Logo Observador
Cinema

“Mulholland Drive” de David Lynch considerado o melhor filme do século

1.425

A BBC pediu a 177 críticos que escolhessem os 100 melhores filmes do século XXI. O filme “Tabu”, do português Miguel Gomes, está entre os sleccionados, no lugar número 71.

Autor
  • Rita Neves Costa
Mais sobre

A BBC pediu a 177 críticos de cinema de todo o mundo para escolherem os melhores filmes do século XXI. 100 filmes foram selecionados para a lista da BBC Culture. Embora a predominância esteja na indústria norte-americana e no cinema francês e britânico, há títulos de todo o mundo, como o filme Tabu, de Miguel Gomes, no 71.º lugar.

A BBC afirma no seu site que as queixas sobre a falta da qualidade cinematográfica significavam apenas uma coisa: “Não estamos a procurar com atenção suficiente”. Se os sucessos de bilheteira continuam a ser os super-heróis, há histórias que ainda captam as boas críticas dos especialistas e, segundo a BBC, devem ser vistos pelo público.

No topo está o filme “Mulholland Drive” de David Lynch, de 2001, foi considerado o melhor filme do século XXI. Conta a história de uma mulher que após um acidente de carro fica amnésica, não se lembra quem é ou o que lhe aconteceu. Desorientada, tenta encontrar um abrigo e o local escolhido é um apartamento aparentemente desocupado. Porém, na habitação mora uma aspirante a atriz. As duas tornam-se cúmplices e tentam descobrir o passado e a vida da protagonista (e naturalmente que nenhuma descrição será algum dia suficiente para apresentar uma obra de David Lynch). O filme ganhou prémio de melhor realizador no Festival de Cannes desse ano.

[Veja aqui o trailer de Mulholland Drive]

Ao longo da lista, constam nomes como Spotlight (2015) de Tom McCarthy, Amour (2012) de Michael Haneke e The Social Network (2010) de David Fincher. O filme português Tabu (2012) de Miguel Gomes está em 71º lugar — onde a obra literária Tabu e o filme Sunrise, ambos da autoria de F. W. Murnau, são homenageados.

[O trailer de Tabu, realizado por Miguel Gomes]

Aqui fica a lista completa:

1. Mulholland Drive (David Lynch, 2001)
2. In the Mood for Love (Wong Kar-wai, 2000)
3. There Will Be Blood (Paul Thomas Anderson, 2007)
4. Spirited Away (Hayao Miyazaki, 2001)
5. Boyhood (Richard Linklater, 2014)
6. Eternal Sunshine of the Spotless Mind (Michel Gondry, 2004)
7. The Tree of Life (Terrence Malick, 2011)
8. Yi Yi: A One and a Two (Edward Yang, 2000)
9. A Separation (Asghar Farhadi, 2011)
10. No Country for Old Men (Joel and Ethan Coen, 2007)
11. Inside Llewyn Davis (Joel and Ethan Coen, 2013)
12. Zodiac (David Fincher, 2007)
13. Children of Men (Alfonso Cuarón, 2006)
14. The Act of Killing (Joshua Oppenheimer, 2012)
15. 4 Months, 3 Weeks and 2 Days (Cristian Mungiu, 2007)
16. Holy Motors (Leos Carax, 2012)
17. Pan’s Labyrinth (Guillermo Del Toro, 2006)
18. The White Ribbon (Michael Haneke, 2009)
19. Mad Max: Fury Road (George Miller, 2015)
20. Synecdoche, New York (Charlie Kaufman, 2008)
21. The Grand Budapest Hotel (Wes Anderson, 2014)
22. Lost in Translation (Sofia Coppola, 2003)
23. Caché (Michael Haneke, 2005)
24. The Master (Paul Thomas Anderson, 2012)
25. Memento (Christopher Nolan, 2000)
26. 25th Hour (Spike Lee, 2002)
27. The Social Network (David Fincher, 2010)
28. Talk to Her (Pedro Almodóvar, 2002)
29. WALL-E (Andrew Stanton, 2008)
30. Oldboy (Park Chan-wook, 2003)
31. Margaret (Kenneth Lonergan, 2011)
32. The Lives of Others (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006)
33. The Dark Knight (Christopher Nolan, 2008)
34. Son of Saul (László Nemes, 2015)
35. Crouching Tiger, Hidden Dragon (Ang Lee, 2000)
36. Timbuktu (Abderrahmane Sissako, 2014)
37. Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (Apichatpong Weerasethakul, 2010)
38. City of God (Fernando Meirelles and Kátia Lund, 2002)
39. The New World (Terrence Malick, 2005)
40. Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005)
41. Inside Out (Pete Docter, 2015)
42. Amour (Michael Haneke, 2012)
43. Melancholia (Lars von Trier, 2011)
44. 12 Years a Slave (Steve McQueen, 2013)
45. Blue Is the Warmest Color (Abdellatif Kechiche, 2013)
46. Certified Copy (Abbas Kiarostami, 2010)
47. Leviathan (Andrey Zvyagintsev, 2014)
48. Brooklyn (John Crowley, 2015)
49. Goodbye to Language (Jean-Luc Godard, 2014)
50. The Assassin (Hou Hsiao-hsien, 2015)
51. Inception (Christopher Nolan, 2010)
52. Tropical Malady (Apichatpong Weerasethakul, 2004)
53. Moulin Rouge! (Baz Luhrmann, 2001)
54. Once Upon a Time in Anatolia (Nuri Bilge Ceylan, 2011)
55. Ida (Paweł Pawlikowski, 2013)
56. Werckmeister Harmonies (Béla Tarr, director; Ágnes Hranitzky, co-director, 2000)
57. Zero Dark Thirty (Kathryn Bigelow, 2012)
58. Moolaadé (Ousmane Sembène, 2004
59. A History of Violence (David Cronenberg, 2005)
60. Syndromes and a Century (Apichatpong Weerasethakul, 2006)
61. Under the Skin (Jonathan Glazer, 2013)
62. Inglourious Basterds (Quentin Tarantino, 2009)
63. The Turin Horse (Béla Tarr and Ágnes Hranitzky, 2011)
64. The Great Beauty (Paolo Sorrentino, 2013)
65. Fish Tank (Andrea Arnold, 2009)
66. Spring, Summer, Fall, Winter…and Spring (Kim Ki-duk, 2003)
67. The Hurt Locker (Kathryn Bigelow, 2008)
68. The Royal Tenenbaums (Wes Anderson, 2001)
69. Carol (Todd Haynes, 2015)
70. Stories We Tell (Sarah Polley, 2012)
71. Tabu (Miguel Gomes, 2012)
72. Only Lovers Left Alive (Jim Jarmusch, 2013)
73. Before Sunset (Richard Linklater, 2004)
74. Spring Breakers (Harmony Korine, 2012)
75. Inherent Vice (Paul Thomas Anderson, 2014)
76. Dogville (Lars von Trier, 2003)
77. The Diving Bell and the Butterfly (Julian Schnabel, 2007)
78. The Wolf of Wall Street (Martin Scorsese, 2013)
79. Almost Famous (Cameron Crowe, 2000)
80. The Return (Andrey Zvyagintsev, 2003)
81. Shame (Steve McQueen, 2011)
82. A Serious Man (Joel and Ethan Coen, 2009)
83. A.I. Artificial Intelligence (Steven Spielberg, 2001)
84. Her (Spike Jonze, 2013)
85. A Prophet (Jacques Audiard, 2009)
86. Far From Heaven (Todd Haynes, 2002)
87. Amélie (Jean-Pierre Jeunet, 2001)
88. Spotlight (Tom McCarthy, 2015)
89. The Headless Woman (Lucrecia Martel, 2008)
90. The Pianist (Roman Polanski, 2002)
91. The Secret in Their Eyes (Juan José Campanella, 2009)
92. The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (Andrew Dominik, 2007)
93. Ratatouille (Brad Bird, 2007)
94. Let the Right One In (Tomas Alfredson, 2008)
95. Moonrise Kingdom (Wes Anderson, 2012)
96. Finding Nemo (Andrew Stanton, 2003)
97. White Material (Claire Denis, 2009)
98. Ten (Abbas Kiarostami, 2002)
99. The Gleaners and I (Agnès Varda, 2000)
100. Carlos (Olivier Assayas, 2010)
100. Requiem for a Dream (Darren Aronofsky, 2000)
100. Toni Erdmann (Maren Ade, 2016)

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Catolicismo

Fátima (1): Aparições ou visões?

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Na Cova da Iria os pastorinhos tiveram visões e não aparições, mas o valor não é menor porque, como notou Bento XVI, visões têm uma força de presença tal que equivalem à manifestação externa sensível.