456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Migrações

Noticiário

4h. EUA. 46 migrantes encontrados mortos em camião

Pelo menos 12 pessoas foram encontradas vivas e transportadas para o hospital. E G7 promete que a Rússia vai ser responsabilizada pelo ataque a um centro comercial na Ucrânia.
Noticiário

3h. Sobe para 16 o número de mortos na Ucrânia

Presidente Volodymyr Zelensky fala de um ataque deliberado e acusa a Rússia de ser terrorista. E mais de 40 migrantes foram encontrados mortos num camião nos Estados Unidos.
Migrações

700 mil estrangeiros em Portugal; 30% brasileiros

O SEF avançou que a comunidade brasileira mantém-se como a principal comunidade estrangeira residente no país. Já o Reino Unido é a segunda nacionalidade estrangeira mais representativa em Portugal.
Emigração

Formalizada rede para ajudar emigrantes a investir

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, considera tratar-se de "uma grande família", que procurará atrair investimento e pessoas para Portugal.
UNICEF

Quase 37 milhões de crianças deslocadas no mundo

A estatística da Unicef abrange 13,7 milhões de crianças refugiadas ou requerentes de asilo e quase 22,8 milhões deslocadas a nível interno devido a conflitos e violência.
Resposta Pronta

"40% dos pedidos de asilo foram de afegãos"

Os pedidos de asilo voltaram a subir em 2021. Catarina Reis Oliveira, diretora do Observatório das Migrações, destaca o papel solidário na ajuda humanitária aos afegãos e a menores não acompanhados.
Governo

Governo cria visto para procura de trabalho

O Governo aprovou a criação do visto para a procura de trabalho, que permite aos estrangeiros entrarem no país durante seis meses, e eliminou o regime de quotas para a imigração.
Migrações

ONU "espera que ninguém siga exemplo" britânico

Guterres lamentou as ações do Reino Unido de retirar "homens, mulheres e crianças do país enquanto os seus pedidos de asilo estão pendentes" e de os enviar para o Ruanda.
Guerra na Ucrânia

ACM reconhece associação de ucranianos em Portugal

O Alto Comissariado para as Migrações diz que a Câmara Municipal de Lisboa não fez "nenhum pedido de informação adicional" sobre o reconhecimento da Associação dos Ucranianos em Portugal.
Migrações

Itália permite desembarque de mais 440 migrantes

O navio humanitário Mare Jonio vai poder desembarcar na Sicília, após ONG ter ameaçado o Ministério do Interior de Itália que o faria sem autorização caso os pedidos não fossem ouvidos.
Migrações

Contrato Local de Segurança. Serpa questiona MAI

A Câmara Municipal de Serpa questionou o Ministério da Administração Interna sobre a continuidade do Contrato Local de Segurança no concelho, após o Governo ter deixado de comparecer às reuniões.
Migrações

336 migrantes a bordo de navios no Mediterrâneo

O fluxo migratório em direção a Lampedusa está a causar constrangimentos no centro de acolhimento da ilha italiana. Com uma capacidade máxima de 350 pessoas, a estrutura está a acolher 880 migrantes.
Migrações

Sea Watch resgata 222 pessoas no Mediterrâneo

A ONG revelou que os migrantes resgatados estão todos seguros e a ser cuidados. Ainda esta semana, a Sea Watch ajudou 74 pessoas que estavam a bordo de um barco insuflável.
Refugiados

ONU alerta para travessias perigosas nas Caraíbas

As Nações Unidas lembram que as Caraíbas vivem um fluxo crescente de migrantes e refugiados devido à instabilidade política e à insegurança socioeconómica enfrentada por países como Haiti ou Honduras.
Migrações

Número recorde de deslocados internos: 60 milhões

Há um número recorde de deslocados internos, o segundo maior aumento anual na última década. "O ano de 2022 parece sombrio" devido à guerra na Ucrânia, diz responsável do Centro de Monitorização.
Nações Unidas

ONU: "Progressos de Portugal" na área da migração

Ana Catarina Mendes irá apresentar "os progressos de Portugal" na matéria das migrações num Fórum Internacional de Análise das Migrações na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Migrações

GNR recolheu 14 migrantes no Mediterrâneo

A GNR avança que entre passageiros da embarcação seguiam cinco menores. Os tripulantes foram levados para a ilha de Sant'Antiocco, em Itália, e entregues às autoridades da Sardenha.
Noticiário

21h. CM Setúbal não contactou o Alto Comissariado

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, diz que a Câmara Municipal de Setúbal tem fugido aos contatos e a essa formalização de uma parceria com o Alto Comissariado.
Noticiário

19h. Caso Setúbal. Alto comissariado "sem" poder

Alto comissariado assegura, no entanto, que foram tomadas medidas adicionais tendo em conta a fase particularmente sensível que o país atravessa a propósito do acolhimento de refugiados.
Noticiário

18h. PGR. Lei de metadados é contraditória

Em causa está a decisão do TC, que no final do mês passado declarou inconstitucionais as normas da lei. E ainda, Alta Comissária para as migrações assegura que soube do caso de Setúbal pela imprensa.
Migrações

Navio Sea Watch 4 resgata 145 migrantes

A ONG avisa que, sem a assistência prestada, os migrantes se teriam afogado ou teriam sido retornados à Líbia ilegalmente. O navio Sea Watch 4 espera agora um porto para desembarcar.
México

México interceta 1.608 migrantes num único dia

O governo do México explicou que interveio para impedir que os migrantes se tornem "vítimas de crimes e violações dos direitos humanos durante a passagem" pelo território.
Noticiário

21h. "Salvem feridos em Azovstal", pede Kiev a ONU

Presidente ucraniano conversou por telefone com António Guterres e abordou situação no complexo. E, Governo aguarda com "tranquilidade" investigação sobre acolhimento de refugiados em Setúbal.
Guerra na Ucrânia

Associações pró-russas. Denúncias "reencaminhadas"

Um responsável do Alto Comissariado para as Migrações garantiu que as denúncias "são sempre reencaminhadas" para as autoridades com capacidade de fiscalização.
Refugiados

Número de requerentes de asilo na UE recua em 2021

Dos 267.360 requerentes de asilo que viram o pedido aprovado, metade recebeu o estatuto de refugiado, 30% recebeu proteção subsidiária e 19% proteção humanitária.
Noticiário

18h. Governante sai por "razões pessoais"

Marcelo Rebelo de Sousa garante que a demissão da secretária de estado das Migrações e das Comunidades não tem nada a ver com o caso do acolhimento de refugiados em Setúbal.
Noticiário

17h. Demite-se Secretária de Estado das Migrações

Saída já foi aprovada pelo Presidente da República a pedido de António Costa. Sara Abrantes Guerreiro sai por "motivos pessoais de força maior". Vai ser substituída por Maria Duarte Almeida Rodrigues.
Governo

Governante sai por "razão de força maior"

Sara Guerreiro sai por motivos de saúde apenas 33 dias depois de ter tomado posse como secretária de Estado da Igualdade e Migrações. É substituída pela deputada do PS Isabel Rodrigues.
Migrações

Migrações. Diretor da Frontex demite-se

O diretor da agência europeia de guarda de fronteiras demitiu-se, após a conclusão de um inquérito do gabinete OLAF sobre alegações de assédio, conduta imprópria e afastamento ilegal de migrantes.
Resposta Pronta

Ucrânia. "Nova vaga de refugiados mais vulnerável"

Francisca Magano, diretora de Políticas de Infância e Juventude da UNICEF Portugal, revela que nova onda de refugiados sofre de carências socioeconómicas e apela à prevenção do tráfico de crianças.
Noticiário

5h. Reino Unido vai enviar migrantes para o Ruanda

Oposição e organizações consideram que esta é uma medida cruel e impraticável. E Zelensky acusa a Rússia de tentar recrutar cidadãos no sul da Ucrânia.
Estados Unidos da América

Biden quer pacto migratório na Cimeira das América

Presidente dos EUA defende que crise climática, pandemia de Covid-19, repressão política e corrupção geraram fluxos migratórios e de refugiados sem precedentes na história moderna da região.
Migrações

Moçambique. Número de deslocados aumenta 7%

A Organização Internacional das Migrações revela que o aumento de deslocados internos se deve a ataques de rebeldes armados nas zonas de Nangade, Meluco, Macomia e arquipélago das Quirimbas.
Migrações

Migração. Portugal com uma das leis mais avançadas

A diversidade de fluxos migratórios é "efetivamente muito maior do que era no passado". Portugal tem uma legislação das mais avançadas, em termos humanitários, o que contribui para atrair imigrantes.
Noticiário

00h. Aumenta o número de refugiados da Ucrânia

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações considera que estamos perante uma grave crise humanitária. António Vitorino aponta mesmo a 4 milhões de refugiados ucranianos.
Cimeiras

Cimeira UE/África acaba com debate sobre migrações

Na manhã de sexta-feira, o primeiro-ministro português, António Costa, vai copresidir à mesa-redonda consagrada à educação e migrações, um dos últimos debates desta Cimeira UE-África.
Tráfico Humano

Oito migrantes viajavam numa "caixa de terror"

O condutor do camião confessou ter feito várias viagens do género e foi detido pela polícia. Os imigrantes seguiam numa palete debaixo do camião, expostos aos fumos de escape e às temperaturas baixas.
Migrações

Migração ilegal: Reino Unido financia vigilância

Entre janeiro e fevereiro, um gabinete de estudos tem vindo a deslocar-se a cada um dos municípios em causa para determinar o número exato e a localização das câmaras.
Turquia

Turquia. Migrantes morrem de frio na fronteira

"Doze dos 22 migrantes rejeitados pelos serviços de fronteira gregos, despojados das suas roupas e sapatos, morreram de frio", acusou o ninistro do Interior turco no Twitter.
Itália

Saviano vai ser julgado: chamou sacana a Salvini

Escritor italiano, que vive com proteção policial pelas suas investigações à máfia, vai ser julgado por difamação por ter chamado "sacanas" a Salvini e Meloni. Autor não se arrepende.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.