817kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Impostos

Orçamento do Estado

Duas propostas do PS avançam na especialidade

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira mais duas propostas do PS, com voto contra do PSD: a que alarga o IVA reduzido da eletricidade a mais consumo e a que aumenta as deduções com rendas no IRS.
Elétricos

Perspetivas para Portugal sobre o novo imposto da 

O novo imposto sobre veículos elétricos fabricados na China é uma medida com implicações profundas e complexas para a União Europeia.
Transportes

Isenção automática de IUC a táxis "não é cumprida"

Em causa está o facto de o Código do IUC, aprovado em 2007, ter criado uma isenção automática para o táxi, mas, de acordo com a ANTRAL, não está a ser cumprido.
Governo

Jovens. Ministra desafia partidos a aprovar o IRS 

Estancar a "hemorragia de jovens" para fora do país é ou não uma prioridade?. Se sim, a ministra defendeu que a medida terá de ser aprovada. Parar com a "sangria" de quadros exige propostas concretas.
Governo

Governo alarga prazo de taxa do alojamento local

O executivo referiu em comunicado que pretende eliminar o imposto aprovado pelo anterior governo. Enquanto o desejo não é cumprido, estendeu o prazo de pagamentos para tentar atrasar o processo.
Boa moeda, má moeda

IVA Zero e Taylor Swift fazem inflação subir

O INE confirma que a inflação subiu para 3,1% em maio. As razões mais fortes são o efeito aritmético relacionado com o IVA Zero e o impacto dos concertos de Taylor Swift na hotelaria e restauração.
EDP

Barragens. Ações de 1.600 milhões da EDP contra AT

Empresa do grupo EDP que explora barragens já entregou ações em pelo menos cinco tribunais a contestar os valores que somam 1,6 mil milhões de euros atribuídos pelo fisco para calcular e cobrar IMI.
Noticiário

3h. Governo prepara plano contra corrupção

Leitão Amaro garante também que o Executivo vai acelerar a execução dos fundos do PRR. E ainda, foi aprovada no Parlamento a descida do IRS apresentada pelo PS.
Impostos

Isenção de IMT do Governo e IRS do PS aprovados

O Governo consegue a primeira vitória no Parlamento com a aprovação da autorização legislativa que permite avançar com isenção do IMT e imposto de selo para os jovens que comprem casa. Chega apoiou.
Impostos

"Não me passa pela cabeça" chumbo do IRS Jovem

Primeiro-ministro deixou uma garantia sobre as contas públicas, dizendo que este alívio fiscal proposto "é exequível, comportável com a salvaguarda do equilíbrio financeiro do país".
Impostos

PSD adia votação de dedução de rendas e IVA da luz

Propostas do PS para entrar em vigor em 2025 foram aprovadas na generalidade com os votos contra do PSD e CDS. Mas agora a votação na especialidade foi adiada por iniciativa dos social-democratas.
Impostos

PS desafia Governo a negociar isenção de IMT

PS acusa Governo de querer pôr o Parlamento a passar "uma procuração para fazer aquilo que querem e bem entendem" e pede que pedido de autorização legislativa seja substituído por proposta de lei.
Madeira

PS entrega propostas para reduzir IVA e IRS

Uma proposta "no sentido de baixar o IVA às taxas mínimas, mas também o IRS", aplicando o diferencial máximo de 30% em relação ao continente, foi apresentada pelo grupo parlamentar do PS da Madeira.
Direto ao Assunto

"PS sem pensar na classe média, Chega vingativo"

Vingou a proposta socialista para descer o IRS e foi chumbada a da AD. Antiga ministra das Finanças atira contra Pedro Nuno Santos e André Ventura.
Impostos

Fisco alerta para email falso de reembolso do IRS

A disseminação de emails "falsos" tem como objetivo "convencer os destinatários a aceder a páginas maliciosas", alertou a Autoridade Tributária. O acontecimento sucede em período de reembolso do IRS.
Noticiário

22h.IRS. Livre diz que PSD ia ajudar quem tem mais

Rui Tavares salienta que, se fosse aceite, a proposta do PSD ia complicar a vida de quem enfrenta dificuldades económicas. Ainda neste jornal, Francisco Conceição vai ficar no FC Porto.
Noticiário

20h.IRS. Manuela Ferreira Leite critica PS e Chega

A antiga Ministra das Finanças e líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, diz que o PS não está a pensar na classe média. Ainda neste jornal, um homem com explosivos foi detido perto de Paris.
IRS

IRS. PS vence, mas efeito depende do Governo

Socialistas viram aprovada a sua proposta para baixar as taxas de IRS este ano, mas a chegada do alívio fiscal a curto prazo depende da decisão do Governo de ajustar as tabelas de retenção.
Semáforo Político

IRS. PS perigoso e Chega muleta-birrenta

Padrão de justiça social do Chega alinhado mais com PS, BE e CDU? E como é que o Governo vê a proposta socialista do IRS? "Quando o teu inimigo estiver a cometer um erro não atrapalhes".
Noticiário

16h. Justiça. Sindicato e Ministério já têm acordo

O Governo quer aumentar o subsídio de recuperação processual de 10% para 13,5% do salário. Também neste jornal, Paulo Rangel pede que a classe média mostre um "cartão vermelho" ao Chega e ao PS.
Noticiário

15h. Rangel pede cartão vermelho ao Chega e ao PS

Por causa da votação parlamentar da descida do IRS, Paulo Rangel pede aos eleitores de classe média que mostrem um cartão vermelho ao PS e Chega. Ainda, 12 crianças atropeladas em França.
Eleições Europeias

RIR quer Portugal isento de IVA na eletricidade

A cabeça de lista do RIR às eleições europeias defende que Portugal deve ser beneficiado com isenção de IVA já que "é um dos maiores produtores de energia verde" na UE.
Noticiário

14h. Chega queria menos IRS para quem ganha menos

André Ventura não acompanhou a ideia do Governo para o IRS por entender que a proposta não fazia sentido para aquilo que o partido defende. Também neste jornal, as reações da esquerda à votação.
Noticiário

13h. IRS. PSD acusa PS de desistir da classe média

São palavras do líder parlamentar, Hugo Soares, após o chumbo da proposta da Aliança Democrática e da aprovação da proposta do Partido Socialista para a redução do IRS.
Noticiário

12h. IRS. Proposta do Governo chumbada

Já a proposta do PS foi aprovada. O Chega absteve-se nas duas votações. Sobre o mesmo tema, Pedro Nuno Santos rejeita qualquer aliança com o partido de André Ventura. Sebastião Bugalho não comenta.
Noticiário

9h. Biden e Zelensky reúnem-se em França.

Joe Biden e Volodymyr Zelensky encontram-se em França, esta quarta-feira. Ainda neste jornal, o comentário da Economista Vera Gouveia Barros sobre o IRS.
União Europeia

Espanha quer imposto global aos super-ricos

O ministro da Economia espanhol, em reunião com o ministro das Finanças do Brasil, definiu o objetivo de atingir um "crescimento mais equitativo". Como? Através da taxação global dos mais ricos.
Tribunal de Contas

Barragens. Tribunal de Contas questiona ação da AT

Tribunal de Contas tem em curso uma ação de acompanhamento, na sequência de denúncias sobre indícios do irregularidade na atuação do Fisco na cobrança de IMI sobre as barragens.
Política

O povo do meio

Já não são jovens qb para que os tentem fixar no país. Nem são suficientemente velhos para que os compensem pelos baixos rendimentos. Estão tramados e ninguém se preocupa com isso. Nem os próprios.
Impostos

IMT e selo : os impostos que uns pagam outros não

O IMT só chega a zero euros se, e só se, os municípios forem chamados à discussão. É a única forma de enterrar o mais estúpido de todos os impostos.
IRS

PS altera proposta de redução do IRS

No novo texto dos socialistas, propõem-se que a taxa que incide sobre o 5.º escalão de rendimentos possa baixar para os 32% igualando o valor defendido pelo Governo.
IMI

IMI. Pagamento deve ser feito até esta sexta-feira

Quando o valor a pagar é superior a 100 euros, o pagamento desdobra-se em prestações, além da primeira a ser paga em maio. Cabe às autarquias decidir a taxa a aplicar, e a adesão ao IMI familiar.
Reino Unido

Reformistas querem mais impostos para estrangeiros

Líder do Partido Reformista defende subida das contribuições para a Segurança Social, dos atuais 13,8% para 20%. Richard Tice defende "suplemento à segurança social".
IRS

Chega consegue adiar de novo IRS com ajuda do PS

O Chega conseguiu fazer aprovar um requerimento para adiar potestativamente a discussão das propostas do IRS na especialidade. Conseguiu que o seu pedido fosse aceite, com a ajuda do PS.
IRS

IRS Jovem: uma odisseia no país

Em março de 2020, o então Governo de maioria absoluta socialista criou o regime de isenção parcial de IRS, mais conhecido como “IRS Jovem”, mas deixou aos jovens e aos seus pais uma escolha complexa.
Barragens

IMI das Barragens. Fisco só recebeu 2% do valor 

Diretora-geral de Impostos indica que foi liquidado um valor médio de 5 milhões de euros por ano de IMI das barragens. Só 125 a 130 mil euros foram cobrados até agora. Dez autarquias impugnaram.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

IRS Jovem: Quem ganha mais, paga menos

Ricardo Araújo (PSD) fala numa redução fiscal maior do que a do IRS Jovem do anterior Governo. Miguel Costa Matos (PS) diz que as medidas "não foram bem feitas" e são "injustas".
Barragens

Impostos das barragens. Movimento pede liquidação

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) está convencido de que "no final do ano, se nada for feito, caducará o direito à liquidação dos impostos devidos pelo negócio da venda das barragens".
IRS

IRS Jovem da AD compensa mais cedo a salário maior

Simulações da EY mostram que num salário de 1.000 euros o IRS Jovem de Montenegro só compensa (em relação ao atual) a partir do 5.º ano. Em salários maiores, poderá fazer sentido aproveitar mais cedo.
Impostos

IRS Jovem não "deixa nenhum jovem de fora"

Face à possível não aprovação do PS à medida, Sarmento diz que a medida representa poupanças para todos os rendimentos, incluindo para quem recebe menos de mil euros, sendo um "imposto progressivo".
Eletricidade

Baixar IVA da luz. PS atacado por avançar agora 

Atualizado
Proposta socialista para aplicar taxa reduzida do IVA a maior consumo de eletricidade é para 2025. Partidos questionam a pressa em avançar já. Mas o projeto foi, como se previa, aprovado.
PS

PS opõe-se ao IRS Jovem se não houver alterações

O secretário-geral da JS admite um postura "construtiva" em relação às propostas do Governo, mas refere que extensão do IRS Jovem é "desequilibrada", ao não abranger jovens com rendimentos baixos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos