Organização Mundial de Saúde

República do Congo

Cólera. Mais de 100 mortos no Congo em 4 meses

Pelo menos 104 pessoas morreram de cólera nos últimos quatro meses, na província de Kasai Oriental no centro da República Democrática do Congo, anunciaram fontes governamentais.
Ébola

Propagação do ébola no Congo quase contida

A epidemia de Ébola na República Democrática do Congo "foi contida em grande parte", anunciou Organização Mundial de Saúde (OMS), advertindo contudo que "não pode ser considerada extinta".
Organização Mundial de Saúde

Distúrbio com videojogos é doença mental

126
A OMS classifica agora os "distúrbios com videojogos" como um problema de saúde mental. Número de casos problemáticos é uma minoria, mas organização alerta quem se dedica à atividade para ter atenção.
Açúcar

Governo quer continuar a baixar açúcar nas bebidas

941
Segundo o gabinete do secretário de Estado, a tributação de bebidas açucaradas representou em Portugal uma redução de consumo superior a 6.000 toneladas de açúcar, em 2017.
Organização Mundial de Saúde

OMS recua na subida do preço de bebidas açucaradas

Os peritos da OMS afirmaram que havia "visões em conflito que não conseguiram ser resolvidas" em relação à imposição de impostos e afirmam que cada país tem de tomar a sua própria decisão.
República do Congo

OMS avança com vacinas contra o Ébola no Congo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que a vacinação contra a epidemia do Ébola na República Democrática do Congo começa no domingo e afastou para já cenário de emergência internacional.
Alimentação

OMS lança plano para eliminar gorduras saturadas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um plano para ajudar os países a eliminar gorduras 'trans' da alimentação da população, segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira.
Ébola

OMS alerta para risco elevado de Ébola no Congo

Segundo a OMS há elevado risco de propagação de Ébola na República Democrática do Congo. A organização está preocupada e prepara-se para o pior cenário.
Organização Mundial de Saúde

OMS propõe redução de consumo de gorduras

OMS propõe a redução do consumo individual de gorduras saturadas (leite, manteiga, carne, entre outros) para menos de 10% e de gorduras 'trans' (óleo vegetal, peixe, entre outros) para menos de 1%.
Saúde

"Imensa maioria" da população respira ar poluído

92% da população mundial respira ar contaminado em níveis muito perigosos para a saúde. Todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas diretamente relacionadas com a poluição.
Saúde

OMS alerta para as coberturas de vacinação 

Organização Mundial de Saúde alerta para a necessidade do aumento das coberturas de vacinação em países europeus e considera que a imunização é um direito individual e uma responsabilidade partilhada.
Amamentação

10 passos para promover a amamentação

599
A Organização Mundial de Saúde e a Unicef lançaram uma recomendação com 10 passos para ajudar as mães a amamentarem os seus bebés, no mínimo durante seis meses em exclusivo.
Guerra

Síria. 500 pessoas foram expostas a químicos

Relatos recolhidos pela Organização Mundial de Saúde junto de parceiros na Síria indicam que cerca de 500 pacientes revelam sinais de exposição a químicos tóxicos após o ataque de sábado em Douma.
Saúde

OMS: Portugal precisa de estratégias a longo prazo

429
Um relatório feito pela Organização Mundial de Saúde e Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde conclui que profissionais portugueses são mal pagos e o país precisa de novas estratégias.
Organização Mundial de Saúde

Artigo científico retirado por falta de validade

Um dos artigos científicos que deu suporte às orientações da Organização Mundial de Saúde para prevenir infeções relacionadas com cirurgias foi retirado por falta de validade científica.
Tuberculose

Tuberculose diminui na Europa a 4,3% ao ano

Os novos casos de tuberculose diminuíram a uma taxa média de 4,3% ao ano na região europeia da Organização Mundial da Saúde, insuficiente para acabar a epidemia até 2030.
Amamentação

Lobby de leite adaptado junto dos médicos

125
As famílias carenciadas são as mais susceptíveis às alegações de saúde promovidas pelas empresas que vendem leite adaptado. Estas mães são recomendadas a trocar o leite materno pela fórmula infantil.
Saúde da Mulher

Parto bem sucedido é mais que bebé saudável

1.077
A mulher deve ter o direito de decidir se quer um parto com ou sem intervenção médica e deve ser sempre considerada nas tomadas de decisão por parte da equipa de profissionais de saúde.
Europa

Sarampo provocou 35 mortes na região europeia

Em Portugal, uma jovem de 17 anos morreu com sarampo. O país que apresenta maior número de mortes devido à doença, desde 1 de janeiro de 2017, é a Roménia. Ao todo, foram 35 mortes na região europeia.
Cabo Verde

1,2 milhões para reforçar saúde pública

A Organização Mundial de Saúde disponibilizou 1,2 milhões de euros para Cabo Verde reforçar a saúde pública.A verba vai servir para combater doenças e investir na saúde escolar.
Gripe

Menos vacinas da gripe dadas em toda a Europa

O número de vacinas da gripe dadas a grupos de risco caiu durante sete anos. As autoridades de saúde internacionais alertam para a diminuição da proteção de grupo e para o risco de pandemia.
Doenças

Sarampo, hepatite A e outros surtos de 2017

Se as doenças não forem detetadas na primeira observação clínica pode estar a abrir-se a porta a um surto. Aconteceu com o sarampo em Portugal e com a MERS-CoV na Coreia do Sul.
Alimentação

Alimentação saudável. OMS elogia Governo português

855
A diretora europeia da OMS deu os parabéns ao Ministério da Saúde pelas medidas adotadas para redução dos níveis de açúcar, sal e ácidos trans nos alimentos consumidos pelos portugueses até 2020.
Saúde

Metade do mundo não tem cuidados básicos de saúde

Metade da população mundial não tem acesso a cuidados essenciais de saúde. China e Índia são os países onde as falhas são mais flagrantes.
Organização Mundial de Saúde

OMS: um em cada 10 comprimidos são falsos

A OMS acredita que um em cada 10 comprimidos nos países em desenvolvimento são contrafeitos. Os medicamentos são responsáveis pela morte de dezenas de milhares de crianças.
Saúde Pública

Taxa do sal. Medida de saúde pública eficaz

A Organização Mundial de Saúde considera que a taxa dos produtos com excesso de sal é uma medida de saúde pública e de redução das desigualdades sociais.
Organização Mundial de Saúde

60% do mundo sem acesso a instalações sanitárias

Estudo divulgado pela Organizaçã Mundial de Saúde a propósito do Dia Mundial da Retrete expõe carências higiénicas sentidas um pouco por todo o mundo.
Tabaco

Viral. Vídeo mostra efeitos do tabaco nos pulmões

1.219
O Youtuber Chris Notap, que conta com mais de 120 mil seguidores, mostrou o efeito do tabaco para os pulmões. Há dois vídeos, um referente ao consumo de um maço e outro ao consumo de 30.
Organização Mundial de Saúde

Mugabe não será, afinal, embaixador da boa-vontade

1.312
Líder do Zimbabué já não vai, afinal, ser embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde (uma agência das Nações Unidas). Críticas à nomeação levaram ao recuo pelos responsáveis.
Organização Mundial de Saúde

Mugabe embaixador da boa-vontade das Nações Unidas

14.973
Presidente do Zimbabué há 31 anos já foi sancionado inúmeras vezes por violações dos direitos humanos. Acaba de ser nomeado embaixador da boa-vontade pela Organização Mundial de Saúde.
Saúde

Madagáscar. Epidemia de peste faz 94 mortos

A epidemia de peste em Madagáscar já fez 94 mortos, em mais de 1.100 casos, e o mais provável é que surjam mais. 70% dos casos são pulmonares, a versão mais mortífera da doença.
Nutrição

Investigadores querem alimentar melhor as plantas

159
O objetivo é garantir que o ferro está presente nas plantas, que providenciam grande dos alimentos que consumimos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 30% da população sofre de anemia.
Organização Mundial de Saúde

OMS quer mais esforços no combate a doenças

A Organização Mundial da Saúde apelou a um maior esforço no combate às doenças não transmissíveis, a maior causa de morte no planeta, considerando que "o mundo não está no bom caminho".
Organização Mundial de Saúde

Casos de cólera no Iémen ultrapassaram meio milhão

O número de casos de cólera já ultrapassou o meio milhão no Iémen, país onde a epidemia causou perto de 2.000 mortos desde o final de abril. Mais de um quarto dos mortos são crianças.
Doenças

Há uma vacina que poderá travar "super-gonorreia"

A Organização Mundial de Saúde mostrou-se preocupada com um surto de gonorreia cuja bactéria é super-resistente a antibióticos. Mas pode haver uma solução para a travar: a vacina contra a meningite B.
Organização Mundial de Saúde

OMS: gonorreia está a ficar cada vez forte

191
Infeção por gonorreia está a ganhar cada vez mais resistência aos antibióticos e já há relatos de casos de tratamento impossível entre os países mais desenvolvidos e ricos.
Organização Mundial de Saúde

Iémen. Número de mortos por cólera sobe para 1.500

A Organização Mundial de Saúde elevou este sábado para 1.500 o número de mortos por cólera no Iémen, entre 246.000 infetados, desde que se detetou o primeiro surto, a 27 de abril.
Organização Mundial de Saúde

OMS prepara-se para declarar surto de Ébola

Mais de 30 milhões de pessoas foram vacinadas contra o Ébola, a maioria em Angola e na República Democrática do Congo. O surto epidémico deverá ser declarada na próxima semana.
Organização Mundial de Saúde

Epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo

164
A epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo, com 5.000 novos doentes diários e um total que ultrapassa dos 200.000 casos em dois meses, referiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Organização Mundial de Saúde

20 mil pessoas vão morrer hoje devido ao tabaco

172
Quase 20 mil pessoas vão morrer hoje devido ao consumo de tabaco, segundo estimativas da OMS, que quer ver proibida a promoção de produtos de tabaco e o aumento dos preços como forma dissuasora.
Organização Mundial de Saúde

Tabaco mata sete milhões por ano. OMS quer medidas

O consumo de tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano, alertou a organização Mundial de Saúde, apelando para a proibição da sua promoção e ao aumento das taxas e do preço dos produtos.
Organização Mundial de Saúde

Combate à mortalidade materna é prioridade

A redução da mortalidade materna e o combate à desnutrição crónica devem merecer maior atenção em Moçambique, defende a representante da OMS no país.
Organização Mundial de Saúde

OMS gasta mais em viagens do que no combate à SIDA

915
A Organização Mundial de Saúde (OMS) gasta em viagens cerca de 200 milhões de dólares por ano, mais do que despende no combate a alguns dos maiores problemas de saúde como a SIDA.
Obesidade

Portugal é o 5.º país com mais crianças obesas

363
Menos doces,menos refrigerantes e mais atividade física. Há menos crianças obesas em Portugal, mas, mesmo assim, são das mais obesas da Europa.
Organização Mundial de Saúde

1,2 milhões de adolescentes com mortes "evitáveis"

Mais de 3.000 adolescentes morrem todos os dias em todo o mundo, num total de 1,2 milhões de mortes por ano, de causas quase todas evitáveis, segundo um novo relatório da OMS.
Coimbra

ESTeSC é primeira escola no mundo a ser Centro OMS

154
A ESTeSC de Coimbra é, quinta-feira, designada Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra a Radiação, tornando-se na "primeira escola de tecnologia de saúde do mundo" a ser distinguida.
Malária

OMO pede esforços contra a malária

A Organização Mundial de Saúde desafiou os países a acelerarem e a ampliarem os esforços para prevenir a malária e salvar vidas, principalmente em África.
Saúde

OMS testa nova vacina da Malária em África

A mais avançada vacina contra a malária, mas que tem eficácia limitada, vai ser testada em grande escala no Quénia, no Gana e no Malaui, anunciou esta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde.
Doenças

500 casos de sarampo registados na Europa este ano

Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos a Alemanha, França, Itália, Polónia, Roménia, Suíça e a Ucrânia.
Vacinas

Vacina pode reduzir mortes por diarreias em África

Uma nova vacina contra rotavírus, vírus que causa diarreias e gastroenterites, pode ser mais eficaz e mais barata, reduzindo substancialmente as doenças nos países em desenvolvimento.
Organização Mundial de Saúde

OMS publica lista de superbactérias

100
A Organização Mundial da Saúde instou o mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis.
Poluição

Poluição atmosférica causa nascimentos prematuros

Dos 15 milhões de nascimentos prematuros todos os anos, 3,4 milhões podem ser consequência da poluição atmosférica. O alerta é da Organização Mundial de Saúde.
Organização Mundial de Saúde

África. OMS delcara fim da epidemia febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da epidemia de febre-amarela em Angola e na RD do Congo, que matou mais de 400 pessoas e que classificou "uma das maiores e mais difíceis".
Organização Mundial de Saúde

Angola e Moçambique: Malária atinge 7% das pessoas

Moçambique e Angola estão entre os oito países com mais mortes por malária no mundo e representam 7% do peso global da doença. Mas é a Nigéria que aparece no topo desta lista.
VIH

40% desconhecem que estão infetados por VIH

Quatro em cada dez pessoas infetadas com o VIH não sabem que têm o vírus, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende uma aposta no autodiagnóstico.
Organização Mundial de Saúde

OMS adverte para financiamento insuficiente

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, advertiu que o orçamento da organização não pode ser completamente financiado sem novas contribuições, situação que o seu sucessor, que assumirá o cargo em 2017, terá de enfrentar.
Angola

Angola com 42 "casos prováveis" de febre-amarela

Angola registou 42 "casos prováveis" de febre-amarela nas últimas quatro semanas, indica um relatório semanal da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a evolução da epidemia, que salienta ser necessária a comprovação laboratorial dos sintomas.
Organização Mundial de Saúde

Tuberculose. 10 milhões de novos casos em 2015

OMS estima que em 2015 tenham surgido 10,4 milhões de novos casos de tuberculose no mundo e alerta que, embora a incidência e a mortalidade estejam a cair, é preciso acelerar o ritmo.
Angola

Angola investiga mais de 30 casos de febre-amarela

Angola registou mais "casos prováveis" de febre-amarela no mês de setembro, indica um relatório semanal da OMS sobre a evolução da epidemia. Desde dezembro de 2015 há mais de 4 188 casos de suspeita.
Angola

Angola: novos casos de febre-amarela confirmados

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, foram registados como positivos quatro casos suspeitos, mas dois foram descartados por terem sido "vacinados recentemente".
Angola

Angola e Congo com vacinação contra febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a campanha de vacinação de emergência contra a febre-amarela iniciada em Angola e Congo como uma das maiores alguma vez realizadas em África.
Organização Mundial de Saúde

Angola com mais 123 novos casos de febre-amarela

Angola contabilizou mais 123 casos suspeitos de febre-amarela na terceira semana de julho, face aos consecutivos indicadores semanais em queda da OMS, segundo dados compilados pela agência Lusa.
Organização Mundial de Saúde

China "eficaz" na saúde, diz OMS

As alterações no sistema de incentivos financeiros e a liberalização da indústria dos medicamentos foram medidas que "provaram ser eficazes".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)