Tudo começou assim. “Vou ser Presidente da República. Com 22 anos, o povo da minha terra quis que eu fosse presidente da junta, que pusesse Rans no mapa, não tenho dúvida nenhuma de que o país quer que o Tino seja Presidente da República”. Estávamos em outubro de 2015. Tino não conseguiu ser Presidente, mas ficou em 5.º lugar com 3,3% — recebeu 152.045 votos. Em alguns momentos da noite eleitoral chegou a aproximar-se da candidata Maria de Belém, que acabou por ficar em quarto lugar.

Vitorino Silva — ou Tino de Rans para os amigos, conhecidos e público em geral — é uma fábrica de soundbites. Para justificar a candidatura, Tino dizia que o objetivo era “devolver a alegria ao povo”. E continuava: “O povo está muito fino, a plebe sabe o que quer e não tenham dúvidas nenhumas de que pode haver taça, pode haver um tomba-gigantes.” Por fim, uma metáfora poderosa: “Há muita gente que pensa que somos uns peixinhos, mas os peixinhos, se estiverem atentos, podem comer os tubarões.”

Os tempos de antena e os hinos de campanha de Vitorino Silva também foram memoráveis. “É com o Tino o caminho do saber”, ouvia-se, numa canção com acordeão. Num outro momento, o candidato pedia à sua mandatária nacional para lhe “dar uma mãozada” — aquilo que o comum dos mortais conhece simplesmente como aperto de mão.

O debate e os “bonequinhos”

Tudo começou com a confirmação da sua candidatura e das necessárias assinaturas: “Julgavam que eram só sete candidatos, chamavam provisórios aos outros, mas provisórios eram os cigarros que o meu avô fumava”, avisou Tino de Rans, cujo lema de campanha era simples e direto “O País precisa de Tino” no primeiro debate a 10, nos estúdios da Antena 1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas Tino ou Vitorino? Manuel Acácio, num Fórum da TSF com a presença do candidato de Rans, fez-lhe a pergunta. “Como prefere que o tratem?”, ao que Vitorino/Tino não hesitou em responder: “Com carinho”.

Pelo caminho da campanha já tinham ficado algumas outras pérolas como esta: “Falta-me inglês técnico para acabar o meu curso, mas não descuro a escola da vida, que é a do dia-a-dia” ou esta ““Beijo muito, estou sempre pronto para beijar as pessoas. Há quem o faça só na altura das eleições” ou ainda esta “Fui à tropa e gostei muito. Além de ser Comandante Supremo das Forças Armadas também quero ser Comandante Supremos das Forças Desarmadas. Os que não têm armas também têm de ter defesa, que são os mais humildes”.

Vitorino Silva começou em grande o último debate da campanha, que juntou nove candidatos na RTP. Quando lhe perguntaram qual é a característica que mais aprecia no ser humano, Tino respondeu: “Ter saudades de casa”.

Depois de insistir que trazia “espontaneidade” para o debate, atirou: “Não venho aqui para intrigalhadas”. E disse mais: “Há uma parte do debate que a mim não me interessa para nada. Eu até estou aqui a fazer bonequinhos”.

O calceteiro, que já foi estrela de reality-shows, aventurou-se ainda a comparar a política ao futebol, e aí entraram novamente em jogo as metáforas: “O Messi é muito bom jogador porquê? Porque quando está com a bola não dá chutos para longe, está sempre perto da bola. Quem está perto da bola está perto do golo. Eu também quero estar perto do golo, mas aí passem-me a bola”.

A bola passou para os pés de Tino e o candidato presidencial começou, então, a discorrer sobre vários assuntos. Primeiro, a emigração: “As pessoas tiveram de bazar”. Depois, uma crítica aos problemas que os emigrantes em Bruxelas sentem quando querem participar nas eleições. A culpa é de um telefone: “Em 50 mil [emigrantes] em Bruxelas, só cinco mil é que podem votar. As pessoas ligam para o consulado e o consulado tem telefone e não tem ninguém a atender o telefone. As pessoas querem votar… Têm telefone e não têm… Vivemos no mundo das tecnologias”. E, perguntou um dos jornalistas, quem é que o candidato responsabilizava por isso? “Que ponham o telefone, mas ponham uma pessoa a atender o telefone”.

Ainda antes de o debate terminar, Vitorino Silva conseguiu mais uma vitória. A dada altura, virou-se para Marisa Matias e perguntou: “Posso tratar-te por tu?” Perante a resposta positiva da candidata do Bloco de Esquerda, exultou: “Eu trato a Marisa por tu!”

Tendo em conta tudo isto, não admira que na noite das eleições, em que Marcelo Rebelo de Sousa arrebatou tudo à primeira volta, Tino desejasse “mais uma voltinha”. Não conseguiu, mas também não foi importante. O que Vitorino realmente procurava era uma reação feliz da filha. “Estás contente, Catarina? Estás contente?”, perguntou o candidato ao telefone, num momento registado pelo Expresso. E foi assim que Tino de Rans fechou o ciclo “Candidato Presidencial 2016”.