sonegar informações 

OMS diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades do país de recusarem informar sobre o assunto. A mais recente epidemia da doença, na RD Congo, matou 2100.
Saúde

Consumo de açúcar é superior entre os jovens 

As crianças, dos 5 aos 9 anos, consomem 50 gramas por dia, e os adolescentes, dos 10 aos 17 anos, 53 gramas. População com mais de 65 anos tem "melhores consumos".
Vacinas

Vacinação. Quem recusa "está a brincar com o fogo"

As palavras são do Presidente da Comissão Europeia. Juncker pronunciou-se sobre o assunto em encontro promovido pela EU e a OMS, em que se debateu a erradicação de doenças através da vacinação.
Organização Mundial de Saúde

OMS. Médicos e Enfermeiros atiram ao Governo

381
O Sindicato Independente dos Médicos e a Ordem dos Enfermeiros colocam o Governo no centro das críticas depois de a OMS ter revelado que Portugal é dos países cuja despesa em saúde pública diminuiu.
Saúde

Despesa em saúde pública diminuiu em Portugal

212
OMS analisou 33 países: em 15, a despesa aumentou neste período. Apenas em 4 países esta despesa diminuiu. Entre eles, Portugal, que surge com menos de 0,2% do PIB investido em saúde pública em 2017.
Organização Mundial de Saúde

800 mil suicídios. Maioria tinha menos de 45 anos

Todos os anos morrem 800 mil pessoas de suicídio, sendo a segunda principal causa de morte entre os jovens. A OMS quer conhecer melhor o problema para ser mais eficaz nas medidas de prevenção.
Organização Mundial de Saúde

Facebook vai dar informação sobre vacinação

O Facebook vai passar a dar acesso a informações credíveis sobre vacinação num objectivo de melhorar a informação das redes sociais. A ideia é reduzir a disseminação de informações erradas.
Organização Mundial de Saúde

Nutrição pode salvar 3,7 milhões até 2025

279
A OMS recomenda que os serviços de saúde estejam prontos para garantir uma nutrição adequada em cada estágio da vida, com dietas saudáveis, o que poderia salvar 3,7 milhões de pessoas até 2025.
Doenças

OMS alerta para o aumento de sarampo na Europa

OMS registou 89.994 casos de sarampo em 48 países europeus em 2019. A doença já não é considerada "eliminada" no Reino Unido, Grécia, República Checa e Albânia. Em Portugal o número diminuiu.
Ébola

Ébola está a chegar ao marco de 2 mil mortos

A Organização Mundial de Saúde disse que o surto de Ébola na RDCongo está a aproximar-se do marco histórico de dois mil mortos na epidemia que dura há mais de um ano.
República do Congo

Congo e Ruanda restringem viagens devido a Ébola

As pessoas que pretendam viajar entre a RDCongo e Ruanda, por razões não essenciais, vão precisar de autorização dos dois governos. A Organização Mundial de Saúde desencoraja a medida.
Depressão

Luso-canadiana sobe picos a favor da saúde mental

Ema Dantas, luso-canadiana natural de Bragança, iniciou a aventura que termina quando escalar os oito pontos altos do planeta para a Peaks for Change, que angaria fundos para a saúde mental.
Saúde

Uso exagerado de "headphones" pode provocar surdez

356
Hábitos pouco saudáveis relacionados com o uso de auriculares estão a fazer com que certos problemas auditivos surjam mais cedo. OMS estima que existem mil milhões de jovens em risco em todo o mundo.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer mais investimento para hepatites

São precisos 52,6 mil milhões de euros para eliminar a hepatite viral como ameaça à saúde pública em 67 países de desenvolvimento médio e baixo, até 2030, diz Organização Mundial de Saúde.
Ébola

Epidemia de Ébola declarada emergência global

390
Foi a quarta vez que a atribuição de emergência global foi discutida, tendo sido chumbada nas restantes três. Até segunda-feira, 2.512 pessoas estavam infetadas e 1.676 morreram de Ébola na RDCongo.
Alimentação

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar

245
A OMS recolheu dados sobre 7.995 alimentos ou bebidas comercializadas para bebés e crianças pequenas de 561 lojas em quatro cidades europeias: Viena, Sofia, Budapeste e Haifa.
Rep Democrática do Congo

Ébola na RDCongo não representa emergência global

O presidente do comité anunciou que o surto é "uma emergência sanitária na RDCongo", mas que a situação não cumpre os requisitos para ser considerada emergência à escala global.
Vacinas

Ébola: Merck vai produzir mais doses da sua vacina

O diretor-geral da OMS anunciou que a farmacêutica Merck vai produzir a sua vacina contra o Ébola na sua fábrica norte-americana, em complemento das suas instalações na Alemanha.
República do Congo

Surto de Ébola no Congo avaliado esta sexta-feira

O Comité de Emergência no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional vai reunir para averiguar se o surto de Ébola na RDCongo constitui emergência de saúde internacional.
Organização Mundial de Saúde

Ébola. OMS pondera declarar emergência de saúde

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde convocou uma reunião de urgência para decidir se declara a epidemia do vírus do Ébola na RDCongo uma emergência de saúde global.
Organização Mundial de Saúde

Uma em 25 pessoas tem clamídia, gonorreia ou pior 

573
Uma em cada 25 pessoas tem clamídia, gonorreia, tricomoníase ou sífilis. São registados anualmente 376 milhões de casos destas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Tabaco

Um em cinco fumadores não sabe que causa cancro

A médica Kerstin Schotte advertiu que, além do desconhecimento dos riscos de cancro do pulmão, "nos países em desenvolvimento 50% das pessoas não associa fumar a enfartes".
Organização Mundial de Saúde

OMS quer transparência no preço dos medicamentos

Maior transparência no preço dos medicamentos e no apoio à sua produção em países em desenvolvimento é a vontade vincada pelos Estados Membros da Organização Mundial de Saúde.
Organização Mundial de Saúde

OMS inclui "burnout" na lista de doenças

365
O "burnout" surge na secção consagrada aos "problemas associados" ao emprego e desemprego, é "uma síndrome resultante de 'stress' crónico no trabalho que não foi gerido com êxito".
Saúde Pública

OMS quer reduzir as mortes por mordida de cobra

Estima-se "que 5,4 milhões de pessoas por ano são mordidas, 100.000 morrem e 400.000 ficam desfiguradas ou incapacitadas", dizem os Médicos Sem Fronteiras.
Organização Mundial de Saúde

Funcionários da OMS acusados de gastos abusivos

Documentos revelam que os funcionários da OMS viajaram em classe executiva com bilhetes comprados em última hora. Deturpavam ainda as razões das viagens. Valor ascende a 192 milhões de dólares.
Guiné-Bissau

OMS declara Guiné-Bissau livre de poliomielite

A OMS felicita o Ministério da Saúde da Guiné-Bissau pelo "feito histórico". O país ficou livre de poliomielite, uma infeção que pode provocar a paralisia infantil.
Organização Mundial de Saúde

OMS. Crianças e ecrãs: nunca mais de uma hora

17152
A Organização Mundial de Saúde divulgou esta quarta-feira um conjunto de recomendações sobre atividade física e momentos de repouso para crianças com menos de cinco anos. Muita corrida e poucos ecrãs.
Organização Mundial de Saúde

OMS. Quatro vezes mais casos de sarampo em 2019

111
A Organização Mundial de Saúde avisa que os dados de 2018 e 2019 ainda são preliminares, mas destaca a clara tendência de aumento do número de casos de sarampo de forma global.
Saúde

33 razões para elas viverem mais tempo do que eles

190
O relatório da Organização Mundial de Saúde separou, pela primeira vez, homens de mulheres na análise das causas de mortalidade e de outros parâmetros e percebeu porque é que elas vivem mais tempo.
Organização Mundial de Saúde

Metade da população mundial sem serviços de saúde

Pelo menos metade da população mundial não tem serviços de saúde básicos e 100 milhões de pessoas são arrastadas para a pobreza extrema por terem de os pagar diz a Organização Mundial da Saúde.
África

África perdeu 630 milhões de anos de vida saudável

Cerca de 630 milhões de anos de vida saudável foram perdidos em 2015 devido às doenças que afetam a população dos 47 Estados-membros da OMS em África.
Moçambique

OMS envia vacinas e mosquiteiros para Moçambique

Nos centros de acolhimento em Moçambique, após a passagem do ciclone Idai, falta comida, água potável e condições de higiene. 900 mil doses de vacinas orais para a cólera estão a caminho.
INEM

INEM recebe certificação para agir em catástrofes

100
O hospital de campanha do INEM recebeu a certificação da Organização Mundial de Saúde, passando a estar apto para agir em acidentes graves ou catástrofes internacionais.
Ébola

RD Congo e OMS gerem centro de tratamento de ébola

Depois de ter sido alvo de um ataque, um dos centros de tratamento do ébola voltou a abrir. Doze pacientes que tinham sido transferidos para uma unidade provisória já voltaram para o centro principal.
Rep Democrática do Congo

OMS autoriza experimentação de vacina contra ébola

A medida tomada "reverte uma decisão anterior que impedia que mulheres grávidas recebessem a vacina" "por não haver evidências suficientes sobre sua segurança", refere a OMS em comunicado.
Organização Mundial de Saúde

Anti-vacinação entre as 10 maiores ameaças à saúde

559
Na lista da Organização Mundial de Saúde contam-se também bactérias resistentes a antibióticos, poluição e alterações climáticas ou doenças como ébola, dengue e VIH.
Organização Mundial de Saúde

OMS vai criar grupo de trabalho sobre genética

O grupo de trabalho da OMS sobre manipulação genética inclui académicos, peritos da organização e médicos, precisou, sem apontar a iniciativa como uma resposta direta à experiência chinesa.
Organização Mundial de Saúde

OMS. Erradicação da Poliomielite está em risco

Os especialistas afirmaram esta sexta-feira que, caso a estratégia de erradicação falhe, esta doença incapacitante poderá ressurgir nos próximos anos.
Organização Mundial de Saúde

Alerta da OMS: sarampo sobe por falta de vacinação

A Organização Mundial de Saúde afirma que em 2017 foi registado um aumento dos casos de sarampo em vários países do mundo devido ao número crescente de falhas na vacinação das populações.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer reforçar luta contra a malária

O número de casos tem aumentado desde 2015 por falta de investimento. O diretor do programa de combate à malária da Organização Mundial da Saúde diz que resposta de Cabo Verde à malária foi exemplar.
África

Medicamento para a doença do sono chega a África

A comissão indica que a farmacêutica Sanofi e a organização sem fins lucrativos DNDi vão doar à Organização Mundial de Saúde um medicamento oral contra a doença do sono. Será distribuído já em 2019.
Organização Mundial de Saúde

OMS alerta para má utilização de antibióticos

460
A Organização Mundial da Saúde alertou para a discrepância na utilização de antibióticos entre países, que pode levar a super-infeções. Portugal está na média europeia.
Organização Mundial de Saúde

OMS defende padronização de medicina chinesa

436
Especialistas da Organização Mundial da Saúde defendem a padronização internacional dos termos da medicina tradicional chinesa como caminho para garantir os mercados globais.
Organização Mundial de Saúde

Contágio por ébola subiu 41,2% em menos de um mês

Mais de 300 pessoas foram contagiadas pelo ébola na República Democrática do Congo até 5 de novembro, um aumento de 41,2% desde 15 de outubro, segundo dados da OMS sobre a epidemia.
Poluição

Poluição em Nova Deli supera níveis tóxicos

132
Os níveis de poluição em Nova Deli, a capital mais poluída do mundo, subiu para a categoria de "emergência". Os níveis de partículas inaláveis multiplicaram-se mais de três vezes nas últimas 24 horas.
Ébola

RD Congo. Ataques rebeldes aumentam casos de ébola

Ataques rebeldes na República Democrática do Congo aumentaram o números de casos de ébola no país. Em três meses foram registadas 157 mortes, 122 das quais de ébola.
Ébola

OMS alerta para a epidemia de ébola na RD Congo

O Comité de Emergência da OMS reúne-se esta quarta-feira com urgência para abordar a epidemia de ébola na República Democrática do Congo, onde morreram 139 pessoas desde agosto até domingo passado.
Tabaco

Cigarros. Grupo de 72 peritos faz apelo à OMS 

'Inovação no controlo do tabaco' é o mote de uma carta enviada por 72 especialistas internacionais à OMS com um apelo: que flexibilize alternativas ao consumo de cigarros para prevenir doenças.
Álcool

Álcool causa 5% das mortes em todo o mundo

Uma em cada vinte mortes em todo o mundo estão relacionadas com o consumo nocivo de álcool, segundo o novo relatório divulgado esta sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde.
Tuberculose

OMS pede medidas para erradicar tuberculose

A OMS pediu na terça-feira aos governos de todo o mundo medidas decisivas para acabar com a tuberculose, aproveitando a cimeira sobre a doença que a ONU acolherá na próxima semana.
Organização Mundial de Saúde

Tuberculose matou 1,3 milhões de pessoas em 2017

O número de pessoas morrer de tuberculose tem diminuído desde o ano 2000. Números constam do relatório anual da Organização Mundial de Saúde.
Organização Mundial de Saúde

40% dos adultos com atividade física insuficiente

512
Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde, esta terça-feira divulgado e que será publicado na revista The Lancet, 43,4% dos portugueses praticam atividade física considerada insuficiente.
Organização Mundial de Saúde

Ébola. Risco de vias transmissão não conhecidas

Num comunicado, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a saúde reconhece que estes riscos se devem a potenciais cadeias de transmissão não identificadas.
Doenças

Noma, a doença que afeta as crianças mais pobres 

461
Afeta crianças dois 2 aos 6 anos que vivem em pobreza extrema. O casos mais frequentes ocorrem na África subsariana. Investigação recente aponta miséria como principal fator de risco.
Medicina

Dentistas emigrados duplicaram em 10 anos

O número de dentistas portugueses a trabalhar no estrangeiro duplicou nos últimos dez anos, num país que já tem quase o dobro de profissionais do que as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
Organização Mundial de Saúde

OMS confirma erradicação do sarampo em Timor-Leste

Timor-Leste foi um dos dois países do sudeste asiático a eliminar a existência de casos de sarampo no seu território, sendo o outro a Coreia do Norte, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Ébola

RD Congo. Novo surto de ébola atinge 10 locais

O novo surto de ébola detetado no nordeste da República Democrática do Congo já atinge dez lugares à volta do epicentro, a cidade de Mangina, disse um responsável da Organização Mundial de Saúde.
Amamentação

Três em 5 bebés não são amamentados à nascença

O primeiro leite da mãe é rico em nutrientes e anticorpos e essencial para aumentar a probabilidade de sobrevivência dos bebés, mas há muitos que não têm acesso a ele na primeira hora de vida.
Doenças Contagiosas

Cólera. Mais de 100 mortos na RD Congo em 4 meses

Pelo menos 104 pessoas morreram de cólera nos últimos quatro meses, na província de Kasai Oriental no centro da República Democrática do Congo, anunciaram fontes governamentais.
Ébola

Propagação do ébola na RD Congo quase contida

A epidemia de ébola na República Democrática do Congo "foi contida em grande parte", anunciou Organização Mundial de Saúde (OMS), advertindo contudo que "não pode ser considerada extinta".
Organização Mundial de Saúde

Distúrbio com videojogos é doença mental

126
A OMS classifica agora os "distúrbios com videojogos" como um problema de saúde mental. Número de casos problemáticos é uma minoria, mas organização alerta quem se dedica à atividade para ter atenção.
Açúcar

Governo quer continuar a baixar açúcar nas bebidas

941
Segundo o gabinete do secretário de Estado, a tributação de bebidas açucaradas representou em Portugal uma redução de consumo superior a 6.000 toneladas de açúcar, em 2017.
Organização Mundial de Saúde

OMS recua na subida do preço de bebidas açucaradas

Os peritos da OMS afirmaram que havia "visões em conflito que não conseguiram ser resolvidas" em relação à imposição de impostos e afirmam que cada país tem de tomar a sua própria decisão.
República do Congo

OMS avança com vacinas contra o Ébola no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a vacinação contra a epidemia do Ébola na República Democrática do Congo começa no domingo e afastou para já cenário de emergência internacional.
Alimentação

OMS lança plano para eliminar gorduras saturadas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano para ajudar os países a eliminar gorduras 'trans' da alimentação da população, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira.
Ébola

OMS alerta para risco elevado de Ébola no Congo

Segundo a OMS há elevado risco de propagação de Ébola na República Democrática do Congo. A organização está preocupada e prepara-se para o pior cenário.
Organização Mundial de Saúde

OMS propõe redução de consumo de gorduras

OMS propõe a redução do consumo individual de gorduras saturadas (leite, manteiga, carne, entre outros) para menos de 10% e de gorduras 'trans' (óleo vegetal, peixe, entre outros) para menos de 1%.
Saúde

"Imensa maioria" da população respira ar poluído

92% da população mundial respira ar contaminado em níveis muito perigosos para a saúde. Todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas diretamente relacionadas com a poluição.
Saúde

OMS alerta para as coberturas de vacinação 

Organização Mundial de Saúde alerta para a necessidade do aumento das coberturas de vacinação em países europeus e considera que a imunização é um direito individual e uma responsabilidade partilhada.
Amamentação

10 passos para promover a amamentação

599
A Organização Mundial de Saúde e a Unicef lançaram uma recomendação com 10 passos para ajudar as mães a amamentarem os seus bebés, no mínimo durante seis meses em exclusivo.
Guerra

Síria. 500 pessoas foram expostas a químicos

Relatos recolhidos pela Organização Mundial de Saúde junto de parceiros na Síria indicam que cerca de 500 pacientes revelam sinais de exposição a químicos tóxicos após o ataque de sábado em Douma.
Saúde

OMS: Portugal precisa de estratégias a longo prazo

429
Um relatório feito pela Organização Mundial de Saúde e Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde conclui que profissionais portugueses são mal pagos e o país precisa de novas estratégias.
Organização Mundial de Saúde

Artigo científico retirado por falta de validade

Um dos artigos científicos que deu suporte às orientações da Organização Mundial de Saúde para prevenir infeções relacionadas com cirurgias foi retirado por falta de validade científica.
Tuberculose

Tuberculose diminui na Europa a 4,3% ao ano

Os novos casos de tuberculose diminuíram a uma taxa média de 4,3% ao ano na região europeia da Organização Mundial da Saúde, insuficiente para acabar a epidemia até 2030.
Amamentação

Lobby de leite adaptado junto dos médicos

125
As famílias carenciadas são as mais susceptíveis às alegações de saúde promovidas pelas empresas que vendem leite adaptado. Estas mães são recomendadas a trocar o leite materno pela fórmula infantil.
Saúde da Mulher

Parto bem sucedido é mais que bebé saudável

1077
A mulher deve ter o direito de decidir se quer um parto com ou sem intervenção médica e deve ser sempre considerada nas tomadas de decisão por parte da equipa de profissionais de saúde.
Europa

Sarampo provocou 35 mortes na região europeia

Em Portugal, uma jovem de 17 anos morreu com sarampo. O país que apresenta maior número de mortes devido à doença, desde 1 de janeiro de 2017, é a Roménia. Ao todo, foram 35 mortes na região europeia.
Cabo Verde

1,2 milhões para reforçar saúde pública

A Organização Mundial de Saúde disponibilizou 1,2 milhões de euros para Cabo Verde reforçar a saúde pública.A verba vai servir para combater doenças e investir na saúde escolar.
Gripe

Menos vacinas da gripe dadas em toda a Europa

O número de vacinas da gripe dadas a grupos de risco caiu durante sete anos. As autoridades de saúde internacionais alertam para a diminuição da proteção de grupo e para o risco de pandemia.
Doenças

Sarampo, hepatite A e outros surtos de 2017

Se as doenças não forem detetadas na primeira observação clínica pode estar a abrir-se a porta a um surto. Aconteceu com o sarampo em Portugal e com a MERS-CoV na Coreia do Sul.
Alimentação

Alimentação saudável. OMS elogia Governo português

855
A diretora europeia da OMS deu os parabéns ao Ministério da Saúde pelas medidas adotadas para redução dos níveis de açúcar, sal e ácidos trans nos alimentos consumidos pelos portugueses até 2020.
Saúde

Metade do mundo não tem cuidados básicos de saúde

Metade da população mundial não tem acesso a cuidados essenciais de saúde. China e Índia são os países onde as falhas são mais flagrantes.
Organização Mundial de Saúde

OMS: um em cada 10 comprimidos são falsos

A OMS acredita que um em cada 10 comprimidos nos países em desenvolvimento são contrafeitos. Os medicamentos são responsáveis pela morte de dezenas de milhares de crianças.
Saúde Pública

Taxa do sal. Medida de saúde pública eficaz

A Organização Mundial de Saúde considera que a taxa dos produtos com excesso de sal é uma medida de saúde pública e de redução das desigualdades sociais.
Organização Mundial de Saúde

60% do mundo sem acesso a instalações sanitárias

Estudo divulgado pela Organizaçã Mundial de Saúde a propósito do Dia Mundial da Retrete expõe carências higiénicas sentidas um pouco por todo o mundo.
Tabaco

Viral. Vídeo mostra efeitos do tabaco nos pulmões

1219
O Youtuber Chris Notap, que conta com mais de 120 mil seguidores, mostrou o efeito do tabaco para os pulmões. Há dois vídeos, um referente ao consumo de um maço e outro ao consumo de 30.
Organização Mundial de Saúde

Mugabe não será, afinal, embaixador da boa-vontade

1312
Líder do Zimbabué já não vai, afinal, ser embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde (uma agência das Nações Unidas). Críticas à nomeação levaram ao recuo pelos responsáveis.
Organização Mundial de Saúde

Mugabe embaixador da boa-vontade das Nações Unidas

14973
Presidente do Zimbabué há 31 anos já foi sancionado inúmeras vezes por violações dos direitos humanos. Acaba de ser nomeado embaixador da boa-vontade pela Organização Mundial de Saúde.
Saúde

Madagáscar. Epidemia de peste faz 94 mortos

A epidemia de peste em Madagáscar já fez 94 mortos, em mais de 1.100 casos, e o mais provável é que surjam mais. 70% dos casos são pulmonares, a versão mais mortífera da doença.
Nutrição

Investigadores querem alimentar melhor as plantas

159
O objetivo é garantir que o ferro está presente nas plantas, que providenciam grande dos alimentos que consumimos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 30% da população sofre de anemia.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer mais esforços no combate a doenças

A Organização Mundial da Saúde apelou a um maior esforço no combate às doenças não transmissíveis, a maior causa de morte no planeta, considerando que "o mundo não está no bom caminho".
Organização Mundial de Saúde

Casos de cólera no Iémen ultrapassaram meio milhão

O número de casos de cólera já ultrapassou o meio milhão no Iémen, país onde a epidemia causou perto de 2.000 mortos desde o final de abril. Mais de um quarto dos mortos são crianças.
Doenças

Há uma vacina que poderá travar "super-gonorreia"

A Organização Mundial de Saúde mostrou-se preocupada com um surto de gonorreia cuja bactéria é super-resistente a antibióticos. Mas pode haver uma solução para a travar: a vacina contra a meningite B.
Organização Mundial de Saúde

OMS: gonorreia está a ficar cada vez forte

189
Infeção por gonorreia está a ganhar cada vez mais resistência aos antibióticos e já há relatos de casos de tratamento impossível entre os países mais desenvolvidos e ricos.
Organização Mundial de Saúde

Iémen. Número de mortos por cólera sobe para 1.500

A Organização Mundial de Saúde elevou este sábado para 1.500 o número de mortos por cólera no Iémen, entre 246.000 infetados, desde que se detetou o primeiro surto, a 27 de abril.
Organização Mundial de Saúde

OMS prepara-se para declarar surto de Ébola

Mais de 30 milhões de pessoas foram vacinadas contra o Ébola, a maioria em Angola e na República Democrática do Congo. O surto epidémico deverá ser declarada na próxima semana.
Organização Mundial de Saúde

Epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo

164
A epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo, com 5.000 novos doentes diários e um total que ultrapassa dos 200.000 casos em dois meses, referiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Organização Mundial de Saúde

20 mil pessoas vão morrer hoje devido ao tabaco

170
Quase 20 mil pessoas vão morrer hoje devido ao consumo de tabaco, segundo estimativas da OMS, que quer ver proibida a promoção de produtos de tabaco e o aumento dos preços como forma dissuasora.
Organização Mundial de Saúde

Tabaco mata sete milhões por ano. OMS quer medidas

O consumo de tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, alertou a organização Mundial de Saúde, apelando para a proibição da sua promoção e ao aumento das taxas e do preço dos produtos.
Organização Mundial de Saúde

Combate à mortalidade materna é prioridade

A redução da mortalidade materna e o combate à desnutrição crónica devem merecer maior atenção em Moçambique, defende a representante da OMS no país.
Organização Mundial de Saúde

OMS gasta mais em viagens do que no combate à SIDA

911
A Organização Mundial de Saúde (OMS) gasta em viagens cerca de 200 milhões de dólares por ano, mais do que despende no combate a alguns dos maiores problemas de saúde como a SIDA.
Obesidade

Portugal é o 5.º país com mais crianças obesas

362
Menos doces,menos refrigerantes e mais atividade física. Há menos crianças obesas em Portugal, mas, mesmo assim, são das mais obesas da Europa.
Organização Mundial de Saúde

1,2 milhões de adolescentes com mortes "evitáveis"

Mais de 3.000 adolescentes morrem todos os dias em todo o mundo, num total de 1,2 milhões de mortes por ano, de causas quase todas evitáveis, segundo um novo relatório da OMS.
Coimbra

ESTeSC é primeira escola no mundo a ser Centro OMS

153
A ESTeSC de Coimbra é, quinta-feira, designada Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra a Radiação, tornando-se na "primeira escola de tecnologia de saúde do mundo" a ser distinguida.
Malária

OMO pede esforços contra a malária

A Organização Mundial de Saúde desafiou os países a acelerarem e a ampliarem os esforços para prevenir a malária e salvar vidas, principalmente em África.
Saúde

OMS testa nova vacina da Malária em África

A mais avançada vacina contra a malária, mas que tem eficácia limitada, vai ser testada em grande escala no Quénia, no Gana e no Malaui, anunciou esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde.
Doenças

500 casos de sarampo registados na Europa este ano

Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos a Alemanha, França, Itália, Polónia, Roménia, Suíça e a Ucrânia.
Vacinas

Vacina pode reduzir mortes por diarreias em África

Uma nova vacina contra rotavírus, vírus que causa diarreias e gastroenterites, pode ser mais eficaz e mais barata, reduzindo substancialmente as doenças nos países em desenvolvimento.
Organização Mundial de Saúde

OMS publica lista de superbactérias

100
A Organização Mundial da Saúde instou o mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis.
Poluição

Poluição atmosférica causa nascimentos prematuros

Dos 15 milhões de nascimentos prematuros todos os anos, 3,4 milhões podem ser consequência da poluição atmosférica. O alerta é da Organização Mundial de Saúde.
Organização Mundial de Saúde

África. OMS delcara fim da epidemia febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da epidemia de febre-amarela em Angola e na RD do Congo, que matou mais de 400 pessoas e que classificou "uma das maiores e mais difíceis".
Organização Mundial de Saúde

Angola e Moçambique: Malária atinge 7% das pessoas

Moçambique e Angola estão entre os oito países com mais mortes por malária no mundo e representam 7% do peso global da doença. Mas é a Nigéria que aparece no topo desta lista.
VIH

40% desconhecem que estão infetados por VIH

Quatro em cada dez pessoas infetadas com o VIH não sabem que têm o vírus, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende uma aposta no autodiagnóstico.
Organização Mundial de Saúde

OMS adverte para financiamento insuficiente

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, advertiu que o orçamento da organização não pode ser completamente financiado sem novas contribuições, situação que o seu sucessor, que assumirá o cargo em 2017, terá de enfrentar.
Angola

Angola com 42 "casos prováveis" de febre-amarela

Angola registou 42 "casos prováveis" de febre-amarela nas últimas quatro semanas, indica um relatório semanal da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a evolução da epidemia, que salienta ser necessária a comprovação laboratorial dos sintomas.
Organização Mundial de Saúde

Tuberculose. 10 milhões de novos casos em 2015

OMS estima que em 2015 tenham surgido 10,4 milhões de novos casos de tuberculose no mundo e alerta que, embora a incidência e a mortalidade estejam a cair, é preciso acelerar o ritmo.
Angola

Angola investiga mais de 30 casos de febre-amarela

Angola registou mais "casos prováveis" de febre-amarela no mês de setembro, indica um relatório semanal da OMS sobre a evolução da epidemia. Desde dezembro de 2015 há mais de 4 188 casos de suspeita.
Angola

Angola: novos casos de febre-amarela confirmados

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, foram registados como positivos quatro casos suspeitos, mas dois foram descartados por terem sido "vacinados recentemente".
Angola

Angola e Congo com vacinação contra febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a campanha de vacinação de emergência contra a febre-amarela iniciada em Angola e Congo como uma das maiores alguma vez realizadas em África.
Organização Mundial de Saúde

Angola com mais 123 novos casos de febre-amarela

Angola contabilizou mais 123 casos suspeitos de febre-amarela na terceira semana de julho, face aos consecutivos indicadores semanais em queda da OMS, segundo dados compilados pela agência Lusa.
Organização Mundial de Saúde

China "eficaz" na saúde, diz OMS

As alterações no sistema de incentivos financeiros e a liberalização da indústria dos medicamentos foram medidas que "provaram ser eficazes".
Crimes Sexuais

Mil milhões de crianças sofreram abusos em 2015

304
A Organização Mundial de Saúde (OMS), que apresentou hoje um conjunto de medidas para acabar com a violência infantil pelo mundo, declarou que, em 2015, mil milhões de crianças sofreram abusos físicos, sexuais e psicológicos.
Zika

Portugal tem baixo risco para surto de zika

As recomendações em relação ao zika mudaram desde o início do surto no Brasil e continuarão a mudar à medida que se vai fazendo mais investigação científica sobre o vírus.
Ébola

OMS declara fim do surto de ébola na Libéria

146
Esta é já a quarta vez que a Organização Mundial de Saúde declara o fim do surto de ébola na Libéria. Em todas os momentos anteriores houve um reaparecimento de casos de infeção com o vírus.
Organização Mundial de Saúde

Zika deve-se ao fim das políticas anti-mosquito

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde acredita que o surto do vírus zika na América Latina deve-se ao abandono das políticas anti-mosquito em 1970.
Organização Mundial de Saúde

Portugal: um dos países onde se vive acima dos 80

403
Portugal está no grupo de 29 países do mundo com uma esperança média de vida de 80 anos ou mais, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Organização Mundial de Saúde

Esperança média de vida aumentou cinco anos

A Organização Mundial de Saúde informou que ainda existem grandes desigualdades. A esperança média de vida de uma criança nascida em 2015 era de 71,4 anos, mais cinco do que em 2000.
Álcool

Álcool. Portugal entre os 10 maiores consumidores

334
Segundo a OMS, em Portugal foram consumidos 12,5 litros de álcool per capita em 2015. Portugal ficou em oitavo lugar no relatório, sendo o país com maior consumo de álcool a Moldávia.
Angola

Mortalidade infantil põe Angola na cauda da OMS

Por cada mil nados vivos em Angola, morrem 156 crianças até aos cinco anos, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde. A esperança média de vida no país é de 52,4 anos.
Saúde

Cabo Verde e Timor capazes de eliminar malária

261
Vinte e um países, incluindo Cabo Verde e Timor Leste, estão em condições de eliminar o paludismo nos próximos cinco anos, disse a Organização Mundial de Saúde, para assinalar Dia Mundial da Malária.
Organização Mundial de Saúde

Uma em cada cinco crianças sem vacinação

Quase um quinto das crianças em todo o mundo está excluída da vacinação de rotina para doenças evitáveis como a difteria, a tosse convulsa ou o tétano, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diabetes

Partidos querem reforço do combate à diabetes

Estas serão duas das medidas em debate no parlamento, esta quarta-feira. As medidas são apresentadas pela coligação de esquerda. O PS quer ainda implementar um programa de prevenção.
Diabetes

Morrem 12 portugueses por dia com diabetes

A Organização Mundial de Saúde divulgou um comunicado onde afirma que cerca de 952 mil portugueses é afetado pela doença. A OMS afirmou que por ano morrem cerca de 4.500 pessoas devido à doença.
Diabetes

Número de adultos com diabetes quadruplicou

A Organização Mundial de Saúde revelou que existem mais de 422 milhões de pessoas com diabetes no mundo inteiro. Em 2014, cerca de 3,7 milhões de pessoas terão morrido devido à doença.
Vacinas

Necessárias vacinas para 20 milhões em Angola

A Organização Mundial de Saúde afirmou que é necessário proceder à vacinação de 18,3 milhões de angolanos para travar febre-amarela. A epidemia da doença provocou mais de 1.500 casos suspeitos.
Ébola

Ébola: OMS decreta fim de emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que a epidemia do vírus ébola na África ocidental deixou de ser uma situação de emergência de saúde pública internacional.
Zika

Mães com zika com 1% de risco de terem bebé doente

Mulheres infetadas com zika durante a gravidez têm 1% de risco de terem bebé com microcefalia. OMS recomenda a mulheres grávidas que se protejam de picadas de mosquitos.
Saúde

Mau ambiente causou 12 milhões de mortes

A Organização Mundial de Saúde revelou um estudo que revela que em 2012 ocorreram 12 milhões de mortes devido a causas ambientais.
Zika

OMS. Grávidas não devem viajar para zonas com zika

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as grávidas não viagem para as regiões afetadas com o surto de zika pelo risco para o feto. A OMS quer apostar na investigação relacionado com o vírus.
Mundo

Angola chega aos 1.210 casos de lepra notificados

Existem 1.210 casos de lepra notificados pelas autoridades de saúde de Angola, essencialmente concentrados em Luanda e no centro do país. O Governo tem um plano estratégico de 5 anos contra a doença.
Zika

Zika: 50 milhões da OMS para combater vírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano global para orientar a resposta internacional à propagação do vírus Zika e as malformações neonatais associadas a ele no valor de 50 milhões de euros (56 milhões de dólares).
Zika

OMS avisa que 4 milhões poderão ficar infetados

O aviso foi deixado pela Organização Mundial de Saúde que considerou também o aumento de casos de microcefalia em bebés como uma emergência de saúde pública internacional.
Zika

Países europeus devem ajudar no controlo do Zika

O departamento para a Europa da Organização Mundial de Saúde pediu aos países europeus que tomassem medidas para impedir a propagação do vírus Zika, para o qual não existe tratamento.
Zika

A longa lista da OMS para combater o zika

O Comité de Emergência pediu maior coordenação internacional na investigação e no controlo do mosquito que transmite o vírus, entre outras recomendações que pode ver aqui. A CE também já falou.
Zika

Zika. OMS declara emergência de saúde pública

Depois de reunir com uma equipa de 18 especialistas, a diretora-geral da OMS declarou o surto de zika uma emergência de saúde pública, não por causa da infeção, mas por causa da microcefalia.
Tabaco

OMS pede bola vermelha para filmes onde se fuma

734
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos estados-membros que classifiquem os filmes e séries onde aparecem cenas com tabaco como "filmes para adultos".
Zika

OMS. Zika pode ser mais perigoso que o ébola

Especialistas receiam o rápido aumento de doentes em diversas regiões do mundo, mas reconhecem a dificuldade em produzir uma vacina para combater o vírus.
Zika

Como o zika está a assustar o mundo. Em imagens

No Brasil, o país mais afetado, há duas mil pessoas a dar explicações, casa a casa. Militares na rua. Técnicos a pulverizar locais emblemáticos, como o Sambódromo. E pais, muitos pais, a chorar.
Saúde

Brasil. Militares mobilizados contra o vírus zika

O ministro da Saúde brasileiro anunciou que, no dia 13 de fevereiro, mais de 200 mil militares foi andar pelas ruas sensibilizar e esclarecer os cidadãos em relação à prevenção contra o vírus zika.
Saúde

Zika poderá espalhar-se pelo continente americano

A Organização Mundial de Saúde alertou que o vírus zika vai continuar a espalhar-se pelo continente americano.
Ébola

Ébola: Serra Leoa investiga morte suspeita

A Serra Leoa investiga a morte de uma mulher após um primeiro teste positivo ao Ébola na quinta-feira. Isto poucas horas depois de a OMS ter declarado o fim da epidemia na África Ocidental.
Crise dos Refugiados

UE: migrantes não são risco de saúde para europeus

A UE e a OMS defendem que não existem provas da associação entre a migração e as doenças infecciosas. Os migrantes não constituem um risco maior do que qualquer outro viajante internacional.
Ébola

OMS declara fim da epidemia do ébola na Guiné

117
A Guiné também já está livre da epidemia do ébola. A notícia foi avançada, esta terça-feira, pela Organização Mundial de Saúde, que avisa que os próximos meses serão "críticos".
Ébola

O que aprendemos com este surto de ébola?

Falhou a comunicação com a comunidade local, mas também entre os diferentes atores no terreno. A falta de preparação, coordenação e financiamento foram notórias. Além disso, a OMS tardou em agir.
Poluição

As cidades (ainda) mais poluídas do que Pequim

Pequim tem estado nas bocas do mundo pelas suas medidas extraordinárias devido à poluição extrema. Mas, segundo um ranking da OMS, a cidade chinesa nem está nas 20 cidades mais poluídas.
Organização Mundial de Saúde

Detetado primeiro caso de Ébola após fim epidemia

Um adolescente morreu de Ébola na Libéria, no primeiro caso registado desde que em setembro foi oficialmente proclamado o fim da epidemia no país.
Ciência

E se os antibióticos deixarem de tratar infeções?

210
Na primeira Semana Mundial para a Sensibilização sobre o Antibiótico, explicamos-lhe por que a resistência das bactérias aos antibióticos é um grave problema de saúde pública. Saiba como defender-se.
A página está a demorar muito tempo.