476kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Presidência da República

Presidência da República

Marcelo: "Não há alergia à comunidade brasileira"

Presidente tenta aplacar críticas do Brasil a caso de racismo que envolveu atores brasileiros na Costa da Caparica. Recado surge também quando em Portugal Lei da Imigração suscitou tensão parlamentar.
Noticiário

15h. PR não acredita em encobrimento de abuso 

Questionado sobre o assunto, Marcelo Rebelo de Sousa remete para as investigações feitas pelas autoridades competentes. Ainda neste jornal, Moedas diz que não quer fazer uma estátua a Vasco Gonçalves.
Noticiário

22h. Descentralização. "Acordo histórico", diz PR

Marcelo Rebelo de Sousa considera que nunca se tinha ido tão longe em democracia. Ainda neste jornal, André Ventura diz que vai lutar para que Augusto Santos Silva não chegue ao Palácio de Belém.
Noticiário

4h. Costa e Montenegro reúnem-se em São Bento

É o primeiro encontro entre os dois na qualidade de primeiro-ministro e líder da oposição. Também neste jornal, Augusto Santos Silva não rejeita candidatura à Presidência da República no futuro.
Noticiário

00h. Fogos. Portugal deixa situação de alerta

A partir de agora, as restrições no país passam a ter carácter regional. Situação é reavaliada no domingo. Neste jornal, Santos Silva não rejeita, nem confirma candidatura a Belém no futuro.
Noticiário

23h. Santos Silva em Belém? "Não rejeito nada"

Presidente da AR não descarta candidatura no futuro, mas pede "respeito" pelo atual Presidente da República. E, Costa recebe Montenegro esta sexta-feira, novo aeroporto deve ser tema em discussão.
Presidência da República

Força de Gouveia e Melo faz suspirar por Passos

Sondagens comprovam popularidade do almirante. Se Passos quiser Belém em 2026, PSD não falta à chamada. Mendes e Portas mantêm tabu e latitude para qualquer decisão. Costa tem problema para resolver.
Sob Escuta

"Sou um dos chefes que quer fazer uma revolução"

Entrevista a Gouveia e Melo. Quer uma Marinha mais tecnológica e menos dependente dos recursos humanos — que, não esconde, estão fazem falta nas fileiras do ramo. E Belém? “Logo se vê.”
Noticiário

3h. Gouveia e Melo em Belém? "Logo se vê"

No Sob Escuta, CEMA não comenta incentivos a candidatura à Presidência da República. E, por causa do agravamento dos incêndios em todo o país, DGS deixa recomendações para evitar inalação de fumos.
Noticiário

19h. Marcelo no funeral de JES. "Seja onde for"

Presidente da República aguarda informações sobre a cerimónia. E ainda, Tchizé dos Santos pode ter preparado terreno para manifestações em Luanda, com acusações de "envenenamento" e "feitiçaria".
Presidente Marcelo

Marcelo: atualmente "é muito difícil governar"

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que, atualmente, "é muito difícil governar" devido à guerra na Ucrânia. O Presidente da República disse ainda não se pronunciar "sobre a vida interna de um país".
O sofá do parlamento

Aeroporto. "Decisão tem sido tomada com achismos"

Carlos Guimarães Pinto, da IL, critica "a decisão política que se tem sobreposto à técnica" no que toca à localização do novo aeroporto e deixa criticas à gestão da TAP "debaixo de pressão". 
Presidência da República

Marcelo condecora Cavaco Silva

Homenagem ocorreu no final da cerimónia para assinalar os 15 anos da EPIS – Empresários Pelas Inclusão Social. "Bem merece pelo trabalho, pela inclusão social ao serviço dos portugueses", disse o PR.
António Costa

Costa elogia "promulgação célere" do OE2022

PM considerou promulgação célere do Orçamento do Estado "uma excelente notícia para os portugueses, para as famílias portuguesas e para as empresas".
10 de junho

Marcelo elogia a mais jovem comunidade portuguesa

Com o antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso entre os presentes, o chefe de Estado começou por destacar a importância da comunidade portuguesa no Reino Unido.
Condecorações

Enfermeiro que cuidou de Boris condecorado por PR

O enfermeiro Luís Pitarma recebeu a Ordem de Mérito com o grau de Oficial. Foram distinguidos o bailarino Marcelino Sambé, a coordenadora-geral do Ensino Regina Duarte e a académica Susana Pinheiro.
O sofá do parlamento

"Bancada não se vai insurgir contra Montenegro"

O deputado Hugo Carvalho foi uma das apostas de Rui Rio mas não acredita que "a bancada se insurja" contra o novo líder. O vice-presidente da bancada admite ainda que possam existir mudanças.
Presidência da República

Marcelo: "Vou ler, interiorizar e não comentar"

Num artigo de opinião publicado no Observador, antigo PR recorda as suas várias conquistas para sugerir que Costa não tem desculpas para não fazer mais. Marcelo recusa comentar.
O sofá do parlamento

"PS não se pode neutralizar com medo de acusações"

O deputado socialista Pedro Delgado Alves confessa que já esperava as acusações de abuso da maioria e diz ainda que as "maiorias relativas do PS já fizeram mais do que Cavaco Silva". 
Comentário

"Antigo PR faz ajuste de contas com António Costa"

Miguel Santos Carrapatoso, editor-adjunto de Política do Observador, sublinha que Cavaco Silva "não deixou nada por dizer" e que lança desafio a Costa de "fazer mais e melhor", agora que tem maioria.
O sofá do parlamento

"Está a abrir-se uma ferida emocional com o PCP"

Na semana em que apresentou a nova lei para despenalizar a eutanásia, a deputada do PS diz que a formulação vai "ao encontro" das dúvidas do Presidente da República e lamenta ainda a posição do PCP.
Noticiário

20h. Marcelo não atende à exigência do PCP

Partido pediu um posicionamento inequívoco dos órgãos de soberania em relação aos "ataques antidemocráticos" que diz estar a ser vítima. Presidente da República respondeu que Portugal é um país livre.
Conselho de Estado

Conselho Estado. Bloco central volta, sem mulheres

PS e PSD voltam a entender-se para apresentar lista esta sexta-feira e deixam esquerda de fora. Chega tenta proposta própria (sem votos para isso). Mais uma vez, partidos não indicam mulheres.
Noticiário

22h. Costa responde a Cavaco. "Artigo? Vou ler"

Uma resposta curta, mas com uma promessa. Primeiro-ministro diz que vai ler com atenção e curiosidade o artigo escrito hoje pelo antigo Presidente da República.
O sofá do parlamento

"Cristina Rodrigues colaborou com IVA de touradas"

O Chega vai apresentar uma moção de rejeição ao Governo. Na primeira semana, Pedro Pinto diz que Cristina Rodrigues "colaborou com o texto da tauromaquia, como todos os outros". 
Augusto Santos Silva

Santos Silva não descarta candidatar-se a Belém

Falta ainda algum tempo e é "prudente" que venha "com o vagar suficiente", mas Santos Silva não fecha a porta a uma candidatura a Belém. Sobre o discurso, recusou que tenha sido dirigido ao Chega.
Alterações Climáticas

Presidência e AR associam-se à "Hora do Planeta"

A Presidência da República e o parlamento participam este sábado no ato simbólico de desligar a iluminação dos edifícios por ocasião da "Hora do Planeta", contra as alterações climáticas.
Moçambique

Cabo Delgado. Marcelo elogia militares 

Presidente da República está em visita oficial a Moçambique e lembrou missão com liderança portuguesa. Passada a fase inicial de "terrorismo", acredita que militares têm mais capacidade de resposta.
Noticiário

18h. Ucrânia. Termina 3ª. ronda de negociações 

Termina a terceira ronda de negociações entre Rússia e Ucrânia. Marcelo Rebelo de Sousa convoca o Conselho de Estado para o próximo dia 14. E ainda, os autarcas portugueses a caminho da Ucrânia.
Iniciativa Liberal

IL diz que "é de facto hora de virar a página"

João Cotrim Figueiredo saudou mote escolhido por Marcelo Rebelo de Sousa e diz que "essa oportunidade de virar a página virá já no dia 30 de janeiro, podendo votar em opções verdadeiramente liberais".
Partido Chega

Chega diz que Marcelo "falhou no essencial"

André Ventura destacou que Marcelo "foi incapaz de identificar os verdadeiros responsáveis pela crise que estamos a viver: o PS e a extrema-esquerda".
PS

PS destaca pedido de "previsibilidade" do PR

Secretário geral adjunto do PS sublinhou não ter sido o partido o culpado do país ir a eleições em janeiro e que "tudo fez" no Parlamento para evitar o chumbo do Orçamento de Estado para 2022.
PCP

Palavras de Marcelo são "evidências" para o PCP

Comunistas registam o que o PR disse sobre os fundos que estarão disponíveis e que "deverão ser usados para a resolução dos problemas concretos das pessoas".
Presidência da República

Marcelo pede Governo para 4 anos e previsibilidade

Na mensagem de Ano Novo, Presidente disse que primeiros três meses "são cruciais" para fechar pandemia e que último ano não foi o que devia ter sido em termos de recuperação.
Noticiário

3h. Costa afasta candidatura a Presidência

Nesta edição, o primeiro-ministro afasta a possibilidade de se candidatar a Presidente da República. E ainda, a satisfação do presidente do Leça por encontrar o Sporting nos "quartos" da Taça
Presidência da República

Marcelo teve alta. Agenda vai ser reduzida

O Presidente da República já teve alta hospitalar. Saiu esta quinta-feira do hospital e nas próximas duas semanas a agenda será "naturalmente" reduzida.
Parlamento

PR promulga obrigações declarativas de políticos

Decreto foi aprovado por unanimidade e resultou de um texto acordado entre os vários partidos relativo à criminalização do enriquecimento injustificado. Nesta votação, não participou André Ventura.
O sofá do parlamento

"Acho difícil que o PAN tenha a mesma votação"

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues antevê uma queda na votação no PAN e foge à questão sobre convites para ser candidata, frisando que foi "uma escolha pessoal" afastar-se.
Presidência da República

João Salgueiro condecorado por Marcelo

Presidente da República descreveu João Salgueiro como um "pioneiro em praticamente tudo" que "sempre que pôde deixar o protagonismo aos outros deixou".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.