Olá

863kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Michelle Obama

América Dividida

É Walz a arma secreta para captar voto masculino?

Kamala Harris não tem falhado nenhum segmento do eleitorado. Mas o voto masculino não pode ser descurado e aí Donald Trump tem primazia. Ainda o Colégio Eleitoral e o poderoso sindicato.
América Dividida

Kamala “respira melhor” com tendência positiva

Bruno Cardoso Reis explica que Kamala está a crescer nas sondagens, ainda que seja por uma pequena margem. O historiador sublinha que a falta de apoio do Teamsters é uma má notícia para Harris.
América Dividida

"Temperatura sobe por responsabilidade de Trump"

Francisco Pereira Coutinho, especialista em direito internacional, fala sobre a 2ª tentativa de assassinato a Trump. Admite que parte é responsabilidade dos democratas, mas Trump também não é isento.
América Dividida

A "violência política” é tolerada em campanha?

Bruno Cardoso Reis sublinha que a “violência política” pode ganhar outros contornos com o avançar da campanha . O historiador insiste que Trump comete gafes e mentiras cada vez mais percetíveis.
América Dividida

“Trump fazia melhor em deixar cair a fraude ele...

Candidato republicano insiste  que ganhou em 2020 e que não aceitará o resultado se perder. Ana Cavalieri analisa a opção e ainda os efeitos da alegada tentativa de homicídio.
América Dividida

Trump soma estratégias para esquecer o debate

Bruno Cardoso Reis garante que a estratégia de Trump vai ser sempre igual: pôr-se a jeito e desafiar o sistema. O historiador destaca que Orbán está desejoso de festejar a possível vitória de Trump.
América Dividida

Taylor Swift pode conseguir o efeito Oprah?

Há estudos que apontam para que a apresentadora tenha conseguido levar 1 milhão de pessoas a votar em Obama. Será que Taylor Swift conseguirá o mesmo? Ainda a tentativa de homicídio de Trump
América Dividida

Afinal, nem só pela vitória luta Donald Trump

Como irá Trump explorar a nova tentativa de homicídio de que foi alvo? Numa altura em que não pode pensar em perder, luta para defender o ego. As sondagens são claras: Kamala Harris venceu o debate.
América Dividida

Kamala à frente nas sondagens, mas nada está ganho

Depois do debate, sondagens mostram avanço de Harris. Luís Tomé, diretor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma, lembra que Trump já mostrou resistência no passado.
América Dividida

Não é Taylor Swift que vai dar a vitória a Kamala

Qual o efeito das opiniões das figuras públicas nas eleições? Nuno Amaral Jerónimo explica que o facto de Taylor Swift ter revelado que vai votar em Kamala não vai mobilizar assim tanto eleitorado.
América Dividida

Voto juvenil é obstáculo para Kamala?

Conquistar o voto dos jovens é um dos desafios mais difíceis de Kamala Harris. João Diogo Barbosa diz que a candidata democrata não chega aos mais novos com a mesma facilidade de Joe Biden, em 2020.
América Dividida

Putin é arma de arremesso nos debates nos EUA?

Bruno Cardoso Reis explica que Putin fica mais preocupado quando é ignorado. O historiador sublinha que as queixas do Kremlin em relação aos EUA são mais um pretexto para entrar na esfera mediática.
América Dividida

"Trump pior, jornalistas levam Kamala ao colo"

Vasco Rato critica a postura dos moderadores do debate Trump/Harris e fala em favorecimento para a democrata. Destaca ainda que mais do que ganhar, Kamala Harris viu Donald Trump perder o debate.
América Dividida

Kamala venceu e conseguiu enervar Trump

Kamala venceu categoricamente e surpreendeu pela inteligência e boa preparação. Trump voltou às fases soltas e incoerentes e resta saber qual será o efeito deste debate nas próximas sondagens.
América Dividida

Debate EUA. "Pressão está sobre Kamala Harris"

Francisco Pereira Coutinho, especialista em direito internacional, lembra que Kamala Harris tem estado na sombra e, por isso, vai estar muito exposta no debate desta noite com Donald Trump. 
América Dividida

"Kamala precisa do debate para se dar a conhecer"

Bruno Cardoso Reis sublinha que Kamala precisa do debate com Trump para se mostrar mais ao eleitorado. O historiador fala da importância do "confronto" numa altura em que Trump recupera terreno.
América Dividida

Kamala vs Trump. "Ele domina a dinâmica do debate"

Politólogo Ricardo Silvestre antevê um confronto intenso e acredita que Trump vai estar ao ataque. Especialista acredita que debate poderá definir o sentido de voto dos indecisos.
América Dividida

Até novembro ninguém vai disparar nas sondagens?

Bruno Cardoso Reis destaca que as eleições continuam renhidas. Elon Musk pode ser o líder da Comissão de eficiência de Trump? O historiador garante que o candidato quer atrair os "tecnodeslumbrados".
América Dividida

"Kamala não é melhor candidata que Biden em 2020"

João Diogo Barbosa sublinha a importância do apoio feminino à candidatura de Harris. Ainda, tem dúvidas de que o debate de dia 10 vai ser determinante para o resultado final das eleições.
América Dividida

"Imigração é o calcanhar de aquiles de Trump"

Daniela Melo explica que a campanha de Trump tem-se focado na imigração e na criminalidade. Já do lado de Kamala, a professora de ciência política, aponta a inflação e economia como temas centrais.
América Dividida

"Os vice-presidentes não vão fazer mossa"

Nuno Amaral Jerónimo considera que Tim Walz e JD Vance não têm poder sobre as eleições. O especialista diz que as atenções estão viradas para Trump e Kamala e confessa esperar "debates fascinantes".
América Dividida

As eleições decidem-se "na cintura de ferrugem"

Michigan, Wisconsin e Pensilvânia. "É nestes estados que se vai jogar o resultado final". O olhar é de Madalena Meyer Resende, que aborda ainda a estratégia "não eficaz" de Donald Trump.
América Dividida

“É impossível não responsabilizar Kamala Harris”

O especialista em política externa norte-americana, Vasco Rato, considera que a estratégia da candidata de aparecer ao lado de Joe Biden, no primeiro evento de campanha na Pensilvânia, é um erro.
América Dividida

Trump "cola-a ao radicalismo", mas Harris foge

Ricardo Silvestre acredita que Harris enfrenta grandes exigências na conquista da classe média. O especialista Relações Internacionais garante que Kamala quer equilíbrio entre imigração e segurança.
América Dividida

Vantagem de Kamala a crescer nos swing states?

Ana Cavalieri admite que se Kamala vencer na Carolina do Norte provavelmente ganha nos restante estados-chave. A especialista fala ainda do aumento de mulheres e hispânicos no eleitorado democrata.
América Dividida

"JD Vance é um ativo tóxico para Donald Trump"

É o entendimento de Germado Almeida, especialista em assuntos norte-americanos, que lembra que o cenário mudou desde que Biden anunciou a desistência à corrida presidencial.
América Dividida

"Guerra em Gaza permite ataques de Trump a Harris"

Ana Miguel dos Santos diz que posição democrata sobre Gaza permite ataques de Trump durante a campanha.  A especialista em assuntos militares destaca a pouca sensibilidade do eleitorado americano. 
América Dividida

"Ainda é difícil espremer politicas concretas"

Apesar de uma convenção que "correu muito bem", Henrique Burnay admite que "ainda é difícil espremer" ideias politicas concretas a Kamala Harris e que algumas podem "afetar o eleitorado" democrata.
América Dividida

Fenómeno Kamala? “Vantagem ainda está com Trump”

Vasco Rato, ex-presidente da FLAD, defende que candidata tem mensagem "curta", mesmo com élan da Convenção Democrata. Com desistência de Kennedy, "eleição vai ser disputada em pequenos nichos".
Eleições EUA

Trump: "Eu gostava de Obama, mas foi desagradável"

Foi o primeiro evento ao ar livre de Trump deste a tentativa de assassinato, para falar sobre segurança nacional. O longo discurso incluiu promessas habituais e críticas a uma mão cheia de democratas.
América Dividida

"Apoio dos Obamas foi absolutamente claro"

O deputado do PS, Miguel Costa Matos, está em Chicago a acompanhar a convenção democrata e relata a "energia" à volta do discurso de Obama e a forma como Kamala influenciou Biden sobre Gaza.
América Dividida

"Vingança fria" de Hillary e o "peso" de Obama

Arrancou a convenção democrata, com um tom de despedida de Joe Biden e o regresso Clinton. Ao segundo dia, entra em cena o ex-presidente Barack. O que esperar? A análise de Madalena Meyer Resende.
América Dividida

"Biden vai vincar a luta pela democracia"

Joe Biden marca hoje o arranque da convenção democrata, em Chicago, e para Germano Almeida deve focar o discurso no "combate pela democracia" contra a postura de Donald Trump.
América Dividida

Trump. Muitos insultos e pouco "sumo"

Orlando Samões olha para a atualidade política norte-americana para criticar a postura que acrescenta "muito pouco" à discussão de Donald Trump. Diz ainda que o corte aos impostos é "bem-vindo".
América Dividida

"Legitimidade de Kamala Harris vai ser contestada"

Diana Soller considera que com ou sem eleições primárias, Kamala Harris é uma candidata legítima; e salienta que dificilmente Donald Trump pode vir a levantar questões legais quanto à nomeação.
América Dividida

"Trump se não ganha as eleições, vai para prisão"

O politólogo Ricardo Silvestre afirma que Trump tem consciência de que, caso não vença as eleições, pode ter de fugir do país e ainda acabar como exilado político na Venezuela.
América Dividida

"Campanha de Harris faz lembrar a de Obama"

Francisco Pereira Coutinho, professor de direito internacional, considera que a ascensão da democrata nas sondagens é surpreendente. Descreve Donald Trump como alguém imprevisível e indisciplinado.
América Dividida

Trump com mais medo de Kamala do que Biden? “Sim”

A especialista em Relações Internacionais Madalena Mayer Resende explica que a corrida entre a “força e a fraqueza” que Trump achava que ia ter sofreu uma reviravolta. Kamala está a ganhar terreno.
América Dividida

"Kamala Harris está a conseguir ter vantagem"

Nuno Gouveia, especialista em política norte-americana, considera que a melhor escolha para vice-presidente dos democratas seria Josh Shapiro, pela representação que tem no estado da Pensilvânia.
América Dividida

Tim Walz "é amigável e não um candidato de ataque"

Orlando Samões destaca o perfil agradável de Tim Walz como número dois de Kamala Harris. Especialista em Relações Internacionais considera que candidato tem um discurso de bom senso e compromisso.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.