Migrações

Crise dos Refugiados

Mateo Salvini em Tripoli para travar migração

O ministro do Interior italiano, Mateo Salvini, deslocou-se esta manhã para a capital da Líbia, Tripoli, para discutir o combate ao fenómeno migratório e renegociar os acordos existentes.
Migrações

Migrações. UE apela a financiamento para parcerias

Federica Mogherini, chefe da diplomacia da UE, reiterou esta segunda feira o apelo aos Estados-membros para contribuírem financeiramente para as parcerias externas em matéria de migrações.
Migrações

Eurodeputado alerta para situação no Lifeline

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes alertou hoje para o perigo de as alterações do mar previstas agravarem a situação dos 234 migrantes resgatados pela embarcação Lifeline, ao largo de Malta.
Migrações

Luigi Di Maio diz que Macron é "arrogante"

106
O vice-presidente do conselho de ministros de Itália deixou um aviso: "Macron arrisca-se a transformar o seu país no inimigo número 1 de Itália" no que diz respeito às políticas de migração.
Migrações

Ministro italiano: Malta deve aceitar migrantes

Matteo Salvini, que criticou, durante a campanha eleitoral, os navios de resgate de ONG's, disse esta sexta-feira que Malta devia permitir a entrada dos migrantes no seu território.
Migrações

Aquarius: 28 menores fugiram, 16 foram localizados

Um total de 28 menores da África subsaariana, que chegaram a Espanha no navio Aquarius, fugiram hoje de manhã do local onde foram acolhidos em Alicante: 16 foram localizados.
Migrações

Quatro países de leste vão boicotar minicimeira

Hungria, Eslováquia, Polónia e República Checa não vão participar na minicimeira europeia sobre migrações que se realiza este domingo, em Bruxelas.
Migrações

UE quer criar centros de triagem de migrantes

O comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, propôs a criação de centros de triagem no Norte de África para avaliar se os migrantes são elegíveis para asilo na União Europeia.
Migrações

Guterres: Migrações são inevitáveis e necessárias

Depois de o navio Aquarius - com 630 migrantes a bordo - ter sido rejeitado em Itália e Malta, Guterres defende que as migrações são necessárias e que é melhor organizá-las e regulamentá-las.
Crise dos Refugiados

Primeiros migrantes do Aquarius em Valência

113
O navio da organização não-governamental SOS Mediterranée transportava os primeiros 274 migrantes a chegar ao porto de Valência, que está preparado para receber 630 migrantes.
Itália

Itália quer mudança nas regras sobre migrações

Conte e Macron defendem uma "reforma profunda" da relação com os países de origem dos migrantes, através da instalação de centros europeus nesses países que facilitem a regulação do fluxo de chegadas.
Alemanha

Alemães querem acelerar deportação de migrantes

Horst Seehofer pretende expulsar os requerentes de asilo não documentados e os que chegam à Alemanha na fronteira. Cerca de 86% dos alemães são a favor de acelerar as deportações de migrantes.
Migrações

25 anos de prisão pela morte de 71 migrantes

Um tribunal da Hungria condenou a 25 anos de prisão quatro acusados da morte por asfixia de 71 migrantes encontrados num camião frigorífico abandonado numa estrada na Áustria em agosto de 2015.
Migrações

Traficantes de migrantes lucraram seis mil milhões

182
O Mediterrâneo regista o maior número de mortos, enquanto a rota mais lucrativa para os criminosos é na América do Norte, com quase quatro mil milhões de dólares.
Migrações

Espanha quer pressionar UE a discutir migração

Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol diz que a oferta de Pedro Sánchez para acolher o navio "Aquarius" foi uma decisão direta e pessoal para pressionar a UE a discutir políticas migratórias.
Migrações

Portugal apoia projetos de gestão de migrações

Um dos projetos será executado conjuntamente em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, enquanto o segundo, na Gâmbi destina-se a melhorar o desenvolvimento económico e as perspetivas de futuro dos jovens.
Migrações

Naufrágio na Tunísia foi o mais grave do ano

A Organização Internacional para as Migrações estimou que 112 pessoas tenham morrido no naufrágio de sábado na costa sul da Tunísia, considerando que este foi o mais grave desde o início do ano.
Malta

Presidente de Malta e migrações: foco nas pessoas

A Presidente de Malta, Marie-Louise Coleiro Preca, defendeu esta terça-feira, em Lisboa, uma abordagem global ao fenómeno das migrações, "baseada nos direitos e centrada nas pessoas".
Brexit

Migração. Barroso apoia gestão "inteligente" da UE

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, atual presidente não executivo do Goldman Sachs, defende que o tema das migrações é decisivo para o 'Brexit'.
Nações Unidas

ONU alerta para possível nova crise migratória

A região do Sahel, África, está a servir de refúgio a militantes que fugiram da Síria durante o colapso do auto-proclamado Estado Islâmico. ONU diz que situação pode desencadear nova crise migratória
Tráfico Humano

Bulgária. Desmantelada rede de tráfico humano

Membros da polícia especializados em crime organizado detiveram 18 pessoas e desmantelaram uma rede de tráfico de migrantes que operava desde a Turquia com destino à União Europeia.
Augusto Santos Silva

Candidatura de Vitorino à OIM apresentada à Rússia

Portugal apresentou à Rússia as razões da candidatura de António Vitorino a diretor-geral da Organização Internacional das Migrações. A candidatura foi formalizada pelo Governo português em Genebra.
Hungria

Hungria exige demissão do Alto-Comissário da ONU

A Hungria exigiu a demissão do Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos por este ter acusado o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, de xenofobia e racismo.
Angela Merkel

Merkel pede "respostas europeias"

Angela Merkel pediu "respostas europeias" para matérias de segurança, política migratória, economia e política externa. A chanceler alemã defende que o "mundo não espera".
Migrações

Morreram mais de 1.200 crianças migrantes

Mais de 1.200 crianças morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo, desde 2014. Estas mortes representam menos de 5% do total de mortes. Os dados são da Organização Internacional para as Migrações.
Migrações

Pedidos de asilo caem quase para metade em 2017

Segundo os dados da EASO, o ano passado houve 706.913 pedidos de asilo, o que representa uma quebra de 43% face a 2016, depois de quase um milhão de pessoas ter chegado à Europa, em 2015.
António Guterres

Migrações dependem de cooperação internacional

António Guterres afirmou que "a gestão da migração é um dos testes mais urgentes e profundos à cooperação internacional no nosso tempo". Atualmente há 258 milhões de migrantes no mundo.
Refugiados

Cerca de metade dos refugiados abandonaram o país

708
O relatório sobre o programa de acolhimento de refugiados refere que, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de novembro de 2017, chegaram a Portugal 1.520 pessoas, 51% das quais abandonaram o país.
Papa Francisco

Papa pede uma igreja "humilde" 

470
Na primeira celebração eucarística de 2018, o Papa Francisco criticou os que incitam o medo aos imigrantes e avisou: "As migrações globais continuarão a marcar o nosso futuro"
Papa Francisco

Papa defende refugiados em missa no Vaticano

363
O papa Francisco lembrou hoje, no Vaticano, a jornada de Maria e José quando chegaram a uma nova terra para o nascimento de Jesus, comparando-a às migrações da atualidade.
Migrações

Organização das Migrações: Vitorino é candidato

A candidatura de António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações foi entregue esta segunda-feira em Genebra.
Migrações

Migrações. Guterres lamenta saída dos EUA

António Guterres lamentou a saída dos Estados Unidos das negociações para um pacto global sobre as migrações. O acordo defende que nenhum país pode gerir a migração internacional sozinho.
Migrações

ONU lamenta saída de Trump de pacto global

ONU diz que papel dos EUA é central. Na Declaração de Nova Iorque sobre Refugiados e Migrantes, os estados membro da ONU comprometeram-se a fortalecer as políticas globais de migração.
Migrações

Rohingya: pressão da ONU pode ser "prejudicial"

A líder do Governo birmanês alertou para a pressão que a ONU tem exercido devido à crise dos rohingyas, dizendo que se pode revelar "prejudicial" ao regresso de centenas de milhares de refugiados.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Presidente Marcelo

Estabilização de África resolve migrações, diz PR

O Presidente da República afirmou que para resolver o problema das migrações, é necessário estabilizar os países africanos. Marcelo falou no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, em Malta.
Myanmar

Êxodo Rohingya: explosões na fronteira da Birmânia

Explosões ocorreram na fronteira com o Bangladesh, por onde têm fugido quase 90 mil pessoas de minoria Rohingya, vítimas de violência. ONU já pediu a líder Aung San Suu Kyi que intervenha.
Migrações

Fisichella diz que não se pode olhar para o lado

O arcebispo Rino Fisichella, que preside à peregrinação do Migrante e do Refugiado, em Fátima, afirmou que não se pode olhar para o lado, em relação ao tema das migrações.
Migrações

Espanha pode ultrapassar Grécia em migrantes

O número de migrantes que se dirigem para Espanha por mar, utilizando diversos meios, poderá ultrapassar em 2017 as chegadas à Grécia. A previsão é da Organização Internacional para as Migrações.
Crise dos Refugiados

Pescadores tunisinos contra barco anti-migrantes

Um grupo de pescadores tunisinos uniu-se para impedir o barco do grupo anti-migração Génération Identitaire de atracar no porto de Zarzis e de reabastecer. Dizem que recusam ajuda a "racistas".
País

Norte perdeu mais de 135 mil habitantes em 10 anos

A região Norte de Portugal perdeu, entre 2006 e 2016, mais de 135 mil habitantes. O relatório Norte Estrutura mostra "um progressivo agravamento do declínio demográfico na região".
Migrações

Amnistia critica posição de UE em relação à Líbia

A Amnistia Internacional denunciou que a União Europeia está a fazer uma perigosa evolução na sua política mediterrânica, ao pedir a ajuda da Líbia para reduzir o número de migrantes.
Terrorismo

Polónia ataca políticas migratórias europeias

Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco diz que alguns países terão dificuldades em lidar com o terrorismo, porque "aceitaram grandes populações de países islâmicos que não conseguiram integrar".
Mediterrâneo

A piada que está a colocar Macron debaixo de fogo

"As kwasa kwasa pescam pouco, servem para trazer comorianos". A piada falhada do presidente francês está a levantar uma onda de críticas por ter brincado com a situação dos migrantes no Mediterrâneo.
Migrações

Polícia Marítima deteta 20 migrantes na Grécia

Polícia Marítima em missão na Grécia detetou na costa deste país 20 migrantes, dez dos quais crianças, que tinham atravessado o mar Egeu provenientes da Turquia.
Grécia

Grécia. Desmantelada rede de tráfico de imigrantes

A polícia grega anunciou a detenção de 12 pessoas numa operação que desmantelou uma rede de tráfico de imigrantes que eram transportados da Grécia para outros países, principalmente da UE.
Governo

Migrações são condição para desenvolver a Europa

O ministro adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, defendeu que as migrações "não são um problema nem um desastre", mas antes "uma condição de desenvolvimento" para a Europa.
Conferências

Portugal, fórum do diálogo global

É cada vez mais importante criar pontes, ultrapassar o conflito, o medo, a insegurança e a intolerância. Sem um esforço intenso de promoção desse diálogo, está em risco um novo período de trevas
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva defende mais atenção a África

O ministro dos Negócios Estrangeiros sustentou que a Europa tem "culpas a expiar" por "desatenção recente" com África, defendendo uma maior cooperação entre os dois continentes.
Médicos sem Fronteiras

Síria. As histórias de duas médicas sem fronteiras

880
Lideraram equipas de socorro debaixo de fogo, viram vítimas de ataques químicos, assistiram partos a partir de um telefone. As histórias de duas médicas que viveram o cerco a Alepo, na Síria.
Migrações

Foram salvas 146 pessoas no Mediterrâneo

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou que foram salvas por uma organização não-governamental alemã as 146 pessoas que se pensava que tinham morrido esta semana num naufrágio no Mediterrâneo.
Egito

Condenadas 56 pessoas por naufrágio de emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado.
Terrorismo

O terrorismo é parte de viver numa grande cidade?

448
O crise dos refugiados em 2015 afectou mais a Europa do que a crise do Euro de 2010: a Grécia continua na UE, mas a Inglaterra vai sair. As migrações do Médio Oriente são a questão política decisiva
Donald Trump

Segundo bloqueio da ordem migratória de Trump

Mais um juiz federal, agora de Maryland, nos Estados Unidos, bloqueou temporariamente o novo decreto sobre migração do Presidente norte-americano, Donald Trump.
Holanda

A revolta da tolerância

460
Na Holanda, a história do populismo é mais complicada: o regime europeísta deixou a “extrema-direita” usurpar o papel de defensora da tradição nacional de liberdade e de tolerância.
Iraque

Mais de 57 mil civis abandonaram Mossul

Mais de 57.000 civis abandonaram a parte ocidental de Mossul (Iraque) desde o início da ofensiva das forças iraquianas a esta zona da cidade, informou hoje o Ministério das Migrações iraquiano.
Migrações

700 crianças morrem a caminho da Europa em 2016

343
Pelo menos 700 crianças morreram em 2016 na rota migratória do Mediterrâneo Central, que sai das costas da Líbia com destino à Europa, segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância.
União Europeia

UE quer registo de entradas e saídas de europeus

O primeiro-ministro francês e o comissário europeu da Segurança defenderam como urgente a criação de um registo dos cidadãos europeus que cruzem uma fronteira externa da União Europeia.
António Costa

António Costa. UE não se esconde atrás de muros

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou-se muito satisfeito com a declaração adotada em Malta pelos líderes europeus sobre as migrações, numa perspetiva de não "se esconder atrás de muros".
União Europeia

Costa recebe hoje Tispras, Hollande e Rajoy

O primeiro-ministro recebe hoje, em Lisboa, chefes de Estado de França, Espanha, Grécia, Itália, Chipre e Malta para procurar posições comuns sobre migrações, segurança e defesa e desenvolvimento.
Migrações

Embarcação com 110 pessoas naufraga na Líbia

Uma embarcação com 110 migrantes naufragou na costa líbia e apenas quatro sobreviventes foram resgatados, indicou a Organização Internacional para as Migrações.
Migrações

Rota do Mediterrâneo é a mais letal para migrantes

A rota do Mediterrâneo foi pelo terceiro ano consecutivo a mais letal do mundo para os imigrantes e refugiados que fugiram dos seus países em busca de uma vida melhor.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)