Um homem está desaparecido no Parque Nacional da Peneda-Gerês desde o início da tarde de sábado. As buscas, que envolvem duas corporações de bombeiros e militares da GNR, ainda decorrem, disse ao Observador Hernâni Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, que está a coordenar as operações.

“Não conseguimos sequer avistá-lo”, disse o comandante, explicando que o homem, juntamente com um amigo, se deslocou na tarde de sábado ao Gerês para fazer canyoning, um desporto radical que envolve escalada ao longo de um curso de água. Foi ao tentarem descer um poço natural do Rio Cabril, conhecido como Poço do Mouro, que um dos atletas desapareceu da vista do outro.

Neste momento, no poço encontra-se a corda pela qual o homem tentou fazer a descida, mas não há sinal dele. O poço culmina numa lagoa onde há ramos e raízes de árvores circundantes. Ainda segundo Hernâni Carvalho, trata-se de uma zona de “muito difícil acesso” e à qual não é possível chegar através de automóvel, pelo que as equipas de resgate são obrigadas a fazer o percurso a pé, o que demora cerca de uma hora.

O colega do homem desaparecido, que deu o alerta às autoridades este sábado cerca das 13h40, está bem de saúde, afiançou o comandante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR