Migrações
Migrações

Migrações. Chefes de Estado defendem posição comum

"Itália e Portugal estão de acordo no essencial: é preciso que a Europa tenha uma posição comum sobre migrações", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. Sergio Mattarella disse partilhar da mesma opinião.
Paris

Paris proíbe migrantes em tendas improvisadas

479
As autoridades de Paris começaram a desmantelar vários acampamentos de migrantes. Apesar de se saber que centenas podem voltar para as ruas, a cidade proibiu-os de se instalarem em tendas improvisadas
Migrações

Polícia grega trava camião com 41 migrantes

163
Os migrantes estavam escondidos num camião, que atravessava uma autoestrada grega. Nenhum deles tem ferimentos.
Refugiados

ONG pedem autorização para desembarcar 104 pessoas

Foram resgatados há 10 dias e continuam desde então a boiar num barco de borracha ao largo da costa da Líbia. A organização pediu agora autorização para desembarcar os migrantes num dos países da UE.
Migrações

Essex. Mortos serão vietnamitas. Condutor acusado

Um padre católico da zona central do Vietname diz que as vítimas são daquela parte do país. O condutor foi acusado formalmente de 39 casos de homicídio involuntário.
Migrações

Português levou 10 ilegais no camião (e não sabia) /premium

160
Dentro do camião frigorífico, a temperatura não passava dos 3 graus. Nove adultos e uma criança viajaram ali durante cerca de 14 horas. Arménio só percebeu quando chegou ao destino, em Inglaterra.
Migrações

Sufocados: as mortes antes dos 39 de Essex

354
Esta terça-feira foram encontradas 39 pessoas mortas num contentor de carga no Reino Unido. Não é um caso isolado: já antes morreram centenas de vítimas de tráfico de seres humanos.
França

Migrações. França avalia criticamente acolhimento

Édouard Philippe reconhece que o tema "preocupa os franceses" e destaca o aumento em 22% do número de pedidos de asilo, entre 2017 e 2018, para referir que o sistema de acolhimento "está saturado".
Migrações

Grécia. Polícia Marítima resgata 58 migrantes

Polícia Marítima portuguesa na Grécia resgatou 58 migrantes, entre os quais 22 crianças (três bebés), 14 mulheres e 22 homens, que seguiam num bote em direção à costa grega.
Migrações

Grécia. Sanções a Estados que recusarem migrantes

130
O governo grego defendeu que a UE deve impor sanções aos Estados-membros que se recusam a aceitar refugiados, por ocasião de uma visita de representantes europeus à Atenas sobre migrações.
Migrações

Grécia quer reenviar 10 mil migrantes à Turquia

O Governo grego anunciou o reenvio de cerca de 10 mil migrantes para a Turquia até final de 2020, após o registo de um incêndio e de tumultos num campo de refugiados sobrelotado na ilha de Lesbos.
Legislativas 2019

Cachupa, mornas e CPLP. Tancos “é para a justiça”

139
Líder do PS quer corrigir "erro dos anos 90" e fazer acordos com países da CPLP que queiram livre circulação. Em dia morno houve mornas, mas não houve mais do que um "é da justiça" sobre caso Tancos.
Migrações

Ocean Viking vai desembarcar 182 migrantes

Uma grávida e seis crianças estão entre os migrantes que desembarcarão num porto da Sicília. O "Ocean Viking" esteve duas semanas com 356 migrantes a bordo, apesar de só poder levar 90 pessoas.
Alemanha

Itália. Alemanha pode acolher 25% dos resgatados

Alemanha está disponível para acolher 25% de todos os migrantes resgatados no Mediterrâneo e levados para Itália, reiterou o ministro do Interior, apesar das críticas dos conservadores alemães.
CPLP

Brasil é o país lusófono com mais refugiados

O Brasil acolhe 96 mil refugiados, Portugal recebe 4 773,4 milhões de dólares em remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento (mais 87,7 mil) de estrangeiros em dois anos.
Migrações

GNR resgata mais 113 migrantres no mar Egeu

Militares da GNR salvaram 113 migrantes, dos quais 49 crianças, 25 mulheres e 39 homens, no Mar Egeu, na Grécia, no últimos dois dias. Em Samos e na ilha de Chios estavam duas embarcações de borracha.
Crise dos Refugiados

A saga do Open Arms quase matou "o sonho" de Ali /premium

Ali esteve 15 dias a bordo do Open Arms à espera que algum país europeu deixasse o navio voltar a terra. “Senti que aquelas organizações de direitos humanos eram mentirosas”, confessa ao Observador.
GNR

GNR reforça contingente na Grécia com 13 militares

Os 13 militares destacados irão constituir uma equipa de vigilância e patrulhamento marítimo, com uma embarcação de alta velocidade e uma equipa de vigilância terrestre.
Polícia Marítima

Polícia portuguesa ajuda a resgatar 546 migrantes

155
Em comunicado, a Polícia Marítima refere que o auxílio ao resgate de 546 migrantes, decorreu "fora do seu período de patrulha", na sexta-feira, após "solicitação urgente da Guarda Costeira Grega.
PSD

Vitorino critica SEF e elogia "governo anterior"

2152
"Ilustre socialista" António Vitorino foi à universidade de verão do PSD deixar "elogio" ao governo de Passos Coelho, que não estigmatizou imigrantes. Problema maior, diz, é a falta de resposta do SEF
Migrações

"Mare Jonio": Salvini aceita desembarque parcial

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, em final de funções, autorizou o desembarque de mulheres, crianças e doentes a bordo do navio humanitário "Mare Jonio", que resgatou 100 migrantes.
Migrações

Asilo: de braços abertos à solidariedade

136
O Serviço Jesuíta para os Refugiados apela a que os Estados se empenhem num consenso que termine com a instrumentalização de vidas humanas sobre a mesa de negociações que hoje é o Mediterrâneo.
Angola

Angola. Problemas de Migração levam a exonerações

O ministro do Interior angolano admitiu problemas no Serviço de Migração e Estrangeiros, o que "motivou a nomeação de um especialista com grande experiência no domínio dos fenómenos migratórios".
Migrações

Salvini trava navio alemão com 100 migrantes

232
O navio "Eleonore", que está ao serviço da ONG Mission Lifeline, ajudou 100 migrantes que navegavam num barco pneumático que se estava a afundar ao largo da costa da Líbia.
Migrações

Open Arms. Procurador italiano ordena desembarque 

881
A decisão foi tomada depois deste jurista ter visitado a embarcação que está, desde a passada sexta-feira, fundeado a 800 metros da ilha de Lampedusa.
Crise dos Refugiados

"Open Arms" recusa viajar até Espanha para aportar

158
Espanha ofereceu o porto de Algeciras e o de Mahón, nas Baleares. Mas o Open Arms não aceita e diz precisar de desembarcar já. Entretanto, há relatos de um novo naufrágio ao largo da Líbia.
Migrações

Migração. Merkel e Orbán confiantes em acordo

Merkel disse ser "possível alcançar o inimaginável" quando se tem vontade de encontrar uma solução. Hungria defende uma política rígida contra a imigração, mas acredita em mediação de Von der Leyen.
Migrações

Migrantes a bordo do Open Arms atiram-se ao mar

1499
São os mais recentes desenvolvimentos depois da ONG ter recusado a proposta de Espanha para atracar em Algeciras. Tripulação diz que situação é "insustentável" e que passageiros estão "em perigo".
Migrações

Vive-se situação "dramática” no barco Open Arms

173
Presidente do Parlamento Europeu denunciou situação “dramática” que se vive a bordo do navio humanitário “Open Arms” e exortou as autoridades italianas a permtir o desembarque imediato dos migrantes.
Grécia

82 pessoas resgatadas de águas gregas 

Os migrantes foram transportados para o porto Skala Skamineas na embarcação da Polícia Marítima e entregues às autoridades gregas. Desde 2014, a Polícia Marítima já salvou 5.650 migrantes.
Manifestações

Protesto em Lisboa. "Racismo é crime, não opinião"

2025
Perto de quinhentas, segundo a organização, juntaram-se no Largo Camões, em Lisboa, contra os discursos de ódio e para lembrar que racismo não é opinião, e sim um crime.
Migrações

GNR resgata 102 migrantes no mar Egeu

A GNR resgatou 102 migrantes à deriva ao largo da costa grega, em duas operações distintas, tendo numa delas conseguido identificar o facilitador do transporte, dentre eles 14 crianças.
Migrações

ONG pede ajuda para desembarque de 121 migrantes

O navio da organização não-governamental Open Arms espanhola está ao largo da ilha italiana de Lampedusa há cerca de uma semana e foi impedido de atracar nos portos de Itália e Malta.
Colômbia

Colômbia nacionaliza 24 mil crianças venezuelanas

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, assinou uma resolução que concede a nacionalidade colombiana a 24.000 crianças. São beneficiárias da medida as crianças nascidas desde 19 de agosto de 2015.
Brexit

Pedidos de residência aumentam no Reino Unido

A comunidade portuguesa que trabalha no Reino Unido apresentou 80.900 candidaturas para beneficiar do estatuto de residente, permanente ou provisório, confirmou o Governo.
Estados Unidos da América

Migração nos EUA. ONU "profundamente preocupada"

Trump disse que iria acabar com todas as proteções de asilo para a maioria dos migrantes que chegam à fronteira entre os Estados Unidos e o México. A regra deve entrar em vigor nesta terça-feira.
Grécia

Governo grego quer reforçar controlos fronteiriços

230
Segundo a ACNUR, já são mais de 12 mil o número de migrantes que atravessaram a fronteira da Grécia neste ano, e o novo primeiro-ministro conservador Kyriakos Mitsotakis apresentou pacote de ações.
GNR

GNR prestou auxílio a embarcação na Grécia

Os militares destacados na ilha de Samos, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira prestou apoio a uma embarcação de pesca, que se encontrava com um incêndio a bordo.
Migrações

Navio resgata 44 pessoas ao largo da Líbia

44 migrantes, entre os quais quatro mulheres e três crianças, que se encontravam em risco no Mediterrâneo, foram resgatados pelo navio humanitário Alan Kurdi.
Racismo

A máquina de inventar racistas /premium

3536
O pior que nos poderia acontecer era deixarmos de ser portugueses, para passarmos a ser “brancos”, “negros”, ou “ciganos”. Não contem comigo para macaquear o pior que tem a sociedade americana.
Migrações

Audiência da capitã do "Sea Watch 3" adiada

Audiência irá decorrer a 18 de julho. Carola Rackete foi libertada na passada terça-feira por uma juíza que alegou na altura que a capitã de 31 anos tinha agido com o intuito de salvar vidas.
Migrações

Portugal recebe 10 migrantes que chegaram a Itália

107
Portugal mostra-se disponível para acolher grupo de migrantes em conjunto com a Alemanha, França, Luxemburgo e Malta, naquilo que consideram ser um ato "de solidariedade europeia".
Relações Internacionais

Portugal e Espanha unem-se sobre migração

Fernando Grande-Marlaska e Eduardo Cabrita vão "defender uma posição conjunta", na próxima semana, sobre os fluxos migratórios, no conselho de ministros do Interior e da Administração Interna.
Migrações

Malta autoriza desembarque de migrantes

310
Primeiro-ministro maltês adiantou, no entanto, que "todos os resgatados vão ser imediatamente transferidos para outros países membros da União Europeia".
Papa Francisco

Papa pede corredores humanitários na Líbia

310
O Papa pediu a organização de corredores humanitários para ajudar os migrantes mais vulneráveis, apelando à indignação da comunidade internacional perante os ataques.
Migrações

Migrações "quase sempre beneficiam" países 

167
Numa mensagem por vídeo transmitida no EurAfrican Fórum, Guterres agradeceu "os esforços" feitos durante o fórum. "Fico satisfeito que este fórum esteja a construir novas parcerias", disse.
Donald Trump

Proibição de uso de fundos do Pentágono para muro 

O governo dos EUA não pode usar o dinheiro do Departamento de Defesa afeto à luta contra a droga para construir seções do muro no Arizona e Novo México.
Migrações

Juiz adia decisão sobre capitã do "Sea Watch 3"

A capitã do navio humanitário "Sea Watch 3", Carola Rackete foi colocada em prisão domiciliária em Lampedusa e enfrenta acusações que lhe podem valer uma pena de prisão de dois a dez anos.
Migrações

Estrelas de TV recolhem fundos para Carola Rackete

178
A capitã do navio Sea-Watch foi detida pelas autoridades italianas, depois de ter aportado o navio – cheio de migrantes – em Lampedusa contrariando ordens.
Migrantes

Capitã do Sea Watch. "Foi um ato de desobediência"

241
A capitã do navio com migrantes que atracou em Lampedusa, contra as ordens da polícia italiana, disse que a situação era desesperada. Mas que não quis pôr ninguém em perigo com a manobra.
Direitos Humanos

Especialista defende vistos humanitários na Europa

206
Os vistos humanitários podem garantir um acesso seguro às fronteiras europeias e proteger os refugiados, que são atualmente tratados como imigrantes ilegais, defende especialista.
Comissário Europeu

Europa pede a Itália que deixe entrar 42 migrantes

União Europeia está pronta a ajudar, mas estados membros dizem que ajudas só podem ser dadas com os migrantes em terra. Barco tem 42 migrantes, resgatados a 12 de junho no Mediterrâneo.
Migrações

Crise leva 43 mil médicos a sair da Venezuela

Parlamento Venezuelano considera a situação alarmante. Apenas 22.500 dos 66.138 médicos registados de diferentes especialidades ficaram no país. Mais de uma centena emigraram para Portugal.
Migrações

Ferro intercede por Miguel Duarte junto de Itália

395
O presidente da Assembleia da República manifestou a consternação dos deputados portugueses ao parlamento italiano com o processo instaurado a Miguel Duarte por salvar migrantes do Mediterrâneo.
Migrações

MNE reúne-se “muito brevemente” com Miguel Duarte

132
“O Ministério dos Negócios Estrangeiros não tinha sido contactado e por isso tomámos a iniciativa de contactá-lo e marcar com ele uma reunião", disse Santos Silva.
Migrações

Por favor, poupem-nos à política das emoções  /premium

684
Não podemos aceitar que uma história comovente, como a do salvador português, baste para encerrar o debate sobre as migrações ilegais para a Europa. Porque não é questão que se resolva só com emoções.
Migrações

Polícia Marítima portuguesa resgatou 37 migrantes

522
Agentes em missão na ilha grega de Lesbos resgataram 37 migrantes, dos quais sete eram crianças. Entre as 12 mulheres que seguiam a bordo havia duas grávidas.
População e Censos

País. População envelhecida e a diminuir 

114
Jovens com menos de 15 anos representam apenas 13,7% da população nacional. Número de idosos está a aumentar e saldo natural negativo agravou-se. A tendência é para a população continuar a decrescer.
Migrações

Transportou e abrigou migrantes, não foi condenado

132
Scott Warren, 36 anos, arriscava-se a apanhar até 20 anos de prisão por ter colaborado no transporte e abrigo de migrantes, em cidade perto México. Júri não chegou a consenso para o condenar.
Migrações

Marinha maltesa resgata 216 migrantes 

118
Duas embarcações em dificuldades no Mediterrâneo levaram ao resgate dos migrantes. A bordo seguiam 216 pessoas, incluindo crianças e mulheres grávidas.
Venezuela

Três milhões de pessoas deixaram a Venezuela

O ACNUR estima que 3,7 milhões de venezuelanos foram registados no exterior, dos quais 700.000 migraram antes de 2015 até o final do ano passado. Cerca de 460 mil solicitaram asilo.
Migrações

BIenal de Veneza. Barco de migrantes gera polémica

Mais de 700 passageiros do pequeno barco vindo da Líbia morreram no seu naufrágio em 2015. Agora, o artista Christoph Büchel apresenta-o na bienal de Veneza com o nome "Barca Nostra".
Migrações

Vitorino em Lisboa para debate sobre migrações

O diretor-geral da Organização Internacional das Migrações vai estar no Fórum Luso-Alemão que se realiza em Lisboa
Eleições Europeias

Nuno Melo: partidos devem falar de migrações

416
O cabeça de lista do CDS-PP às eleições europeias defende que se não forem os partidos moderados a discutir o assunto, este acaba por só ser abordado pelos partidos mais extremistas.
Papa Francisco

Papa: migrações não se resolvem com "barreiras"

122
Francisco chegou hoje a Marrocos para uma visita oficial de dois dias e na esplanada da Torre Hassan declarou que a migração "nunca encontrará solução na difusão do medo dos outros"
Migrações

UE mantém-se dividida sobre reforma de asilo

Ministros admitem falta de progressos para melhorar repartição dos encargos relativos ao acolhimento de requerentes de asilo ou para substituir a atual Convenção de Dublin.
União Europeia

PM Itália quer solução para as migrações

O primeiro-ministro de Itália informa que "o projeto europeu perdeu a sua força motora" e que a conjuntura histórica atual obriga o bloco comunitário a responder a questões cruciais.
Migrações

Polícia Marítima resgatou 34 migrantes no Mar Egeu

A equipa da Polícia Marítima portuguesa em missão na ilha grega de Lesbos, no Mar Egeu, resgatou na madrugada de hoje 34 migrantes que se encontravam a bordo de um bote.
Migrações

200 migrantes desaparecidos no Mediterrâneo

Nufrágio na costa da Líbia aumentou o número de migrantes desaparecidos desde o início do ano. Seguiriam 120 pessoas a bordo, 3 sobreviventes foram resgatados.
Migrantes

Naufrágio ao largo da Líbia fez 114 desaparecidos 

úmero de migrantes desaparecidos após um naufrágio a 50 milhas da costa da Líbia subiu de 20 para 114. Três foram resgatados e outros três morreram, anunciou Organização Internacional das Migrações.
Cimeiras

Migrações. Grupo 5+5 promete reforçar cooperação

A questão das migrações, as alterações climáticas e os problemas dos jovens no Mediterrâneo foram temas centrais em reunião de responsáveis de negócios estrangeiros do Grupo 5+5, em Malta.
Migrações

Em 16 dias, 4216 pessoas chegaram à Europa por mar

586
Os migrantes que chegaram à Europa por via marítima no início de 2019 representam quase o dobro do total de chegadas registado no mesmo período de 2018. No total, deram entrada 4.216 migrantes.
Estados Unidos da América

Quem quer o muro que parou os EUA há 21 dias?

O "shutdown" imposto por Trump há 21 dias levou à rua funcionários públicos e moradores do Texas. Há quem grite contra e quem apoie a estratégia do Presidente para forçar um muro na fronteira.
Donald Trump

Trump visita fronteira com o México esta semana

Donald Trump vai visitar a fronteira com o México na quinta-feira para se reunir com as autoridades fronteiriças. O presidente já demonstrou por várias vezes a intenção de construir um muro no local.
Migrações

António Vitorino: "Migração está muito politizada"

O diretor-geral da Organização Internacional das Migrações considera que o tema das migrações está "muito politizado e polarizado" e que vai estar no centro do debate político nas próximas europeias.
Imigração

Mais de 2 mil migrantes morreram no Mediterrâneo

Um total de 2.262 migrantes morreram quando tentavam atravessar o Mar Mediterrâneo no ano passado e outras 113.482 pessoas chegaram à Europa por via marítima, principalmente por Espanha.
Angola

900 cidadãos estrangeiros expulsos de Angola

Autoridades angolanas confirmam que, para além dos quase cidadãos estrangeiros expulsos, há mais 6 "convidados a abandonar" Angola e 21 cidadãos impedidos de entrar no país
Migrações

Travessia da Mancha por migrantes preocupa Londres

O Governo britânico classificou como "profundamente preocupante" o aumento das tentativas de travessia no Canal da Mancha por migrantes, no mesmo dia em que 20 pessoas foram socorridas naquela zona.
Migrações

Rei dos Belgas pede "sentido de responsabilidade"

Monarca aproveitou mensagem de Natal para fazer apelo aos atores políticos do país. Bélgica está mergulhada em crise política por divergências entre partidos da coligação sobre o Pacto das Migrações.
Crise dos Refugiados

Refugiados sírios chegam a Portugal

5753
Primeiras 33 pessoas do grupo de cerca de mil refugiados que Portugal se disponibilizou a receber já chegaram. Vêm do Egito e Sudão do Sul, ao abrigo do esquema de redistribuição europeu.
Migrações

Travessia de Marrocos para Espanha faz 12 mortos

Embarcação com migrantes foi resgatada pelas autoridades espanholas no mar de Alborán. Foram resgatados 33 sobreviventes, mas há ainda 12 desaparecidos. No barco seguiam 11 pessoas sem vida.
Migrações

O meu avô galego

380
Quantos anos tardará a apagar-se a diferença entre nós e os que estão a encher a Europa e não partilham connosco a herança cristã, a Guerra dos 30 Anos ou a Revolução Francesa? Isto não vai correr bem
Global Shapers

Dia Internacional das Migrações /premium

Refletir sobre se estamos a fazer o suficiente para receber e envolver os emigrantes que nos escolhem como sua nova morada é essencial para que continuemos a viver à margem do radicalismo político.
Migrações

E você, já adoptou um migrante? /premium

2251
No fundo, o Pacto Global para a Migração acabará restrito a meia dúzia de países que recebem migrantes, 150 países que os exportam e o Vaticano, fechado às turbulências terrenas. A coisa promete.
Estados Unidos da América

Criança de 7 anos morre após detenção na fronteira

479
Uma criança da Guatemala morreu de desidratação dois dias após ter sido detida com a família por atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA. Relatório diz que não comia nem bebia água há dias.
Estados Unidos da América

ONU assina pacto sobre migrações. EUA de fora

373
Mesmo não tendo uma natureza vinculativa, o pacto dividiu opiniões e expôs a divisão no seio da União Europeia em torno do fenómeno das migrações, com vários Estados-membros a rejeitarem o documento.
Imigração

Migrantes atravessam o muro para os EUA

A hondurenha Johana Zapata olha para a extensão do muro enferrujado que avança pelo mar e atravessa toda a cidade de Tijuana, no Mexico, o ponto que escolheu para tentar uma saída de esperança.
Migrações

Pacto Global da migração adotado em Marrocos

429
O documento foi adotado após uma proclamação oral e o tradicional toque de martelo diante dos cerca de 150 países reunidos na conferência intergovernamental que decorre segunda-feira.
António Guterres

"É altura de dar vida" ao pacto para a migração

3574
António Guterres defende que chegou o momento de "dar vida" ao pacto global para a migração e mostrar a utilidade deste documento, que é o resultado de "muitos meses de diálogo inclusivo".
OCDE

Países da OCDE melhoram integração dos migrantes  

Muitos países fizeram "importantes melhorias" na integração dos imigrantes, mas as aptidões destas pessoas continuam a ser desaproveitadas, dificultando progressão económica e inclusão social.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

ONU. Portugal irá cumprir a palavra nas migrações

4516
Portugal esteve "desde a primeira hora" envolvido nas negociações do pacto global para a migração promovido pela ONU, revê-se no documento e irá "cumprir" a sua palavra, diz MNE.
Ministério Administração Interna

Ministro manifesta-se contra a atitude da Áustria 

O ministro salientou que "o pacto para as migrações corresponde a uma grande prioridade daquilo que é um fenómeno global", defendendo que "as migrações não são um fenómeno exclusivamente europeu.
Nações Unidas

Países da ONU em Marrocos para adotar pacto global

A conferência intergovernamental para adotar o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular vai decorrer nas próximas segunda-feira e terça-feira.
União Europeia

UE incita países a reconsiderarem pacto migratório

104
O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular tem como base um conjunto de princípios, incluindo a defesa dos direitos humanos, dos direitos das crianças migrantes.
Iémen

Quase 150 mil migrantes entraram no Iémen em 2018

O Iémen continua a ser uma etapa da rota dos migrantes africanos que viajam até ao Djibuti, antes de uma jornada pelo Golfo de Aden até ao país. Este é um aumento de 50% relativamente ao ano passado.
Donald Trump

Trump ameaça fechar fronteira com México

184
O Presidente dos EUA voltou a autorizar os militares a usarem "força letal" contra os migrantes, "se necessário". E ameaça fechar a fronteira, caso considere que o México perdeu o controlo.
Alemanha

Alemanha apoia Pacto Global sobre migrações

A chanceler alemã afirmou que é do interesse da Alemanha apoiar o pacto global para uma migração segura, regular e ordenada promovido pela ONU, documento rejeitado, entretanto, por alguns países.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz ser possível lidar com as migrações

Durante a cimeira Ibero-Americana Marcelo defendeu que Portugal tem sido exemplar em matéria de migrações e rejeitou uma vez mais que se queira resolver este problema unilateralmente.
Migrações

Mais de 1.500 migrantes chegam à fronteira dos EUA

Os migrantes, provenientes de países da América Central como Honduras, El Salvador ou Guatemala, juntam-se às outras 800 pessoas que chegaram à cidade mexicana, integradas em pequenos grupos.
República do Congo

Igreja teme que crise de deportados ameace a paz

A Igreja Católica da República Democrática do Congo teme que a crise humanitária causada pelos milhares de deportados de Angola seja uma ameaça à paz ao longo da fronteira entre os dois países.
Angola

Angola explica Operação Transparência à ONU

A Operação visa impedir a exploração ilegal de diamantes e outros recursos naturais em todo o país, o que tem "lesado profundamente" o país, segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola.
Refugiados

Cem refugiados venezuelanos formam-se no Brasil

Cem refugiados provenientes da Venezuela receberam na segunda-feira um certificado de conclusão de cursos de qualificação profissional no município brasileiro de Manaus, no estado do Amazonas.
Migrações

Migrações. Bulgária não adere ao pacto da ONU

1473
O Governo búlgaro é o quarto país a anunciar que não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração na cimeira prevista para Marrocos em dezembro, após os Estados Unidos, a Hungria e a Áustria.
Migrações

5.500 migrantes já chegaram à cidade do México

Cerca de 5.500 migrantes que partiram das Honduras a 13 de outubro em direção aos Estados Unidos chegaram na quarta-feira à Cidade do México, informou a Comissão de Direitos Humanos daquele país.
México

Perto de 100 migrantes raptados por cartel

251
O tráfico de migrantes é um dos setores de negócio dos mexicanos Los Zetas, que terão encomendado o sequestro, segundo uma organização local. As autoridades do país são acusadas de negligência.
Migrações

2 mil migrantes morreram este ano no Mediterrâneo

Cerca de dois mil refugiados e migrantes morreram no mediterrâneo desde o início do ano, anunciou a Agência das Nações Unidas para os Refugiados, considerando que a situação se está a agravar.
Migrações

Os primeiros migrantes chegaram à cidade do Mexico

As autoridades mexicanas estimam que cerca de 10000 migrantes estejam em trânsito pelo país. Os primeiros que chegaram à capital sul-americana ainda têm 3000 km pela frente, rumo a Tijuana.
Migrações

Espanha: navio humanitário pressiona governo

O navio humanitário "Aita Mari" entrega ao Governo espanhol um abaixo assinado "para mostrar a solidariedade do povo" e pedir a autorização para navegar em direção ao Mediterrâneo Central.
Migrações

Equador promove ajuda de famílias venezuelanas

O Equador promove a assinatura de um protocolo para ajudar menores e as suas famílias migrantes, especialmente aquelas oriundas da Venezuela.
Migrações

119 pessoas resgatadas de dois barcos em Espanha

Os 116 africanos e três asiáticos resgatados pela Polícia Marítima nas proximidades do mar de Alborán, quando viajavam em duas embarcações, desembarcaram em segurança no porto de Motril, em Granada.
Estados Unidos da América

Irão: Trump abre guerra com... Game of Thrones

Donald Trump, recorreu a um meme da série televisiva Game of Thrones para avisar o Irão de que está cada vez mais próximo das sanções económicas. Produtora não gostou
Nações Unidas

Áustria. ONU lamenta saída do Pacto para Migração

638
A ONU lamentou a saída da Áustria do Pacto Mundial para a Migração, argumentando que o acordo pode lançar as bases para que seja considerado como um direito humano.
Migrações

Angola expulsa mais de 2.400 cidadãos estrangeiros

O Serviço de Migração e Estrangeiros expulsou outros 618 cidadãos por "permanência e auxílio à imigração ilegal", sendo que 1.681 cidadãos de diversas nacionalidades foram impedidos de entrar no país.
Angola

380 mil deixaram Angola em menos de um mês

Cerca de 380.000 migrantes, a maior parte da República Democrática do Congo, deixaram Angola em menos de um mês no âmbito da operação "Transparência" de luta contra tráfico de diamantes.
Migrações

Mais de 200 pessoas resgatas no mar em Espanha

O Salvamento Marítimo espanhol resgatou mais de 200 migrantes que viajavam em quatro embarcações no mar de Alborão, existindo informações de pessoas que caíram ao mar durante a viagem.
Migrações

Costa quer sistema comum para migrações

O primeiro-ministro, António Costa, preconizou a criação de um sistema comum para as migrações na União Europeia (UE), que evite a reedição dos "efeitos nefastos" causados pela fratura Norte-Sul.
Moçambique

Três mil refugiados já regressaram ao país natal

Segundo fonte do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ainda não foi assinado acordo entre os dois países. Para trás, ficaram cerca de 10 famílias.
Venezuela

Regime venezuelana cria polícia migratória

O Governo da Venezuela anunciou que vai criar uma polícia administrativa migratória para controlo nas fronteiras, portos e aeroportos do país.
Migrações

Mais 27 migrantes do"Aquarius" chegaram a Portugal

165
Nos 31 meses que opera na rota do Mediterrâneo central, o navio "Aquarius" salvou cerca de 30 mil pessoas em 230 operações de salvamento.
Migrações

Cerca de 70 mil refugiados a viver em Angola

Muitos dos refugiados estão a viver com "grandes limitações por falta de documentos e/ou expirados", afirmou esta quarta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados em Angola.
Venezuela

Venezuela. 1,9 milhões deixaram o país em 3 anos

Cerca de 1,9 milhões de pessoas saíram da Venezuela desde 2015 para fugir à crise económica e política que o país atravessa, anunciou esta segunda-feira a ONU.
Migrações

Organização das Migrações. Vitorino assume direção

António Vitorino assume esta sexta-feira a liderança da Organização Internacional das Migrações. A instituição sempre foi gerida pelos EUA, excepto uma vez em 1960.
Migrações

58 migrantes do Aquarius já desembarcaram em Malta

Os 58 migrantes resgatados perto da costa líbia pelo navio humanitário Aquarius desembarcaram hoje no porto de La Valeta, em Malta, depois de terem esperado quase uma semana.
Migrações

António Vitorino assume direção da OIM

O português assume, na 2.ª feira, a direção da Organização Internacional das Migrações, consciente das dificuldades, mas apostado em promover a cooperação como resposta à crise migratória.
Crise dos Refugiados

Grécia acelera transferência de três mil migrantes

O governo grego vai acelerar a transferência de 3.000 migrantes que se encontram em campos sobrelotados das ilhas gregas para o continente, disse à Lusa um porta-voz da Comissão Europeia (CE).
Migrações

Portugal vai acolher 10 migrantes do Aquarius II

410
O Ministro da Adm. Interna anunciou acordo com Espanha e França para acolher 10 dos 58 migrantes a bordo do navio Aquarius II, que este mês regressou ao Mediterrâneo com novo nome e nova bandeira.
Crise financeira

Uma crise que esconde outra /premium

251
Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea.
Migrações

Espanha. Desembarque de migrantes aumentou 163%

Quase 29 mil migrantes chegaram a Espanha, por mar, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, um aumento de 163% face ao mesmo período do ano passado, informou o ministério do Interior.
Venezuela

Crise migratória da Venezuela. 12 países reunidos 

A reunião foi convocado pelo Equador que, segundo a imprensa equatoriana, convidou também o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas cuja presença não está confirmada.
Migrantes

Espanha vai deportar 116 migrantes para Marrocos

A operação já está a ser posta em marcha. Activistas avisam que a decisão vai fazer com que vários migrantes fujam dos centros de acolhimento, com medo de um destino igual.
Venezuela

Brasil deve ser "generoso" com venezuelanos

O ministro da Segurança Pública brasileiro defendeu hoje que o Brasil deve ser generoso com os venezuelanos que procuram refúgio naquele país para escapar à crise.
Web Summit

Quem convidou Marine Le Pen? /premium

201
Ao tentarem criar um tabu sobre as migrações, as elites europeias criaram Marine Le Pen, Gert Wilders e os outros. Talvez a voz deles não chegue ao céu, mas já quase chegou ao Web Summit.
Migrações

Migrantes. Itália pede sanções para Malta

Governo italiano defende sanções para Malta por este pais se ter recusado a receber um barco da Guarda Costeira italiana, com 177 migrantes, que a Itália também não deixa atracar.
Diplomacia

Angola e Zâmbia acordam suprimir vistos

Os cidadãos angolanos e zambianos deixam de precisar de vistos para entrar nos dois países. No entanto, não vão poder ficar fora do seu país por mais de 90 dias.
Espanha

Espanha recebeu 47 mil migrantes desde 2017

Espanha tornou-se ao longo dos últimos meses a principal porta de entrada de migrantes na União Europeia através do mar Mediterrâneo, substituindo Itália.
Crise dos Refugiados

Navio Aquarius procura novo porto seguro

173
Situação semelhante à de junho repete-se: o barco, que transporta mais de 60 menores, não teve autorização para atracar em Itália e Malta. Governo espanhol ainda não se pronunciou oficialmente.
Refugiados

Brasil encerra fronteiras a migrantes venezuelanos

Um juiz brasileiro ordenou o encerramento da fronteira com a Venezuela a migrantes deste país. A decisão já foi indeferida pelo Supremo, mas fronteira ainda não foi reaberta.
Migrações

Cerca de 670 mil migrantes irregulares na Líbia

A Líbia acolhe cerca de 679.000 pessoas em situação irregular, das quais 8% são menores, indicou a Organização Internacional das Migrações (OIM).
Migrações

Migrações. Marrocos lamenta falta de apoios da UE

O Governo de Marrocos afirmou que os "esforços e sacrifícios" que Rabat tem feito para impedir migrantes de chegar ao território europeu não têm sido recompensados pela União Europeia.
Nações Unidas

Austrália não assina Pacto Mundial para Migrações

O ministro do Interior da Austrália afirmou esta quinta-feira que o país não vai assinar o Pacto Mundial para a Migração, ultimado em julho na ONU, por considerar que afeta a sua soberania.
Venezuela

Quase 5 mil emigrantes já regressaram à Madeira

Atualmente, 2300 emigrantes regressados da Venezuela, onde residem cerca de 300 mil madeirenses (três gerações), estão inscritos no Serviço Regional de Saúde e 2.000 no Instituto de Emprego.
Marcelo Rebelo de Sousa

Migrações são prioridade do PR na visita à Áustria

O Presidente da República destacou que a visita a Salzburgo tem o "objetivo político muito claro" de discutir a presidência austríaca da União Europeia.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva destaca eleição de Vitorino para OIM

Augusto Santos Silva disse que o apoio dos PALOP e de Timor na eleição de António Vitorino para a Organização Internacional das Migrações "foi claro, firme e evidente desde a primeira hora".
Moçambique

Entrada de estrangeiros aumenta 24% em seis meses

A entrada de estrangeiros em Moçambique aumentou 24% durante o primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2017, anunciou esta quinta-feira o Serviço Nacional de Migração.
António Vitorino

António Vitorino ciente das dificuldades do cargo

O antigo ministro socialista António Vitorino afirmou-se ciente das dificuldades com que se confrontará no exercício do cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.
Migrações

Macron quer solução conjunta sobre migrações

O Presidente da França, Emmanuel Macron, apelou a África e à Europa que construam uma solução conjunta e duradoura na questão dos imigrantes, no segundo dia da sua visita à Nigéria.
Migrações

Mais de 200 migrantes morreram na costa da Líbia

Organização Internacional das Migrações avança que 204 pessoas morreram afogadas este fim de semana ao largo da Líbia, elevando o número total de mortes no Mediterrâneo este ano para mais de mil.
Migrações

Democratas alemães exigem solução para migrantes

O Partido Social-Democrata da Alemanha exige "uma solução europeia" para a questão migratória, mais apoio aos países fronteiriços e uma nova lei de imigração alemã.
Migrações

ONG dececionadas com acordo da cimeira europeia

Associações de direitos humanos e organizações não governamentais estão desapontadas com o acordo conseguido sexta-feira entre os Estados-membros da UE sobre migrações.
António Vitorino

Vitorino quer cumprir "tarefas ambiciosas" na OIM

António Vitorino, eleito hoje diretor-geral da Organização Internacional das Migrações, prometeu em Genebra fazer cumprir as "tarefas ambiciosas" relacionadas com os fluxos migratórios.
Migrações

António Vitorino é o novo diretor-geral da OMI

1555
António Vitorino foi eleito o novo diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. Anúncio oficial já foi feito.
Comissário Europeu

Maior contribuição para a PAC pede comissário

O comissário europeu Phil Hogan disse que há que convencer os Estados-membros reticentes para contribuírem com mais verbas ao segundo pilar da PAC.
Migrações

Conte ameaça veto na cimeira da UE sobre migrações

"Esperamos atos. Esta cimeira será uma escolha e estou disposto a tirar da reunião todas as consequências", advertiu Conte à chegada a Bruxelas, onde decorrerá a cimeira da União Europeia.
União Europeia

UE inicia cimeira dividida sobre migrações

A discussão mais acesa, sobre os fluxos migratórios, será à noite. O presidente do Conselho Europeu pediu aos líderes europeus um acordo sobre a criação de plataformas de desembarque de migrantes.
Imigrantes

Portugal pode acolher um décimo dos imigrantes 

159
Portugal tem condições para acolher cerca de um décimo dos 230 imigrantes que estão a bordo do navio humanitário da organização não-governamnetal alemã Lifeline.
Paris

Banksy invade murais de Paris

Entre homenagens às vítimas do atentado no Bataclan ou alusões à crise dos migrantes, há várias mensagens implícitas nas murais que invadiram as ruas de Paris e atribuídos ao artista Banksy.
Migrações

OIM elege sexta-feira novo diretor-geral 

Além de António Vitorino, estão também na corrida à liderança da Organização Internacional das Migrações o norte-americano Ken Isaacs e a costa-riquenha Laura Thompson.
Migrações

Possível desembarque do navio Lifeline em Malta

O porta-voz do governo francês, Benjamin Griveaux, disse que "parece estar a delinear-se uma solução europeia" para o navio Lifeline com 234 migrantes a bordo com o "possível desembarque" em Malta.
Refugiados

Milhares de migrantes são abandonados no Saara

120
A Argélia está a expulsar milhares de migrantes para o Níger, abandonando-os no meio do deserto do Saara. OIM estima que 30 mil morreram na travessia desde 2014.
Migrações

Coligação alemã reúne-se para debater migrações

Os partidos que integram a coligação de governo na Alemanha - CDU, SPD e CSU - reúnem-se esta terça para debater as divergências em matéria de imigração que ameaçam o executivo de Angela Merkel.
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.
A página está a demorar muito tempo.